Como denunciar o assédio moral?

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Frequentemente muitos trabalhadores procuram nosso blog seja em nosso canal do youtube, em nossa página oficial do facebook ou aqui mesmo nos comentários nos perguntando como proceder em caso de assédio moral no ambiente de trabalho.

O assédio moral no ambiente de trabalho é caracterizado quando o empregador exerce seu poder de forma exacerbada sobre o empregado.

São exemplos de assédio moral no ambiente de trabalho: Humilhação, Isolamento, Ameaças, Ofensas verbais, Falsa acusação, Pressão psicológica, Criticar ou fazer piadas de mau gosto em público, Restringir o uso do banheiro, Fazer revista íntima dentre outros.

O assédio moral no ambiente de trabalho ocorre com muito mais frequência do que imaginamos. Muitas vezes o trabalhador fica em uma situação sem saída, sem rumo, pois não sabe a quem recorrer.

Os questionamentos principais são: Como denunciar o assédio moral? Onde denunciar?

O trabalhador dispõe de vários métodos para denunciar a prática do assédio moral por parte do empregador.

1) Delegacia do Trabalho

O empregado pode se dirigir a delegacia do trabalho de sua cidade e prestar uma denúncia anônima acerca do assédio moral sofrido. Com essa denúncia, os delegados do trabalho certamente irão fazer uma visita na empresa a fim de investigar o ocorrido. A partir dai, o empregador irá pensar 2 vezes para cometer o próximo ato de assédio.

Onde denunciar o assédio moral?

Onde denunciar o assédio moral?

2) Sindicato

O Sindicato da categoria do empregado deve ser considerado sempre que o trabalhador estiver em apuros. Se você sofreu assédio moral no trabalho, procure seu sindicato e faça uma denúncia. É dever deles lutar pelos seus direitos e bem estar.

3) ONGS contra o assédio moral

Com o crescimento do número de empregados no Brasil, consequentemente o número de casos de assédio moral no ambiente de trabalho aumentou de forma assustadora. Tanto é que foram criadas ONGS especificas no combate desse tipo de conduta. O trabalhador pode, também, fazer sua denúncia nas ONGS contra o assédio moral.

Agora que você sabe onde denunciar o assédio moral, não fique parado. Não aceite calado. LUTE PELOS SEUS DIREITOS!

 

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas:


Vagner /São Paulo
em 14/10/2014

fui mandado embora há poucos dias , devido a uma LÍDER que estava me perseguindo, porém comecei a sofre pressão psicológica , a LÍDER passava por mim e ficava me encarando, me isolava e tava me denegrindo para o Dono me mandar embora, era acusado por ela de incompetente …. devido há tudo isso ela através de difamação , eu fui mandado embora por questões PESSOAIS , e não profissional… Gostaria de saber o q devo fazer em questão a essa lider?

obrigado.

Margarete
em 03/07/2014

Em quanto tempo prescreve o que chamamos “assédio moral” na empresa? E como a vítima deve proceder?

neila monte mor SP
em 23/06/2014

Olá, tudo bem ? Minha prima tem 16 anos trabalha a quase 1 ano em uma padaria do bairro onde mora. A carteira dela até hoje não foi assinada, trabalha 8 horas por dia com uma folga por semana e recebe 600, 00 mês. Agora ela está grávida e foi mandada pra casa lhe disseram que quando eles precisar eles ligam pra ela ir cobrir outra que está permanente. (Na minha opinião eles nunca mais chamam ela ainda mais por estar grávida) vocês pode nos ajudar por favor o que devemos fazer nesse caso? Muito obrigada.

Valéria - Rio de Janeiro
em 11/03/2014

Bom dia,
Gostaria de saber se o empregado que não tem carteira assinada e recebe salário mínimo tem direito a receber o PIS.
Caso não tenha direito, no caso de procurar os direitos trabalhistas judicialmente será também acrescido este valor que deixou de receber por ocasião de não ter a carteira assinada?
Aguardo resposta.

francisca caruaru PE
em 16/02/2014

Quando o empregado tem diteiro a seguro de vida e cesta basica?

Escreva aqui