10 Situações em que o empregado pode faltar o trabalho

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Todos sabemos que a principal obrigação do empregado é ceder sua força de trabalho para o empregador em troca de uma contraprestação mensal chamada remuneração.

Para que isso aconteça, no entanto, se faz necessário que o trabalhador cumpra todas as suas obrigações, especialmente compareça ao trabalho com uma assiduidade próxima a 100%.

Então, o empregado está sempre obrigado a ir trabalhar, independente do que aconteça em sua vida pessoal?

A resposta é negativa.

Existem alguns casos nos quais os empregados podem deixar de comparecer ao emprego sem ter seu salário descontado, DE ACORDO COM A LEI.

É isso mesmo. A lei (CLT) trás várias hipóteses nas quais o empregado pode simplesmente deixar de comparecer ao trabalho e não poderá ter nem 1 real descontado do seu salário.

Mas quais são essas hipóteses?

1- Falta justificada por atestado médico

Quando o empregado apresenta um atestado médico verdadeiro, autêntico que comprove sua incapacidade para comparecer ao trabalho por motivo de doença (a CID tem que constar no atestado) a empresa é obrigada a abonar as faltas desse trabalhador, sendo vedado qualquer desconto.

2 – Morte de Pai, Mãe, Irmão ou Esposa(o)

Nesse caso, a CLT afirma que o empregado possui o DIREITO de deixar de comparecer ao trabalho por 2 dias consecutivos.

Nada mais justo, tendo em vista a perda de um ente querido e todas as burocracias que nós sabemos que esse fato implica.

3 – Casamento

É isso mesmo!! O empregado ou empregada que acabou de se casar pode faltar o trabalho por até 3 dias consecutivos sem ter o salário descontado.

Por isso, se você está pensando em casar e quer uma lua de mel mais prolongada, programe seu casamento civil para uma terça feira, pois nesse caso você terá o resto da semana livre e só terá que trabalhar novamente na outra segunda.

4 – Nascimento do filho

Bem, essa serve somente para o papais.

Em caso de nascimento do filho, o pai terá direito a faltar o emprego por até 5 dias consecutivos.

5 – Doação de sangue voluntária

O empregado que resolver doar sangue voluntariamente poderá, a cada 12 meses, faltar 1 dia no trabalho sem prejuízo de qualquer desconto em seu salário.

Uma ótima atitude do legislador que está fomentando a solidariedade.

6 – Alistamento eleitoral

O empregado que necessita se alistar para o fim de virar eleitor possui o direito de faltar até 2 dias, consecutivos ou não, para cumprir esse direito constitucional.

7 – Serviço Militar

Aqui não existe quantidade de dias. Enquanto o empregado estiver cumprindo qualquer exigência do serviço militar, poderá faltar o trabalho sem ter um centavo do seu salário descontado.

Faltar o emprego sem ter salário descontado

Faltar o emprego sem ter salário descontado

8 – Vestibular

O empregado que vai prestar vestibular para curso do ensino superior possui direito a faltar o emprego no dia em que estiver fazendo a prova.

Nesse caso, também é vedado o desconto salarial.

9 – Comparecer na Justiça

Quase idêntico ao serviço militar, o empregado que tiver que comparecer à justiça pode faltar o emprego pelo tempo que for necessário que não terá o seu salário descontado.

Dessa forma, uma testemunha pode, sim, faltar o dia no trabalho para ir até a justiça sem prejuízo algum.

10 – Reunião de organismo internacional

Quando o empregado for dirigente sindical e estiver participando de reunião oficial de organismo internacional da qual o Brasil seja membro, poderá, também, faltar a quantidade de dias que for necessária, sem ter seu salário descontado.

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas:


rio das ostras
em 08/01/2015

faltei no dia 25 de dezembro , ja que nao fui trabalhar no feriado eles descontaram um dia antes como se eu tivesse faltado dia 24 ,isso pode?

claudia magalhaes - rio de janeiro
em 05/01/2015

Fui doar sangue no dia 29 de dezembro, mas não consegui por estar anêmica, o que eu não sabia.
mas mesmo assim recebi o comprovante de comparecimento, que alega que não doei sangue.
terei minha falta abonada assim mesmo ou por não ter consegui fazer o que pretendia, doar sangue, serei descontada?

Ronaldo - Ponta Grossa, Paraná
em 27/12/2014

A empresa pode trocar o dia normal da semana por trabalho no sábado ou feriado, mantendo o mesmo valor da hora normal sem o adicional de hora extra?

paranatinga mt
em 18/12/2014

bom dia . trabalho de operador de sala de maquinas o teto salarial é de 1924 porem recebo apenas 1100 na carteira e também sou forçado a operar quadros eletricos nos quais eu nao tenho curso algum e minha carteira ta assinada como operador de caldeira. faltei um dia e levei um atestado de 3 porem eles me deram falta pois alegaram que o atestado era do dia 3 e nao do dia 2 .. quais sao meus direitos ?

campinas
em 24/11/2014

eu fui fazer uma prova do curso supletivo que estou fazendo,dei a declaração pro meu patrão e ele disse que só aceita atestado médico que ele não tem nada haver com meus problemas pessoais,ele pode fazer isso?

Lucio - São Paulo
em 18/11/2014

Fui no sindicato dos comerciarios levar minha carta não autorizando o desconto da contribuição sindical.
A empresa pode descontar o dia, mesmo que o RH tenha informado da existencia dessa carta e fornecido o endereço do sindicato ??

Del Castilho
em 08/11/2014

Bom dia! Eu faltei o trabalho para resolver um problema meu, e me acidentei.a empresa pode me demitir?e deixar de depositar meu salário que é do mês anterio?

Santa Maria
em 05/11/2014

Olá…
trabalho de segunda a sexta, 8hs/ dia, e estou querendo fazer um curso pela manhã durante um mês, posso? teria algo que impede? dá justa causa? como poderia negociar isso com o empregador?

Grata pelo esclarecimento.

Att,

Tamiris

parnamirim
em 01/11/2014

quero fazer um curso tecnico, um dia por semana, se pode faltar ao trabalho por esse motivo nesses dias?

Andreia rj
em 22/10/2014

Fui demitida a mais de quatro meses e ainda não fui chamada ao sindicato, e com isso ainda não dei entrada ao FGTS ,tem alguma coisa que eu possa fazer para resolver isso, estou me sentindo muito prejudicada .

tainan santos de sousa
em 16/10/2014

quando alguem sofre um acidente tem direito

PORTO VELHO /RO
em 15/10/2014

Gostaria de saber se tem quantidade de horas para que o atestado seja entregue para empresa ou que seje comunicado que o funcionário esta de atestado ?

Wendel Leandro-Rio de Janeiro
em 06/10/2014

Bom dia! Trabalho em uma empresa multinacional conceituada e, pedi transferência para São Paulo desde o ano passado para São Paulo, pois minha noiva é de lá e vamos no casar no dia 21/11/14, que já esta marcado em cartório. Sendo que a empresa não me transferiu e eu já tentei de tudo pra que isso acontecesse. Trabalho na mesma empresa por 4 anos e, eles alegam que não me transferiram por que a empresa esta demitindo funcionários em todo o país. Qual medida posso tomar? pois não quero pedir demissão e perder todos esses anos de trabalho!
Desde já grato por sua ajuda!

LEONARDO RIO DE JANEIRO
em 02/10/2014

Ola boa tarde eu estou com uma duvida no dia 25 de junho fui trabalhar chegando no onibus minha passagem não recarregou nesse mesmo momento liguei e falei com meu sup. que falou tudo bem que ele iria resolver e no dia 27 fui chamado na sala e me cobraram varias explicações etc alegando que eu seria punido sendo que no dia 25 minha passagem não recarregou e não tinha como eu ir pois desde dezembro minha passagem veio errada me pagaram 70 reais e depois so 40 sendo que os 12 dias e essa diferença me prejudicou e fui punido e perdi 2 dias e uma falta injustificada mesmo a justificando.

nilma
em 08/09/2014

a empregada de meus paes, idosos, não pode ficar sozinhos nem um minuto vai faltar para ir ao casamento da filha, posso descontar dela ou a lei da esse direito e eu devo pagar?

ITANHAÉM
em 05/09/2014

Boa Noite, Atualmente trabalho em mercado e foi me imposto que eu ira trabalhar alguns dias em outra cidade totalizando 3 horas na ida e 3 horas na volta (aproximadamente).
*pego o ônibus 7h chego no destino imposto pela empresa as 10h , tenho 1 hora de almoço normal e saiu do serviço 17:00 , chegando em casa as 20h.
Devido ao longo percurso de uma cidade a outra 57 km e sendo um transporte público tendo paradas, quais medidas posso tomar judicialmente e quais os meus direitos?.. pois foi me dito que caso eu não fosse levaria suspensão.
**na mesma empresa tive ‘uma’ falta e foi me descontado’ 2 dias’ .. ganho 36,00 reais o dia, sendo assim 72 reais que foi descontado!.

Obs* já tendei a prática da conversando tudo se resolve, não funcionou ”
Aguardo resposta desde já agradeço!..

Andréia / São Paulo
em 05/09/2014

Faltei um dia na semana(quarta-feira) por motivo de morte de um tio,justifiquei na empresa . Eles descontaram o dia mais DSR . Isto tá certo??

meirilande manaus
em 04/09/2014

Fui pra minha aldiencia em outro estado faltei só o dia da aldiencia apresentei a declaração de comparecimento mas a empresa só abonou as 2 horas e 32 minutos que tava na aldiencia o restante foi dado como falta
MSM sendo em outro estado …
Isso ta certo???

Sandra GuajaráMirim
em 27/08/2014

Moro no interio de RO e acompanhei meu marido para um cirugia cardiaca. Qundo chegamos na capital Porto Velho, fomos avisados que o plano não autorizou. E depois disso, foi adiada mais duas vezes.Agora o médico disse que não dá atestado porque não houve internação e somos funcionários públicos.Não sei como justificar. As cidades não são pertas, estávamos correndo atrás da liberção da cirurgia indo a medico, plano de saude. E agora, o que podemos fazer?

Jane
em 27/08/2014

Trabalho em uma escola e o combinado com a direção era que eu desse aula para cada turma em seu horário e agora ela quer juntar duas turmas pq tirou outra professora, então tenho que ficar com duas me sobrecarregando. Então, como ela não quis contratar outra professora para substituir a que saiu, eu estou faltando trabalho nesse dia. Ela pode me demitir por justa causa? O que eu posso fazer, já que ela não quer conversar sobre isso?

catanduvas sc
em 25/08/2014

fui demitida meu patrao pediu pra mim trabalhar mais trinta dias e assinar os trinta e certo isso.

Bebedouro sp
em 06/08/2014

Oi faltei ao serviço pór passar mal, levei o atestado é a empresa descontou. Demorei uma semana prã levar o atestado porque tinha que levar na sede O que eu faço??

Iago
em 06/08/2014

Oi, gostaria de saber se funcionário celetista pode fazer prova de concurso sem prejuízos?

São Luis
em 30/07/2014

Um funcionário viajou para outro estado para fazer uma prova de concurso, faltou do dia 18/07 ao dia 26/07, sendo que a prova foi no dia 20/07, deve a empresa descontar os dias faltados ou não?

Talita,são paulo
em 30/07/2014

Faltei no meu serviço,para ir ao uma audiência,a empresa que descontar meu dia,eles podem?
existe um artigo para eu mandar para o RH da empresa?

simone
em 28/07/2014

Ola , sou aux de serv. Gerais escala 12/36 e tive que faltar para concurso publ. A empresa informo que teria trabalhar no outro dia que seria munha fola para descontar ou entao aplicara uma punicao
Na munha carga horaria

Isso e corretona lei?

Maceió-Al
em 15/07/2014

Olá bom Dia estou trabalhando há três meses sem carteira fichada e gostaria de saber se meu patrão tem direito de descontar as faltas mesmo não estando fichada, agradeço desde já!

Elen - Rio de Janeiro
em 09/07/2014

Onde trabalho, se eu faltar,mesmo que eu apresente atestado médico, perco o valor do almoço do dia, a passagem e a cesta básica.pode?

carlos belo horizonte
em 30/05/2014

empregado pode marcar const med no expediente ?

mauro ribeiro de sousa
em 10/05/2014

trabalhei 7 anos e meio em uma empresa fiquei 8 anos afastado por motivo de acidente de trabalho meus direitos trabalhistas prescreveram muito obrigado

Fernanda Curitiba
em 06/05/2014

Bom dia, eu trabalho em uma empresa que trabalha com locação de caçambas para resíduos de construção civil, monitoramento, vigilância, terceirizado, ficamos em um pátio separado, mas o CNPJ é o mesmo que o do restante da empresa. No final do mês passado eu e minhas colegas fomos informadas por meio de boatos e “fofocas”, nenhuma posição concreta da empresa, que nosso setor teria sido vendido para outra empresa de caçambas. Foram vendidos apenas os caminhões, caçambas e a carta de clientes pois o CNPJ é o mesmo la de dentro. E isso realmente aconteceu, tivemos a confirmação do dono da empresa, mais ou menos, uma semana depois! Ele queria que assinássemos aviso retroativo, nos recusamos, estamos agora nesse mês de maio cumprindo o aviso, mas até o momento não assinamos nenhum documento informando que estamos no aviso! Pelo que nos foi informado o nosso aviso irá ser pago pela empresa que comprou a nossa e, ou nós vamos para a empresa nova ou o dono da empresa que eu ainda sou contratada irá nos remanejar para o Rh ou qualquer outro setor que existir vaga. Eu tenho que receber o meu aviso, referente ao mês de maio, e eles tem que me demitir para poderem me admitir na nova empresa correto? Eu particularmente não quero ficar nem na empresa nova nem ser remanejada para o Rh da empresa em que eu ainda trabalho, como devo proceder sem ter que pedir as contas e perder os meus direitos?
Eu estou completando um ano de empresa agora, no mês do meu aviso! Sei que tenho que receber tudo da minha rescisão de contrato, mas não pretendo ficar mais nesta empresa e não recebi proposta alguma da empresa nova. Tirando vários dias em que fiz hora extra e não podia assinar no meu cartão ponto o real horário em que eu entrava e saía, pois eles não pagam hora extra e não temos banco de horas, mas me pediam para trabalhar fora do meu horário. Como devo proceder? Quais são os meus direitos nessa situação? Obrigada!

thales Peixoto, nova Friburgo
em 16/04/2014

preciso ir a defensoria pública buscar alcilio jurídico, para abrir um processo, mas nao tenho tempo por causa do trabalho, o que devo fazer?

Leidyane (Brasília)
em 18/03/2014

Recebo vale transporte e a empresa do ônibus que pago com esse vale transporte está de greve, faltei um dia de trabalho por conta dessa greve, tenho que pagar esse dia de trabalho no dia da minha folga? Caso eu não pague a empresa pode descontar em folha como falta injustificada?

vinicius de bastos brasilia
em 11/03/2014

boa noite trabalho numa empresa que recebo salario e hora extra faltei 2 dias entreguei dos mesmos os atestados mesmo assim eles podem desconta os dias de mim tanto do meu salario quanto das horas extras

desde já agradeço e boa noite

Jaciara do estado do Rio de Janeiro
em 25/02/2014

Boa tarde !

Quais os direito do trabalhador quando temos o nosso
salário em atraso pois até o momento não recebemos o salário de janeiro de 2014 e o adiantamento quinzenal do dia 20/02/2014 ?
Muto obrigada !

Antonio Ferreira
em 11/02/2014

eu posso falta no trabalho para faze um concorso.

Moisés Guimarães , Criciúma SC
em 06/02/2014

trabalhei 6 meses sem ser fichado mais sempre perguntando ao meu patrao de quando ele ia me fichar , trabalho em uma metalurgica, e ele sempre dizia mes que vem , e o mes chegava e nada entao veio final do ano , e pedi meu 13 salario e dai ele me disse , a vc nao tem direito porque nao é fichado . e agora no começo de 2014 ele vai me fichar , mais porem como fica o que eu perdi ? o 13 salario , e o resto dos meses que ficaram e nao vao ser anotados na carteira?

jucenir martins duarte imbituba sc
em 27/01/2014

qro saber sbre os direitos de cuidar do pai acamado ou no hospital qdo este já tem 71 anos e presisa de cuidados especiais ?

Rafael Praxedes
em 23/01/2014

Pode sim.

Prova de concurso público abona a falta no trabalho.

ray de salvador
em 10/01/2014

oi fui contratada em uma função e depois de 5 anos fui promovida, gostaria de saber como vai ser contado o meu fgts quando eu for desligada pois o meu primeiro salario foi menor que o atual.

Rio de Janeiro
em 04/01/2014

poxa eu peguei uma virose muito forte dentro da empresa e fui ao medico e ele só me deu declaração ai ai a empresa não aceitou e me deu 4 faltas sendo que eu fui todos os 4 dias direto ao medico e eles so me derao declaração o que faço , isso ta certo descontar de mim sendo q eu me adoeci na empresa

José Neto, Recife-PE
em 19/12/2013

Boa noite

No caso de uma falta por motivos médicos, o atestado/declaração deve ser entregue ao setor de recursos humanos, certo? Algum supervisor/encarregado tem o poder de exigir a entrega desses documentos aos mesmos?

FORTALEZA
em 18/12/2013

O empregado que irá vai fazer prova de concurso público pode faltar o trabalho sem desconto na remuneração?

CLARICE ROCHA,SALVADOR
em 16/12/2013

Boa noite, minha filha ficou internada ano passado com uma minigite,por ser de menor ,e nao ter pai fiquei com ela 13 dias no hospital internada ,justifiquei todos esses dias , e aminha empresa descontou do meu salario , ano passado, agora que saio de ferias eles descontaram 6 dias de ferias e salarios ,esta correto isso me ajude por favor.

Rafael Praxedes
em 01/12/2013

Prezado Márcio,

Só tem direito à redução da carga horária quem é demitido sem justa causa.

marcio de frança São Paulo/ sp
em 29/11/2013

pedi demissão.. tenho direito da redução da carga horaria do meu aviso prévio?

rio de janeiro
em 20/11/2013

faltei ao trabalho pois tinha uma audiencia a firma pode descontar o meu dia?

Escreva aqui