Pedido de demissão

NOVIDADE: Agora você pode calcular seus direitos trabalhistas online. Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Se você está pensando em pedir demissão, primeiramente deverá saber que quem deve o Aviso Prévio é você, ou seja, no pedido de demissão é necessário comunicar ao Empregador o interesse em se desligar do emprego com uma antecedência mínima de 30 dias.

Note que o empregador pode lhe dispensar do cumprimento desse aviso prévio, porém é uma decisão exclusiva do Empregador.

É necessário que o Empregado formalize seu pedido de demissão, por meio de uma carta que pode, inclusive, ser escrita de próprio punho.

Para acessar um modelo de carta de demissão, clique aqui.

Em caso de pedido de demissão, os direitos do empregado são os listados abaixo:

- SALDO DE SALÁRIO: Se você foi demitido no dia 14 de um mês, você tem direito adquirido ao salário referente aos 14 dias que você trabalhou naquele mês. Se você trabalhou, você tem direito!

- 13º SALÁRIO PROPORCIONAL: Para você ter direito ao 13º salário integral você deve trabalhar um ano inteiro. Se você começou o ano trabalhando para a empresa e foi demitido em MARÇO, por exemplo, você terá direito ao 13º salário proporcional na razão de 3/12. Da mesma forma, se você foi demitido em AGOSTO, você terá direito a 8/12 de 13º salário proporcional, entendido?

- FÉRIAS PROPORCIONAIS + 1/3: Todo trabalhador tem direito a férias. Caso exista um período aquisitivo de férias que sequer se encerrou, você possui férias proporcionais acrescidas de 1/3 para receber, porém apenas por meio de uma analise do caso concreto, pode-se dizer a fração correta.

- FÉRIAS SIMPLES + 1/3, se houver: Se você completou seu período aquisitivo de férias, mas não chegou sequer a tirar seus dias de folga, você terá direito ao recebimento de férias simples acrescidas de 1/3.

-FÉRIAS DOBRADAS + 1/3, se houver: Se você jamais gozou férias durante todo o período de emprego (Que seja mais de 1 ano), você tem direito a receber essas férias em DOBRO. É isso mesmo, se seu patrão nunca lhe pagou férias, ele terá que pagar dobrado, tudo acrescido de 1/3.

Portanto, percebe-se que o empregado não poderá fazer o levantamento do FGTS, tampouco existirá a multa de 40% que é paga pelo patrão nos casos de demissão SEM JUSTA CAUSA.

Além disso, não haverá direito ao seguro-desemprego em caso de pedido de demissão.

Recomenda-se, portanto, que o empregado não peça demissão, a menos que já tenha certeza absoluta dessa decisão, pois, como vimos, as verbas a receber diminuem bastante.

Veja mais:

Modelo de carta de pedido de demissão SEM aviso prévio

Modelo de carta de pedido de demissão COM aviso prévio

Motivos que levam à rescisão indireta do contrato de trabalho

Direitos na demissão por justa causa

Direitos na demissão sem justa causa

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2 3 4


Rafael Praxedes
em 07/02/2014

Não pode dar aviso prévio no dia que entrar de férias.

Precisa esperar acabar as férias.

jarbas caibate
em 06/02/2014

posso dar o aviso previo no dia em que entrar em ferias?que direitos tenho?

Celvon Sousa Manaus
em 23/01/2014

Boa noite, eu quero saber se tenho algum direito na minha recisão,pois pedi minha conta na empresa.E fiz ainha carta escrita a punho.Grato.

tony chirindza
em 20/01/2014

eu quero ajuda de como escrever uma carta para pedido de ferrias…

edson biguaçu
em 14/01/2014

me demiti, vou fazer o aviso previo, preciso fazer os 30 dias todos?

Marilia - Rio de Janeiro
em 07/01/2014

Olá sou professora entrei de ferias em janeiro de 2014 recebi 13 º e férias mas pedirei demissão antes de acabar as ferias sou obrigada a cumprir o aviso prévio ? Se eu não cumprir o aviso o que eu perco ? quais sãos os meus direitos ? obrigada aguardo resposta

Pedro Lima - Curitiba
em 06/01/2014

Olá, gostaria de saber quais seriam as implicações de pedir demissão tendo menos de três meses numa empresa. Obrigado pela atenção.

ELLEN JAMILLE
em 31/12/2013

OI EU ME DEMITI E ACABEI DE TIRAR FERIAS E LICENÇA MATERNIDADE, SOU VENDEDORA TRABALHEI 1 ANO E 7 MESES NESSA EMPRESA COMO CALCULO MINHA RESCISÃO?POR FAVOR ME AJUDE

Renato.L Rio De Janeiro
em 20/12/2013

Trabalhei no máximo 60 Dias Preciso Fazer a Carta De Demissão?

gabriela/florianopolis
em 07/12/2013

boa terde. gostaria de saber se quem pede demissão é obrigado a cumprir os 30 dias de aviso, mesmo quando já tem novo emprego a vista, com data certa pra começar. Tenho que pagar a multa?

São Paulo
em 06/12/2013

Ola boa tarde, estou com uma duvida, estou trabalhando em um escritorio de advocacia a cerca de tres meses sem registro e meu chefe me disse que se eu sair pedir a conta tenho que pagar a ele um salario minimo, isso é verdade?

salvador
em 04/12/2013

bom dia!!pedir demisao dia 20 de novembro,fiz a carta tudo direitinho e me deram um papel dizendo que em 10 dias corridos a recisao estaria na conta nesse caso dia 30 que caiu em um dia de sabado.eu tinha 7 meses de empresa,eles depositaram a recisao dia 2,eu tenho direito a multa,ou eles estao dentro do prazo??

TABATINGA SP
em 03/12/2013

oi se meu patrão me dispensar sem eu saber que estou de aviso previo e me avisar somente 3 dias antes o que eu devo fazer sendo que pra eu pegar o seguro desempro eu nescessito trabalhar mais um mês pra eu pegar o seguro ele pode segurar meu registro mais 1 mes e quento aos mese sem registro tambem recebo sendo que estou sendo mandada embora sem justa causa

obrigada ELIZANDRA

Suellen/ São Paulo
em 26/11/2013

Boa noite,

gostaria de tirar uma duvida, trabalhei 3 meses completos em uma empresa, no dia que acabaria minha experiencia pedia minha demissão. Junto com a papelada veio as guias para o seguro- desemprego. Eu tenho esse direito?

Obrigada.

Natali, São Vicente
em 16/11/2013

Olá,

Faz 1 dia que entreguei minha carteira para registro em uma empresa, porém, fui chamada em outra que me interessa mais, se eu pedir baixa na carteira, ficarei com ela suja…. Como proceder??

Desde já agradeço,

Natali.

Cleiton Lindolfo Collor
em 12/11/2013

A situação é a seguinte, estou trabalhando na empresa A. Surge uma empresa B, e faz uma proposta melhor do que ganho. Se conseguir uma carta de pre-contrato na empresa B a empresa A é obrigada a me demitir?

carlos de sao paulo
em 06/11/2013

Boa tarde, eu recebo férias estando afastado por auxilio doença?

Rafael Praxedes
em 23/10/2013

Prezada Patrícia,

Acesse já nossa calculadora trabalhista e faça esses cálculos online: http://www.calculadoratrabalhista.com.br/

Rafael Praxedes
em 20/10/2013

Prezada Josiane,

Infelizmente não.

Nesse caso, você terá que pedir demissão.

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

Josiane camaçari
em 19/10/2013

Vou me casar e vou ter que ir morar com meu esposo pois ele mora em mato grosso do sul e vou ter que ir embora pra la, mas trabalho de carteira assinada há 10 meses, posso pedir para q me desligue da empresa com todos os meus direitos?

Rose Camaçari
em 19/10/2013

Vou casar e meu esposo se mudou para outro estado e vou ter que ir morar com ele, trabalho de carteira assinada há 11 meses, queria saber se a empresa pode me dispensar sem eu perder meus direitos.

Rafael Praxedes
em 18/10/2013

Prezada Carla,

Isso só existia antigamente, antes da existência do FGTS.

Hoje em dia não existe mais isso.

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

carla
em 18/10/2013

então falando por ai quem tem mas de 10 anos de serviço o patrão não pode demitir mas o funcionário gostaria de saber se é verdade

Rafael Praxedes
em 11/10/2013

Prezado de Maceió,

Ainda não fazemos cálculos aqui no blog.

Em breve, o site CALCULADORATRABALHISTA.COM.BR irá estrear.

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

maceió
em 11/10/2013

Ola! Bom Dia.

Estou trabalhando em uma empresa à 17 anos e estou querendo pedir demisão, qual é o valor que vou receber?

Aguardo sua mensage.

Obrigado.

ola boa tarde trablho como metalurgico em uma fabrica fios .opero duas maquinas mas nao ganho igual a quem opera apenas uma .venha sofrendo com perseguisao do meu supervisor nao me promoveu nao me repassa os aumentos salariais consedidos pela empresa me ignora nao me comprimenta me humulha perante colegas de trabalho fas reunioes sempre me denegrindo esta me presionando psicologicamente para eu pedir demissao nao sei mais oque faser me ajude

Cristiano Pereira - Rio de Janeiro
em 04/09/2013

Bom dia dr. Eu pedi demissão da minha empresa e já entreguei a carteira e a carta á próprio punho. Sou CLT
O que pode acontecer se eu não assinar o aviso e já entrar em outra empresa que vai assinar minha carteira,mas sem ter dado baixa na outra empresa?

Lucas Lima- Manaus
em 03/09/2013

Gostaria de tirar algumas dúvidas com relação ao meu trabalho. Estou trabalhando á 9 meses s/ carteira assinada em uma distribuidora, estou querendo me desligar da empresa, mas gostaria de saber se pedindo demissão perco algum beneficio? Quero saber ao certo quais direitos possuo, pois meu patrão é muito ”economista”.

Desde já, agradeço!

Nathale
em 30/08/2013

Olá, pedi demissão, não cumpri o aviso e minha rescisão já foi paga, porém já estou em outro emprego e ainda não fui homologada, existe algum problema em ser registrada mesmo sem ter feito a homologação do emprego anterior? Por favor, me ajudem.

Patricia Fernande Brasilia DF
em 25/08/2013

Trabalhei em uma empresa por 9 meses pedi demissao e nao cumpri o aviso previo,porem fui contratada
novamente menos de um mes antes da demissao,gostaria de saber se meu fgts acumulou e qndo sair da empresa atual vou receber os valores da antiga empresa e da nova?

RIO DE JANEIRO
em 23/08/2013

Boa Tarde! Gostaria de saber se posso processar a empresa que trabalhei? Em 2010 fiquei afastada 2 mês em aux. doença, sendo que não quis voltar pq. na minha última pericia, o perito se quer me examinou, entrei com um processo do INSS, no qual em 2013 o processo foi arquivado por acharem que estou apta a trabalhar, sendo que tenho alguns laudos medico que atestam que estou inapta a voltar trabalhar, e mesmo assim fui mandada embora por justa causa, sendo que tentei fazer um acordo com a empresa e não obtive êxito, agora em Agosto/2013 fui mandada embora, no que vc. poderia me ajudar?
Grata,
Leila Gomes

adelson benedito da silva
em 02/08/2013

Dr estão me forçando a perdi as conta ou pagar um acordo de 3.800 reais e estou a 15 dias sem trabaljho

Danielle - Sao Paulo
em 31/07/2013

Ola, estava olhando minha carteira de trabalho e vi que trabalhei em uma empresa ha uns dois anos atras, porem nao foi dado baixa daquela empresa em minha carteira, como devo proceder, segundo as leis trabalhistas.

Grato

Rafael Praxedes
em 30/07/2013

Prezado,

Você tem, sim, direito ao pagamento do transporte retroativo.

Cristiano de Eusébio
em 15/07/2013

a empresa a qual trabalho a muitas irregularidades, por isso estou pensando em pedir demissão.
trabalho em uma empresa que deveria ter total engine pois fabricamos Produtos Hospitalares descartável, já encontrei carrapatos nos avental, não é atoa que hospital é o local mais provável de pegar doenças, fico triste por não saber o que fazer para isso mudar. acho que essa decisão seria “sair sem si machucar” sabemos que a poucas coisas que o dinheiro não resolva. O que devo fazer? agradeço a compreensão.

Rafael Praxedes
em 15/07/2013

Prezada Flávia,

Pede para alguem fazer e faz a assinatura com o dedo.

Olá ,trabalho como domestica a 9 anos para uma familia sem registro .nao me pagam feriados trabalhados, nem horas extras …nem inss …penso em renuciar quais sao meus direitos e em caso de que nao me paguem …como devo procerder ?

Flávia - São Bernardo do Campo
em 12/07/2013

Se o funcionário é analfabeto como ele faz a carta de pedido de demissão?

Fortaleza
em 09/07/2013

Gostaria de saber se tenho direito de receber o dinheiro retroativo de passagem… Pois estou trabalhando desdo do dia 10 de junho e hoje a mulher do RH da minha empresa, trouxe-me um cartão de passagem de transporte, mas ela disse que só tem passagens contadas do dia 1º de julho.. Hoje já é dia 9 de julho e todo esse tempo tive que ficar pegando 4º ônibus (ida e volta) para trabalhar

HÉRICA MONTEIRO - OSASCO
em 08/07/2013

Bom dia, eu trabalho numa empresa de call center a 02 anos e meio, meu salário atual é de R$ 695,05. Se eu pedir demissão da pra caulcular o valor aproximado que vou receber? E se eu for demitida? qual o valor aproximado que recebo? Já cumpri férias este ano referente ao ano anterior.

Antonia - Salvador-BA
em 08/07/2013

Ola bom dia! Gostaria de tirar uma duvida: estou na empresa desde janeiro, porem a minha carteira foi assina no dia 20 do mes passado. Pedi demissao, preciso pagar aviso previo, ja a carteira tem menos de 15 dias de assinada?

Sandra/São Paulo
em 03/07/2013

Boa tarde,
Gostaria de saber se eu tenho direito a bonus salaria proporcional. em 2011 recebi 20% do meu salário anual de bonus, e em 2012, recebi 10%.
Ao pedir demissão hoje, eu tenho direito à média dos bonus, proporcional ao meu salário recebido até o momento?

Obrigada,

Rafael Praxedes
em 01/07/2013

Prezada Luthiane,

Saldo de salário, 13º proporcional e férias proporcionais + 1/3.

Rafael Praxedes
em 01/07/2013

Prezado Resende,

Você pode fazer isso sim.

Você não receberá seguro desemprego nem poderá sacar o FGTS.

Resende
em 30/06/2013

Irei tirar ferias em setembro,Mas depois eu pretendo pedir demissao,eu posso fazer isso? O que eu perco?

Luthiane
em 28/06/2013

Boa tarde,

Pedi acordo, mas não tive sucesso então tive que pedir demissão porque tenho que mudar de estado, o que tenho direito?

Rafael Praxedes
em 27/06/2013

Prezada Sabrina,

Você pode pedir a liberação do cumprimento do aviso prévio para o seu patrão.

Caso ele não libere, você poderá sair imediatamente, tendo descontado o valor de 1 salário na hora do acerto.

Rafael Praxedes
em 25/06/2013

Prezada Aline,

Você tem direito a saldo de salários, férias vencidas e férias proporcionais + 1/3 e 13º salário proporcional.

Rafael Praxedes
em 25/06/2013

Prezado Rubens,

Você terá os direitos do pedido de demissão e seu patrão poderá ter descontado 1 salário no momento do acerto.

Rubens/Itabirito
em 25/06/2013

acabei de voltar das férias, pedi demissão e vou cumprir o aviso cumprir o aviso. Quero saber o que tenho a receber.

PORTO VELHO
em 24/06/2013

eu trabalhei em uma empresa no período de 30 dias, porém eu pedi demissão da mesma, só que eu solicitei demissão após o vencimento do contrato de trabalho. no entanto a referida empresa está me cobrando uma multa no valor de 900,00, isso é correto???

sabrina garopaba sc
em 21/06/2013

presciso voltar para minha cidade,mas trabalho de carteira assinada ha 1 ano e 3 meses tenho que cumprir os 30 dias?qual sera os meus direitos? muito obrigado

Aline/Brasília
em 21/06/2013

Olá trabalho a 1 ano e 5 meses não tirei férias nesse período pedi conta e estou cumprindo aviso prévio quais o meus direitos?

Rafael Praxedes
em 20/06/2013

Prezada Janaina,

Para cálculos trabalhistas online:

Você sabia que agora pode calcular seu FGTS aqui em nosso blog? Para calcular quanto você deve ter de FGTS, basta acessar
nossa calculadora: Calcule o seu FGTS.

Você pode calcular TODAS as suas verbas trabalhistas no site Cálculo Exato. Clique aqui para calcular todas as suas verbas.

janaina
em 20/06/2013

Tem um ano e um mês na empresa não sou registrada estou de aviso prévio pedi demissão,quanto vou receber?saio agora 20 07 2013

Santo Ângelo
em 17/06/2013

Cara eu comecei a trabalhar em uma determinada empresa faz 3 dias, recebi um proposta melhor de emprego dai resolvi sair da q eu tava trabalhando, porem me falaram q eu tenho q indenizar esta empresa, mas eu não tinha assinado o contrato ainda desta empresa .
to com essa duvida agora ..

fernando cidade de itatinga
em 16/06/2013

pedi demisão e venceria no dia 30 mas vou sair no dia 25 por decisão minha meu patrão falou que iria descontar do salario esses 5 dias e tambem descontaria das ferias e do decimo terceiro ele esta correto ou não

Rafael Praxedes
em 12/06/2013

Prezado Leandro,

Você receberá o FGTS na mesma conta, mas os valores serão SEPARADOS por cada empresa que você trabalhou.

Presidente Epitacio (SP)
em 11/06/2013

Meu anome é Leandro Bispo Silva e pedi demissão, quero saber se na empresa que vou ser contratado, posso receber meu FGTS na mesma conta que recebo da empresa que pedi demissão?

São paulo
em 08/06/2013

Olá

Fui demitida e meu aviso foi de 34 dias sendo 11 de dispensa, porém compareci somente 2 dias do aviso, posso sobre algum dano além dos descontos dos dias que faltei?

Mariana - São Paulo
em 07/06/2013

Olá,

Estou no emprego há duas semanas e decidi que não vou ficar. Eles ainda não devolveram minha carteira. Quando estava com uma semana no trabalho já havia informado ao supervisor sobre minha decisão e os motivos e ele falou para eu ficar mais duas semanas enquanto ele arrumava alguém. Eu disse que tudo bem, afinal, não quero prejudicar ninguém. Porém, três dias depois ele disse que já tinham efetuado o registro na carteira e que eu teria de ficar por trinta dias. Está certo isso? Eu não teria que assinar alguma coisa para que eles tenham esse direito ao aviso prévio?
Devo solicitar minha carteira de volta?

Obrigada.

Vinicius Christian , Sao Jose do Rio Preto
em 07/06/2013

Boa Tarde
Queria saber alguns direitos meus, eu sou auxiliar administrativo trabalho em uma distribuidora de bebidas, so que eu faço de tudo praticamente carrego a empresa nas costa, eu cuido do financeiro da logistica faturamento organizaçao do estoque contas banco as vezes ate fecho vendas do meu patrao (vendas em consiguinaçao) ate a parte da limpeza sou que faço limpro o escritorio o banheiro e lavo o salao , mas a parte da limpeza “as vezes divido com o motorista” tambem separo os pedidos de venda dos vendedores e ajudo a carregar a fiorino, as vezes tambem fico alem da minha hora de trabalho para nao deicha acumular muita entrega, sao tantas e outras coisa que faço tudo sozinho por aqui. Agora a minha duvida se eu faturar produtos a menos no pedido meu patrao esta falando que eu vou ter que levar eu mesmo a entrega certa, mas como nao tenho carta ainda, tenho que gastar dinheiro com taxi para fazer a entrega, issu é legal ele tem o direito de fazer isso ?? É minha obrigaçao corrigir esse erro deça forma ?? as vezes me destraiu muito poiz faço tudo sozinho, outra duvida como eu tenhu que cuidar do estoque , por nao estar batendo o sistema com o que tem de produtos no estoque ele tem o direito de descontar isso de mim ?? PORFAVOR tire essas minha duvida, pois nao quero ser mais uma pessoa praticamente “injustissada” por ter que faze tudo sozinho, se preferir e nao for nenhum encomodo (17)9118-1093
Vinicius Christian.

Muito Obrigado
Att: Vinicius

fabiana itapeva sp
em 06/06/2013

Olá boa tarde…
Tenho um ano e um mês de carteira assinada ja tirei férias e tbem ja recebi, vou pedir a conta quero saber o que vou receber qual é meus direito. …Obrigado

Thiago Silva
em 06/06/2013

Dr. Praxedes, pedi demissão enviando a carta escrita a próprio punho com o justo motivo de novo trabalho. Enviei junto no dia 03/06 a carta da Empresa que irei iniciar no meu novo emprego no dia 10/06.
Nesse caso imediatamente após o envio da carta de pedido de demissão eu não preciso mais trabalhar certo?
A empresa tem obrigação de me isentar de cumprir o aviso prévio, pois o motivo que tenho é justo?
Obrigado pela atenção despendida!
Sucesso sempre!

Rafael Praxedes
em 05/06/2013

Prezado Leandro,

Você receberá, além do saldo de salário, 13º e férias proporcionais + 1/3.

Rafael Praxedes
em 05/06/2013

Prezada Maria,

Se você pediu demissão, não tem direito a SACAR o FGTS agora.

No entanto, você tem direito aos depósitos de FGTS e a carteira devidamente assinada retroativamente.

maria
em 04/06/2013

trabalhei de vendedora 1 ano e 5 meses sem registro recebi férias e 13 o q tenho direito de receber…posso receber fgts

Rafael Praxedes
em 03/06/2013

Prezado Moyses,

Se houver, o funcionário que pede demissão tem, sim, direito a férias proporcionais, independente do tempo que trabalha na empresa.

o funcionario que pede demissão e tem 03 anos como funcionário tem direito a receber na recisão as ferias proporcionais .

leandro Maringa PR
em 02/06/2013

olá Dr. trabalho em uma empresa e pedi demissão por achar outro serviço mas não deu um ano de registro vou cumprir o aviso a duvida é vou receber só o valor dos 30 dias de aviso ou tenho mais alguma coisa a receber

Escreva aqui