Documentos necessários para requerer o Seguro-Desemprego


Novidade!!

Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.

Onde requerer o seguro desemprego?

Nas DRT (Delegacia Regional do Trabalho), no SINE (Sistema nacional  de emprego) ou nas agências credenciadas da CAIXA.

Quais os documentos necessários?

O trabalhador deverá comparecer em um dos locais de sua preferência, com os seguintes documentos:- Comunicação de Dispensa – CD (via marrom) e Requerimento do Seguro;- Desemprego – SD (via verde);- Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de 1 ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço);- Carteira de Trabalho;- Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade,ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.- Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;- Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;- Cadastro de Pessoa Física – CPF.- Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

Fonte: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Compartilhe:

Ainda tem alguma dúvida? Faça sua pergunta grátis:


3 comments

  • Rosi Airdo

    Bom dia
    Uma pessoa estava desempregada e conseguiu um novo emprego antes de dar entrada no Seguro-desemprego.
    Passaram-se nove meses e ela foi demitida da empresa atual… Ela pode requerer o seguro, com os documentos referentes a empresa anterior? Ou o seu requerimento será da empresa atual?

    Desde já agradeço por qualquer esclarecimento.

    No aguardo,

    Att.,

  • Por favor, preciso saber quando a empresa esta com problemas financeiros e o dono esta colocando alguns imoveis e bens em nome de outra pessoa é possivel, caso a empresa mande o empregado embora e nao pague seus direitos alegando que nao tem como pagar, e tem como descobrir que dono colocou tudo nome de outra pessoa e conseguir obriga lo a pagar os funcionario provando que ele tem dinheiro? só que nao esta no nome dele.
    Aguardo breve retorno obrigada

  • Boa tarde. trabalhei 13 meses em uma empresa da qual foi demitido sem justa causa. Depois de receber meu FGTS e minha primeira parcela do seguro desemprego, fui surpreendido quando ao tentar retirar a segunda parcela, estava bloqueada. Isso por que tenho uma empresa no meu nome a qual está inativa a 10 anos, inclusive sem emitir Nota fiscal. Entrei com recurso no MTE com as declarações de imposto de renda dos ultimos anos dessa empresa. Estou aguardando a mais de 45 dias e não obtive respostas. Isso causou vários problemas na minha vida, já que não tenho mesmo outra renda. Quais os direitos que tenho sobre isso?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*