O empregado pode se recusar a assinar advertência?

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Temos visto vários e vários casos no qual determinado empregado recebe um advertência do empregador e simplesmente se recusa a assinar.

A advertência é a punição mais leve que o empregador pode dar ao empregado pelo cometimento de uma falta.

No grau de punição, a mais severa é a justa causa e a intermediária é a suspensão.

Mas o que ocorre quando um empregado se recusa a assinar uma advertência? O empregado pode simplesmente se recusar a assinar?

O empregado é obrigado a assinar a advertência

O empregado é obrigado a assinar a advertência

Na verdade, se o empregado realmente cometeu alguma falta (e isso inclui faltar injustificadamente ao trabalho) e o empregador achou por bem lhe dar uma advertência pela falta, o empregado não tem porque se recusar a assinar.

Mas se, mesmo assim, o empregado não assinar?

Nesse caso, é aconselhável que o empregador colete a assinatura de 2 testemunhas que presenciaram o fato e que viram a recusa do empregado em assinar a advertência.

Dessa maneira, o empregador se resguarda para comprovar a advertência em uma suposta briga judicial que venha acontecer.

Por outro lado, o empregador não pode sair dando advertência por qualquer coisa que o empregado faça dentro do trabalho. Para que uma advertência seja expedida a um empregado é CONDIÇÃO PRIMORDIAL que tenha existido uma falta por parte do funcionário.

Dessa maneira, caso o empregador esteja dando uma advertência apenas como forma de perseguir o empregado e forçá-lo a pedir demissão, o empregado não deve assinar a advertência e ainda deve coletar o máximo de provas (testemunhas, gravações) possíveis para comprovar que o empregador está agindo de ma-fé.

 

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2 3


anaziele -sao paulo
em 05/04/2015

entao ,a chefe deu advertecia por nao ajuda na outra aria faz na hora que ela queria ,mas depois fui pergunta se queria ajuda ,,,outra funcionario ,mas mesmo assim ela deu advertecia ,nao assine pq eu achou que nao estava errada ,ou estava ??? estou gravida ela falou ainda que pode se manda embora por justa causa ,ela pode ???

Adriana - Ponte Nova
em 22/03/2015

Trabalho em um hospital da cidade e agendo os exames feito no setor de ultrassom. Pediram para abrir uma agenda para um médico novo no lugar do que estava acostumado atender. e segundo as informações ele fazia os mesmos exames que o anterior. Infelismente não recordo quem me falou. Agendamos os exames exatamente igual ao que fazíamos. No dia do exame o médico relata que não realizava tais exames apenas alguns. Causando a remarcação de alguns pacientes. segundo a coordenadora havia enviado um email avisando sobre os exames, verdade. Só que trabalho com mais duas atendentes que alegam também não saber dos tipos de atendimentos do novo médico. e a coordenadora confirma que recebeu confirmação de leitura do email. Só que eu afirmo com toda certeza que eu não li o email. Por isso estou levando uma adivertencia. Apenas eu, só porque havia minha letra a agenda e de uma novata. mas novata não conta. E a outra moça não. Isso é justo e correto.?

alex da silva NovaVeneza
em 22/03/2015

ola recebi uma suspenção de 1 dia por me recusar a fazer determinado serviço,pois o empregador nao paga os devidos direitos tal com a insalubridade na qual eu pedi para ele pagar.O que fazer com a suspensão?

isabela pato branco
em 07/01/2015

faltei no trabalho, mas avisei antecipadamento o motivo, porém quando voltei levei uma advertencia escrita, mas nunca levei advertencia verbal, nunca dei motivos e nem havia faltado. isso é correto, levar a escrita sem ter levado a verbal? tem um jeito de me defender?

Sergio Pelegri Jr.
em 17/12/2014

A empresa de hum curso de atualizaçao fora da cidade por volta de 70km e a empresa nao deu condiçoes alguma para o empregado ir ate o curso. A empresa pode aplicar advertencia no empregado pq ele nao foi ao curso por nao ter como chegar pq nao tem meio de transporte.

um companheiro meu cometeu um ato no trabalho no momento eu tinha ido no banheiro e agora eles queriam que eu assinasse uma advertência pagar por algo que não cometi no modo de pressão!

ivanaldo da silva
em 02/12/2014

a empressa que eu trabalho esta dando advertebcia nos funcionarios por causa de um minuto antes vou dar um ezemplo no horario do almoço vc bate de 10.20 na volta tem que bater 11.20 que dar uma hora de almoço se bater um minuto antes ja vai pra advertençia mas os minutos antes de entrar e na saida pra onde vao esta atitude esta dentro da lei trabalhista

Jaci
em 01/12/2014

Boa noite!

Trabalho em uma empresa de telemarketing, e tive minha primeira falta injustificada em uma sexta-feira, sendo que sábado e domingo foram minha folga dupla. Ao retornar ao trabalho na segunda minha supervisora não me falou nada. Gostaria de saber se a empresa tem o prazo de 72 horas realmente para aplicar uma sanção disciplinar?

beatriz
em 01/12/2014

Gostaria de saber se mesmo avisando a empresa que no dia que eles estão pedindo eu nao irei vir trabalhar, porque irei viajar.

Eles podem me dar uma adivertencia??? ou quais as possiveis conseguencias eu tenho, alem do desconto do dia.
Obrigado!

rio claro
em 27/11/2014

so pq eu perdir o carro meu carregado q me da suspensao

porto velho
em 26/10/2014

quero saber se falar no celular leva advertencia

Edmar Ribeirão Preto SP
em 22/10/2014

Olá gostaria de saber, se chegar atrasado de 3 a 5 minutos durante os dias de trabalho é motivo de advertencia e gancho, estou sendo perseguido pelo gerente na empresa por causa disto. me parece que ele estão me forçando pedir demissão. oque devo fazer já não é a primeira vez oque deve fazer ?

jacinto rodrigues mendoza
em 05/10/2014

sou motorista de um laticinio já tinha comprido minhas horas de trabalho mandaram eu buscar outro leite me recusei devo assinar uma advertncia

camaçari
em 23/09/2014

ola. faltei o servico 1dia so. Agora depois de 10dias a empresa quer que eu assine advertencia pela falta cometida . qual o prazo para eles advertiren o funcionario?

riton chaly
em 19/09/2014

fui obrigado a assinar uma advertencia por ter cido acusado de ter dormido durante o horario de trabalho,onde a minha carga horaria e de 12 por 36. e venho trabalhando na carga horaria de 18 por 12.resumindo trabalhando 18 horas seguindas de horas noturnas e fogando 12 horas diarias.isso ta certo da parte da empresa

são paulo
em 18/09/2014

Tomei suspensão do nada qual os meu direito devo pega atestado esses 2dia

Bryan Osasco
em 11/09/2014

Olá ! Boa Tarde …

Eu cheguei 30 Min atrasados 2 vezes na semana, e a empresa me deu advertencia pelos 2 dias. Eu assinei a mesma, isso pode acarretar em demissão por justa causa e a empresa pode fazer isso ?

Gleycilene- São Paulo
em 04/09/2014

Meu marido trabalha numa empresa de transportes de segunda a sexta onde ele entra 12 porém nunca sair no horário pois todos os dias tem hora extra, acontece que a empresa se mudou para um lugar perigoso onde ele já foi assaltado além que moramos longe. Gostaria de saber se é obrigatório ele fazer hora extra mesmo correndo o risco de perde a condução para volta para casa como já aconteceu 2 vezes onde uma ele chegou a fica dentro da empresa sozinho porque não tinha ninguém para da carona, outra vez ele conseguiu carona até um determinado local porém não tinha condução e tecer que fica esperando até as 4 horas da manhã.

Juliana Aguiar, Cabo Frio
em 03/09/2014

queria saber se um líder de serviço pode dar advertência por motivo de atraso na hora do almoço (saiu 17:35 e retornou 19:00 sendo que é uma hora de almoço, ou seja, 25 minutos de atraso) sendo que uma outra funcionária que estava comigo não recebeu à advertência ressalvo que nunca faltei sem justificativa e tenho banco de horas e nunca fiz uso de 30 minutos de lanche que tenho direto como proceder ?

jefferson Recife-PE
em 24/08/2014

Eles pediram pra mim assinar uma suspensão de 3 dias por eu ter parado o serviço, mas só que eu trabalhei mas de 8hrs de serviço no máximo 8hrs e meia sem tirar o horario de almoço, e eu recusei a assinar, mas eles disseram que eu estava suspenso do mesmo jeito era 3 dias e iria se iniciar na sexta no caso ia ser SEX, SAB E DOM, lembrando que eu não trabalho no domingo, é a minha folga, o que eu faço ?

tiago
em 18/08/2014

receber uma advertencia por falta mais eu estou de ferias mim recusei a assinar

luzinete linhares
em 13/08/2014

eu cometi um erro na empresa dia 9 e so hoje q eles foram mim da suspensao esta certo essa punicao depois de varios dias????

junior Sidrolandia MS
em 10/08/2014

Meu empregador não me paga horas extras, mas aplica advertências e punições e também faz descontos em cada advertência aplicada.
sera que isso e correto
oque eu devo fazer

helton cuiaba
em 05/08/2014

ola quero saber porque eu fui contratado para auxiliar de farmacia e levei uma abvertencia por recusar limpar a farmacia sendo que nao fui contratado pra isso. nao assinei a abvertencia.

cleibert - fortaleza
em 22/07/2014

o funcionario pode ser advertido por nao atingir a meta de produção estabelecida da empresa?

UBERLÂNDIA
em 14/07/2014

Levei uma advertência por conta do uniforme, e me recusei a assinar e coletaram as duas assinaturas das testemunhas. Isso pode me prejudicar em que fatores ?

Gisele-Rio de Janeiro
em 10/07/2014

Bom dia, a empresa onde trabalho esta passando por um grande conflito pois a recém, nomeada, supervisora,deu advertência administrativa a todos os funcionários por faltas e atrasos, no entanto a própria não assina a folha de ponto diariamente e alega não ter essa obrigação,apesar de estar descrito no manual do colaborador que sem distinção de cargo deve se assinar a folha de ponto principalmente o horário que chegada e o horário de saída da empresa, isso é verdade e que medidas devemos tomar nesses casos?

ivania de souza goiania
em 09/07/2014

a empresa que aplicar um advertência pelo motivo de reclamação do cliente, o mesmo alega que eu o conselhei a reclamar, sendo que o que falei foi que ela estava dentro dos seus direitos a reclamar. qual texto terá que conter nessa advertência?

São lourenço
em 02/07/2014

Boa noite!
Bom gostaria de saber se pra ser demitido por justa causa teria que ser por tres advertencia pelo mesmo motivo ou se tomando tres advertencia ja da o direito de ser demito por justa causa. E no caso de suspensão independente de quantos dias será tres ja é justa causa

eduarda
em 30/06/2014

Bom dia!

Minha chefe quer me dar uma advertencia pelos meus atrasados digamos entro as 8:00, mas as vezes (pq dependo de onibus) chewgo 8:01 8:05 e hoje como estava chovendo o onibus atrasou mias ainda cheguei 8:14. como devo agir?

emanoele cariacica
em 27/06/2014

Quero saber se meu chefe pode me aplicar advertência sem provas?

salvador
em 25/06/2014

recebi uma advertência por nao da tempo de chegar na empresa Hospitala que funciona ate as 08.00…. mas as 07.30 liguei avisando que iiría chegar um pouco mais tarde. nao foi liberado

Rio de janeiro
em 24/06/2014

Meu gerente me colocou 3 dias em casa agora quer que eu assine uma advertencia so q nao trabalho de carteira assinada tenho q assinar

karina (Santo André)
em 23/06/2014

Por gentileza, tenho duvidas quanto as testemunhas.

Minha chefe me deu uma advertencia, ela mesmo assinou e outro funcionario assinou por ser amigo da mesma. Esta correto isso?
Ou tirando o empregador q esta dando a advertencia.. devem ser outras duas testemunhas?

Camila
em 20/06/2014

Boa Tarde
Gostaria de saber se quem é Contratado pode receber Advertencia Escrita?
Se a pessoa que quer dar a Advertencia não tem como provar, mesmo assim ela pode dar essa Advertencia sem algum tipo de prova? Ainda mais quando se refere ao mal atendimento ao público, mas não existe provas escritas ou filmadas somente de boca.
Aguardo sua resposta

anderson sao jose do rio preto
em 10/06/2014

eu recebi uma advertencia por estar com os braços cruzdos e estar trabalhando de modo vagaroso..esta certo isso??? e outra por supostamente ter riscado com caneta um corte numa mesa gostaria de saber se ele tem este direito??? obrigado

Talita Santos de Oliveira
em 07/06/2014

Olá!
Eu recebi uma advertência dia 07/06/2014
mas após assinar percebi que a data da advertência era do dia 04/06/2014 o que eu devo fazer?

Rafael Praxedes
em 29/05/2014

Marcel,

Assinar ou não a advertência não faz nenhuma diferença.

Se você realmente cometeu essas faltas, você pode, sim, ser advertido e se repetir a conduta pode até ser dispensado por justa causa sim.

marcel recife
em 29/05/2014

recebi advertencia por ñ usa a mascara,por ter parado antes da hora e ñ ter dado meta devo assinar.e com isso pode ocorre justa causa

São Paulo
em 28/05/2014

Olá eu trabalhava em uma empresa no ramo de telemarketing á 1 ano e 5 meses. Descobri que estava gravida devido á mau estar que comecei á ter como tonturas enjoo dores incomodas devido a um pequeno sangramento interno. E esses incomodos era começou á me levar ao hospital mas o medico não dava atestado e eu acabava pegando declarações de horas somente para comprovar que eu não estava me sentindo bem e não ia eu comparecia no dia seguinte . A empresa onde eu trabalhava não aceitava declaração então cheguei a receber advertencia por escrito minha minha chefe disse que se acontecesse denovo iria me dar uma justa causa então eu me senti ameaçada e não fui mais ao trabalho. Quando completou 15 dias que eu não comparecia eu recebi uma carta informando que eu estava de suspensão então eu fui até a empresa e pedi demissão pois como eu informei eu me senti pressionada e eu estou em uma faze muito delicada o que eu devo fazer

BRUNO
em 28/05/2014

olá Neide

neste caso vc pode advertir por ele ter deixado o posto de trabalho e ter ido embora,mas, não pode de maneira alguma adverti-lo por ter errado peças. Se a empresa não está satisfeita com o trabalho do empregado deve manda-lo embora, ou muda-lo de posto mas dentro do mesmo ambito funcional.

Aparecida Carvalho
em 25/05/2014

A empresa em que eu trabalho vai parar nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e para pagar esses dias, mandaram que trabalhassemos aos sábados, eles podem me dar Advertência por falta injustificada do sábado em que eu deveria ter pago uma hora.

Brenda Pereira RJ
em 22/05/2014

faltei sexta e sábado, mais ninguém falou nada e nem me deram advertência depois de uma semana eles querem dar eu posso recusar?

Paulo
em 08/05/2014

Bom dia, trabalho em uma empresa que fabrica açúcar e álcool, sou eletricista e ontem dia 07/05/2014 ao passar o plantão me esqueci de passar que desarmou determinado equipamento uma vez que sou eletricista e, hoje eu estava fazendo a minha caminhada totalmente fora do meu horário de trabalho quando o meu superior imediato ligou no meu celular para me perguntar sobre o ocorrido, me desculpei com ele por eu ter esquecido. Mas o tal ocorrido ficou relatado em dois relatório em setores diferente dentro da empresa, mesmo assim eu percebi que ele não gostou. No caso de uma suposta advertência como devo agir.

Cinthya Brasilia
em 07/05/2014

Assinando a advertencia vai abonar a minha hora negativa que ocasionou na mesma? ou vou continuar devendo hora?

Cinthya Brasilia
em 07/05/2014

tenho obrigacao de assinar advertencia depois do dia ocorrido?

francielle, piracicaba
em 26/04/2014

nunca recebi nenhuma advertência mas de primeira já recebi uma suspensão, pode?

Carliane Moreira Rio de Janeiro
em 09/04/2014

Oi eu trabalho em uma empresa há dois anos fui contratada como vendedora mais sou obrigada a fazer estoque, precisei de uma declaração de que fazia estoque e ela se negou a dar o que faço nesse caso? Ela é obrigada a dar?

cristina
em 08/04/2014

Trabalho em escala e por isso trabalho aos domingos. Estou fazendo provas de concurso público e preciso faltar nos domingos que tenho prova. A empresa pode me penalizar por isso? Tenho esse direito de faltar por causa de concurso público?

Andressa
em 19/03/2014

Tive uma conversa com meu chefe fora do meu horário de expediente referente ao um email que não chegou na caixa de entrada dele, ele alegou que precisava do documento que constava em anexo, porém não tive culpa se o email nao chegou. Falei pra ele digitalizar sozinho o documento e fazer o que queria. Quando cheguei no outro dia ele pediu uma advertencia por insubordinação, devo assinar ??

campinas
em 14/03/2014

è possivel ser suspenso ainda em casa por mensagem de celular ?

Diego
em 14/03/2014

A empresa em que trabalho está a 1 ano e 5 meses sem depositar o FGTS, quais atitudes devo tomar? Mesmo alguns funcionários tendo ido ao Ministério do Trabalho, nada foi feito.

santo amdre
em 13/03/2014

Minha supervisora perdeu o controle da equipe e agora com qualquer coisinha fica ameaçando os funcionarios de dar advertencia…ela tem esse dieiro?

José Elias
em 13/03/2014

Meu patrão ja fez eu assinar duas advertencias,alegou que não consegui a minha produção,só que na primeira a maquina que estava trabalhando estava com defeito e na segunda fiz a quantidade de peças e no dia seguinte disseram para mim que não consegui,
Por este motivo recebi a segunda.
Acho que estou sendo perseguido e estão tentando me mandar embora por justa causa.
Gostaria de saber oque posso fazer,se tenho que procurar um advogado antes que isso aconteça,porque com certeza vão tentar fazer eu assinar a terceira.

aracaju
em 12/03/2014

Se eu me reusar a assinar uma advertencia e alguem assina como testemunha, eu tenho o direito de saber quem forneceu assinatura como testemunha?
Desde ja lhe sou grata por responderr

Mara
em 11/03/2014

Boa tarde, gostaria de esclarecimento quanto a conduta a ser tomada, sou responsável técnica do local no qual exerço minhas atividades laborais, fui comunicada hoje que estou recebendo uma advertência escrita por passar do horário de trabalho (cartão ponto 49min) gerando assim horas extras.
Não sei como agir tendo como o fato eu estar realizando atividade em beneficio a própria empresa.

sydney são paulo
em 11/03/2014

o empregador me deu uma suspensão por não está fazendo o trabalho corretamente, já que eu estou trabalhando e sem faltar nem um dia, eu não assinei, isso existe ?

Gleyce
em 10/03/2014

Olá por favor, estou registrada a 2 anos e meu patrão nao.esta depositando mei fgts, sendo descontado na folha todo mês. O que posso fazer diante desse fato?

Edenice Cajamar
em 07/03/2014

sou auxiliar de produçao eu trabalho em um setor desde que comecei a trabalhar na empresa fui efetivada neste setor depois de um ano a minha lider me mandou ir trabalhar em outro setor por tempo prolongado eu sou obrigada a ir ela pode me dar advertência se eu me recusar?

Débora São paulo
em 06/03/2014

Boa a empresa que trabalho me deu uma advertência, alegando que eu estou com faltas e atrasos, porém eu não tenho faltas injustificadas todas as faltas entregue atesatdo e no prazo de 48 horas que esta no acordo coletivo e atrasos eu tive um ou dois no inicio do contrato já estou lá a 5 meses.

São Paulo
em 06/03/2014

Li acima:
Um empregado que se recusou a assinar a advertencia, não recebe uma copia deste aviso.
E o que assinou, pode ter uma copia?

Santa Bárbara d'Oeste
em 04/03/2014

Estou na fase da investigação social do concurso de soldado da policia militar, tenho medo de que as tres advertencias que recebi no meu trabalho possa me prejudicar, eu as julgo absolutamente injustas, a primeira foi quando fui viajar, e esqueci de ver que o carro não havia sido abastecido (sou motorista de onibus), a segunda levei por ter colidido o onibus, foi um acidente sem vitimas, e a terceira foi por falta que não foi justificada, caso, eu seja reprovado por esse motivo, posso cobrar na justiça que a empresa seja punida?

Parabéns pela explicação e competência.
E no caso do funcionário que faz algum serviço na empresa e “enrola” em trazer os documentos para admissão, posso impedi-lo de trabalhar e dar uma carta de advertência a ele por essa conduta?

genilson
em 21/02/2014

trabalho em um supermercado a quase dois anos , fiz cursos preparatorios pensando em possiveis melhorias e nao deu serto , encontrei vagas em um outro lugar ja pedie que me mandacem embora e eles se recusao mesmo sabendo que nao tenho condiçoes de pedir as contas o que fazer ?

BRASILIA
em 19/02/2014

Eu faltei um dia
porem antes dessa falta eu avisei o meu chefe por telefone ele disse tudo bem.. me aconselhou não deixar nehuma pendencia no setor e avisar os demais colegas do RH e escritorio..
fiz ! avisei o RH o Escritorio e sanei todas as pendencias.. através do email da empresa. avisei a todos como ele me direcionou.
depois de 4 dias ele me deu uma advertência ! ele estar correto ? devo assinar ?
meu ato foi uma falta com justificativa ?

campo grande ms
em 16/02/2014

Quando pode ser aplicado uma advertencia???? E depois das advertencia eles poddem mandar inbora uma gravida?????

Taíne, Americana
em 13/02/2014

oi, queria tirar uma duvida mês passado não fizeram meu pagamento de maneira correta tiraram dias de meu pagamento sendo que eu fui trabalhar, pedi que o meu encarregado arrumasse isto, ele me faltou com respeito e nos discutimos logo em seguida ele me advertiu como ATO DE INDISCIPLINA E INSUBORDINAÇÃO.. Não assinei pois acho que ele esta errado, Hoje chegamos quando fomos registrar nossa entrada na empresa(BATER O PONTO) não estava funcionando ficamos ate resolverem meu encarregado discutiu com todos da sala e principalmente comigo gritando e com falta de respeito mandou uma moça que trabalha comigo embora e ainda por cima me deu uma suspensão de 5 dias, não acinei ele pode fazer isso????

sheila brasilia DF
em 09/02/2014

3 advertencias pode gerar uma demissao por justa causa?

cleonilton vieira
em 05/02/2014

boa noite claro amigo venho tira uma duvida ……… a minha gerente da loja de calçado que eu trabalho falou q vai minda uma advertÊncia no caso nao for trabalha .. vou falta por motivo q tenho medico estou com problema de saude .. e justo isso ..

vitória ES
em 01/02/2014

Olá amigo eu gostaria de saber eu trabalho numa farmácia o meu cargo e aux administrativo eu faço muitas coisas inclusive coisas que nao estão no contrato como limpar chão atender no balcão que estes serviços tem os bauconistas que fazem e limpeza tem uma pessoa contratada pra fazer e aqui tem uma escala de limpeza e eles vão me dar justa causa por eu nao fazer estes serviços e o atendimento no caixa que tem uma pessoa contratada oro caixa eles podem fazer isto comigo…!!!!!!

Escreva aqui