Gráfico: Insalubridade x Periculosidade


Dando continuidade a nova sessão de gráficos do blog, apresentamos o gráfico das diferenças básicas entre Insalubridade e Periculosidade. Algumas pessoas costumam confundir tais institutos do direito do trabalho, no entanto, demonstraremos a seguir que é bem fácil e simples distingui-los e nunca mais esquecer. Vamos ao Direito do Trabalho desenhado então:

 

Diferenças entre insalubridade e periculosidade

Diferenças entre insalubridade e periculosidade

37 comments

  • Elton Lacerda

    Bom Dia!
    Entrei em uma fábrica de requeijão com função de auxiliar de expedição. uso o EPI que eles recomendam como protetor auricular e as japonas para entrar nas câmaras fria. gostaria de saber se tenho direito a insalubridade. Trabalhei na mesma empresa a 5 anos atrás e recebia, agora perguntando, disseram que não paga-se mais. O que devo fazer e a quem procurar? Creio que é necessário uma perícia do local. e isso cabe a mim correr atrás?

  • sao luis maranhão

    boa tarde!me chamo alexandre, trabalho em uma empresa de dedetização e controle de pragas, gostaria de saber em qual grau de risco se aplica na função de dedetizador 40%,20% ou 10%?

  • marcia ,rj

    Boa tarde, trabalho dentro de um cais de porto onde oas funcionarios recebem periculosidade, com risco grau 4. Estamos trabalhando e foi realizado pela empresa PPRA e PCMSO, onde nao foi diagnosticado risco. Como isto pode ser justificado. Só os funcionarios desta empresa não receberem?

  • eu trabalho em um laboratório de analise de alimentos manipulo reagentes quimicos ,trabalho 8 horas diárias .Gostaria de saber se tenho direito de receber isalubridade ?

  • Solange- Santana Cosmópolis

    Olá Dr. Trabalhei durante cinco anos em uma lavanderia, prestando serviços para uma empresa que é uma indústria farmacêutica, com fabricação de remédios hospitalares, ( antibióticos, injetáveis dentre outros) Eu não trabalhava na lavagem dos uniformes, mas ficava na indústria farmacêutica onde recolhia os uniformes usados pelos funcionários, para a higienização, e guardava as higienizadas, e onde percorria todo prédio vertical ( com 3 andares) onde la se tem toda área de produção, com armazenamento de produtos inflamáveis, tipo álcool, peróxido entre outros, que ficava no segundo andar.
    entrei na justiça, juíza mandou para perícia, onde fomos lá com uma perita, e ela não me deu os trinta, dizendo que lá não existe possibilidade ou risco algum de explosão, sendo que a maioria dos produtos usados no setor chamado cristalização, são inflamáveis, entramos com uma nova ação, pedindo nova perícia, ou ouvir otestemunhas, . Gostaria de
    saber o que o sr, acha desse caso, tenho chances?
    Falei resumidamente .
    Desde já muito obrigada

  • Boa tarde !!! Gostaria de saber se o funcionario que recebe os 30% de periculossidade na hora da rescição é feito os calculos em cima do 30% de periculossidade???

  • marcos campo limpo paulista sp

    minha mulher mexe com acido ,acetona e agua desmineralizada ela tem direito a insalubridade.

  • JOSE, Rio Grande do Sul

    Ola, trabalho em uma maquina sou rebobinador, uso diario, giletes, faquinhas, estiletes para cortar o material, que e plastico, gostaria de saber se tenho direito a insalubridade ou periculosidade tem cheiro forte de tiner tintas, solvente, assetato pois as impressoras sao junto no mesmo setor. obrigado se for atendido.

  • Olá! Gostaria de saber como se dá o processo p/ aplicação de periculosidade? Pois trabalho em ambiente com ruído em que mesmo usando EPI corremos risco de perda auditiva, o que é uma perda irredutível. como nos simples funcionarios podemos reinvidicar tal direito da empresa?

  • Trabalhei mais de 24 anos em Marmorarias, sempre no escritório. Tenho perda auditiva no ouvido direito devido ao barulho. Já tenho 25 anos de contribuição. Tenho direito a aposentadoria especial?

  • Gostaria de saber se um funcionaria que já ganha periculosidade em posto de combustível da empresa pode fazer outro trabalho de periculosidade e receber apenas um.

    Grato

  • rafael thimoteo

    trabalho a mas de 5 anos operando impressor digital a base d solvente nunca ganhei isalubridade ou coisa assim , eu tenho direito, aki naum estamos no sindicado dos grafico e sim do comercio…

  • Edson............ Areado Mg

    Gostaria de saber se quem trabalha em laboratório de usina de açúcar e álcool tem direito de periculosidade ou insalubridade?
    Especificamente em laboratório da produção de açúcar…..

  • Pedro Passos

    Gostaria de saber se quem trabalha em laboratório de usina no setor da produção de açúcar tem direito à periculosidade ou insalubridade ?

  • fabio porto alegre

    trabalho numa marcenaria do estado . so que nesse anexo tm outras secretarias , entre ela a sussepe , nesse departamento cruzamos com armas as veses e presos , quase que sempre , gostaria de saber qual seria , o adcional que devo ganha ,obrigado

  • trabalho como controlador de pragas e utiliso a moto como trabalho, queria saber se eu tenho direito a receber o adicional de periculosidade e o insalubidade juntos ou nao

  • trabalho a mas de 5 anos operando impressor digital a base d solvente nunca ganhei isalubridade
    a sala onde trabalho tem 2 plotter e sem saida para o cheiro do solvente, e não tem exlastor tbm
    tenho direito de insalubridade?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *