O empregado pode se recusar a assinar advertência?


Novidade!!

Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.

Temos visto vários e vários casos no qual determinado empregado recebe um advertência escrita do empregador e simplesmente se recusa a assinar por “não achar justa”.

A advertência escrita, depois da advertência verbal, é a punição mais leve que o empregador pode dar ao empregado pelo cometimento de uma falta.

Em relação ao grau de punição, a mais severa, sem dúvida, é a aplicação da dispensa por justa causa e a intermediária é a suspensão do trabalho por período pré-determinado pelo empregador (nunca superior a 30 dias).

Mas o que ocorre quando um empregado se recusa a assinar uma advertência? O empregado pode se recusar a assinar um advertência?

O empregado é obrigado a assinar a advertência

O empregado é obrigado a assinar a advertência

Na verdade, se o empregado realmente cometeu alguma falta (e isso inclui faltar injustificadamente ao trabalho, desobedecer ordens diretas do superior hierárquico e etc.) e o empregador achou por bem lhe dar uma advertência pela falta, o empregado não tem porque se recusar a assinar.

Mas se, mesmo assim, o empregado não assinar?

Nesse caso, é aconselhável que o empregador colete a assinatura de 2 testemunhas que presenciaram o fato e que viram a recusa do empregado em assinar a advertência.

Dessa maneira, o empregador se resguarda para comprovar a advertência em uma suposta ação judicial que venha acontecer.

Por outro lado, o empregador não pode sair dando advertência por qualquer coisa que o empregado faça dentro do trabalho. Para que uma advertência seja expedida a um empregado é CONDIÇÃO PRIMORDIAL que tenha existido uma falta por parte do funcionário.

Dessa maneira, caso o empregador esteja dando uma advertência apenas como forma de perseguir o empregado e forçá-lo a pedir demissão, o empregado não deve assinar a advertência e ainda deve coletar o máximo de provas (testemunhas, gravações) possíveis para comprovar que o empregador está agindo de ma-fé.


Compartilhe:

Ainda tem alguma dúvida? Faça sua pergunta:


31 comments

  • Trabalho no hospital UTI cardíaca,, tenho lesões na coluna decorrência ao trabalho! Plantão passado devido falta de funcionários na outra uti!qe por ventura não posso dar plantão la por conta do meu problema problema coluna! E tenho carta da minhá médica lá estão cientes qe não posso pegar peso!por isso estou no setor qe tem menor peão e poucos pacientes!!
    Mas plantão passado teve qe sair funcionário do meu setor PR ajudar na outra uti sendo que conforme uma escala de remanejamento as funcionárias que tinham qe sair recusarm !e eu como não poss9 ir por conta do peso !a chefe disse que ia dar advertência PR todos. Sendo que eu tenho carta que nanao posso r PR esse setor !quro saber meu direitos
    Josi

  • Aline Carvalho

    Estou gravida de 5 meses tenho De 13 a 14 faltas assinei as advertências sou vendedora comecei a gravar porque não é minha obrigação ficar no estoque na gravações mostra o local sem espaço cheio de ferro espalhados e não tem ventilação gravei também o meu supervisor reclamando que estava saindo no meu horário ele queria me fazer ficar horas a mais sem assiná que fiquei mais tempo o que devo fazer

  • Olá Boa Tarde gostaria de tirar uma duvida na quinta feira avisei a minha coordenadora de que não poderia comparecer no emprego no sábado e ela disse ok e quando cheguei na segunda feira tinha uma advertência escrita me esperando sendo que nunca levei nem uma advertência verbal. sou obrigada a assinar ?? Pois não acho justo ….

  • jeferson alves de azevedo pereira

    Outro assunto: eu trabalho como auxiliar de depósito de carga e descarga, mas sendo que eles pedem para limpar, varer, e lavar, e ainda pede para repor mercadorias nas plateleiras isso seria desvio de função. Certo qual e a metida a ser feita nesse caso.

  • Bom dia
    Fui advertida por ter entregue um atestado q justificava apenas meio período, mas não tinha condições de retornar ao trabalho, pos sai da empresa p ir ao médico travada isso é correto?

  • Wellington

    Bom dia! Pode ser aplicada advertencia no meio da sessoes de trabalho, com os demais funcionarios vendo?

  • Nina Valeria Marques Gaspary

    Hoje recebi uma advertencia que tenho ciencia que não estou errada recebi escrita e nunca verbal ,como recusei de não assinar o advogado da empresa veio me intimidar dizendo que se eu não assinar esta 1 receberei a 2 e senao assinar recebei a 3 isso pode? e ainda me falou vc pode ir pra rua por justa causa isso pode acontecer?

  • Andreia Silva

    Estou grávida de 14 semanas meu supervisor me chamou disse que trabalharia nos fundos do restaurante de pé e retirou o banco disse que cada uma hora poderia Descasar dez minutos que o moto ronda me renderia mas isso não acontece, outro dia desmaie neste local não tive atendimento não sei por quanto tempo fiquei ali desmaianda e armada pedi uma cadeira disse que não e ensinou que sou Preguiçosa que sua esposa trabalhou até o oitavo mês sem reclamar eu falei que a esposa dele trabalha sentada ele virou as contas e me deixou falando sozinha fui procurar a empresa que trabalho se negaram me atender e fui punida verbalmente se eu procurasse a empresa séria punida

  • Paulo henrique goncalves de araujo

    Bom dia, meu nome é paulo eu estava no horario de descanso qua do uma colega de trabalho chegou e disse que tinha uma mercadoria para receber aí eu disse que ia receber quando acaba se o meu horario de descanso depois quandoeu sair do meu horario de descanso aí fui chamdo para assinar uma advertência do atigo 482 mas nao justificava o ato.
    A minha função a onde eu trabalho e de argente de portaria.
    Essa advertência está certa?

  • Bom dia….trabalho em uma empresa e a mesma está dando advertências por refeição curta e usando isso para mandar os funcionários embora por justa causa já é a terceira suspensão q levo pq fiz apenas 59min de almoço e o certo seria 60min eles podem aplicar mesmo esse tipo de advertência?
    Estou com medo porque pago uma faculdade cara é faz muito tempo q estou nessa empresa e sempre fiz tudo correto pque faço nesse caso?

  • Trabalho em um hospital.no plantão noturno com duas colegas.e foi descartado agulhas e ampola no lixo comum.no qual um profissional sofreu acidente de trabalho.tenho plena certeza de que não fui eu que descartou o mesmo.sou obrigada assinar advertência?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *