Como denunciar o assédio moral?


Novidade!!

Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.

Frequentemente muitos trabalhadores procuram nosso blog seja em nosso canal do youtube, em nossa página oficial do facebook ou aqui mesmo nos comentários nos perguntando como proceder em caso de assédio moral no ambiente de trabalho.

O assédio moral no ambiente de trabalho é caracterizado quando o empregador exerce seu poder de forma exacerbada sobre o empregado.

São exemplos de assédio moral no ambiente de trabalho: Humilhação, Isolamento, Ameaças, Ofensas verbais, Falsa acusação, Pressão psicológica, Criticar ou fazer piadas de mau gosto em público, Restringir o uso do banheiro, Fazer revista íntima dentre outros.

O assédio moral no ambiente de trabalho ocorre com muito mais frequência do que imaginamos. Muitas vezes o trabalhador fica em uma situação sem saída, sem rumo, pois não sabe a quem recorrer.

Os questionamentos principais são: Como denunciar o assédio moral? Onde denunciar?

O trabalhador dispõe de vários métodos para denunciar a prática do assédio moral por parte do empregador.

1) Delegacia do Trabalho

O empregado pode se dirigir a delegacia do trabalho de sua cidade e prestar uma denúncia anônima acerca do assédio moral sofrido. Com essa denúncia, os delegados do trabalho certamente irão fazer uma visita na empresa a fim de investigar o ocorrido. A partir dai, o empregador irá pensar 2 vezes para cometer o próximo ato de assédio.

Onde denunciar o assédio moral?

Onde denunciar o assédio moral?

2) Sindicato

O Sindicato da categoria do empregado deve ser considerado sempre que o trabalhador estiver em apuros. Se você sofreu assédio moral no trabalho, procure seu sindicato e faça uma denúncia. É dever deles lutar pelos seus direitos e bem estar.

3) ONGS contra o assédio moral

Com o crescimento do número de empregados no Brasil, consequentemente o número de casos de assédio moral no ambiente de trabalho aumentou de forma assustadora. Tanto é que foram criadas ONGS especificas no combate desse tipo de conduta. O trabalhador pode, também, fazer sua denúncia nas ONGS contra o assédio moral.

Agora que você sabe onde denunciar o assédio moral, não fique parado. Não aceite calado. LUTE PELOS SEUS DIREITOS!

 

Compartilhe:

Ainda tem alguma dúvida? Faça sua pergunta grátis:


8 comments

  • sandra José da silva da costa

    Oi Bom dia preciso de ajuda sofro um assédio moral no meu trabalho preciso saber o q eu faça.

  • trabalho humilhado a 3 anos sem assinar carteira o que eu faseo pra buscar meus direito?

  • Olá! Sofro assédio moral diariamente. Nao só eu mas todos meus companheiros de trabalho. Sofro mais visto q trabalho direto com o patrão. São humilhações das mais diversas. Ameaças de demissão. Gritos exaltados. Enfim…. Isso na frente de cliente, fornecedor ou qq outra pessoa. A exposição é demais. Como agir?

  • flavia sampaio

    Estou a oito meses na empresa e sou claramente perseguida pela minha gestora. Os direitos que os outros funcionários tem eu não tenho, além de certos deveres que seriam de todos só serem cobrados de mim. A última foi me por em um horário onde ao ie embora tenho dificuldade para pegar condução e que me expõe a risco de assaltos. O que posso fazer para que isso pare?

  • Bom dia.
    Trabalho a quase um ano em uma empresa, só que mudei de cidade e preciso pegar dois ônibus para chegar ao local de trabalho, se a empresa não quiser pagar meu transporte ela é obrigada me mandar embora?

  • Leila Ragaini Moreira

    Trabalho ha 15 anos em uma Instituicao de Ensino. Em outubro fui indicada a fazer uma avaliacao .Foi realizada. Entretanto voltou p.executar alguns ajustes. Foi solicitada a reformulacao no computador do COLEGIO.,fora do meu horario de atividade. Aceitei com a ajuda da tecnica de informatica da escola.Porem , recebi o comunicado de que havia VAZADO o gabarito.Tudo isso antes da aplicacao da prova aos alunos.REFIZEMOS a avaliacao.Terei aula amanha -18/11-. Estou preocupada q. possa gerar justa-causa.,pois anteriormente a coordenadora ja havia me chamado p.fazer criticas ao meu trabalho.;tb. fora do meu horario de trabalho.Tentei -me adequar as suas exigencias,parece q n.a agradava em nada.ASSEDIO MORAL?

  • Antes de assumir um concurso em uma cidade próxima (4mil hab) aonde eu moro. Meu “chefe” fez minha caveira para todos, falando q eu não era amigo de ninguém e eu ia “exigir” além da conta deles (algo que nas minhas atribuições eu não posso fazer), me colocando como chefe subalterno (meu cargo não é esse).

    Ao assumir o meu serviço percebo que ninguém gosta de mim e qualquer coisa negativa que acontece no meu local de trabalho já apontam o dedo e falam que fui eu.

    Seria um tipo de assédio cometido por ele ?

    Não é certo isso, eu estou totalmente desanimado de vir ao trabalho e comecei a apresentar sinais de depressão.

  • oi minha esposa esta trabalhado fora do horario na impresa trabalha 11 horas e aos domingos e nao e na funcao dela oque posso fazer

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*