O que fazer para ser demitido?

NOVIDADE: Agora você pode calcular seus direitos trabalhistas online. Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Recebemos essa pergunta incontáveis vezes por meio dos comentários dos leitores em nosso blog e resolvemos fazer um post específico apenas para esclarecer esse ponto.

Um dos princípios da relação de emprego é a CONTINUIDADE, isto é, o emprego deve ser contínuo e seu rompimento deve ser uma exceção.

Acontece que muitos empregados, no intuito de não perderem alguns direitos, trazem as seguintes indagações e afirmações:

  • Estou insatisfeito na empresa e quero ser demitido, o que fazer?
  • O que fazer para ser demitido?
  • Como ser demitido sem perder meus direitos?
  • Quero ser demitido, mas quero receber a multa do FGTS.

Ora, infelizmente não há nenhuma previsão na lei que obrigue o empregador a demitir seu funcionário, até porque a lei foi criada para PROTEGER o emprego e não ACABAR com ele.

Dessa maneira, caso o empregado deseje muito sair da empresa na qual está trabalhando, a melhor saída é mesmo o pedido de demissão.

Veja um modelo de carta de demissão, clicando aqui.

Muitos empregados optam por fazer o conhecido “acordo” com a empresa para ser demitido, receber o seguro-desemprego e devolver os 40% de multa. Já concluímos sobre a legalidade desse “acordo” em outra ocasião, veja.

Até a próxima!

 

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas:


Rodrigo
em 03/01/2014

se eu faltar uma ou duas vezes no mes, sem justificativa, eu posso ser demito por desidia ? por justa causa ?

Rodrigo
em 03/01/2014

Assim cara, tenho 2 anos de carteira, recusei uma promoção do qual a empresa tava precisando, quis ficar numa função menor, atual, e por isso estão fazendo de tudo pra mim pedir demissão. como posso me defender? já tentei acordo, não fazem, como posso ser demitido, sem ser por justa causa ?

iara sao paulo
em 30/12/2013

olá, e trabalho num mercado de grande nome no pais, num certo dia ao chegar na porta de entrada as 6:30 da manha com mercado ainda fechado fui rendida por 8 bandidos e obrigada a abrir as gavetas dos caixas na qual tinha chave de acesso e também do cofre de troco no qual ele pegaram todo o dinheiro, depois eles pegaram meu celular e minha aliança de ouro ,ai eles viram outro cofre no qual fica todo o dinheiro das vendas da semanas e começarão a me torturar mentalmente dizendo que iria me matar um chegou a pegar um frasco de álcool pra me queimar e os outros não permitiu e pediu pra ele se acalmar fiquei 35 minutos nas mãos dele tive que implorar pra não morrer pois eles estavam fortemente armados . agora eu pedi pra empresa me mandar embora pois não quero me submeter a passar por isso novamente pois a empresa não nos da nenhuma segurança eles não querem me mandar embora e agora oque eu faço tenho pavor só de pensar em voltar a trabalhar sem segurança nenhuma .me ajudem por favor só quero preservar minha vida

leticia belford roxo
em 09/12/2013

bom dia. meus patroes ficam descontando de meu salario tudo que falta no setor. estou pagando pelo o que os outros fazem. sou obrigada a pagar? meus gerentes humilham os funcionarios, falando sobre integridade moral, que nao temos dinheiro para comprar nada no setor, chamam os funcionarios de burros, etc. posso ir na delegacia de dar parte por humilhação, injuria, calunia?
desde ja aguardo a sua resposta.

janaina , sao paulo
em 08/12/2013

Ola,
Estou a 4 meses em uma empresa, e vo muda de estado, queria que eles me demitem sem cumpri aviso previo porque vo me muda de imediato , quero receber meus direitos , como eu faço ? Me ajuda to com essa duvida enorme , nao quero sair lisa sem nada
Obrigada

Dayane - Piracicaba
em 12/11/2013

Boa Noite,
Sábado não fui ao trabalho devido uma ação social que a faculdade organizou, avisei no meu trabalho que eu iria.
Na segunda-feira meu gerente veio até a mim dizendo que levei uma advertência porque faltei, e faculdade torna-se um problema particular e não poderia ter faltado.
Mas o problema é que também não poderia deixar na Ação da faculdade porque dava insuficiência na matéria.
Ele fez certo?

At,

Dayane

francisca cidade: sao paulo/ sp
em 01/11/2013

Eu tenho 2 anos de loja e quero fazer acordo,existe lei para eu devolver os 40%? afinal de contas eles não querem me mandar embora.
Obrigada Francisca.

stephani,mauá-sp
em 17/10/2013

trabalho em uma empresa que tem muitas irregularidades por este motivo fiz uma denuncia no ministério do trabalho que foi até lá e aplicou algumas multas, por este motivo meu patrão fica ameaçando me mandar embora por justa causa. oque devo fazer e quais são os meus direitos?

Rafael Praxedes
em 16/10/2013

Prezada de Diamantina,

Infelizmente, como foi caso de força maior, você não tem esse direito.

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

diamantina minas gerais
em 15/10/2013

um bandido entrou dentro do meu setor onde trabalho, roubou 500 reais na minha carteira tenho o buletim de ocorrencias e imagens das cameras. Eu queria ser demitida pq não me sinto segura pra trabalhar aqui mais, eu tenho esse direito? o que devo fazer?

Rafael Praxedes
em 18/09/2013

Prezada de BH,

Você pode ser advertida por cada falta, SIM.

Cuidado para não levar uma justa causa.

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

belo horizonte
em 18/09/2013

se eu faltar uns14 dias direto posso ser advertida por cada dia faltado? o que acontece?

daniel
em 15/09/2013

oi tenho 2 anos de empresa se eu pedir demissão tenho como negociar com eles pelo menos o seguro desemprego
obrigado

Andre Martins
em 02/09/2013

ola,tenho uma duvida,vou pedir demissão na minha empresa,mas fiz um empréstimo consignado.se eu sair vou ficar devendo para a empresa?

grato.

Bruna Silva
em 24/08/2013

Olá. Fui acusada de falsificação de receita médica injustamente , logo depois fui penalizada com uma suspensão de 10 dias, sendo que outras pessoas cometeram o mesmo erro posteriormente e apenas eu fui penalizada. Por motivo de desmotivação ,tive algumas faltas injustificadas. Quero ser demitida, qual a melhor forma de proceder nesse caso?

anderson campos dos goytacazes-RJ
em 08/08/2013

Boa noite, trabalho numa loja de comercio a 6 anos, sou casado, pois minha esposa passou numa faculdade e foi morar em outra cidade a 100 km de distancia, teria alguma possibilidade de sair da empresa que estou sem pedir demissao

Marcia porto alegre
em 23/07/2013

Olá, trabalhei 2 anos e 10 meses, fui demitida e a empresa solicitou o aviso trabalhado, mas não cumpri devido ao clima que ficou na minha demissão.
Gostaria de saber quantos dias a empresa pode realmente me descontar? Eles alegam 30 dias, mas se eu cumprisse o aviso trabalharia apenas 23 dias ou sairia duas horas antes do meu horário. Portanto não seria o correto descontar somente os 23 dias?
E quem tem direito a receber o descanso remunerado? Eu era auxiliar administrativa e trabalhava aos sábados.
Obrigada!

Rafael Praxedes
em 17/02/2013

Prezada,

O acordo para ser demitido é ilegal, mas realmente 10% fica para o governo sim.

Brasilia
em 17/02/2013

OLá, Fiz um acordo com uma empresa onde eu não queria trabalhar mais, meu pratrão descontou 50 por cento do FGTS, o certo não é 40… Ele disse que 10 fica com o governo… devo entrar na justiça contra a empresa….

Maria

Rafael Praxedes
em 04/02/2013

Prezado Daniel,

Não. Seguro desemprego só a partir de 6 meses trabalhados ou 5 meses (em caso de aviso prévio indenizado).

daniel cidade senador canedo - goías
em 04/02/2013

ola tenho 4 meses que trabalho numa firma e gostaria de saber si eu for demitido sem justa causa eu tenho direito a seguro desenprego.

Rafael Praxedes
em 31/01/2013

Prezado Elivelton,

Quando você não cumpre o aviso no pedido de demissão, seu chefe pode descontar, no máximo, o equivalente a 30 dias de trabalho no momento da rescisão.

elivelton
em 31/01/2013

Oi. Pedi demissão mas não quis cumprir aviso. E meu chef não quer pagar nem o salario do mês que trabalhei. O que fazer.

Demóstenes Amorim
em 28/01/2013

Grande esclarecimento Dr. Rafael.

Escreva aqui