Pedido de demissão


Se você está pensando em pedir demissão, primeiramente deverá saber que quem deve o Aviso Prévio é você, ou seja, no pedido de demissão é necessário comunicar ao Empregador o interesse em se desligar do emprego com uma antecedência mínima de 30 dias.

Note que o empregador pode lhe dispensar do cumprimento desse aviso prévio, porém é uma decisão exclusiva do Empregador.

É necessário que o Empregado formalize seu pedido de demissão, por meio de uma carta que pode, inclusive, ser escrita de próprio punho.

Para acessar um modelo de carta de demissão, clique aqui.

Em caso de pedido de demissão, os direitos do empregado são os listados abaixo:

SALDO DE SALÁRIO: Se você foi demitido no dia 14 de um mês, você tem direito adquirido ao salário referente aos 14 dias que você trabalhou naquele mês. Se você trabalhou, você tem direito!

13º SALÁRIO PROPORCIONAL: Para você ter direito ao 13º salário integral você deve trabalhar um ano inteiro. Se você começou o ano trabalhando para a empresa e foi demitido em MARÇO, por exemplo, você terá direito ao 13º salário proporcional na razão de 3/12. Da mesma forma, se você foi demitido em AGOSTO, você terá direito a 8/12 de 13º salário proporcional, entendido?

FÉRIAS PROPORCIONAIS + 1/3: Todo trabalhador tem direito a férias. Caso exista um período aquisitivo de férias que sequer se encerrou, você possui férias proporcionais acrescidas de 1/3 para receber, porém apenas por meio de uma analise do caso concreto, pode-se dizer a fração correta.

FÉRIAS SIMPLES + 1/3, se houver: Se você completou seu período aquisitivo de férias, mas não chegou sequer a tirar seus dias de folga, você terá direito ao recebimento de férias simples acrescidas de 1/3.

-FÉRIAS DOBRADAS + 1/3, se houver: Se você jamais gozou férias durante todo o período de emprego (Que seja mais de 1 ano), você tem direito a receber essas férias em DOBRO. É isso mesmo, se seu patrão nunca lhe pagou férias, ele terá que pagar dobrado, tudo acrescido de 1/3.

Portanto, percebe-se que o empregado não poderá fazer o levantamento do FGTS, tampouco existirá a multa de 40% que é paga pelo patrão nos casos de demissão SEM JUSTA CAUSA.

Além disso, não haverá direito ao seguro-desemprego em caso de pedido de demissão.

Recomenda-se, portanto, que o empregado não peça demissão, a menos que já tenha certeza absoluta dessa decisão, pois, como vimos, as verbas a receber diminuem bastante.

Veja mais:

Modelo de carta de pedido de demissão SEM aviso prévio

Modelo de carta de pedido de demissão COM aviso prévio

Motivos que levam à rescisão indireta do contrato de trabalho

Direitos na demissão por justa causa

Direitos na demissão sem justa causa

272 comments

  • Ola, gostaria de saber se eu posso sacar meu FGTS, Sendo que trabalhei 01 ano e 02 meses em uma empresa e pedir para sair, depois trabalhei mas 04 meses em uma outra empresa e me mandaram embora? Gostaria de saber se eu tenho direito ao primeiro FGTS que pedir pra sair??? e ja posso tirar?

  • Izabel - governador valadares

    preciso pedir demissão e não gostaria de cumprir o aviso. recebo 1.200,00 , comecei a trabalhar em fevereiro dia 02 e quero pedir demissão sem aviso hoje dia 05 -11. O que vou receber se assim o fizer?

  • Bruna - Rio de Janeiro

    Boa tarde, no dia 4 de agosto de 2014 fui contratada, e hoje, dia 18/11 decidi pedir demissão. Recebi hoje a primeira parcela do 13º salário. Gostaria de saber se poderei receber a segunda, o que perco nao cumprindo o aviso, e com o meu salário de 1.200 quanto que eu tiraria no final. Pretendo trabalhar até o dia 5 do mês que vem. Obrigada

  • Loyanne_ nanuque

    ola ! bom dia?

    minha mae trabalhou, ela e empregada domestica ,pediu para seu patrao manda ela ir embora,porque queria sair mas ter seu direito, trabalhou pra ele 1 e 3 meses carteira era assinada.
    ele falou pra ela que manda ela ir embora nao era poblemas .,mas ele nao mandou , colocou como ela pediu conta sem direito a nada .

    depois ele disse que ela tinha que trabalhar o aviso previo, mas ela nao trabalhou o aviso, por que achava que ele ia mandar ela embora e ela pagaria pra ele os 50%.

    Gostaria de saber se ela tem algum direito ? e se ele deveria ter explicado ela melhor por conta de nao entender sobre essas coisas.

    Gostaria de saber tanbem se ela pode recorrer a justica dos trabalhadores.

    Obrigada.

  • Parauapeba

    sou empregada domestica quero sair do emprego gosataria de saber como fazer minha carta de aviso previo

  • cirilo ,sao paulo

    Gostaria de saber, eu trabalhava numa empresa e ja fui admitido em outra, queria saber se quando eu pedir baixa na carteira dessa empresa anterior se eu tenho direito de receber as verbas recisorias?

  • Carina - Rio de Janeiro

    Boa Noite, comecei em um serviço sem carteira assinada em fevereiro de 2014 e pedi demissão em dezembro de 2014 eu tenho direito ao décimo terceiro? Porque ele pagou só o salário mensal, queria saber se tenho direito de algo, por não ser de carteira assinada, e eu iria ficar ate o dia 05 do mês seguinte por que era sempre esse dia que eu recebia mas ele disse que não precisava que o mês fecha em 30 dias e que eu recebia o salário nesse dia por escolha dele, ele fez isso para não me dar o décimo terceiro salário? Afinal eu tenho direito ou não sendo que eu pedi demissão.

  • Pingback: Sair da empresa sem perder direitos. Como fazer?

  • osana Brasília, DF

    Oi eu trabalhei durante cinco anos sem carteira assinada e sair do emprego em dezembro de 2014 e queria saber quais os meus direitos, sair porque sabia que ele nunca iria fichar minha carteira e agora ele só quer me dar 1200 pq sair e disse que nem a isso eu tinha direito. Desde ja agradeço à ajuda.

  • katlin suelen ribeiro da silva são paulo

    Oi boa tarde eu pedi demissão no meu trabalho,eu fiz a carta de próprio punho só que eu não quero nais cumprir aviso eu posso desistir?!

  • Trabalho numa empresa de grande porte,é na a área que trabalho manuseio alguns produtos químicos :ex ácido,soda,co2,nitrogênio e etc.. Quero saber se tenho direto a algum benéfico, tipo insalubridade vc poderia mim passar essa informação, trabalho com esses produtos a 2anos e 8 messes.

  • Porto alegre RS

    Gostaria de saber qual direito tenho se pedir demissao agora estou de ferias qual direito terei sou domestica

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *