Como denunciar o assédio moral?

NOVIDADE: Agora você pode calcular seus direitos trabalhistas online. Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Frequentemente muitos trabalhadores procuram nosso blog seja em nosso canal do youtube, em nossa página oficial do facebook ou aqui mesmo nos comentários nos perguntando como proceder em caso de assédio moral no ambiente de trabalho.

O assédio moral no ambiente de trabalho é caracterizado quando o empregador exerce seu poder de forma exacerbada sobre o empregado.

São exemplos de assédio moral no ambiente de trabalho: Humilhação, Isolamento, Ameaças, Ofensas verbais, Falsa acusação, Pressão psicológica, Criticar ou fazer piadas de mau gosto em público, Restringir o uso do banheiro, Fazer revista íntima dentre outros.

O assédio moral no ambiente de trabalho ocorre com muito mais frequência do que imaginamos. Muitas vezes o trabalhador fica em uma situação sem saída, sem rumo, pois não sabe a quem recorrer.

Os questionamentos principais são: Como denunciar o assédio moral? Onde denunciar?

O trabalhador dispõe de vários métodos para denunciar a prática do assédio moral por parte do empregador.

1) Delegacia do Trabalho

O empregado pode se dirigir a delegacia do trabalho de sua cidade e prestar uma denúncia anônima acerca do assédio moral sofrido. Com essa denúncia, os delegados do trabalho certamente irão fazer uma visita na empresa a fim de investigar o ocorrido. A partir dai, o empregador irá pensar 2 vezes para cometer o próximo ato de assédio.

Onde denunciar o assédio moral?

Onde denunciar o assédio moral?

2) Sindicato

O Sindicato da categoria do empregado deve ser considerado sempre que o trabalhador estiver em apuros. Se você sofreu assédio moral no trabalho, procure seu sindicato e faça uma denúncia. É dever deles lutar pelos seus direitos e bem estar.

3) ONGS contra o assédio moral

Com o crescimento do número de empregados no Brasil, consequentemente o número de casos de assédio moral no ambiente de trabalho aumentou de forma assustadora. Tanto é que foram criadas ONGS especificas no combate desse tipo de conduta. O trabalhador pode, também, fazer sua denúncia nas ONGS contra o assédio moral.

Agora que você sabe onde denunciar o assédio moral, não fique parado. Não aceite calado. LUTE PELOS SEUS DIREITOS!

 

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Nenhum comentário sobre esse artigo foi feito ainda!

Escreva aqui