O empregado pode se recusar a assinar advertência?


Novidade! Agora você tirar sua dúvida diretamente com um Advogado Online, clicando aqui ou fazer cálculos trabalhistas grátis, clicando aqui.

Temos visto vários e vários casos no qual determinado empregado recebe um advertência escrita do empregador e simplesmente se recusa a assinar por “não achar justa”.

A advertência escrita, depois da advertência verbal, é a punição mais leve que o empregador pode dar ao empregado pelo cometimento de uma falta.

Em relação ao grau de punição, a mais severa, sem dúvida, é a aplicação da dispensa por justa causa e a intermediária é a suspensão do trabalho por período pré-determinado pelo empregador (nunca superior a 30 dias).

Mas o que ocorre quando um empregado se recusa a assinar uma advertência? O empregado pode se recusar a assinar um advertência?

O empregado é obrigado a assinar a advertência

O empregado é obrigado a assinar a advertência

Na verdade, se o empregado realmente cometeu alguma falta (e isso inclui faltar injustificadamente ao trabalho, desobedecer ordens diretas do superior hierárquico e etc.) e o empregador achou por bem lhe dar uma advertência pela falta, o empregado não tem porque se recusar a assinar.

Mas se, mesmo assim, o empregado não assinar?

Nesse caso, é aconselhável que o empregador colete a assinatura de 2 testemunhas que presenciaram o fato e que viram a recusa do empregado em assinar a advertência.

Dessa maneira, o empregador se resguarda para comprovar a advertência em uma suposta ação judicial que venha acontecer.

Por outro lado, o empregador não pode sair dando advertência por qualquer coisa que o empregado faça dentro do trabalho. Para que uma advertência seja expedida a um empregado é CONDIÇÃO PRIMORDIAL que tenha existido uma falta por parte do funcionário.

Dessa maneira, caso o empregador esteja dando uma advertência apenas como forma de perseguir o empregado e forçá-lo a pedir demissão, o empregado não deve assinar a advertência e ainda deve coletar o máximo de provas (testemunhas, gravações) possíveis para comprovar que o empregador está agindo de ma-fé.

Compartilhe:
Ainda tem alguma dúvida? Pergunte gratuitamente a um Advogado Online:

7 comments

  • Não consigo e não posso compactuar com hipocrisia e coisas escandalosamente erradas q venho presenciando em meu ambiente de trabalho… Portanto, entendo q se eu assinar uma adivertencia estaria indo de contra tudo o q me foi ensinado em minha vida toda…. Vai de contra qualquer princípio de ética……

  • Trabalho em uma Empresa e em tudo ela quer dar Advertencia nos Funcionarios e Correto isso ?
    Seria uma forma de Prejudicar os Funcionarios ?

  • Boa Noite,
    gostaria de saber se o empregador tem direito de dar uma advertência ao empregado por chegar atrasado ou faltar por motivo de doença quando não tem condições de ir ao médico para pegar atestado,e se eu como empregada sou obrigada a assinar a advertência quando há recusa de minha colega,pois minha patroa me pediu para assinar como testemunha e eu recusei.
    gostaria de uma resposta o mais rápido possível,
    grata
    Ângela.

  • Eu trabalho em uma escola e ela está usando está forma de punição, mas a chama de Ocorrência. É a mesma coisa? E quais são os reais motivos pelos quais posso ser advertida? Ex. Não entreguei algo dentro do prazo, devo assinar? Cheguei atrasada, devo assinar?

  • lusmar maria cristina

    a eu trabalho numa empressa ela da adivertenca direto e certo falta com a testado desconta 15 por sento do salario do funcionario

  • Recebi minha primeira advertência,trabalho em um salao de beleza .e recusei atender um cliente e motivo e motivo. de advertência ja q cumpro com os meus afazeres sempre no horario e trabalho. Ate mas. Tarde sem horario ate pra almoçar….cheteada

  • Quantas advertencias podsm ser aplicadas no ano?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *