Fui demitida mas não sabia que estava grávida.


**Novidade!! Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.**

Ao longo do tempo, temos nos deparado com várias trabalhadoras que não sabiam que estavam grávidas, foram demitidas e só descobriram a gravidez após a demissão.

Nesse caso, se ficar comprovado que a empregada engravidou realmente enquanto estava trabalhando, ela terá, SIM, direito a estabilidade provisória no emprego, devendo procurar um advogado especializado para requerer a reintegração ou indenização na justiça.

Ser demitida estando grávida. Como proceder?

Não sabia que estava grávida mas fui demitida. O que fazer?

Dessa forma, o fato de descobrir que estava grávida só após a demissão não retira o direito da empregada gestante se essa gravidez ocorreu durante o curso da relação de emprego.Para comprovar na justiça, um simples exame de sangue pode afirmar há quanto tempo a empregada está grávida. Se no exame constar que a empregada estava realmente grávida ao tempo de demissão, a estabilidade provisória está garantida.

Em outro post, já explicamos vários detalhes dos direitos da empregada gestante, veja.

Importante lembrar que a empregada gestante tem direito a estabilidade ainda que esteja em período de experiência.

Além disso, é muito importante também lembrar que a estabilidade da empregada grávida NÃO É ABSOLUTA, pois se a empregada cometer alguma das faltas graves já abordadas em outro post, poderá, sim, ser demitida POR JUSTA CAUSA.

É isso ai pessoal, esperamos ter ajudado com essa postagem

Qualquer dúvida, comenta aqui embaixo.

Compartilhe:

25 comments

  • Ola boa noite possuo uma duvida extremamente emportante fui mandada embora no dia 04/05 mas ate o momento nao assinei a recisao da empresa e descobri hoje dia 14/06 que estou gravida o que vou fazer tenho estabilidade?
    Estou desesperada me ajudem porfavor aguardo retorno

  • Jessica queiroz

    Olá fui mandada embora sem justa causa, e descobrie q estava gravida de quase dois meses,meu advogado sugeriu uma readmissao de contrato, pois a reintegraçao eu tinha que devolver todo o dinheiro, é certo fazer este procedimento??

  • fui mandada em bora mais fiquei so 35 dia e não fui registrada depois descubri esta gravida tenho direito fui mandada em bora dia 8 12 2014 em janeiro descubri esta gravida hoje estou com 7 meses

  • KARINA DE LIMA

    Fui dispensada 20-4 e eles qrem me readimitir devido a gravidez, tenho algo a receber ou a pagar para a empresa?

  • raquel maria da silva

    Fui mandada embora dia 07 de abril de 2015 e em maio do mesmo ano descobri q estava grávida mas nos exames que eu fiz (ultrasson)mostra q engravidei duas semanas depois da demissão? Tenho algum direito para voltar a ser readimitida???

  • gabriela ferreira

    Ola estou com o mesmo problema que a amiga acima.
    Eu fui demitida dia 17/08 e no dia 16/09 ( tenho o exame HCG) dis estar gravida de 5 a 6 semanas.
    Ou seja, eu estava com 1 semana de gravidez.
    Eu fui demitida e recebi todos meus direitos, como as multas e tudo mais,
    So que vim morar em SP (ate entao trabalhava em Salvador Bahia), Preciso fazer oq?
    Vou ter que devolver dinheiro? A rescisao de contrato, as multas o aviso prévio, vou ter que devolver tudo?
    E como farei com relacao a reintegracao, ou novo contrato.?
    Eu já nem tenho o dinheiro dessa rescisao, pois paguei as dividas e voltei pra SP.
    Por favor, preciso de um direcionamento.
    Obrigada

  • Engravidei trabalhando na empresa já tinha passado da experiência mais só descobri com quase 3 meses de gestação q estava grávida no começo passava muito mal assim q comecei a suspeitar por tal motivo vivia no médico mais sem confirmação q estava realmente grávida … Mais assim q descobri levei o atestado de dias na empresa liguei no Rh e informei q tinha acabado de saber que estava grávida e por tal motivo não estava indo trabalhar ,e até mesmo antes de eu descobrir haviam me transferido pra uma loja mais longe daqui eu já trabalhava e acaba sendo mais cansativo fui visitar a loja mais só em ir visitar passei mal no ônibus . Liguei várias vezes no Rh da empresa Pra ver se me transferiram pra minha antiga loja e nada nunca resolveram nada por telefone e só diziam q eu tinha q ir na loja para qual fui transferida mais não conseguia pegAr condução por tal motivo não fui a loja e também não tinha como eu por mais que estou grávida ir ao médico todos os dias para pegar atestado pq passo mal na condução até que fiquei sabendo q me mandaram embora alegAram que mandaram 3 telegramas no meu endereço q não era mais o meu atual e que tinham assinado como se eu estivesse ciente q tinha q aparecer na empresas,gostaria de saber oque devo fazer pois já estou de 6 meses de gestação quero saber quais são meus direitos nesse caso.

  • carolina duarte de oliveira

    Fui manda em borra 12/01/2015 recebi todos os meus direto logo de pois descubri que estava gravida de 6 meses ja ganhe o bebe em 02/11/2015 a inda posso recorer

  • mia santos

    Oi gostaria de saber uma informação ,entrei numa empressa gravida mas eu nao sabia ,ele me contrataram por 45 dia experiençia ,e eles tbm assinaram minha carteira esses dia ,por favor quero saber se tenho algum direito .

  • olaa me ajudem por favor a tirar
    minhas duvidas!!! fui demitida. dia 18/09/2014 mas dia 9/12/2014 descobri q estava gravida de 3 meses entao fui a empresa levar a ultrason e os exames medicos e eles me reintegraram no dia 18/12/2014 mas nesses 3 meses q fui demitida eu ja tinha sacado o fgts e recebido o valor da recisao,ja tinha dado entrada tbm no seguro desemprego e dia20/12/2014 peguei a primeira parcela,comunikei a empresa sobre o seguro desemprego e perguntei se daria algum problema eu ter recebido as parcela e eles disseram q nao,entao acabei reecbendo aa 4 parcelas q tinha, dia18/05/2015 sai de licenca maternidade peguei minhas ferias e voltei dia 12\10/2015 e hoje dia 09/12/2015. me despensaram eu queria saber oq tenho direito a receber se recebo a recisao no valor da data de entrada antes da reintegracao se vou ter q devolver algum valor para a empresa!!! e queria saber tbm se tenho direito a receberessea 3meses q fikei para depois da dispensa????? OBRIGADAA!!!!

  • Boa tarde fui mandado em bora depois de 20 dia descobri que estáva grávida eu tenho algum direito

  • Thaina barcelos

    Oi minha dúvida é que com 3 meses de trabalho foi mandada em bora grávida engravidei dia 30 é fui mandada embora dia 17 de outro meis o que eu tenho direito que eles só me pagarão meu pagamento

  • ola fui demitida sem justa causa e ja estava gravida … dai fui na previdencia social dar entrada no salario maternidade apos o nascimento do meu bebe, dai a previndecia social me mandou uma carta afirmando que quem tinha o direito de me pagar o salario maternidade e a empresa … o que eu devo fazer?

  • francielly

    Fui demitida gravida mais nao sabia fui demitida em 02-09_15 hoje ja estou com 34semanas a empresa quer me reintegra mais esses 6mes em casa eles temque pagar como eu poderia fazer esse calculo esse valor e pago no ato da reintegracao

  • Fui demitida 02/03/2012
    E a data do termino do aviso prévio é 01/04/12
    So que eu ainda não sabia que tava grávida de dois mês fui ao médico e descobrir dia 16/04/2012 que tava grávida e não fui na empresa prova que eu tava grávida. Sera que tenho direito do salário maternidade da minha filha que hoje ja ta com três anos? Essa e minha dúvida? !

  • Olá, fui desligada no dia 16 de março ,ainda não assinei nenhum documento .descobrir que estou gravida. e ai oque faço?

  • Fui demitida dia 10/09/2015 e não sabia que estava grávida, só que também não sabia que eu tinha direito do salário maternidade, então eu já recebi todos os meus direitos, tanto a recisão quanto as parcelas do seguro desemprego, então gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade. Hoje estou com 8 meses de gravidez.

  • oi eu trabalhei em 12/2014 ,apenas 26 dias e fui mandada embora e descobri que estava gravida , eu nao fui registrada e nao deram nenhum papel que provasse que eu trabalhei ,fui encaminhada pelo cat o que posso fazer tenho algum direito?OBRIGADA

  • Trabalhei registrada e estando na experiência de 45 dias assim q acabou me mandaram embora ,e eu estava grávida e não sabia estou de 4 meses e dois dias e me mandaram embora tem 3 meses e onze ,tenho direitos .

  • Fui demitida em 20 de julho só em agosto descobrir que estava grávida não fui a empresa pois vi que mesmo que estando grávida teria direito a licença maternidade mais agora com 7 meses o inss disse que por não ser por justa causa não tenho direito o que fazer?

  • Olá fui mandada embora em outubro e meu aviso foi em 1 de novembro descobri que estava grávida na 2 parcela do seguro qual direito eu tenho ?

  • Larissa wanielle

    Me Ajudem Por Favor!! fui demitida em março de 2016 só que já estava gravida de um mês e não sabia.Quando fui fazer o exame demissional não fizeram exame de sangue em mim . Descobri só minha gravides em abril fiz uma ultrassom e levei para empresa só que fui exigida a fazer um exame que comprovasse mesmo que eu estava gravida. Daí voltei para empresa e minha licença maternidade acabou em janeiro e agora estou de ferias só que pela lei ainda tenho um mês de estabilidade vou colocar na justiça,neste caso preciso de testemunhas ou minha provas já são o bastante. Quero saber se é causa ganha?

  • aline Cristina araujo da silva

    Boa noite me chamo Aline ,tenho varias dúvidas fui mandada embora da empresa em 13/07/2016 meu aviso foi pago ate 11/08/2016 porém descobri minha gestação com 21 semanas e avisei a empresa ai fui reintegrada no dia 09/01/2017 o rh da empresa nunca falou comigo sobre meus direitos recebi meu salário sem nada a mais ….A empresa teria que depositar os salários atrasados ,13terceiro e férias do tempo que fiquei afastada ?já comecei a pagar os 30%da rescisão do contrato o que posso fazer um para ter meus direitos ?hj estou com 29 semanas e 7dias

  • Boa noite fui mandada embora depois de seis meses de trabalho no dia 29 de novembro quando foi dia 4 de janeiro descobrir que estava grávida comuniquei a contadora do meu patrão pq ele estava viajando e eu iria pegar a minha carteira dia 11 de janeiro que ela ia dar baixa ,mas no dia 11 fui lá pegar minha carteira ela já tinha dado baixa deste do dia 28 de dezembro ela só me perguntou se eu tinha alguma prova que estaria grávida eu falei que tinha uma ultrassom e que estava com quase 2 meses e estava com começo de aborto e na ultrassom fala que está com começo de aborto , deixei uma cópia pra ela mas ela não me falou mas nada vim embora pra casa depois de quase um mês meu ex patrão me ligou com inguinorancia falando que tinha que voltar pra trabalhar mas eu não voltei pela inguinorancia dele o que fazer com esta situação estou com3 meses de gravidez

  • francismara

    Eu sofri um aborto ai descobri que tava grávida. ai tem um mês. Que fui demitida como eu faço em relação. a empresa