Fui demitida mas não sabia que estava grávida.

NOVIDADE: Agora você pode calcular seus direitos trabalhistas online. Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Ao longo do tempo, temos nos deparado com várias trabalhadoras que não sabiam que estavam grávidas, foram demitidas e só descobriram a gravidez após a demissão.

Nesse caso, se ficar comprovado que a empregada engravidou realmente enquanto estava trabalhando, ela terá, SIM, direito a estabilidade provisória no emprego, devendo procurar um advogado especializado para requerer a reintegração ou indenização na justiça.

Ser demitida estando grávida. Como proceder?

Não sabia que estava grávida mas fui demitida. O que fazer?

Dessa forma, o fato de descobrir que estava grávida só após a demissão não retira o direito da empregada gestante se essa gravidez ocorreu durante o curso da relação de emprego.Para comprovar na justiça, um simples exame de sangue pode afirmar há quanto tempo a empregada está grávida. Se no exame constar que a empregada estava realmente grávida ao tempo de demissão, a estabilidade provisória está garantida.

Em outro post, já explicamos vários detalhes dos direitos da empregada gestante, veja.

Importante lembrar que a empregada gestante tem direito a estabilidade ainda que esteja em período de experiência.

Além disso, é muito importante também lembrar que a estabilidade da empregada grávida NÃO É ABSOLUTA, pois se a empregada cometer alguma das faltas graves já abordadas em outro post, poderá, sim, ser demitida POR JUSTA CAUSA.

É isso ai pessoal, esperamos ter ajudado com essa postagem

Qualquer dúvida, comenta aqui embaixo.

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas:


Recife
em 17/04/2014

fui demitida no dia 02/04/2014 minha homologação foi dia 14/04 e descobri com certeza que estava grávida dia 17/04, o que devo fazer, tenho direitos perante a empresa? aguardo resposta, Obrigada

Ademir - Mauá - SP
em 25/02/2014

Bom dia

Minha amiga estava trabalhando com carteira assinada conforme clt, trabalhou 4 meses e apos foi demitida sem justa causa porem a empresa não vez o exame demissional e ela fez particular e o exame constato que ela está grávida. Ela comunicou a empresa da gravidez no mês de agosto de 2013 e a empresa se prontificou a chamar ela para trabalhar após 5 meses da notificação. Pergunta esses 6 meses que ela ficou em casa ela tem direito a receber o retroativo ?

eliane francisco morato sp
em 09/01/2014

Fui demitida da empresa onde trabalhava e nao sabia q estava gravida quanto tempo eu tenho pra recorrer e eu tenho direito a alguma idenizaçao?

Tati ( Serrana-SP )
em 06/01/2014

Boa tarde. É meio complicada minha relação com a empresa, pois eu trabalhava como vendedora e certo dia a gerente começou a me induzir a pedir conta, porque ela me deixava sozinha na loja sem comer sem beber água e me deu anemia desnutrição e até anorexia nervosa, fui ao médico ele me encaminhou para o saúde mental e isso foi o fim pra mim e me rendi a ela e pedi conta, mais 1 mês após ter saído da empresa eles me chamaram de volta e me contrataram como gerente, quando estava terminando o meu contrato de experiência eles resolveram fechar a loja de Rib. Preto e mudar para Barretos e com isso demitiram todos empregados inclusive eu, quando passou 15 dias que eles me demitiram descobri que estava gravida. E agora quais são meus direitos??? Obrigada.

Bruno Santiago RS
em 06/01/2014

Bom dia,estava em meu contrato de trabalho e fui demitido,meu salario é R$765,00,gostaria de saber o valor correto que tenho a receber,pois me foi pago só R$640,00,eu achava que tinha direito a aviso prévio indenizado no valor total.Entrei na empresa dia 09/10/2013 e sai dia 20/12/2013.Por favor me ajude a tirar essa duvida.

Yeslla , Osasco-sp
em 27/11/2013

Oi , eu fui demetida no periodo de experiencia , depois descobri que estava gravida ! Depois de dois meses eu descobri que podia solicitar a reintegração . A minha duvida é se caso eu conseguir eu tenho direito de receber alguma coisa pelos dois meses paradas ?
desde já agradeço !

jenniffer ribeirao preto
em 26/11/2013

Fui mandada enbora e descobri que estou gravida so que ja peguei fgts e segure desemprego e egora o que faze pq tenho direito de pegar 5 meses de seguro. Descobri que estava gravida depois de 20dias apos ser mandada enbora sera q ainda tenho direito o que vou ter q fazer recebo a que me acontece pra vale meua direitos o que vou faz

jenniffer ribeirao preto
em 26/11/2013

Fui mandada enbora e descobri que estou gravida so que ja peguei fgts e segure desemprego e egora o que vou fazw

Flavia Reis - São Paulo
em 22/11/2013

Boa Noite, fui mandada embora com doís meses de gravidez e so descobri com 4 meses. Já comuniquei a empresa, levei exames e atestado da gravidez. Eles disseram que vão me reintegrar ao quadro de funcionários. Gostaria de saber se tenho direito a indenização dos dois meses que já estava gravida e fiquei desempregada? Se a data da reintegração devera ser a partir da data do aviso da minha ciência da gravidez ou se a demissão tem que ser revogada?
Desde já agradeço a atenção!!!!!

Ana Paula Santana
em 11/11/2013

Boa tarde fui demitida tem um mês,já peguei a Rescisão na empresa e meu FGTS,e também já dei entrada no seguro que seria agora esse mês a primeira parcela,só que descobrir que estou gravida de 1 mês e 3 semanas,procurei a empresa e eles me informaram que pra mim ser reentregada a empresa eu teria que devolver tudo que eu já tinha pego no caso a rescisão e o FGTS,gostaria de saber se essa proposta está correta.

jheniffer de curitiba colombo
em 03/11/2013

Fui mandada embora gravida coloquei a empresa na justica minha audiencia ja foi marcada quandi ffui mandada embora estava gravida de 6semanas fui mandada embora dia 20de junho no dia 22 de julho fiz a ecografia e estava de 6 semanas a empresa tem que reitegrar novamente e me pagar os meses q estou em casa

Kelly - Salvador Ba
em 03/11/2013

Olá, eu pedi que a empresa me demitisse e eles aceitaram, descobri que estava gravida um mes depois, mas não sabia deste direito então recebi fgts e seguro desemprego, ja se passaram uns 7 meses, ainda posso requerer minha estabilidade? Tenho direito?

Samantha Bueno / Carapicuíba
em 30/10/2013

Olá,

Fui demitida, depois de algumas semanas descobrir que estava grávida de quase 2 meses.
Faz 7 meses que sai da empresa, meu bebê já tem 18 dias de nascida.
Gostaria de saber se ainda posso ir atras dos meus direitos por ter sido demitida grávida?

Obrigada!

Maria sao paulo
em 17/10/2013

Fui demitida estava gravida e nao sabia fui registrada por outra empresa 15dias apos ser demitida tenho algum direito posso voltar a antiga empresa tem um mes q fui demitida e 15 dias na atual o que devo fazer obrigada

Rafael Praxedes
em 15/10/2013

Prezada Michele,

Como você já está em outra empresa, a empresa anterior não tem mais obrigações com você.

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

michele sousa ararangua
em 14/10/2013

fui demiida mais ja estava gravida e nao sabia,peguei em ouro emprego no outro dia.a empreza anterior tem q me pagar alguma indenizaço caso eu cloque na justiça?

matozinhos
em 08/10/2013

eu estava de ferias na empresa onde eu trabalhava
ai quando eu voltei eles me mandarao embora so que
eu nao sabia q eu estava gravida ..e agora uque eu devo
fazer eu tenho direito a uma indenizaçao

Rafael Praxedes
em 04/10/2013

Prezada Jessyk,

A empresa pode, sim, requerer esse ultrassom.

No caso de ser comprovada a gravidez no período de trabalho, você deverá ser reintegrada ao emprego.

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

jessyk belo horizonte
em 02/10/2013

Fui demitida sem justa causa após dias descobri que estava grávida retornei ao trabalho a empresa pode exigir a ultrassom que comprove que engravidei enquanto estava lá

Ana Paula taboão da serra
em 18/09/2013

fui demitida dia 03/09/2013 e médico que fez o meu demissional colocou o carimbo de pediatra tem algum problema?

Ana Paula
em 18/09/2013

fui demitida dia 03/09/2013 o médico que fez o exame demissional colocou o carimbo de pediatra e agora?

Ana Paula
em 18/09/2013

Oi!! fui fazer o exame demissional e o médico colocou o carimbo de pediatra tem algum problema? fui demitida dia 03/09/2013 e agora acho que estou gravida

Viviane,sapucaia do sul
em 12/09/2013

Ola assinei minha demissao 01/08 quebra de contrato por parte do empregador e eles ñ deram baixa ainda na minha carteira ela esta comigo e nem me deram a recisão para assinar,nesta ultima semana descobri que estou gravida e que engravideila pelo dia 29,30/07 queria saber se a empresa e obrigada a voltar atras na demissao?

anna
em 04/09/2013

Boa tarde ,a minha duvida é a seguinte : eu fui demitida no fim da experiencia mas eu ainda nao sabia q estava gravida e tambem nao foi realizado o exame demissional ,o fgts eu ainda nao retirei o que eu recebi foi o que a empresa paga na hora da demissao ,quais direitos eu tenho nesse momento ?!

rio de janerio
em 02/09/2013

descobri que estou gravida e fui demitida no dia 06/08/2013, no dia13/08/2013 consegui outro emprego posso ajuizar ação indenizatoria contra a outra empresa que me demitiu sem justa causa

CRISTIANE SOROCABA
em 28/08/2013

FUI DEMITIDA E CUMPRI O AVISO PREVIO ATE O DIA 05/07/13 NO DIA 28/08 DESCOBRI QUE ESTOU GRAVIDA DE 2 MESES O QUE DEVO FAZER

Crislaine lopes / Belo Horizonte
em 23/08/2013

boa noite,

eu estava de ferias na minha empresa e quando voltei no mesmo dia fui demitida sem justa causa, sai numa boa fiz o exame demissional e me perguntou se a mestruação estava atrasada eu disse que sim e mesmo assim não pediu nenhum exame, ai resolvi fazer por conta e constatei uma semana depois que esta gravida de 1 mês e pouco quando fui demitida, ai queria saber os meus direitos pois hoje estou de 4 meses e não quero voltar para a empresa.

jessica, cidade novais
em 06/08/2013

Eu fui mandada embora do meu emprego estava gravida de 2 meses eu comuniquei a empresa so q ñ tive retorno comuniquei varias vezes, eles sempre falavam q estava em andamento, ate q um dia resolvi procurar uma advogado isso fazia uns tres meses mais ou menos e ele disse q o prazo pra procurar a justiça nesse caso é de 60dias mas como eu poderia saber… isso ta certo? Ou devo procurar outro advogado?

Daliana Belo horizonte
em 23/07/2013

Olá tenho um deposito de gás e gostaria de tirar um duvida.
Eu admiti um funcionário em 2010 ele ficou um ano e eu demiti ele quando ele foi acerta a contadora foi com ele e na hora eles falaram com ele que ele tinha direito a periculosidade o qual eu não pagava por erro da contadora mas ele não falou nada.
Acontece que depois de alguns meses eu o contratei novamente e dessa vez pagando a periculosidade e já tem um ano que ele está trabalhando comigo de novo só que dessa vez ele está chegando todos os dias atrasados e faltando sem justificativa eu já dei 2 advertências e balão e disse que o mandaria embora por justa causa mas ele me ameaçou dizendo que me levaria a justiça por causa da periculosidade que não paguei da primeira vez que acertei com ele GOSTARIA DE SABER SE ELE TEM ALGUM DIREITO?

Jenifer Ferreira de Jesus; Teresópolis - RJ
em 10/07/2013

Estava no período de experiência e fui demitida sem justa causa, uma semana depois descobri minha gravidez, deixei passar 6 meses, pois não tive ninguém para me amparar e me explicar os meus direitos, agora de volta a casa da minha madrasta ela quer junto comigo correr atrás dos meus supostos direitos… tenho algum direito, alguma lei me ampara mesmo depois de 6 meses??? Desde já agradeço!

camila guarulhos
em 06/06/2013

Fui demitidabda empresa no dia 06/07/11e descobri q estava gravida procurei umadvogado do sindicato e fomos para aldiencia a juiza n deu meus direitos pois informou q eu engravidei dia 20/07 a advogada entrou em contato comigo pedindo a certidao da minha filha q nasceu dia 20/04/12 para recorer eu vou ter algum direito nesse caso.

monica / SP
em 05/06/2013

oi o meu processo está em 2 estância, está assim na situação: em pauta de julgamento com edital publicado. o que quer dizer? já marcaram o julgamento? não consegui falar com o meu advogado, já to entrando em desespero to de 7 meses e até agora nada…quanto tempo mais pode demorar??

Rafael Praxedes
em 27/05/2013

Prezada Fernanda,

Após sair da empresa, você tem até 2 anos para requerer seus direitos na justiça.

Rafael Praxedes
em 26/05/2013

Prezada Sandra,

Quem foi demitida, pode voltar a trabalhar em qualquer momento.

sandra
em 25/05/2013

quem foi demitida e ja ganho o fgts e tempo poder voutar ao trabalho tem que pagar a resisao

Rafael Praxedes
em 20/05/2013

Prezada Taynara,

Você é obrigada sim a voltar a trabalhar.

Caso você não queira trabalhar, pode pedir demissão e renunciar à estabilidade.

Rafael Praxedes
em 20/05/2013

Prezada Andressa,

Se os atestados são verdadeiros, a empresa não pode lhe mandar embora.

A empregada grávida tem direito a estabilidade de 5 meses no emprego após o parto.

Dessa maneira, só poderia ser demitida se fosse por justa causa.

Andressa curitba
em 20/05/2013

Bom dia ! Estou gravida e me informaram que a empresa pode me mandar embora mesmo com meus atestados pelo CID não serem motivos da gravides . Até pelo tempo de falta.É verdade?

TAYNARA SC
em 20/05/2013

FUI DEMITIDA E DESCUBRI Q ESTAVA GRAVIDA ELA ME READIMITIU MAIS EU JA AVIA RECEBIDO MEUS DIREITOS E AGORA EU VOLTANDO PARA A EMPRESA EU TENHO Q PAGAR A RECISÃO? EU SOU OBRIGADA A VOLTAR A TRABALHAR?

Rafael Praxedes
em 18/05/2013

Prezada Ana,

Se você já trabalha em outra empresa, não há que pedir indenização da empresa anterior.

Você tem a estabilidade garantida na empresa atual.

ana jacutinga mg
em 17/05/2013

Fui demitida pq tinha acabado o contrato de experiencia e descobri agora que estou gravida de quatro meses e faz dois que fui demitida mas agora eu trabalho em outro lugar queria saber se tenho direito a uma idenizacao

fernanda
em 13/05/2013

Sai da empresa faz um e meio posso revorre

Rafael Praxedes
em 13/03/2013

Prezada Larissa,

Sim, você tem direito a estabilidade.

Procure um advogado.

Larissa São Caetano do Sul
em 13/03/2013

Bom dia!
Estou desempregada a 1 mês e meio e descobri que estou grávida de 2 meses.
No caso fiz um acordo e com ele uma carta de demissão. Recebi todos meus direitos e devolvi os 50% de multa do fundo de garantia.
Tenho direito

Rafael Praxedes
em 22/02/2013

Prezada Patricia,

Apesar da demora, você ainda tem direitos.

Procure um advogado com urgência!!

patricia louveira
em 21/02/2013

olá .trabalhei em uma empresa no periodo de 3 meses e logo descobri que estava gravida em 26/08/2012 me demitiram no final do contrato de experiencia porem hoje minha bebe ja esta com 15 dias posso recorrer a justiça pois no que diz respeito a lei mudou.

Rafael Praxedes
em 19/02/2013

Prezada Rejane,

Como você pediu demissão, não tem direito a estabilidade no meu entendimento.

rejane ceilandia df
em 19/02/2013

queria saber se tenho direitos de recorrer pois pedi conta do trabalho e estava cumprindo aviso no periodo do aviso previo fiquei gravida e ja tem 9 meses que sai do trabalho meu bebe esta com 1 mes e meio se ainda posso recorrer na justica

Rafael Praxedes
em 18/02/2013

Prezada Celia,

Obrigada não, mas se você quiser voltar, você tem direito.

celia brasilia df
em 17/02/2013

estu gravida fui demitida sou abrigada vltar ao trabalho

Praxedes Perguntas
em 16/02/2013

Olá Monica,

Essa é uma resposta automática.

Infelizmente a quantidade de perguntas diárias foi excedida e não podemos lhe dar um retorno sobre a sua dúvida.

Você pode tentar novamente em outro momento ou navegar em nosso blog, pois certamente temos a resposta para você em um de nossos posts.

Desculpe-nos o transtorno.

Você sabia que agora pode calcular seu FGTS aqui em nosso blog? Para calcular quanto você deve ter de FGTS, basta acessar
nossa calculadora: Calcule o seu FGTS.

monica / SP
em 16/02/2013

Fui demitida grávida no término do período de experiência, minha audiência já foi marcada pro dia
27/02. Agora tenho mais duas perguntas uma é se a empresa tem que arcar com as despesas médicas da gravidez, pois estou tendo uma gravidez complicada e se tiver que retornar ao serviço o médico vai me afastar.
A outra pergunta é se posso pedir uma indenização por danos morais ( ou outra coisa ) pois foi depois q fui demitida que começaram meus problemas, e minha gravidez é de risco, preciso de muito repouso.
Desde já agradeço!!

Rafael Praxedes
em 13/02/2013

Prezada Rita,

Você tem sim direito a estabilidade no emprego. Agora é preciso que você procure um advogado com urgência.

Rafael Praxedes
em 13/02/2013

Prezada Eliane,

Você tem estabilidade até 5 meses após o parto.

eliane thibes
em 12/02/2013

entrei na empresa frigorifica sem saber meses depois fui mandada embora estava gravida de 4 meses ,e na experiencia me mandaram embora.

Rita de Cassia Antunes- cidade Canoas-RS
em 08/02/2013

pedi demissao e nao sabia que estava gravida,apos 2 dois meses fiquei sabendo,gostaria de saber se tenho algum direito,meu vinculo era de 4 anos.

att. Rita

Rafael Praxedes
em 05/02/2013

Prezada Rosana,

Não, ele não pode lhe mandar embora porque você tem a estabilidade no emprego até 5 meses após o parto.

Rafael Praxedes
em 26/01/2013

Prezada Giovanna,

SIM, você pode entrar na justiça e deve fazer isso imediatamente. Procure um advogado em sua cidade.

Você sabia que agora pode calcular seu FGTS aqui em nosso blog? Para calcular quanto você deve ter de FGTS, basta acessar
nossa calculadora: Calcule o seu FGTS.

giovanna
em 26/01/2013

oi, engravidei no final de dezembro..no dia 4 de janeiro ganhei justa cauza ja tinha outras faltas e no dia anterior levei um atestado de hora fui demitida…tenho como recorrer pra voltar a trabalhar la por causa da gravidez?…sao quase dez diaz de gravidez antes de ser demitida

Rafael Praxedes
em 21/01/2013

Prezada Gislaine,

Sugiro que procure um advogado com a MÁXIMA urgência, pois você tem direito a estabilidade no emprego até 5 meses após o parto.

Você sabia que agora pode calcular seu FGTS aqui em nosso blog? Para calcular quanto você deve ter de FGTS, basta acessar
nossa calculadora: Calcule o seu FGTS.

campinas
em 21/01/2013

bom dia.eu não sabia que estava grávida,trabalhei no periodo de tres meses,no dia 4 de dezembro de 2012,o meu patrão me chamou e falou que iria da baixa na minha carteira,pra que eu seja trasmitida para outro posto de trabalho.mais não aconteceu assim.
ele não me pagou o pagamento do mes de dezembro todo,pagou atrassado,não deu baixa na minha carteira ate agora.
E passei mal,vomitando e muita dor no estomago,e sentia algo mecher na minha barriga.foi pro medico e fiz uma ultrasson,estou gravida de 4mese e não sabia.
agoro estou correndo atraz, mas não acho a pessoa no escritorio e não atende o telefone.estou preculpada.pq não sei oque fazer com esta situação…

Escreva aqui