Demissão por JUSTA CAUSA: direitos do trabalhador


Novidade! Agora você tirar sua dúvida diretamente com um Advogado Online, clicando aqui ou fazer cálculos trabalhistas grátis, clicando aqui.

A demissão por JUSTA CAUSA ocorre quando um Empregado comete uma das faltas especificadas no artigo 482 da CLT. (Para saber esses motivos detalhadamente, clique aqui.). Quando ocorre a JUSTA CAUSA, é muito comum  o Empregado se perguntar se ainda possui algum direito, alguma verba para receber.

Vamos então nesse post tentar esclarecer quais os direitos na demissão por justa causa.

Quando um empregado é demitido por JUSTA CAUSA, ele tem direito:

SALDO DE SALÁRIO: Se o empregado foi demitido por justa causa no dia 15, por exemplo, ele tem direito a esses 15 dias trabalhados. Se foi demitido no dia 4, tem direito a esses 4 dias trabalhados. Se foi demitido no dia 30, tem direito aos 30 dias trabalhados. Ou seja, quando o Empregado trabalha, no fim do dia, ele tem direito adquirido a receber o dia trabalhado, independente de qualquer coisa.

Direitos do trabalhador demitido por justa causa

Direitos na demissão por justa causa: Um dúvida cada vez mais comum.

 

SALÁRIOS ATRASADOS: Da mesma forma, se um empregado possui salários atrasados, trata-se de direito adquirido, pois já houve o trabalho efetivo. Dessa maneira, quem é demitido por justa causa, tem direito sim aos salários que estão atrasados.

FÉRIAS VENCIDAS(se houver): Se o empregado jamais recebeu o pagamento de férias e tem férias vencidas para receber, este tem o direito de receber, ai

nda que sua demissão tenha sido por justa causa.Atenção: Não estamos falando aqui de férias proporcionais. Quem foi demitido por justa causa só tem direito a receber as férias vencidas.

Exemplo: Uma pessoa que trabalha há mais de 2 anos em um local e jamais tirou férias possui direito a recebe-las, ainda que seja demitido por justa causa.

Na demissão por justa causa, o Empregado só faz jus ao direitos especificados acima.

Dessa maneira, chegamos à conclusão de que um empregado demitido por JUSTA CAUSA, não tem direito ao Aviso Prévio, 13º salário, Férias Proporcionais + 1/3, Saque do FGTS, Multa de 40% sobre o FGTS nem seguro desemprego.Importante salientar que o FGTS poderá ser sacado após 3 anos contados de demissão por justa causa. Dessa forma, se o Empregador nunca depositou FGTS na conta do empregado, este pode ingressar na justiça, requerendo os depósitos, pois também trata-se de direito adquirido.

Compartilhe:
Ainda tem alguma dúvida? Pergunte gratuitamente a um Advogado Online:

7 comments

  • Muito obrigada!!

  • Posso ser mandada embora por justa causa por ter chegado atrasado no trabalho?

  • Célia Rodrigues de Carvalho

    Recebi uma advertência da minha patroa por algo q eu não fiz,sou balconista de uma padaria,não assinei pois estaria confirmando com coisas escrita na advertência q eu não teria feito e tambem nao queriam me dar uma copia..fiz errado em não assinar? O que devo fazer?

  • Se o funcionário for demitido por justa causa no dia 07/04/15 e em 25/05/15 venceria ferias ele terá direito a receber?

  • josé gomes de oliveira filho

    sai por justa causa por causa de um atestado médico tenho direito a uma carta de recomendação?

  • Eu fui demitido por justa causa trabalhei quase 20 dias a empresa tem que me pagar esses dias certo?, porém a mesma falou q não tenho direito nenhum pq foi justa causa e certo isso?

  • Andressa Cristina Felipe Dos Santos alves

    Ola,fui demitida por justa causa,depois q uma outra funcionaria se enfesou em saber q eu razurei um banco q estava com o nome dela,nao ficando satisfeita se queixou ao encarregado e nem e deu prazo dele resolver a situaçao e ja veio agredindo verbalmenr gritando com o dedo no meu rosto e eu pedi q avaixac

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *