O que fazer para ser demitido?



Novidade: Agora você pode calcular sua rescisão gratuitamente online, clicando aqui. Caso deseje fazer uma pergunta diretamente a um Advogado Online, clique aqui.

Recebemos essa pergunta incontáveis vezes por meio dos comentários dos leitores em nosso blog e resolvemos fazer um post específico apenas para esclarecer esse ponto.

Um dos princípios da relação de emprego é a CONTINUIDADE, isto é, o emprego deve ser contínuo e seu rompimento deve ser uma exceção.

Acontece que muitos empregados, no intuito de não perderem alguns direitos, trazem as seguintes indagações e afirmações:

  • Estou insatisfeito na empresa e quero ser demitido, o que fazer?
  • O que fazer para ser demitido?
  • Como ser demitido sem perder meus direitos?
  • Quero ser demitido, mas quero receber a multa do FGTS.

Ora, infelizmente não há nenhuma previsão na lei que obrigue o empregador a demitir seu funcionário, até porque a lei foi criada para PROTEGER o emprego e não ACABAR com ele.

Dessa maneira, caso o empregado deseje muito sair da empresa na qual está trabalhando, a melhor saída é mesmo o pedido de demissão.

Veja um modelo de carta de demissão, clicando aqui.

Muitos empregados optam por fazer o conhecido “acordo” com a empresa para ser demitido, receber o seguro-desemprego e devolver os 40% de multa. Já concluímos sobre a legalidade desse “acordo” em outra ocasião, veja.

Até a próxima!

 

32 comments

  • leticia belford roxo

    bom dia. meus patroes ficam descontando de meu salario tudo que falta no setor. estou pagando pelo o que os outros fazem. sou obrigada a pagar? meus gerentes humilham os funcionarios, falando sobre integridade moral, que nao temos dinheiro para comprar nada no setor, chamam os funcionarios de burros, etc. posso ir na delegacia de dar parte por humilhação, injuria, calunia?
    desde ja aguardo a sua resposta.

  • iara sao paulo

    olá, e trabalho num mercado de grande nome no pais, num certo dia ao chegar na porta de entrada as 6:30 da manha com mercado ainda fechado fui rendida por 8 bandidos e obrigada a abrir as gavetas dos caixas na qual tinha chave de acesso e também do cofre de troco no qual ele pegaram todo o dinheiro, depois eles pegaram meu celular e minha aliança de ouro ,ai eles viram outro cofre no qual fica todo o dinheiro das vendas da semanas e começarão a me torturar mentalmente dizendo que iria me matar um chegou a pegar um frasco de álcool pra me queimar e os outros não permitiu e pediu pra ele se acalmar fiquei 35 minutos nas mãos dele tive que implorar pra não morrer pois eles estavam fortemente armados . agora eu pedi pra empresa me mandar embora pois não quero me submeter a passar por isso novamente pois a empresa não nos da nenhuma segurança eles não querem me mandar embora e agora oque eu faço tenho pavor só de pensar em voltar a trabalhar sem segurança nenhuma .me ajudem por favor só quero preservar minha vida

  • Assim cara, tenho 2 anos de carteira, recusei uma promoção do qual a empresa tava precisando, quis ficar numa função menor, atual, e por isso estão fazendo de tudo pra mim pedir demissão. como posso me defender? já tentei acordo, não fazem, como posso ser demitido, sem ser por justa causa ?

  • se eu faltar uma ou duas vezes no mes, sem justificativa, eu posso ser demito por desidia ? por justa causa ?

  • A empresa onde trabalho, segue políticas abstratas de controle de hora, entrei como estagiário e inicialmente não tinha direito a HE, posteriormente fui efetivado, sem mts tramites, desde q fui efetivado (qse 2 anos), nunca recebi um centavo de horas extras, porém, todos os atrasos cometidos foram devidamente descontados em folha de pagamento. Diante disso questionei meu líder no último mês, pois tenho feito muitas horas no último ano e não tenho recebido nada por isso, ele me explicou q para a haver a remuneração ou acréscimo das HE no banco de horas, é necessário cadastrar os períodos diários em uma ferramenta interna. Minha dúvida é se isso é legal? pois se as horas de atraso podem ser controladas pelo ponto eletrônico, pq às horas extras não? Desde já, obrigado pela atenção.

    P.S.: Ainda tem alguns agravantes, por falta de reembolso de algumas viagens q fiz, essas tb não geraram nenhuma he msm ficando a semana toda em outras cidades.

  • Rafael Trevisan Sorocaba

    Olá, hoje trabalho em uma empresa que sou contratado para Consultoria de Implantação e nisso tenho meu salário e outras remuneração variáveis, pois uso meu carro para atender clientes. Semana passada a gerente veio falar que como esta sobrando agora consultor, é para eu passar para o setor de Help Desk, nisso eu perderei todas as remunerações e ficarei apenas com meu salário. Essa mudança de cargo é certo? Tirar minhas remunerações e deixa apenas salario base? Seria quebra de contrato? Gostaria que me mandassem embora pois se receber apenas o salário eu estaria pagando para trabalhar. Mas a empresa me falou que não faz acordo e não quer me manda embora. Oque fazer?

  • manoel messias oliveira Porto Seguro

    boa tarde! tenho 4 (quatro) anos trabalhando num hotel mas já não aguento mas.. e eles não mandam em bora e nem faz acordo ..me ajuda por favor o que faço.. não quero perder por que preciso muito. tenho filhos pequeno e mora de aluguel.

  • Kátia de Osasco

    Bom dia ,doutor. Se eu faltar um dia sem justificativa meu chefe pode descontar dois?
    Porque onde eu trabalho é assim.

  • São paulo

    Boa Noite!!!

    Por Gentileza, estou com a seguinte duvida por isto vai a pergunta. Advertências do Passado podem ser usadas contra o funcionário no futuro?

  • To na minha empresa
    ai dois ano quero sair , mais nao me manda embora ja dei atestado ja faltei i falto , saiu cedo , mais nao quero pedir conta pq tenho que pagar estudo
    trabalho com tinta mais nunca que consigo um laudo medico , o que devo fazer

  • Amanda Santos

    Ola quero mto ser mandada embora do meu emprego onde trabalho ha 7 anos, estou quase em depressao trabalhando la, fico doente so de pensar em ir trabalhar no outro dia, peguei trauma daquele lugar, o gerente fala q esta mandando meu nome so q todo mes volta e eles nao autorizam, o q faço? nao estou aguentando mais…

  • Oi, sou de menor e trabalho a nove meses sem carteira assinada . Me exploram no meu serviço e nao aguento mais aquele lugar, quero muito sair de la mais tenho medo de nao reaceber nada… o que eu faço?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *