Existe multa se o 13º salário não for pago? O empregado recebe em dobro?


Novidade!!

Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.

Não foram poucos os leitores que nos escreveram queixando-se que não receberam nenhuma centavo de 13º salário ou receberam apenas uma parcela do benefício.

As grandes dúvidas são:

  • O que acontece quando o empregador não paga o décimo terceiro salário?
  • Existe multa para quem não paga o 13º?
  • O empregado tem direito de receber o décimo terceiro em dobro de o patrão não pagar dentro do prazo?

A crise econômica que assola o país fez muitos empregadores enfrentarem grande dificuldade no momento de pagar o 13º salário dos seus empregados.

No entanto, pelo princípio da austeridade na relação de emprego, é o empregador que assume todos os riscos do negócio, não interessando ao empregado a situação econômica na qual a empresa se encontra.

Portanto, a crise econômica não é motivo para o empregador deixar de pagar o décimo terceiro salário aos seus empregados.

Mas e se a empresa não pagou o 13º mesmo assim?

Não existe uma multa em favor do empregado estabelecida em lei para a empresa que não paga 13º salário, porém o ministério do trabalho, por meio dos seus fiscais, pode autuar o estabelecimento, arbitrando multas pesadas em favor do Estado e até a interdição da empresa.

Circula na internet um texto que diz que o empregado que não recebe 13º salário dentro do prazo terá direito a receber o dobro do valor.

Tal texto não está correto, tendo em vista que não há qualquer lei trabalhista nesse sentido.

Nesse caso, há uma clara confusão entre férias e 13º salário, pois quando as férias não são concedidas no prazo correto, o empregador paga as férias dobradas.

Portanto, não existe esse papo de 13º salário em dobro.

Compartilhe:

Faça sua pergunta:


One comment

  • MARCOS PAULO PINTO DE QUADROS

    Boa tarde sou motorista de caminhão em uma transportadora entrei na firma em 10/09/15 mais só assinaram minha carteira em 01/03/16 e até hoje 25/01 /17 não tirei férias nem recebi nada de décimo terceiro salário se eu vir pedir demissão eu consigo receber esses atrasado ou tem alguma forma deu receber meu direito trabalhando

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *