Insalubridade e Periculosidade

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Inicialmente, vamos esclarecer, desde logo, uma dúvida muito comum: É possível receber adicional de insalubridade e adicional de periculosidade ao mesmo tempo?

A resposta é negativa. Um empregado não pode receber esses dois adicionais ao mesmo tempo. No entanto, caso o Empregado trabalhe em ambiente insalubre e perigoso ao mesmo tempo, é o próprio empregado quem deve escolher qual adicional quer receber..

Uma atividade Insalubre é aquela na qual o empregado trabalha diariamente na presença de agentes nocivos à sua saúde (excesso de barulho, excesso de poeira, trabalho com agentes químicos, etc.).

Atividades Insalubres e Perigosas ensejam adicional na remuneração do empregado

Atividades Insalubres e Perigosas ensejam adicional na remuneração do empregado

Pode-se considerar Insalubre, portanto, aquela atividade que vai “matando” o empregado aos poucos.

No entanto, para uma atividade ser considerada insalubre é necessário que a mesma esteja na relação editada pelo Ministério do Trabalho (NR15 – Clique aqui para visualizar).

Essa relação editada pelo Ministério do Trabalho também determinará o grau de insalubridade de cada atividade.

Existem 3 graus de Insalubridade: Minímo, Médio e Máximo.

No grau mínimo, o empregado receberá um adicional de 10%.

No grau médio, o empregado receberá um adicional de 20%.

No grau máximo, o empregado receberá um adicional de 40%.

Atenção 1: O adicional de insalubridade é calculado sobre o salário mínimo, não importando qual é o salário total do empregado.

Atenção 2: Caso o empregador consiga ELIMINAR a insalubridade, por meio do fornecimento de aparelhos protetores, devidamente aprovados pelo órgão competente do Poder Executivo, o empregado não terá direito ao adicional de insalubridade.

Atenção 3: O simples fornecimento do aparelho de proteção por parte do Empregador (sem conseguir diminuir ou eliminar a insalubridade) não o exime do pagamento do adicional de insalubridade ao empregado.

Uma Atividade Perigosa, por sua vez, é aquela na qual o empregado trabalha em contato permanente com explosivos, inflamáveis e eletricidade.

Pode-se considerar Perigosa, portanto, aquela atividade na qual o empregado está exposto a um risco de vida todos os dias, tendo em vista o trabalho que exerce com explosivos, eletricidade ou inflamáveis. Enquanto uma atividade Insalubre vai matando aos poucos, uma atividade Perigosa pode matar o empregado instantaneamente.

O Empregado que trabalha em uma atividade perigosa terá direito a receber o adicional de 30% sobre o salário base (não é sobre o salário mínimo). Esse adicional é fixo, pois a periculosidade não possui vários graus como a Insalubridade.

Atenção 1: No momento em que deixa de existir o risco à saúde ou à integridade física do Empregado, este deixa de ter direito ao adicional de periculosidade.

Atenção 2: O adicional de periculosidade dos Eletricitários deverá ser calculado com base no salário integral recebido.

Atenção 3: Se o empregador já paga o adicional de periculosidade de forma espontânea, é dispensada a perícia, tendo em vista que o Empregador assumiu que a atividade é realmente perigosa

Se as informações trazidas aqui ajudaram você de alguma maneira e você está satisfeito, clique em CURTIR aqui embaixo. Isso ajuda, e MUITO, na divulgação para que outras pessoas também fiquem informadas sobre seus direitos. Obrigado.

 

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2 3 4


Thiago Fortaleza ce
em 16/01/2015

Sou auxiliar de mecânico de maquinas agrícolas tenho direito a insalubridade ou a periculosidade?

eu trabalho em um hospital de ortopedia que tem no minimo 15 cirurgia por semana eu resebia solubridade a 10 anos e agora foi cortado minha funcao e manutencao predial faço tudo de manutencao na clinica de energia ao esgoto eu tenho direito corto minha solubridade este ano servico que eu faço pintura eletrisidade predeiro encanador estofador friba e ainda com detetizacao e pouca mas faco

Ester Mendes Aparecida de Goiania
em 01/12/2014

Boa Tarde

Gostaria de sabe se quem trabalhar com poeira,paleteira,palete tem direito de recebe insalubridade ou periculosidade?

Dez de já Obrigada!

Atenciosamente

Ester

Rejane - Manaus
em 13/11/2014

Boa Tarde,

Tenho um padeiro que trabalha na minha empresa e o mesmo está me cobrando insalubridade, alegando que eu tenho 2 botijas de gás instaladas na padaria, sendo que as mesmas são instaladas com todos os padrões da fornecedora e fica do lado de fora do estabelecimento.
Cabe este pedido???

seropedica-rj
em 12/11/2014

Eu teabalho 23 meses numa firma com cartwira assinada, trabalho na mesma funçao de ajudante de caminhao de esgoto. Quero saber se tenho direito a insalibridade , e a firma qie trabalho ate hj nao paga nada disso . Qiando eu sai quero botar na justiça , eu tenho direito ?

Paula - Cotia
em 05/11/2014

Bom dia, tenho em minha empresa 2 soldador, forneço os EPCs e EPIs, segundo os documentos da Med e Seg do Trabalho não precisamos pagar insalubridade, no entanto, depois de várias petições dos funcionários, minha diretoria acatou e pagamos, a 3 meses este valor, agora os funcionários querem receber o período que não recebiam, isto procede?

leonardo - Franca
em 31/10/2014

trabalho como profissional do sexo nas ruas, correndo risco e sendo tarado a todo instante tenho direito a insalubre e a periculosidade

Renato
em 26/10/2014

Ola trabalhei 5 anos com solda mig só que meu registro foi como ajudante de produção. Ja me queimei queimadura de segundo grau a vista sempre irritada e fui dispensado como ajudante de producao que direito eu tenho ainda tenho testemunhas e um certificado de soldador da empresa

joao pessoa
em 24/10/2014

gostaria de saber quem trabalha na altura de 30 metros se tem direito a receber pericolosidade e se quem trabalha em lugar fechado com poeira se tem direito a isalubridade?? bigado

gloria
em 20/10/2014

bom dia trabalho na uti-neo de hospital fazendo limpeza gostaria de saber qual valor da porcentagem que tenho direito so recebo 20porcento

Fredson - guatapará
em 12/10/2014

Boa noite ,costaria de saber quem trabalha de auxiliar de limpeza num consultorio medico tem direito de ganhar insalubridade ou pericosidade

contagem mg
em 02/10/2014

gostaria de saber qual grau de periculosidade eu estou pois trabalho com cm30 um agente de asfalto que contem na sua formula querosene e tem quer aquecido ate 50 grau de caloria eu manucio ate 4 mil litros por dia

Wilton, Teresina-PI
em 26/09/2014

óla amigo trabalho em uma empresa como operador de caldeira, utilizo os combustives, óleo diesel e óle BPF, alem disso tenho atiividades na parte de frios ou seja como manuseio de gás NH3 (amônia) alem de produtos quimico para tratamento de água dos equipamentos. Gostaria de saber nessas atividades o direito correto para receber é insalubridade ou periculosidade? Pois ja que existem riscos de explosões como caldeiras e vasos de pressão.

rio de janeiro
em 18/09/2014

trabalhei 14 anos em uma industrial que esterilizava , à calor seco ( com 4 estufas , com mais de 100° graus de temperatura ), teria eu que usar roupa apropriada, para retirada dos produtos esterilizados, já que não podia esperar esfriar as estufa apos ser desligadas.
Grata
Um abraço

henrique campinas
em 16/09/2014

trabalho em uma funilaria e pintura tenho contato com thinner , tintas e outros prudutos usados na aréa em um lugar praticamente fechado tenho direito a receber insalubridade

Vanriber
em 16/09/2014

Gostaria de saber se um estagiário, que está trabalhando (estagiando) numa área de risco tem direito a receber insalubridade ou periculosidade, pois os colaboradores que estão ao redor dele todos tem direito e todos estão expostos assim como ele. tem direito?

Nádia - Praia Grande/sp
em 15/09/2014

Bom Dia!

Gostaria de saber se quem trabalha no acesso de entrada de caminhão de lixo, tem direito a insalubridade?

O local e onde entra os caminhões para descarregar e outros para carregar lixo para levar para outra cidade, além da poeira, o odor e horrivel, meu marido fica numa cabine que não adianta nada porque quando os caminhões passam sobem as poeiras e o odor, desde já obrigado.
Nádia

Gustavo Uberaba
em 12/09/2014

Trabalho em um Hospital, no ramo da tecnologia.
Demos suporte a 90% dos setores hospitalares, como: ambulatório, clínica, ortopedia, reabilitação, sala de operação, sala de parto, etc. Vários!

Eu tenho direito de receber auxílio periculosidade?

jefferson - são paulo
em 10/09/2014

Boa tarde,
Ilustre advogado sou funcionário publico do estado de são paulo onde todos na secretaria onde trabalho recebem insalubridade, como sou eletrotêcnico e trabalho religando cabine primarias no meu trabalho, queria saber se tenho direito a periculosidade como faço para receber, se posso receber os dois adicionais.

ALEXANDRE GARCIA .SAO PAULO CAPITAL
em 05/09/2014

BOA TARDE trabalho em uma empresa de lixo no setor de manutenção de veículos e equipamentos sou pintor de auto trabalho com thinner ,tintas PU ,Primer Diluentes ,uso todos os equipamentos mascara, protetor auricular ,luva,nao uso óculos de proteção apropriados,tenho, direito ao alguma coisa já que trabalho com tinta e os caminhoe de lixo vive sujo .obrigado pela atençâo

rio de janeiro
em 04/09/2014

Boa tarde !

Em minha carteira profissional consta um carimbo dizendo que tenho direito a receber periculosidade, mas não trabalho em uma área que seja perigosa.
Tenho direito ou não a receber isso.

Atenciosamente,
Alessandra

SÃO JOSE SC
em 03/09/2014

Boa tarde

Uma pizzaria que tem forno a lenha, e obrigado a pagar insalubridade ao pizzaiolo? E se sim qual a porcentagem?

josé nei santo antonio da patrulha
em 02/09/2014

trabalho na prefeitura no setor de iluminação publica como motorista mas faço a limpeza do caminhão e a sala a onde é o escritorio ficam os materias eletricos como lampadas de mercurio lampadas de vapor de sodio e reatores de acordos com as lampadas e fios por eu esta no mesmo ambiente eu não teria direito a insalubridade como devo proceder para buscar este direito

elvis martins campo grande ms
em 27/08/2014

tenho uma duvida. quero abrir um processo referente a insalubridade, se eu perder, como ficaria o calculo pra pagar o advogado?

raphael
em 25/08/2014

a alguns anos trabalho em reciclagem de materiais com certo grau de contaminação, pois são materiais vindos de obras de saneamento (reciclo ferros velhos/ferro fundido/pvc sujos e contaminados/mista plástica também sujas e contaminadas/reciclo também transformadores onde soltam o óleo cancerígeno (ascariol(?)), inclusive a área onde trabalho a qualquer chuva fica alagada acumulando barro e urina de ratos, pra dizer a verdade trabalho numa grande empresa estatal de saneamento sendo que trata também esgoto vindo de várias localidades de são paulo e portanto respiro o dia inteiro esse odor contaminado e até hoje nunca ganhei um centavo de insalubre. gostaria de saber como tenho que proceder pra que eu consiga requerer esse direito pois provas não faltam, inclusive com fotos do local. me oriente por favor, e ainda terei direito a retroativo???? aguardo retorno e fico agradecido.

JOAO PESSOA PB
em 23/08/2014

Boa noite
Já tenho quatros anos que trabalho como aux de laboratório de analises clinicas, queria saber se tenho direito a salubridade.ou apos quanto tempo posso ter direito.

Luis Carlos / Florianópolis / SC
em 23/08/2014

Sou supervisor de produção em uma fábrica de maqs. para solda, eu faço os testes em todas
teste de solda , fico em pé o dia todo . Teria eu algum direito á insalubridade ?

Guarulhos
em 14/08/2014

Olá bom dia.
Tralho realizando desentupimentos em caixas de esgoto de postos de saúde. Tenho direito a receber periculosidade ?

Paulo Sergio de Freitas RJ
em 13/08/2014

trabalho como mecanico de refrigeração dentro de um hospital , recebo insalubridade mais a empresa não fez nenhuma anotação naminha carteira e agora que eu sai me entregaram um ppp como se eu não fosse insalubre o que faço estou com problemas de saude. O que faço já que trabalhei 25 anos so nesta empresa e em varios hospitais? (sou terceirizado).

jofranio oliveira
em 27/07/2014

ola a todos!trabalho na saaec(sociedade anonima de agua e esgoto) em crato ce,de operador de bombas onde no local de trabalho estou constantemente em contato com as chaves de energia ligando e desligando as bombas risco de levar choques eletricos,utilizando cloro em media seis vezes por dia e sem se falar nos riscos de ser assaltado ja que tenho que ligar uma bomba pela madrugada em local deserto e escuro.valeu!
tenho direito a periculosidade???

Angélica - SP
em 24/07/2014

Bom dia!

Gostaria de saber se é verdade que empresas que possuim gerador, são obrigadas a pagar isalubridade.

marcelo
em 14/07/2014

tenho o direito de insalubre… trasportava residuos quimicos por 6 anos e nunca recebi nd por trasportar de uma cicade p outra

Bodoquena ms
em 04/07/2014

Gostaria de saber como esta a legislação em relação a operador de E.T.A e E.T.E,

lisiane são paulo
em 22/06/2014

olá.. estou registrada como auxiliar de produção porém trabalho como assistente de pintura gostaria de saber se e tenho direito a receber insalubridade?…

Victor - Rio de Janeiro
em 22/06/2014

Trabalho como pintor de autos e meu patrão diz que deveria me pagar insalubridade mas não paga! Se eu pedir demissão ele deve me pagar os atrasados desde o inicio do trabalho até hj? e se ele depois de uma conversa ele ainda não pagar, posso entrar no justiça para receber meus direitos?

trabalho como mecanico industrial mexo com graxa oleo e outras coisas.a faço tdu que o outo mecanico faz mais ganho menos que le 4, reais.tenho direito a alguma coisa

Ariel - Rio de Janeiro
em 17/06/2014

Sou serralheiro, Trabalho em uma empresa de locação de andaimes, gostaria de saber se tenho de insalubridade ou periculosidade ?

Jefferson pouso alegre
em 16/06/2014

Olá
Boa noite! Trabalho em uma câmara fria à menos -28 graus porém uso touca tipo nija calça para baixa temperatura e roupão mais luvas baixa temperatura quanto devo receber em porcentagem à insalubridade?

junior campinas
em 14/06/2014

Ola minha duvida eh a minha empresa trabalha com produtos de recuperacao e tratamento de metais e em mts das formulas ou seja qs td eh usado o acido fluoridrico 98% e o acido sulfurico 99% e nos soh recebe 20% de insalubridade sera que naum seria o caso de eu receber periculosidade?

São paulo
em 09/06/2014

Trabalhei por 8 anos em uma empresa onde passa tubulação de gás para queimadores no local onde trabalhava tenho direito a periculosidade?, só que eu recebia insalubridade por temperatura onde também gostaria de saber se só porque recebia insalubre podia trabalhar em um ambiente que chegava a 45 graus por 12 horas sem revesamento o calor é insuportável,

franca / sp
em 06/06/2014

bom dia.

gostaria de saber sobre insalubridade,, trabalho numa loja de conveniencia dentro de um posto de combustivel, sou registrado pelo sindicato do comercio varejista, mais como trabalho dentro do posto de gasolina e proximo, (uns 10 metros da primeira bomba ), sendo que se tem 12 bicos de combustivel no posto, entao pergunto, tenho direito de adicional de periculocidade ou insalubridade,, pq trabalho no periodo noturno.. obrigado, no aguardo.

adao freitas dos santos
em 28/05/2014

Ola tudo bem eu trabalho como operador de caldeira e recebia insalubridade a empresa cortou i dice que o governo tirou em 1998 tenho os contra cheque de pagamento guadado tenho direito de receber se colocar na justiça porque era direito adquerido.

ananindeua
em 27/05/2014

gostaria de saber o valor do salario de atendente de deposito de gas atenciosamente adriana

Sou motorista em uma recicladora (sucata)., gostoria de saber se tenho direito a salubridade pois carregavamos caminhão de sucata Manualmente, r a porcentagem no valor

boa noite trabalho numa empresa a 5anos, teve 1 contrato de 1 ano de toalhas de casa de massagem,com sangue e coisas piores, o contrato acabou e nao recebi insalubridade , tem algum direito.

William Santo andre
em 23/05/2014

sou motorista de caminhão transporto produtos químicos e tenho contatos com os produtos na hora de fazer a descarga dos materiais eu não recebo periculosidade nem insalubre e também não recebo vale transportes a empresa diz que eu não tenho direito porem eles exigem que eu tenha um curso de transportes de produtos perigosos. que direitos eu tenho e onde denuncio a empresa.

pouso alegre
em 14/05/2014

bom dia !
trabalho em uma industria farmaceutica como operador de empilhadeira e durante 1 ano venho trocando o combustivel glp sem resceber salubridade o que fazer nete caso e quais são os meus direitos

tenho uma Funcionaria, auxiliar odontológica que esta grávida, e como esta faltando muito tive que contratar outra funcionária, gostaria de saber se posso não pagar insalubridade, já que ela não esta mais tendo contato com os materiais.

Sonia São Paulo
em 28/04/2014

Trabalho em um hospital publico estadual de sp e o hospital virou referencia em internações de presidiarios. Gostaria de saber se tenho direito ao adicional de periculosidade. Obs naõ recebo adicional de insalubridade.

Ademir Perchoski, Itaara- RS
em 26/04/2014

Boa noite!

Trabalhei em uma empresa como operador de máquinas na fabricação de sacos plásticos, porem era responsável por fazer manutenções elétricas e mecânicas nas máquinas. Mesmo não sendo todos os dias que tinha que realizar manutenções, gostaria de saber se tenho direito em receber adicional de INSALUBRIDADE/ PERICULOSIDADE

Diego Lajeado
em 24/04/2014

Bom dia trabalho em uma empresa que pagam 20 % de insalubridade devido o caso de haver Acido de bateria,mas assim tambem trabalhamos com caixas de Oléo de motor.Não deveria ganhar 40 % ??

Santo André
em 17/04/2014

Caro Amigos
Bom dia,

Preciso saber se há insalubridade para mecânico de carros autos, eu entendo que há insalubridade por realizar limpeza em peças ate produto químicos mexer com óleo, graxas, barulhos,etc.
Preciso saber para dar entrada na Aposentadoria especial.

Obrigada,

Mirian

curitiba pr
em 14/04/2014

ola trabalho numa empresa a quatro anos na carteira esta como montador trabalho com graxa oleo solda pintura parte eletrica .eu queria saber se tenho direito de insalubridade obrigado?

Thaís
em 08/04/2014

Bom dia, tenho uma duvida e peço-lhe esclarecimentos..
Meu pai trabalhou durante anos em um departamento de arquivo e patrimônio, tinha contato de 8 horas diárias com papel antigo, com poeira, e isso foi afetando o pulmão dele,e adquiriu a rinite, e nunca recebeu insalubridade, a pouco tempo ele saiu desse emprego, ele tem direito a receber a insalubridade de todo esse tempo?Quais seus direitos?

Obrigado, no aguardo

Jorge Luis - Santo Antonio da Platina
em 04/04/2014

Gostaria de saber a respeito da insalubridade. De acordo com a NR-15 anexo 03 e 10:
NR-15

ANEXO N.º 10

UMIDADE

1. As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.

ANEXO N.º 3

LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA EXPOSIÇÃO AO CALOR
1.A exposição ao calor deve ser avaliada através do “Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo” – IBUTG.
O sol não entraria neste caso?

Como trabalho com aferição dos HD´s, em caixa padrão, cujo as mesmas, muitas vezes se encontram com baratas, urina de animais, HD´s submersos em água parada, lixos doméstico, etc.

Grato.

Jorge Luís Pimenta de Lima

bragança paulista
em 02/04/2014

oi trabalhava em um hospital de auxiliar de limpeza e fui demitida,gostaria de saber quais sao os meus direitos, se a conta e feita so com o salario ou com a insalubridade junto? obrigado… kelly

Marcelo, Caxias do Sul
em 02/04/2014

Tenho uma dúvida. Trabalho em uma empresa e recebia o adicional de insalubridade, pois tinha contato com materiais químicos, como óleo e lubrificante, mas troquei de função e não tenho mais contato com esses materiais. Gostaria de saber se posso continuar recebendo o adicional de insalubridade ou incorporar o valor no salário, ou pederia o direito de receber o adicional?

leandro : Euclides da Cunha Paulista
em 27/03/2014

gostaria de saber si na minha função de lubrificador tenho direito a insalubridade pois tenho contato direto com oleo ,graxa ,diesel

Fabiola vitória Es
em 27/03/2014

Olá trabalho há quase um ano numa empresa e não recebo insalubridade lavo banheiros vestiário estou exposta a poeira e barulho sol quente e produtos químicos sou auxiliar de serviços gerais numa indústria e queria saber se posso entrar na justiça pra receber insalubridade após minha demissão ??
Aguardo a resposta ! Obrigado

antonio campinas-sp
em 27/03/2014

sou açougueiro gostaria de saber se tenho direito a insalubridade ou periculosidade trabalho entrando em camara fria, na serra, com facas, e tbm pra lavar o açougue usa bastante cloro os olhos ficam ardendo fico sem ar quando vou dormir, posso correr atras desses direitos?
obg.

antonio barbosa campinas
em 27/03/2014

Ola sou acougueiro gostaria de saber se tenho direito a receber alguns desses direitos e saber tambem se possocorrer atras dos direitos da empresa anterior porque tambem nao recebia la
Att obd

Recife - PE
em 26/03/2014

trabalho em uma pizzaria , na area de serviços gerias tenho direito a insalubridade? no periodo da noite , no meu trabalho nao paga adicional noturno , o que faço ? desviou de funçao é crime ?

Israel Teixeira Neto
em 25/03/2014

OLA EU Moro em ARARAQUARA /SP E TRABALHO DE SERRALHEIRO GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A INSALUBRIDADE

Marco Antonio - Ivinhema/MS
em 25/03/2014

Primeiramente muito bom dia a todos!

Trabalhei numa empresa do ramo de agroenergia por 3 anos e meio, e sofrí um acidente de moto fora da empresa e passei por um processo cirúrgico, nas quais era de vida ou morte pois estava com hemorragia multipla interna, fiquei afastado por 06 meses no INSS, quando voltei ao trabalho, pedí para que me mudassem de função ou me realocassem em outra área com menos esforço, pois trabalhava como mecanico de colhetadeiras de cana, mecanico de trator e caminhões, minha cirurgia tem um corte desde o pé do abdomem até o peito e eu não posso fazer força até hoje.

Quando finalmente pisei os pés na empresa, me mandaram embora sem justa causa, e na função de mecânico que eu exercía tinha muitos riscos como exposição solar, exposição a óleo diesel, thiner, graxa, barulho excessivo, calor extremo (dos motores dos maquinários nas quais acabava se queimando), óleo hidráulico, esforço físico, trabalho noturno, cobras venenosas, etc…

Lembrando que isso tudo era no CAMPO, não dentro da oficina.

O técnico de segurança não passava regularmente para trocar os EPI’s e no fim das contas eu trabalhava até sem luvas, pois as mesmas tem de ser trocadas a cada 03 dias dependendo do ritmo do serviço. Trabalhei

Sobre uniformes, só recebí 03 conjuntos dentro do tempo que fiquei empregado.

A questão é: Quais os meus direitos? Tenho direito à periculosidade ou insalubridade?

Nunca recebí nenhum dos dois.

Aguardo ancioso por esta resposta.

bruno rio de janeiro capital
em 19/03/2014

Sou montador de automóveis trabalho em um ambiente que trabalha com produtos químicos não somente nocivos a saúde sem contar que na minha atividade eu sofro pequenos ferimentos na lataria dos carros entre um serviço e outro eu acabo me cortando. E também na mesma empresa eu também sou vidraceiro

juarez cilli
em 18/03/2014

trabalho em um loja de escapamentos de veiculos, faço trocas e reparos em escapamentos usando solda, trabalhando debaixo dos veiculos em elevadores, tenho direito a periculosidade ou insalubridade?

obrigado

Christian - Jundiaí
em 18/03/2014

Olá
tenho uma duvida, minha função na empresa e Suporte Técnico Gráfico, passo maior parte do tempo na estrada e no transito de São Paulo, e a outra parte nas gráficas atendendo os clientes. A função que realizo tem direito a salubridade ou periculosidade? ou nenhum dos dois ?

grato

lourenco marcos
em 17/03/2014

Lourenco Freitas
trabalho operando uma empilhadeira gostaria de saber se tenho direito a insalubridade ou periculosidade

Ariovaldo Antonio Leao Rangel...Valinhos SP
em 17/03/2014

Olá trabalho a mais de 7 anos em uma empresa de transporte urbano sou pintor, pinto ônibus trabalho com vários tipos de tintas base polierster removedores, vernizes, tintas PU, acrílicas, sintéticas e outras. Nunca recebi insalubridades trabalho em media 8 horas por dias com esses tipos de material, gostaria de saber se tenho direito a insalubridade se tenho qual seria meu grau e como faço para conseguir esse direito. Desde já te agradeço obrigado e fica com Deus…..Lhe aguardo uma resposta.

carlos
em 15/03/2014

boa noite, trabalho em um local onde tem muito pó e barulho excessivo que ultrapassa o permitido por lei, mas a empresa fornece protetor auricular e mascara para pó. tenho direito a insalubridade? pois mesmo com protetor e mascara não é eliminado apenas ameniza?

Escreva aqui