Fui demitida mas não sabia que estava grávida.


**Novidade!! Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.**

Ao longo do tempo, temos nos deparado com várias trabalhadoras que não sabiam que estavam grávidas, foram demitidas e só descobriram a gravidez após a demissão.

Nesse caso, se ficar comprovado que a empregada engravidou realmente enquanto estava trabalhando, ela terá, SIM, direito a estabilidade provisória no emprego, devendo procurar um advogado especializado para requerer a reintegração ou indenização na justiça.

Ser demitida estando grávida. Como proceder?

Não sabia que estava grávida mas fui demitida. O que fazer?

Dessa forma, o fato de descobrir que estava grávida só após a demissão não retira o direito da empregada gestante se essa gravidez ocorreu durante o curso da relação de emprego.Para comprovar na justiça, um simples exame de sangue pode afirmar há quanto tempo a empregada está grávida. Se no exame constar que a empregada estava realmente grávida ao tempo de demissão, a estabilidade provisória está garantida.

Em outro post, já explicamos vários detalhes dos direitos da empregada gestante, veja.

Importante lembrar que a empregada gestante tem direito a estabilidade ainda que esteja em período de experiência.

Além disso, é muito importante também lembrar que a estabilidade da empregada grávida NÃO É ABSOLUTA, pois se a empregada cometer alguma das faltas graves já abordadas em outro post, poderá, sim, ser demitida POR JUSTA CAUSA.

É isso ai pessoal, esperamos ter ajudado com essa postagem

Qualquer dúvida, comenta aqui embaixo.

Compartilhe:

25 comments

  • Olá fui mandada embora em outubro e meu aviso foi em 1 de novembro descobri que estava grávida na 2 parcela do seguro qual direito eu tenho ?

  • Larissa wanielle

    Me Ajudem Por Favor!! fui demitida em março de 2016 só que já estava gravida de um mês e não sabia.Quando fui fazer o exame demissional não fizeram exame de sangue em mim . Descobri só minha gravides em abril fiz uma ultrassom e levei para empresa só que fui exigida a fazer um exame que comprovasse mesmo que eu estava gravida. Daí voltei para empresa e minha licença maternidade acabou em janeiro e agora estou de ferias só que pela lei ainda tenho um mês de estabilidade vou colocar na justiça,neste caso preciso de testemunhas ou minha provas já são o bastante. Quero saber se é causa ganha?

  • aline Cristina araujo da silva

    Boa noite me chamo Aline ,tenho varias dúvidas fui mandada embora da empresa em 13/07/2016 meu aviso foi pago ate 11/08/2016 porém descobri minha gestação com 21 semanas e avisei a empresa ai fui reintegrada no dia 09/01/2017 o rh da empresa nunca falou comigo sobre meus direitos recebi meu salário sem nada a mais ….A empresa teria que depositar os salários atrasados ,13terceiro e férias do tempo que fiquei afastada ?já comecei a pagar os 30%da rescisão do contrato o que posso fazer um para ter meus direitos ?hj estou com 29 semanas e 7dias

  • Boa noite fui mandada embora depois de seis meses de trabalho no dia 29 de novembro quando foi dia 4 de janeiro descobrir que estava grávida comuniquei a contadora do meu patrão pq ele estava viajando e eu iria pegar a minha carteira dia 11 de janeiro que ela ia dar baixa ,mas no dia 11 fui lá pegar minha carteira ela já tinha dado baixa deste do dia 28 de dezembro ela só me perguntou se eu tinha alguma prova que estaria grávida eu falei que tinha uma ultrassom e que estava com quase 2 meses e estava com começo de aborto e na ultrassom fala que está com começo de aborto , deixei uma cópia pra ela mas ela não me falou mas nada vim embora pra casa depois de quase um mês meu ex patrão me ligou com inguinorancia falando que tinha que voltar pra trabalhar mas eu não voltei pela inguinorancia dele o que fazer com esta situação estou com3 meses de gravidez

  • francismara

    Eu sofri um aborto ai descobri que tava grávida. ai tem um mês. Que fui demitida como eu faço em relação. a empresa