A estabilidade do acidentado do trabalho

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Inicialmente, faz-se necessário esclarecer a diferença entre o recebimento de auxílio doença comum e auxílio doença acidentário.

O empregado faz jus ao recebimento do auxílio-doença comum quando, por motivo de doença ou incapacidade para o trabalho, permanece afastado do emprego por tempo superior a 15 dias, ficando o INSS responsável pelo pagamento de seus salários até a efetiva recuperação do trabalhador.

A estabilidade do acidentado do trabalho é de 12 meses

A estabilidade do acidentado do trabalho é de 12 meses

De outro lado, o empregado receberá o auxílio-doença acidentário apenas em casos de ACIDENTE DE TRABALHO ou qualquer doença ocupacional causada pelo emprego (LER por exemplo).

Deve-se frisar que o Acidente de Trabalho não é só aquele que ocorre dentro do local de trabalho ou durante o expediente normal.

Caso o Empregado sofra um acidente no momento em que está se deslocando de casa para o trabalho ou vice-versa, também será considerado acidente de trabalho.

Além disso, se o Empregado trabalha de forma externa e sofre um acidente no momento em que presta serviços para a Empresa, é considerado também acidente de trabalho.

Partindo dessa explicação, baseando-se também ná súmula 378 do TST, chega-se a conclusão que existem 3 pressupostos para que um Empregado adquira a Estabilidade no emprego, em virtude de acidente de trabalho:

  • Sofrer efetivamente um acidente de trabalho (ou uma doença ocupacional causada pelo emprego)
  • Ficar afastado do trabalho por tempo superior a 15 dias
  • Receber auxílio-doença ACIDENTÁRIO pelo INSS

Se o Empregado preenche todos esses requisitos ao mesmo tempo, ele terá direito a Estabilidade de 12 meses, contada a partir do momento da volta ao emprego, conforme pode-se observar no artigo 118 da lei 8213/91:

Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.

Observe-se que a lei fala em prazo MÍNIMO de 12 meses, tendo em vista que pode haver acordos ou convenções coletivas que aumentem esse prazo em benefício do empregado acidentado.

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2


Luciano Alencar, são paulo
em 21/01/2015

Bom dia,
Me tira uma duvida?
Sofri um acidente e bati a cabeça, fiquei internado 40 dias passei por uma cirurgia seria e se tudo de certo estarei de alta depois do dia 16/02, sendo assim fiquei afastado 4 meses eu perco as minhas férias? Sendo que em maio vence a 2°, e eu posso ser mandado embora assim que voltar a trabalhar?
Muito obrigado aguardo resposta.

Araçatuba
em 20/01/2015

Oi machuquei na empresa estou afastada devido a demora do SUS fui obrigada a pagar médicos e exames a empresa e obrigada a me devolver o dinheiro que gastei já que não me ajudou com nada

Andréia
em 29/12/2014

Olá gostaria que me esclaresece uma dúvida que é a seguinte um funcionário machucou quatro dedos da mão isso no horário de trabalho ele está afastado pelo INSS , fiquei sabendo que ele não quer mais voltar ao trabalho . Nesse caso eu posso demiti-lo quando vencer o afastamento de modo que ele possa receber todos os seus direitos inclusive o seguro desemprego?

carapicuiba
em 23/12/2014

gostaria de tirar uma duvida….
no dia 22-08-13 eu me machuquei indo pro serviço e entrei na caixa e voltei ao serviço dia 19-12-13
não fazendo minhas funções no serviço normais,voltei tendo uma rejeição e não fazendo minha função e sendo perceguido ao ponto de tomar 4 advertencia e 1 suspenção,..o RH da empresa pediu para eu passar em uma consulta na clinica a qual ela é conveniada,o medico sem me conhecer me deu um atestado superior a 15 dias,fui pra caixa de de novo,durante quase 3 meses voltei no meio do mes por volta do dia 15 e no mesmo mes eu completava ano na empresa e no dia 25,dez dias depois da minha volta me deram ferias sem eu pedir,ou programar,perguntei se teria como tirar depois e não teve acordo,me disseram que a direção era para todos funcionários que estava completando ano era pra tirar ferias e tinha funcionário que ja tinha completado ano e não tinha saido de ferias…voltei de ferias e e se passou os meses,não me perceguiram mais,voltei a fazer minha função porem como tinha me machucado mais fazendo serviços menores e hoje pela manhã me mandaram embora…informando que por decisão administrativa,reincidiram o contrato de trabalho que estava em vigor…

eu sei que apartir do dia que eu sai da caixa eu tinha 12 meses de estabilidade que acabou neste ano,mais no meio do ano eu me afastei de novo ai eu gostaria saber se não prorrogava,contando mais um ano ou coisa do tipo….
gostaria de esclarecimentos…
desde de já agradeço a compreemção e a ajuda…
grato jhony…

ricardo,sao paulo
em 15/12/2014

ola venho tendo problemas com o joelho a anos
a 3 meses atras conceguia fazer tudo com caltela
hoje tralho com onibus e venho forsando muito o mesmo onde voltou as dores tenho apenas 4 meses de trabalho posso conciderar acidente de trabalho?

Charles Dias
em 05/11/2014

Boa tarde, por gentileza, gostaria de um esclarecimento.
Fui adimito dia 05/04/2012, em 27/04/2013 sofri um acidente fora do horário de trabalho (quebrei a perna, e fiquei afastado no cid S822), fiquei afastado ate o dia 10/04/2014, e fui demito sem justa causa no dia 04/11/2014. Pelo que entendi, pelo acidente não ter ocorrido no horário de trabalho, ao voltar de licença não tenho estabilidade na empresa. Utilizei a calculadora trabalhista e quero saber a respeito das minhas férias, pois teoricamente já são duas vencidas e eu nunca tirei nem as recebi. Apesar de ter vencidos as duas e nunca terem me pagado, na recisão vou receber as duas, é isso ?

Grato,

José Irenilson meira
em 22/10/2014

Oi, sofri um acidente de trabalho e to com perda severa da visão a empresa não esta me dando nem um tipo de assistência gostaria de saber qual procedimento tem que fazer

pedro - cabo frio
em 12/10/2014

Sofri acidente de trabalho e estou pelo INSS só q já me recuperei mais ainda tenho 2meses pelo INSS se eu pedir alta eu perco a estabilidade de 12 meses da cat. ?

Porto Alegre
em 04/10/2014

No dia que levei minha carteira para dar baixa. Pois fui dispensada eu cai e dei mau jeito no meu braço. E agora podera dar baixa assim mesmo? Ou terei que retornar minhas atividades na empresa apos recuperação?

Elizabeth BH
em 30/09/2014

Quebrei o dedinho mindinho do pé.
No dia em que quebrei vim trabalhar normalmente, já no dia seguinte não fui pois meu pé inchou muito. Tenho que fazer corativo com tala durante 3 semanas, colocar gelo, evitar de andar muito e colocar os pés para cima para melhorar o quanto antes. A minha dúvida é a seguinte: Quais são os meus direitos? Tenho que trabalhar neste período? A empresa pode sofrer alguma punição devido estar trabalhando assim?

Aguardo resposta.

Rose
em 30/09/2014

Tem um amigo que é aposentando, e estava trabalhando em uma empresa registrado, e caiu na empresa foi feito o cat e ficou afastado um ano, só que não deu entrada ao aux. doença devido já ser aposentado, ficou afastado somente com o laudo do médico a qual ele faz tratamento. Gostaria de saber se ele tem direito ao recolhimento do FGTS, referente a esse período que ele ficou afastado.

Obrigado

laiane
em 29/09/2014

Eu estava indo trabalhar nesse sábado e me assidentei saindo de casa levando 6 pontos na perna … Fui ao medico e recebi apenas 2 dias de aatestadoas trabalho em pé.. Quantos dias a empresa deve me dar ?!

são paulo
em 24/09/2014

Olá, sou professora e a pucos dias sofri uma acidente de moto e o médico me deu um atestado de sete dias e durante esses dias ficou uma substituta no meu lugar. Agora minha patroa não quer pagar, disse que eu tenho que pagar por esses dias! Gostaria de saber de quem é a responsabilidade do pagamento dela, eu ou a empresa?
Grata

adriana mauá
em 20/09/2014

olá meu marido trabalhou numa empresa durante 20 anos, foi demitido a uns 6 meses, só que ele se acidentou na empresa e o acidente foi bem grave e o deixou com os dedos tortos procuramos um advogado e ele disse que só pode processar a empresa ate 5 anos depois do acidente, esta certo isso? eles podem demitir meu marido que ficou com defeito nos dedos e nós nao podemos fazer nada?

itumbiara -goias
em 16/09/2014

Boa tarde Dr° Rafael , tenho um caso curioso uma mulher sofreu um acidente de trabalho em uma devida empresa , no entanto ela se queimou com uma panela pois ela trabalha como cozinheira , e no estava utilizando os EPI´S pois tinha acabado na empresa. Ela queimou alguns dedos de sua mão e pegou atestado ,quando voltou do cumprimento de seu atestado a empresa demitiu a funcionaria.Gotaria de saber o que pode ser feito neste caso ? Desde já agradeço pela atenção Boa tarde !

anderson salvador
em 12/09/2014

Minha namorada sofreu um acidente no estagio, foi para a emergencia e deram 2 pontos no pe dela q inflamou .
ela nao ta de carteira assinada mais ela deve se encostar ou ir no ministerio do trabalho?
quais os direitos dela ??

Yuri henrique Cariacica-ES
em 08/09/2014

Sofri acidente no trabalho, mas não abriram CAT quanto tempo tenho de estabilidade?

Joselito lopes / Salto de Pirapora-SP
em 03/09/2014

Boa tarde !!!

Gostaria de informações. Estive afastado por 7 meses,entre 04/12/2013 até 20/06/2014,motivo acidente de trajeto,reconhecido pelo INSS como especie: 91.
Minha duvida é: Fui demitido da empresa, não fui indenizado pela empresa pelo período de 12 meses referente a estabilidade garantida por lei,o período em que estive afastado da empresa a mesma não fez os depósitos do FGTS. O motivo que alegam tanto pela demissão, tanto quanto por não manterem os depósitos do FGTS do período em que estive afastado é que “no documento entregue pelo INSS está marcado Auxílio-Doença espécie 91 e eles alegam que isso não me da o direito a estabilidade”!(??)
Ainda estou na fila de espera aguardando cirurgia do Joelho Esquerdo.
Eu tenho plena noção dos princípios da lei,e que a mesma é favorável a mim nesse caso especificamente.
Gostaria de saber,o que pode ser sugerido através de um processo judicial,indenizações,multa?? O motivo desse questionamento é apenas obter eventuais esclarecimentos e quem sabe até idéias de experiencias anteriores através dos conhecimentos surgidos e manifestos aqui,sugerir ao meu advogado outros benefícios.

Aguardo e agradeço a quem se dispor a me ajudar nesses esclarecimentos.

Bruna Anapolis
em 29/08/2014

Ola, meu pai sofreu um acidente de trabalho e por causa disso amputou um dedo da mão, só que ele não esta com a carteira assinada. Como ele deve proceder?

ricardo cidd aguas da prata
em 27/08/2014

boa noite queria sabe sepedir conta machucado no emprego tem algum direito trabalhei um mes e vinte dia mas ja avia machucado

quecia salvador bahia
em 27/08/2014

tive um acidente de trabalho do qual precisei ficar afastada quase 10 meses tenho direito a férias?

Tatila - Porto alegre
em 27/08/2014

Estou no contrato de experiencia , se eu me machucar nesse meio tempo, tenho direito a me encostar pelo INSS ?

luiz juiz de fora
em 26/08/2014

ola tudo bem,boa noite,estou afastado do trabalho por por motivo de doença,me sinto melhor e quero voltar antes que termine o benefício,trabalhar em outra empresa,porque me sinto melhor,como me proceder.

Wellington
em 24/08/2014

Boa Noite!

Eu estou de acidente e estou sofrendo pressão psicológica da empresa a pedir contas, além disso um certo funcionário me ofendeu e eu fui obrigado a assinar alguns papéis me obrigando a mudar de horário e houve até testemunhas na hora da assinatura. Como eu devo proceder nesse caso? A empresa pode fazer algum acordo? Isso da processo? Fico no aguardo o mais rápido possível. Desde já agradeço.

carlos salvador ba
em 24/08/2014

eles tomarão minha carteira de habilitação a dois anos ele falão que vai na empresa ela não tem luga pra mim trabalha tenho algum direito a um seguro da empresa pois ja foi costatada incapacidade laborativa ele mim derão o cid.91 desde comerço do benificio a empresa deu o cat ao nss sera ou tenho que pedi a empresa.

carlos salvador ba
em 24/08/2014

ola estou afastado da empresa pelo cid.91 tenho f32,f41.1 sou motorista de transporte coletivo a empresa não mim deu o cat estou na reabilitaçaõ que direito tenho junto a empresa ela não colocar o fgts so tenho o plano de saude,estou afastado a quatro anos

wellington marques
em 20/08/2014

ola, funcionario registrado em dois empregos quando sofre acidente de trabalho é assegurado afastamento e estabilidade de 12 meses nos dois empregos? como isso funciona?

michelle pessoa rio de janeiro
em 18/08/2014

Boa noite,estou de aviso previo trabalho mais quebrei o dedo do pe no trabalho,a empresa cancelou o plano de saude,sendo que nao sofria nem desconto por ele e certo esse procedimento? Fui obrigada a pagar uma consulta particular.Estou com atestado de 15 dias e laudo para dar entrada no inss.Sou obrigada a ficar na empresa apos liberaçao medica?Ja que estava de aviso?Desde ja agradeço.

Ezequiel Rio de Janeiro
em 16/08/2014

Olá, eu sofri uma LER no cumprimento de minhas atividades no setor de trabalho, fiquei afastado 05 dias tomando anti-flamatórios e fiz 15 dias de fisioterapia e aculputura e choque. ao retornar ao trabalho fui encaminhado a medicina do trabalho e foi aberto um CAT para meu acidente de trabalho. isso foi em junho de 2013. em janeiro de 2014 eles me demitiram. isso pode acontecer?
No aguardo da resposta.
Grato

daniel jose dos santos filho
em 13/08/2014

sofri um acidente de trabalho na empreiteira da vale porem ela faliu pois fiquei com sequela a vale tem que assumir a responsabilidade quais sao os meus direito

quebrei meu dedo indicador da mao direita,abri um cat apos 3 meses nao consigo exercer minhas funçoes normais,pois trabalho como supervisora de alimentaçao,ja quis fazer um acordo porque queria deixar o trabalho mas nao acho justo ficar sem seguro e ainda com o dedo lesionado,qual seu conselho?

Nathy, vitoria
em 06/08/2014

ei, gostaria de saber que mesmo se o empregado estiver no periodo de estabilidade, caso ele(o empregado) nao se importe em da baixa na carteira, o empregador pode efetuar a baixa sem problema algum???

SAO PAULO
em 05/08/2014

Bom dia, tive um aciednte de percurso fiquei 28 dias afastada dei entrada no inss e retornei dia 03/02/2014 porem a empresa esta passando por algumas dificuldades e a maioria dos funcionarios foram demitidos
Como tenho estabilidade eles fiqzeram um acordo comigo,abro mao da estabilidade e eles me pagam meus direitos
minha duvida é a seguinte consigo dar entrada no seguro desemprego? Consigo sacar o fundo de garantia

Geisa Cristina, Serra-ES
em 04/08/2014

Prezados, bom dia!

Temos um funcionario que sofreu acidente fora do horario de trabalho, a nossa contadora excluiu a funcionario do recolhimento do Fundo de Garantia (FGTS), esta certo??? mesmo afasta como ela ainda é funcionaria, ela não teria direito??

marcelo costa..ro de janeiro
em 02/08/2014

ola,vou fazer 7 anos de carteira assinada numa empresa,ja passei 9 meses no inss,no auxilio doença,quando eu sair de la oq eu tenho direito a receber!!

Rio de janeiro
em 30/07/2014

estou afastada do trabalho a 5 meses por motivo de doença quando eu voltar e firma pode me demitir???

Pires do Rio-Go
em 28/07/2014

Decidiram meu contrato,por conta de um acidente de trabalho,sem que nem me prestaram atendimento,o que fazer?

Dcastro
em 28/07/2014

O que tenho direito quando estou afastado pelo inss e peço demissão.

Dcastro
em 28/07/2014

Bom dia , gostaria de saber uma coisa estou afastado por motivo de lesão . Período de 7 meses . Não quero retorna mais para empresa e como feito o calculo da rescisão no caso estou pedido demissão. Tenho período de 14/03/11 a 01/09/2014.

dayane almeida
em 13/07/2014

Oi, sou vrndedora e estou com nodulos nas cordas vocais, botei 15 dias de atestado, a empresa pode me despensar quando eu voltar do atestado? Por favor me ajude estou mal informada! Grata desde já!

Sao Paulo
em 11/07/2014

Bom Dia Rafael Praxed es ,
Estou afastada a 2 meses pelo inss,por motivo de doença, aassim que tiver a perícia a empresa pode me mandar por justa causa , ou tenho direito a estabilidade ?
Desde já agradeço.

Anderson Thomé - Olinda
em 10/07/2014

Boa noite! Então… cortei uma parte do meu polegar numa maquina de fatiar frios e fiquei afastado por 15 dias, entao fui no medico no ultimo dia do prazo pela empresa, o medico me deu mais 30 dias, entao fui na empresa e eles deram entrada nos papeis do INSS, porem só vou receber o dinheiro depois dos 30 dias de afastamento, entao tem um porem, a pericia é no dia 23/07/14 e hj ainda é 10/07/14. entao o dinheiro vai sair la pra longeee, caso eu desista do INSS e voltar a trabalhar eles podem me demitir??? o cara do RH disse que nao era a intençao deles me demitirem, mas eu nao confio, acho que eles querem minha cabeça

irinete de almeida moura
em 03/07/2014

funcionário publico tem direito ao auxilio acidente?ae considerado acidente de trabalho so quando deixa sequelas físicas ?ou e também quando deixa sequelas psicológicas?

hamilton pereira - são paulo
em 25/06/2014

O funcionário que se acidenta durante o período de férias tem direito aos 15 dias pagos pelo empregador

guarulhos
em 25/06/2014

oi sofri um acidente na empresa e estou afastada pelo inss já vai fazer 5 anos e os medigos fala que eu tenho direito da idenizaçao mais só fala isso mais nada min qajuda

sao paulo
em 25/06/2014

hola boa tarde eu peço por favor tirar minha duvida ?? trabalhou em hospital tenho 7 meses nesse tempo fique com muita dor no ombro direito esa dor peguei na empresa por muito esforço sou copeira hospitalar me afastei da empresa porque peguei 15 dias de atestado marquei minha pericia total me afastei 1 mes e meio auxilio doença comun posso ser demitida quando voltar sendo que ador no ombro peguei na empresa???

Rio de Janeiro
em 24/06/2014

Olá eu trabalhei como acompanhante e machuquei meu joelho mais minha patroa não queria me mandar embora, mais Já faz três semanas que estou impossibilitá da de trabalhar está constatado que eu tenho que operar, o que devo fazer para rever meus direitos trabalhistas?

oi doutor,eu sofri um acidente de trabalho e fiquei encostado por mais de 30 dias,so q a empresa n abriu cat,eu mesmo abri ,e recebi pelo inss como auxilio doenca ,ja ta correndo uma papelada para mudar b91,agora quinta feira tenho mais uma pericia e vou pedir alta pois ja estou bem,se o inss n mudar para auxilio acidente,eu vou ter ainda o direito a istabilidade,pois a empresa ja me deu a entender q vai me mandar embora,quais os direitos tenho se a empresa me mandar embora?pois tou muito preocupado pois minha esposa esta com 9 meses de gravidez ,oq faço????

Adriana
em 19/06/2014

bom dia! comecei a trabalhar em outubro de 2013 e em dezembro do mesmo ano quebrei o pé e fiquei afastada por 5 meses queria saber se a empresa me demitir hj quais são os meus direitos? afastada pelo inss conta como tempo de serviço? recebo seguro desemprego? Já voltei a trabalhar mais sinto que há qualquer momento vou ser demitida quais são os meu direitos tenho direito ao seguro desemprego?

Salvador
em 19/06/2014

bom dia! comecei a trabalhar em outubro de 2013 e em dezembro do mesmo ano quebrei o pé e fiquei afastada por 5 meses queria saber se a empresa me demitir hj quais são os meus direitos? afastada pelo inss conta como tempo de serviço? recebo seguro desemprego? fico no aguardo bom dia!

Renata Da Silva Alvares
em 16/06/2014

oi estou afastada do trabalho ja faz algum tempo por motivos de doencas e cirurgias na cabeca mas nao por acidente de trabalho depois de quanto tempo que eu voltar a trabalhar a minha patroa pode me demitir?????

julio - santo augusto
em 05/06/2014

Dr. Rafael, sofri acidente de trabalho, perdi a falange distal do dedo anelar, minha empresa diz que só tem seguro contra a morte, tenho algum direito a indenização???
obrigado

LINCOLN ALVES
em 27/05/2014

Olá,

Dr. Rafael,

Tenho pesquisado em alguns sites e não encontrei nada que me tire algumas dúvidas…

Primeira: Estando afastado por acidente de trabalho qdo retornar terei direito à receber e gozar férias se estiver ainda dentro do período, haja vista meu afastamento ser no período de 4-5 meses???

Se eu retornar por exemplo em agosto ou setembro de 2014 terei tb direito ao 13 em nov. e dezembro ???

No aguardo.

Obrigado!

Irla / Manaus
em 27/05/2014

Ola ` Gostaria de tira uma duvida meu esposo sofreu um acidente no 28/12/2013 acidente de transito quando ia pra casa foi informado o 16/01/2014 INSS que havia a incapacidade de trabalha e no dia 20/05/2014 foi feita a perica medica .depois da pericia medica com quanto dias depois ele poderá recebe o beneficio e se ele recebera os meses em que esteve afastado do trabalho devido o acidente.

Rafael Praxedes
em 19/05/2014

Se for acidente de trabalho, ele terá direito a estabilidade.

Se for acidente comum e necessitar de afastamento pelo inss, só pode ser demitido quando voltar do inss.

Três de Maio
em 19/05/2014

Olá… Meu marido assinou o aviso prévio… Mas ele sofreu um acidente fora do trabalho nesse periodo… Eles podem demitir ele igual? Quais os direitos dele?

São Leopoldo
em 12/05/2014

Tive um acidente(futebol) fiquei três meses afastado recebendo pelo inss depois que voltei após 7dias fui demitido por que tinha pouco serviço gostaria de saber se por acaso não tenho direito a estabilidade obrigado

luciane
em 09/05/2014

boa tarde , meu esposo trabalha embarcado 15 dias fica embarcado e 15 dias em casa
ele foi dar entrada no INSS e a empresa nao deu o CAT a ele
o certo seria dar
como fucniona para quem trabalha embarcado ?

Fernando, Vilhena RO
em 05/05/2014

Cortei dois dedo da mão esquerda o indicador foi amputado e o médio perdeu o movimento não tava de carteira assinada mais consegui da entrada o inss porque me machuquei quatro meses depois que sai do ultimo serviço e antes de me machucar eu ja tinha o dedo polegar sem movimento por causa de outro acidente, tem como eu receber outro beneficio sem ser o auxilia-acidente. Alguem pode me responder desde ja grato.

jhonny sao miguel paulists
em 19/04/2014

opa td bem rafael. me tira uma duvida .. sai de ferias e nedse interim acabei me acidentando ocorrendo assim o afastamento da empresa…
gostaria de saber se possuo algum direito de estabilidade de 12 meses …??

aguardo resposta breve se possivel vlw

lages sc
em 06/04/2014

oi estou com duvidas . fiquei um ano afastada do trabalho recebendo o auxilio doença por estar com osteoarticular inflamatório de mão e poliartrites com envolvimento de mãos pés e joelhos . e sofri um acidente de carro e estou com a mão fraturada aguardando cirurgia .fiz a pericia e foi negada ai fiz outra e negarão novamente e nem cheguei a começar a trabalhar fui demitida mesmo de atestado medico devido as doenças e da fratura da mão . quais são meus direitos ? quanto tempo seria minha estabilidade no trabalho ?

Décio de Oliveira Silva Simões Filho
em 27/03/2014

sofri um acidente dentro da empresa e tive que amputar três dedos da mão direita e o indicador ficou duro sem mexer gostaria de saber se a empresa pode me mandar embora depois que voltar a trabalhar

Patricia Oliveira Barra Mansa RJ
em 12/03/2014

por favor preciso de uma ajuda,meu marido se acidentou na empresa onde trabalha e perdeu um dedo da mão direita ele ficou afastado por 11 meses e já voltou a trabalhar só que disseram pra ele que ele tem direito a receber um salario extra pelo motivo de ter perdido o dedo essa informação é verdadeira?

Eduardo Bauru
em 24/02/2014

Gostaria de saber como são calculados os valores de indenização para um desligamento para um funcionario lesionado.EX joelho CID 23 com base em um salario de R$ 3.500,00, Poderia dar um exemplo?

Aline - eldorado
em 21/02/2014

Sofri um acidente no horário de almoço, minha empresa não possui refeitório, na época não me afastei porem 1 mês depois devido a sequelas do meu acidente estou afastada inicialmente por 15 e terei que fazer uma cirurgia.
No dia do acidente mesmo entreguei os doc da Samu e do hospital na empresa mas não emitiram a CAT, solicitei a emissão da CAT agora, pois vou para o INSS e me pediram para fazer uma carta solicitando a CAT, ISSO É CERTO?

Rafael Praxedes
em 07/02/2014

Anildo,

Você deve entrar em contato com a empresa e entregar o atestado médico o mais rápido possível.

anildo kopczuk
em 07/02/2014

se eu entrar de ferisa e por algum acidente eu passar por cirurgia e o medico me der atestado de 3 meses como proceder apos o termino de minhas ferias

Everton_Araras
em 14/01/2014

Meu pai está afastado ha um ano devido a um derrame que o deixou incapaz de exercer sua função (motorista) devido a não ter mais força nas pernas, pois bem, ele passará pela pericia medica agora começo de fevereiro, ocorre que, se o INSS indeferir o beneficio do afastamento ele terá que voltar a trabalhar mas a empresa onde ele trabalha disse que no mesmo dia ele será demitido, isso pode?, ele não tem estabilidade?, lembrando que ele não sofreu um acidente de trabalho na empresa, mas sim um derrame dormindo., obrigado pela ajuda.

Rafael Praxedes
em 13/01/2014

Se você pediu demissão, você não irá ganhar nada se entrar com uma ação contra a empresa.

Ao pedir demissão, você abriu mão de sua estabilidade no emprego.

palmas
em 11/01/2014

ola,eu me machuquei no trabalho,estava na estabilidade e pedi dmissao.posso recebe algo se entra com uma acao contra a empresa?

Escreva aqui