Demissão por JUSTA CAUSA: direitos do trabalhador

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

A demissão por JUSTA CAUSA ocorre quando um Empregado comete uma das faltas especificadas no artigo 482 da CLT. (Para saber esses motivos detalhadamente, clique aqui.). Quando ocorre a JUSTA CAUSA, é muito comum  o Empregado se perguntar se ainda possui algum direito, alguma verba para receber.

Vamos então nesse post tentar esclarecer quais os direitos na demissão por justa causa.

Quando um empregado é demitido por JUSTA CAUSA, ele tem direito:

SALDO DE SALÁRIO: Se o empregado foi demitido por justa causa no dia 15, por exemplo, ele tem direito a esses 15 dias trabalhados. Se foi demitido no dia 4, tem direito a esses 4 dias trabalhados. Se foi demitido no dia 30, tem direito aos 30 dias trabalhados. Ou seja, quando o Empregado trabalha, no fim do dia, ele tem direito adquirido a receber o dia trabalhado, independente de qualquer coisa.

Direitos do trabalhador demitido por justa causa

Direitos na demissão por justa causa: Um dúvida cada vez mais comum.

 

SALÁRIOS ATRASADOS: Da mesma forma, se um empregado possui salários atrasados, trata-se de direito adquirido, pois já houve o trabalho efetivo. Dessa maneira, quem é demitido por justa causa, tem direito sim aos salários que estão atrasados.

FÉRIAS VENCIDAS(se houver): Se o empregado jamais recebeu o pagamento de férias e tem férias vencidas para receber, este tem o direito de receber, ai

nda que sua demissão tenha sido por justa causa.Atenção: Não estamos falando aqui de férias proporcionais. Quem foi demitido por justa causa só tem direito a receber as férias vencidas.

Exemplo: Uma pessoa que trabalha há mais de 2 anos em um local e jamais tirou férias possui direito a recebe-las, ainda que seja demitido por justa causa.

Na demissão por justa causa, o Empregado só faz jus ao direitos especificados acima.

Dessa maneira, chegamos à conclusão de que um empregado demitido por JUSTA CAUSA, não tem direito ao Aviso Prévio, 13º salário, Férias Proporcionais + 1/3, Saque do FGTS, Multa de 40% sobre o FGTS nem seguro desemprego.Importante salientar que o FGTS poderá ser sacado após 3 anos contados de demissão por justa causa. Dessa forma, se o Empregador nunca depositou FGTS na conta do empregado, este pode ingressar na justiça, requerendo os depósitos, pois também trata-se de direito adquirido.

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2 3


Caroline Rodrigues / São Paulo- SP
em 10/01/2015

fui demitida no dia 8.01, ja estava com quase 6 meses de empresa sem registro , entrei no dia 21.agosto
gostaria de saber qual seria o valor exato que deveria receber fora meu décimo que ela ja pagou em dezembro.

ela me pagou somente 1200,00 , e só me mostrou o papel na contadora mostrando e justificando o valor, nao me deu papel algum.
esse valor ta certo ?

Ronald
em 05/12/2014

fui demitido por justa causa mas fazia tratamento pisquiatrico o que fazer ? ja ate entrei numa outra empresa pois n recebi seguro somente o salario do mes.

Dimitrio Rio de Janeiro
em 03/12/2014

Fui demitido por justa causa. Fiz a besteira de entregar um atestado falso…Fui mal aconselhado e de cabeça quente fiz essa besteira… dois dias depois eu procurei minha chefia e contei todo o ocorrido antes mesmo da empresa me demitir…fui sincero assumir meu erro…de alguma forma posso reverter essa justa causa? Uma vez que nunca tive qualquer advertencia ou suspensão…Sei que errei e assumir meu erro… fiquei super chateado pelo que tinha feito…tem algo que posso fazer?

Anonimo
em 01/12/2014

meu irmão esta sendo demitido por justa causa pois não compareceu a empresa por trinta dias, mas tem atestados, como proceder?

marcio cabral capanema pará
em 25/11/2014

Boa tarde, Dr. fui demitido por justa causa por que passamos a limpo um documento no escritório sendo que esse documento já tinha cindo assinado pela cliente sendo que refizemos a assinatura da cliente no escritório sei que cometi esse erro não fiz pensando em prejudicar a cliente jamais só era para dar baixa no sistema, correto que fui demitido mais estou fazendo um tratamento de Hansenisea mesmo assim fui demitido tenho possibilidade de um advogado entrar com uma ação contra essa empresa que eu trabalhava e ganhar essa causa.

Taís
em 25/11/2014

Olá, trabalho a 2 anos em um call center e estou bastante desanimada, por isso acabo tendo 2 até 3 faltas injustificadas no mes, quase que 1 falta por semana. Conversei com a gestora e pedi pra que me mandem embora. Devido as faltas injustificadas, mas em dias alternados, corro risco de que me demitam por justa causa? Durante esses 2 anos, só tenho 2 advertencias. Me ajudem por favor, estou preocupada tenho 20 anos e ñ quero ser demitida por justa causa, mas também ñ tenho motivaçao nenhuma para ir trabalhar, por isso as faltas.

Piracicaba/SP
em 20/11/2014

Meu cliente em Curitiba/PR, após 11 anos consecutivos em em uma empresa química foi demitido imotivadamente, quero ajuda de algum colega, uma vez que a firma pagava 20% de salário na carteira e 80% por fora, causando prejuízos ao INSS e a mim, durante estes longos anos. Fui demitido imotivadamente. Tenho todas as provas, tenho audiência de rescisão para o dia 26 de novembro de 2014. Gostaria de receber ajuda de algum colega, no presente caso.Ananias A.Santos/OAB/ 201 661. Piracicaba/SP.

kelly
em 18/11/2014

Ola. Fui demitida por justa causa a uns 7 anos e meu fgts ficou retido. Acontece que agora na cidade onde eu moro foi decretado calamidade e liberado aos moradores o saque do fgts. Eu conseguirei sacar esse retido tambem?

gemerson
em 12/11/2014

gostaria de saber se foi correto, ser mandado embora por justa causa,faltei 11 dias quando fui me esclarecer no rh recebi a proposta de pedir as contas ou ser mandado embora por justa causa,então pedi que eles ent~ao me dessem a justa causa poís não pediria as contas pois gostaria de voltar a trabalhar,pois informei a eles que tive que faltar por motivos pessoais.então o rh me deram um comunicado informando que eu estaria sendo mandado embora por justa causa art 482,´´E´´-desídia-da clt.então procurei me informar sobre a palavra desídia e fiquei sabendo que signicado que é pessoas que fazem os serviços direito ou tem preguiça,sabendo-se que sempre fui muito empenhado e responsavel sobre minhas obrigaçõe

Cristiano
em 07/11/2014

BOA NOITE DRº Rafael
Eu tenho 12 anos de empresa sempre fui um fucionario exemplar conversei com meu chefe p acerta comigo ele alegou que nao teria nenhum motivo p me despensar na mesma semana me chamou na sala dele alegando que eu dei um atestato 3 dias falso eu nunca peguei atestado o falço o que eu devo p resolver isso o desde ja agradeço obrigado

fabiola recife
em 07/11/2014

Levei justa causa agora em.novembro tenho 8 meses de empresa tenho direito ao decimo

Cristiano
em 03/11/2014

Boa tarde tenho 12 anos de empresa procurei encarregado para acertar comigo meus tempos ele disse que não tinha nenhum motivo para me dispensar no dia 30 me chamou na sua sala me mostrando 3 dias de atesado alegando era falso me dispensou por justa causa tem como eu reverter isso

Cristiano
em 03/11/2014

Boa tarde trabalhava a 12 anos de motorista numa empresa pedi p eles acerta comigo eles disseram que não tinha nenhum motivo para me dispensar ai apareceram com atestado 3 dias alegando que era falso posso ou tem como reverter essa situação
Desde ja agradeço

Raimundo Matias/ parauapebas-para
em 02/11/2014

Olá! Fui demitido em 2001 por justa causa. Como receber o fgts que não recebi na época?

Adriana/ Sao Paulo
em 10/10/2014

Boa noite!O não comparecimento no exame demissional ou homologação gera alguma penalidade?Obrigada

santa barbara doeste
em 10/10/2014

Ola fui mandada embora por justa causa e nao me pagarao nem o saldo salarial nada sai sem 1 real ainda me fizerao assinar papeis tenho direito alguma coisa ????

Adriana/ Sao Paulo
em 07/10/2014

Boa tarde!Fui dispensada por justa causa, era vendedora, recebia comissão tenho direito a esse benefício?E os descontos de convênio médico neste caso é total?Muito obrigada!

Rafael Praxedes
em 30/09/2014

Bruno,

Agora você pode perguntar diretamente para um Advogado de JUIZ DE FORA, acessando: http://www.doutortrabalhista.com.br

Bruno Juiz de Fora
em 30/09/2014

Estão rolando boatos que serei demitido por justa causa, atualmente estou de atestado, em 11 meses de empresa, nunca levei nenhuma suspensão, nunca agredi ninguém, não uso drogas e nenhum dos motivos listados. o que eu tenho são 3 faltas sem atestado médico, onde a última eu entrei em contato com meu supervisor, dando as satisfações que meu irmão estava doente e precisaria de cuidados médicos, moro somente com meu irmão e por isso tive que levá-lo ao médico. já havia recebido a advertência reincidente, e com tal ato levaria a primeira suspensão na empresa. voltei a trabalhar na empresa normalmente , passaram-se 2 dias após a falta, e nada de suspensão. acabou que no 3º dia eu precisei de um atestado médico por ter tido conjuntivite e fiquei 3 dias em casa. quando deveria voltar, tive uma luxação no dedo da mão, que me impossibilitou a voltar ao serviço. volto somente no sábado (que é minha folga) e trabalho domingo. ou seja, até hoje não me aplicaram a suspensão pela falta. tenho motivos para ser demitido por justa causa?

francisco jundiai
em 23/09/2014

meu pai foi demitido por justa causa por ter acontecido acidente de veículos sem vitimas mas ocorreu que ele tinha tomado bebida etílica que foi constatada no bafômetro pagaram todos os direitos mas não pagaram horas extras pois afirma não paga horas extra para ao motoristas apenas da ajuda de custo para quem não mora na casa deles pelo que sei temos direito a quarenta horas mensais mas nunca pagaram por favor me aconselhe oque fazer

gerson - sao paulo
em 19/09/2014

fui mandado embora com justa causa , ocorreu que quando eu fui trabalhar eu tinha uns produtos que essa empresa tinha os mesmo produtos eu ate ofereci a dona da empresa ela nao quis eu entao passei uma parte a vendedor a outra acabei dando de brinde a cliente e amigos da empresa e outras eu vendi mas foi so no começo quando entrei nessa empresa ela sabia dos produtos mas logo acabou passou aquele ano veio o segundo ano e tudo bem tava tudo joia quando agora quer me mandar embora mas assim com justa causa logo agora que vou fazer treis anos que estou la agora ela inventa isto que foi so começo como pretexto para me mandar embora com justa causa e olha que trabalhei honestamente pra ela ate de domingo e feriado fazendo tudo entrega , compras , propragandas , e as vezes ate pagamento de boletos como offi-boy depositos de dinheiro em conta fechamentos de caixas e agora quer fazer eu sair sem nada no bolso ! o que eu posso fazer caro amigo. me responda….

Goiânia
em 17/09/2014

Sou portadora de PNE me demitiram por que desconfiaram que esta com leer no bulso do braco devo fazer alguma coisa me ajude …

Bruno
em 11/09/2014

Fui demitido por justa causa, na ocorrência de ato de improbidade, pois peguei uns recursos da empresa, mas na hora antes de assinar o termo, tentei fazer uma negociação com o meu gerente, o qual ficou de me ligar e pediu para que eu assinasse o termo mesmo assim..
Ele não me retornou em entrou com uma ação para indiciamento criminal contra mim..
Pelo fato de eu ter tentado negociar e devolver o valor e poderia ter feito isso ? Me mandado embora por justa causa, sem nem sequer dar baixa na minha carteira de trabalho ?
Quando eu for contratado por novas empresas elas saberão que eu fui demitido por justa causa alguma vez ?
Agradeço desde já..

Michelle Alves da Costa/Belém/Pará
em 02/09/2014

ola, espero que consigam me ajudar.
pois bem, trabalho em uma empresa exatamente 4 anos
é nunca assinaram minha carteira,nunca me deram ferias,nem 13º nem FGTS, nem horas extras enfim nunca recebi nada que tenho direito..
é fui contratada para ser recepcionista e telefonista,
mais ultimamente ando sendo a severina da empresa.
faço serviços gerais,e outras coisas mais.
me ajudem por favor!!!
o que devo fazer? é também não quero mais trabalhar aqui, ando me sentindo cansada..
ficarei muito agradecida se poderem me ajudar

anderson -sao joaquim de bic
em 27/08/2014

trabalhei em uma empresa por dois anos,fui demitido com justa causa ,quando terei direito de sacar meu fgts?
oque faço para ter esse direito?

Brasília
em 23/08/2014

Bom dia meu marido,foi demitido por justa causa,ai queremos saber se ele tem direito ao fgts,eu lendo entendi que sim,mas so com 3 anos. Acontece que a empresa que ele trabalhava estão mandando todo mês pra ele uma carta avisando o valor que tem,vc poderia explicar se ja podemos sacar?ou não?obg…

Jaraguá do sul
em 22/08/2014

ÓLA !
gostaria d saber se tenho direito a alguma coisa fui demitida por justa causa por alterar um papel ja estava um ano e 2 meses na empresa e férias eles so dão depois de um ano aguardo resposta

Cinthia
em 16/08/2014

Fui afastada por acidente de percurso, carro x carro. Tive tce, costelas quebradas e lesão nas duas coxas. Trabalhava em um hospital e dirante meu afastamento fui até o hospital onde eu trabalhava fazer alguns exames, quado cheguei lá fui induzida pela infermeira a fazer um outro exame a qual não tinha pedido médico, a mesma falou que não tinha problemas e que resolveria isso, pegou e abriu um armário e fez um pedido médico e eu no mesmo dia fiz o exame, passei no mesmo hospital em que eu trabalhava. Quando eu voltei do afastamento trabalhei o primeiro dia e fui chamada pela coordenadora da unidade que me perguntou se eu tinha feito aqueles exames, eu logo perguntei se o convênio não tinha pagado, e se eu tinha que pagar…. A coordenadora me perguntou quem tinha feito o pedido médico e eu falei que tinha sido a enfermeira….. Resumindo no dia seguinte fui mandada embora por justa causa por mal conduta dentro da instituição. Lembrando que eu não pedi e não falsifiquei nada de pedido, o que foi confirmado pela enfermeira que também foi mandada embora por justa causa.

Leticia São Paulo
em 12/08/2014

Boa tarde Rafael!

Fiquei em uma empresa 1 ano e 2 meses, dentro deste tempo faltei algumas vezes injustificado pois meu pai sofreu um acidente e não tive como comparecer a empresa, meu horário de entrada é as 8:30 da manhã porem se chegarmos 5 min atrasados só podemos entrar na empresa as 9:00 que é o horário que a loja abre para clientes, então no cartão de ponto ficamos cada com 30 min de atraso para compensação, por esses motivos de falta “injustificada” e “atrasos” acabei levando advertências, suspensão e por fim justa causa, não tenho outros motivos que me levaria a esse ponto. Entrando na justiça tenho chances de reverter essa situação e receber meus direitos?

Obrigada.

marieli
em 06/08/2014

gostaria de saber se a empresa pode me mandar por justa causa, pois sempre faço serviço de banco e fiz pagamentos de algumas duplicatas antecipadas, nao caiu pagamento no dia, tive que ir ao banco e reclamar depois de duas semanas compensou, mas com outra data que eu havia pago,meu chefe disse que adulterei a nota e os boletos, mas o pagamento cairam….o que me intriga que ele autorizava o banco a descontar os chequs que eram valores altos, as vezes alguns valores eram jogados na minha conta para pagamento de duplicatas,sempre com a assinatura dele,nenhum momento sem seu conhecimento….ele diz que vai arrumar provas

Mellany SP
em 03/08/2014

Boa tarde fui mandada embora por justa causa decorente a faltas, estava gravida, tenho direito a axilio maternidade do inss???

Bastos- Guarulhos
em 31/07/2014

Olá Dr. Rafael…
Fui demitido por justa causa em 2009 e estou desempregado já se fazem 15 meses, tenho uma filha de 2 anos e pago aluguel, tenho direito a sacar o fgts?
Se tenho como proceder? Obrigado…

Bastos

Veralice Cidade Esperança Nova
em 21/07/2014

Bom dia! eu trabalhava em Curitiba era casada me separei e por não conseguir me manter sozinha vim pra casa da minha mãe no norte do Paraná, pedi demissão quero saber se tenho direito ao seguro-desemprego e ao fgts?

barbara rabelo-sao luis-ma
em 17/07/2014

ola,adorei os comentarios.tenho duvidas?gostaria de saber se o empregado pode dar justa causa indireta na empresa caso ouver,atrasos em seus vencimentos? e de que forma é possível comprovar essa falha da empresa com seus empregados?ultimamente á empresa que trabalho anda atrasando os nossos salario( a mesma optou fazer os pagamentos sempre por quizenas) mas á mesma atraza os vencimentos sem dar nenhuma justificativa. é possivel efetuar á justa causa indireta coletivamente? o que é preciso para realizar este procedimento com segurança? agradeço desde de já a atenção.

celeste
em 15/07/2014

Trabalho numa empresa há 27 anos.
No caso da empresa fazer comigo uma rescisão do contrato amigável, o que deve constar no referido contrato?
Posso exigir a indeminização por inteiro?
Se a indeminização decorrer faseada, não posso recorrer ao subsidio de desemprego enquanto estiver a receber a indemnização?
A indemnização é calculado sobre 25 anos? e é com base no salário liquido ou ilíquido?

Fabiano sorocaba
em 03/07/2014

Fui demitido por justa causa por te cido agredido por outro funcionario e madaraum os dois por justa causa depois de 7dias do ocorido isto e permitido ou a justa causa e de imediato ate 72horas?

Oswaldo de Sorocaba
em 02/07/2014

Se negar a trabalhar nas férias é justa causa?

Leandro Cubatao
em 18/06/2014

Bom preciso de ajuda pra esclarecer uma dúvida. Vamos lá! Eu estava trabalhando em uma empresa fazia 1 mês e me ligaram pra fazer uma entrevista em uma outra empresa bem melhor.fui no dia marcado e tal fiz a entrevista e para nao levar falta na empresa q eu estava empregado comprei um atestado. A empresa descobriu q o atestado não foi emitido pelo hospital e me desligou alegando justa causa. Fazem 15 dias q me desligaram e mandaram eu aguardar pra dar baixa na minha carteira. Só que a entrevista que eu fiz eu passei ta tudo certo pra entrar na nova empresa mas eles não contratam sem dar baixa na carteira da empresa antiga. Eu ligo para a empresa e falam que eu tenho q aguardar que eles vão entrar em contato comigo mas desse jeito vou acabar perdendo a oportunidade de emprego. Eu queria saber se tem prazo para eles darem a baixa da minha carteira ou eu vou ter q esperar mesmo? Aguardo resposta desde já agradeço

elisangela cruz
em 16/06/2014

em 2006 fui demitida por justa causa.trabalhei de carteira assinada em 2009 e 2010 meu ultimo emprego de ctps assinada .tenho direito de saca essa fgts de 2006?

Leyde SãO Paulo
em 13/06/2014

Bom dia eu fui demitida por Justa Causa da SPCOM ja fazem 4 anos, agora pretendo sacar meu fundo de garantia, estou apreensiva pois a empresa era desleal e se caso eles não tiverem dado baixa como demissão, o que devo fazer? Só para informar a empresa faliu. O q faço agora?

daniele sao joao batista sc
em 07/06/2014

Ola tenho uma duvida.. estou gravida de 9 meses estava
Com problemas na gravides pois cada ultrasson que eu fazia constava que eu tava de meses diferentes por isso nao conseguia a licenca . Eu sentia muitas dores na barriga e por isso nao consegui nem dormi muito menos trabalhar meu medico dizia que e normal eu tenho pressai alta mas toda vez que eu ia medir tava normal pois assim que aumentava ja baixava . Por isso faltei 25 dias sem atestados pois nao conseguia atestados como tava sem receber nada de pagamento pois tava faltando eu nao conseguia ter dinheiro pra fazer ultrasson quando eu consegui foi dia 26/05/2014 entao constou um possivel problema no meu bebe que e trissomia 21 e C.I.U.R assimetrico mas o medico mesmo assim nao me deu atestado nem pedido de licenca pois pela ultra e pelo tamanho do feto eu estou de 8 meses e nao nove pra confirmar a deficiencia do bebe preciso fazer outra ultra .Fui dia 04/06/2014 na minha empresa esclarecer as faltas pois nao tinha como ir antes sem ultra pedi afastamento pela empresa mas me negaram disendo que nao podiam sendo que com 8 meses a mae ja pode pegar licenca entao me encaminharam pro medico da empresa pra uma consulta mas o medico viu a ultra e o possivel problema no bebe e nada fez voltei ao RH e falei que o medico nao podia me afastar sem a certeza . Entao meu cordenador e meu chefe me demitiram por justa causa. Sou casada e meu marido esta desempregado temos ja uma filha de um ano e oito meses se meu bebe tiver de certeza com os problemas que comentei devo entrar na justica ? Tenho chances de ganhar ? Oque eu faco ? Me ajudem por favor .. obrigada.

luciene Lourenço são paulo
em 05/06/2014

Oi dr gostaria de saber se corro o risco de perder meus direito trabalhista por insubordinação sendo que não fui fazer o servico no outro predio por estar restrita em fazer outros serviço por que tive um derame das articulações e o proprio medico da empreza me deu a restrição com o servico

Cleonice - São Paulo
em 30/05/2014

Boa Tarde.
Desde o dia 01 de abril de 2014 aproximadamente 600 funcionários que trabalhavam nos Telecentros da Prefeitura de São Paulo, assim como eu, perderam os seus empregos devido à não renovação do contrato entre a empresa IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho, que contratava todos os funcionários destes equipamentos, e a Prefeitura. A maior parte destes 600 funcionários cumpriu o aviso prévio até o dia 03 de maio de 2014. No dia 05 deste mês, deveríam receber do IDORT os direitos trabalhistas (aviso prévio cumprido em abril e as rescisões). Não receberam nada.
O IDORT administrava os Telecentros há mais de 8 anos, foi escolhido para tal através de licitação pública. No entanto, desde o final de 2012 nossos salários começaram a atrasar, segundo o Instituto, devido a atrasos nos repasses de verbas mensais feitos pela Prefeitura. Este situação se estendeu até 31 de março de 2014, dia em que o contrato entre o IDORT e o órgão público municipal se encerrou.
A Prefeitura alega que quis prolongar o contrato por mais 3 meses, mas foi impedida pois o Instituto estava com irregularidades na documentação. Independente desta situação, o que torna tudo isso catastrófico é que, além da cidade ter perdido este importante equipamento de inclusão social, centenas de trabalhadores estão sem receber nenhum centavo de suas rescisões trabalhistas. O IDORT alega que o último repasse que a Prefeitura fez a eles foi incompleto (esperavam algo em torno de 2 milhões e 800 mil reais, e o valor pago foi de 1 milhão, 480 mil), tornando impossível o pagamento dos direitos trabalhistas de nós funcionários. A Secretaria Municipal de Serviços, responsável pelos Telecentros, alega que fez o repasse correto, e que o IDORT deveria ter um fundo de caixa para arcar com as rescisões dos colaboradores.
Devido a este impasse, centenas de famílias foram prejudicadas, muitas das quais estão passando necessidades. Como o IDORT não pagou nossa rescisão, não podemos fazer a homologação no Sindicato, sacar o FGTS e dar entrada no seguro desemprego, todos estes direitos previstos na CLT. Há ainda mais duas situações tão desesperadoras quanto essas, envolvendo os funcionários: Alguns não puderam assinar o aviso prévio no início de abril, pois estavam em estabilidade devido à ferias recém tiradas, e só assinaram no dia 12 de maio. Porém, não receberam até hoje o salário referente a abril. Outros ainda estão em estabilidade e nem sequer assinaram o aviso prévio. E também não receberam mais nenhum salário, apesar de estarem ainda contratados da empresa.
Desde o término do contrato, nós já fizemos diversas manifestações públicas, tanto na sede da Prefeitura quanto no IDORT, na Av. Paulista. A última delas ocorreu no dia 15 de maio de 2014, na Paulista, e teve grande repercussão na mídia (Rede Globo, Record, Band, Globo News), além dos principais portais de notícias da internet. Neste dia, uma comissão que representa os funcionários dos Telecentros foi atendida pelo diretor financeiro do IDORT, Mario Sergio Andrade. Esta era uma das reivindicações, pois desde o final do contrato, a empresa passou a adotar a política de não prestar esclarecimentos aos seus ex-colaboradores. Nós não éramos mais recebidos no Instituto – que ficou sem telefone e sem responder emails. Mario Sergio disse nesta reunião que realmente não havia dinheiro para pagar os trabalhadores e insinuou que todos procurassem a justiça. Transferiu a culpa para a Prefeitura, mais uma vez. No entanto, todos os 600 funcionários que trabalhavam nos Telecentros eram funcionários contratados pelo IDORT. Ao término do vínculo de trabalho, é esta empresa quem deveria nos pagar. No dia seguinte ao protesto, o IDORT publicou em seu site uma nota de repúdio à manifestação dos Trabalhadores, cheio de calúnias e insinuações falsas. Acusou-nos de agir com violência, forçar catracas para invadir o prédio da empresa, fazer terror psicológico, cárcere privado, entre outras crimes. Nada disso aconteceu. Tal ato foi interpretado por nós como uma tentativa de intimidação e de barrar outros protestos. Desde então, todos nós estamos proibidos de entrar na empresa, que ainda não deu baixa na maioria de nossas carteiras de trabalho.
Todos estamos com contas atrasadas, muitos sem dinheiro para comprar comida e remédios e pagar o aluguel. E o que é pior, sem perspectiva de quando receberemos, pois como sabemos, a justiça não traz resultados ágeis, condizentes com a urgência da situação. Muitos não têm mais forças para serem jogados no meio deste fogo cruzado entre Prefeitura e IDORT. Muitos de nós não possuímos nem sequer dinheiro para ir ao centro da cidade participar de um protesto. Cada advogado que consultamos, quer e afirma que por lei é 30% de tudo, gostaria de saber se é justo, não que o trabalho não vale, porém muitos ganham tão pouco e FGTS e Seguro Desemprego é um direito conquistado, qual orientação.

aracaju
em 29/05/2014

olá
meu nome e may fui demitida por justa causa .gostaria de saber se o meu fundo de garantia mesmo sem poder sacar ,se ele continuara disponível para que eu possa retirar como financiamento habitacional .
grata se puder mim responder .

Rafael Praxedes
em 29/05/2014

Caso você consiga COMPROVAR com testemunhas e/ou filmagens que agiu simplesmente em legítima defesa, você pode tentar reverter a justa causa na justiça sim.

Salvador
em 29/05/2014

Olá, boa noite!

Gostaria muito de sua ajuda, pois trabalhava em um RH de uma determinada empresa e fui agredido em meu ambiente de trabalho por um ex-funcionário da empresa, mas tive que agir em legitima defesa e revidei a agressão, a empresa me deu justa causa, isso está incorreto né verdade? De acordo com o artigo 482, letra k eu não poderia ter recebido justa causa pois só agir em legitima defesa e isso anula a justa causa estou certo?

marcos motta de campinas
em 12/05/2014

Vou me mudar de cidade a empresa tem a obrigacao de pagar a passagem

Elaine goiania
em 24/04/2014

Trabalho de segunda a sexta 9 horas para nao trabalhar no sábado.a clinica emenda os feriados trabalho no posto de coleta .eles querem que eu trabalho 1 sábado por mês quer que eu trabalho 4 horas para descontar o feriado emendado totalizando 45 mais 4 horas isso e legal o que devo fazer grata,

Acreuna
em 07/04/2014

Meu esposo foi mandado embora por justa causa,ele tem um saldo de FGTS vinculado,gostaria de saber se ele pode usar esse dinheiro para construição.por favor me ajude, responda. Desde já agradeço a atenção.

Carlos SP
em 26/03/2014

Minha duvida trabalhei por 2 anos e 6 meses nunca tive atrasos ou atestados. No dia 14/03 fui demitido por questões estratégicas. Minha duvida,sai de férias em Janeiro de 2014 recebi após dos dias depois que já estava de férias( multa por atraso de pagamento de férias) ok ate o momento também não assinei minhas férias. O que devo fazer na homologação para rever esta situação. Outro duvida meu FGTS ocorreu um saque no qual não fins por não ter obtido minha homologação que esta marcada para amanhã no sindicato.

felipe de lara curitiba
em 26/03/2014

fui mandado embora por justa causa no dia 25/03/2014…vou receber saldo de salario?

Elenice rio quente
em 13/03/2014

ola boa noite, trabalho numa empresa a 1 ano e 9 meses, porem veio de outro estado, e quero volta pra minha cidade pedir para me mandarem embora ou fazer acordo a empresa se recusou, alegando que so empresa pequena faz isso, e me falaram que vao me manda por justa causa, mas eu nao quero nada da empresa so meu fgts e meu seguro. posso entra na justiça e recorre.

Ricky - São Luis
em 13/03/2014

Tenho Ferias vencidas referentes ao período: 2011, 2012 e 2013. Sendo que os 2 primeiros períodos deverão ser pagas em dobro.
Neste ano perdi minha gratificação e meu salario diminuiu. Aí a questão, ESSE PAGAMENTO DEVERÁ SER FEITO EM DOBRO COM O SALÁRIO DA ÉPOCA OU COM O ATUAL?

Ivanete São Paulo Capital
em 11/03/2014

minha admissão foi em 16.12.2013 meu contrato de experiência era de 45 dias + 45 dias só que no dia 24.02.2014 fiquei com um problema sério de coluna onde o SAMU teve que ir em minha residência me buscar para ir para o hospital, o médico me deu um atestado de 02 dias, só que dia 25.02.2014 piorei novamnte o SAMU esteve na minha residência e novamente o médico me deu 03 dias de atestado no dia 28.02.2014 .tinha uma consulta com a Médica da familia na UBS e realmente ela viu que meu caso era critico me deu mais 05 dias e um encaminhamento para o ortopedista na semana do carnaval ñ fui trabalhar pq eu sentia ainda muita dor na perna e formigação nas duas mãos e area que estava trabalhando Call Center, bom foltei a trabalhar só no dia 10.03.2014 não aceitaram os meus atestados trabalhei normal as minhas 06.20 (seis horas e vinte minutos e meu supervisor pediu para que assim que desloga-se iria falar com ele , então fui ele me mandou embora por justa causa faland que abadonei o serviço 15 dias sendo que e minha irmã entrou em contato com a empresa informando que eu estava de licensa médica, e ela nada falou sobre os atestdos que fiquei sasbendo depois que eles só teriam validade três dias após a emissão. então minhhas perguntas são:está certo eles ñ abonarem minhas faltas e me mandarem embora por abandono de emprego. por favor me responda.

Aline
em 28/02/2014

Olá Rafael,

em 2006 fui demitida por justa causa, consultei o saldo restante do FGTS e verifiquei que tenho saldo positivo, nesse meio tempo não trabalhei no regime CLT, apenas o estatutário como contratada da prefeitura da minha cidade, tenho direito de receber o saldo restante do FGTS?

aline - erechim
em 11/02/2014

olá fui demitida por justa causa a 1 ano e vou participar de um concurso público. Se aprovada poderei assumir no novo emprego? O empregador tem acesso as informações minhas anteriores sobre justa causa? Como o empregador fica sabendo sobre minha vida pregressa? se eu omitir essa informação poderei assumir o cargo?

Karol São Paulo
em 29/01/2014

Olá, fiz um acordo com meu chefe, queria sair da empresa, entretanto não queria pedir demissão, conversamos e foi combinado que ele me mandaria embora. Porém, ele quer que eu faça uma carta justificando o motivo por estar saindo, está correto esse procedimento?

Cristina - RJ
em 21/01/2014

Olá, fui demitida dia 15/01/2014, por justa causa depois de ter faltados 12 dias ao trabalho, por motivos pessoais. Tinha 5 anos e 5 meses na empresa, nunca assinei nenhuma advertência e nunca levei suspensão. Retornei ao trabalho dia 15/01 trabalhei o dia todo e quase no final do expediente fui demitida. Sem antes ter levado nenhuma advertência. Gostaria de saber se esse foi o procedimento correto, ou eu teria que ser notificada do meu erro e só depois se voltasse a ocorrer eu podia ser demitida por justa causa?
Já aconteceu dois casos semelhante na empresa, e não tomaram essa atitude com as funcionarias. Penso em ser perseguição comigo.
Aguardo resposta, pois estou sem saber o que fazer. Obrigada.

Rafael Praxedes
em 20/01/2014

Bruna,

Procure o RH da empresa com urgência.

Caso não devolvam, abra uma reclamação na delegacia do trabalho.

bruna sabino rio de janeiro
em 20/01/2014

fui mandada embora por justa causa em outubro de 2013 só que até hj janeiro 2014 não me devolveram minha carteira o que eu devo fazer

Cristina - RJ
em 17/01/2014

Olá, fui demitida dia 15/01/2014, por justa causa depois de ter faltados 12 dias ao trabalho, por motivos pessoais. Tinha 5 anos e 5 meses na empresa, nunca assinei nenhuma advertência e nunca levei suspensão. Retornei ao trabalho dia 15/01 trabalhei o dia todo e quase no final do expediente fui demitida. Sem antes ter levado nenhuma advertência. Gostaria de saber se esse foi o procedimento correto, ou eu teria que ser notificada do meu erro e só depois se voltasse a ocorrer eu podia ser demitida por justa causa?
Já aconteceu dois casos semelhante na empresa, e não tomaram essa atitude com as funcionarias. Penso em ser perseguição comigo.
Aguardo resposta, pois estou sem saber o que fazer. Obrigada.

Rafael Praxedes
em 14/01/2014

Rose,

Isso é motivo para justa causa sim.

Na justa causa, você só recebe verbas vencidas e saldo de salário.

oi meu nome e rose moro em brasili df
em 10/01/2014

o eu ganho levando uma justa causa pois tenho um ano e um mes de empresa coloquei um atestado de 1 dia mas alterei por 4 dias isso ar justa casa e o que eu ganho levando justa causa

Fofa Salvador
em 08/01/2014

Fui demitida por justa causa e nao quiseram me dizer o motivo, isso é normal? Assinei a mesma pois estava nervosa só tinha que era o artg 482, mas nao especificaram. posso recorrer? Deste já obrigada.

Jaqueline esteio
em 07/01/2014

Estou cumprindo aviso prévio de 23 dias e 7 dias de repouso. Tenho algumas horas extras e a empresa não quer me pagar, quer me dar uns dias de folga nesses 23 dias esta certo?
Posso folgar entre esses 23 dias ou tenho que trabalhar corrido?

fabio junior nonnenmacher santa rosa
em 29/12/2013

eu trabalhei 9 meses e fui demetido agora no dia26 de dezembro. quando voltei de um atestado de 10 dias onde me machuquei em casa tive traumatismo craneano. e quando voltei trabalhei 2 horas ai me chamaram e me demetiram. mas nesses 9 meses entrei em tratamento cm problemas de coracao e um comeco de depressao ainda estou ainda em tratamento do coracao e a depressao. e mesmo assim poderia ser demetido::::

Elias
em 10/12/2013

Olá Rafael. Tenho uma questão: Fui a um médico amigo meu pedir a ele um tratamento, alguma coisa, pois estava a ponto de explodir no trabalho. Sou motorista e tudo no transito me irrita, me sinto cansado e sem ânimo, sem vontade ir trabalhar e muita ansiedade. O médico então, falou que eu estava com depressão e me deu 14 dias de atestado e muito lazer e se não resolvesse, entraria com remédios. A questão, é que ele me deu o atestado com o talonário de um hospital que ele atende e não do lugar em que ele estava no momento. Meu patrão foi atrás e agora está alegando que eu forjei um atestado, porque o médico é meu amigo, então, não me negaria. Só que em momento algum pedi atestado pro médico, apenas me consultei com ele pq. precisava REALMENTE de ajuda, uma consulta custa caro e sei que ele cobraria um valor menor do que o praticável. Ele esperou passar os dias do atestado, descontou os dias e sugeriu que eu fizesse uma carta de demissão, datada no dia do meu retorno. Pedi que então me mandasse embora, para que eu tivesse tempo para me tratar, ele negou, depois voltou atras na decisão. Acordamos em abrir mão do aviso prévio (ambos) e hoje, quando fui à contadora, descobri que ele me cobrou o aviso prévio e ainda descontou novamente os dias do atestado! Aliás, ele vem às vezes veladamente, às vezes nem tanto, usando este atestado para me chantagear (por exemplo: ou você pede a conta ou veremos o que fazer, ou ainda, se você não concorda com isso, procure a justiça, se você quiser prejudicar seu amigo – no caso o médico -, é problema de vocês dois, entre outros). Até esses descontos abusivos, estas mudanças constantes de decisões, têm sido tomadas por causa desse fato! Ele me chantageia, o médico se esquiva da situação e eu passo por BANDIDO e não é essa a real situação! Não forjei nada, não tenho que saber de leis ligadas a medicina, pra saber se o atestado era inválido ou não! Só precisava de ajuda médica para o meu problema e foi o que eu fiz!
Tem muito mais, mas a base de tudo é o que eu descrevi. Não sei o que fazer, pois não quero prejudicar meu amigo, que me atendeu de graça, mas por outro lado, estou sofrendo assédio por todos os lados. Como devo proceder? Por favor, preciso de uma luz, porque estou totalmente no escuro, chantageado, acuado e desnorteado! Que Deus te abençoe.

Cristiane Souza Dias d'Avila
em 22/11/2013

Ola após 3 anos de trabalho coloquei um atestado porem trabalhei um dia após o atestado este foi de acordo com o empregador porem após os dez dias de atestado ele alegou uma falta de três dias alegando que por causa do dia trabalhado após o atestado correria o risco de uma advertência e até mesmo justa causa o atestado foi verídico incontestado e a situação de saúde é verdadeira e pode ser provada e atestada corro algum risco nesse caso?ou isso é só uma ameaça do patrão?

Cristiano Nova Iguaçu
em 22/11/2013

Olá Amigo.Faltei por motivo de falecimento e não justifiquei a falta com nenhum documento.

A empresa está me cobrando esse documento há mais de 10 dias e me deu mais 10 dias para eu conseguir o doc., mas não pediu para eu assinar nada.

O ocorrido foi no dia 08/11 e me deram até o fim do mês para conseguir o atestado.

Se eu não conseguir esse documento,eles podem me mandar embora por justa causa?

Eliana - Indaiatuba
em 18/11/2013

Após quantos dias da volta de suas férias, pode mandar o funcionário embora ?

Escreva aqui