Periodo de experiência: Direitos do Empregado

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Direitos no Periodo de experiência *

Primeiramente, é importante lembrar que, mesmo em se tratando de periodo de experiência, a Carteira de Trabalho do empregado deve ser assinada em até 48 horas contadas do dia em que começar a prestação de serviços.

Esse tipo de contrato (periodo de experiência) possui duração máxima de 90 dias, sendo possível apenas uma prorrogação dentro desse período. Assim, se o contrato for prorrogado mais de uma vez ou se for ultrapassado o prazo máximo de 90 dias, o contrato passa a ser por tempo indeterminado automaticamente, gerando todos os direitos e obrigações decorrentes desse tipo de contrato.

Vale lembrar também que essa prorrogação deve ser anotada em Carteira, pois, caso contrário, estará encerrado o período de experiência, transformando o contrato em contrato por prazo indeterminado.

Ao contratar um funcionário para um período de experiência, o empregador pode celebrar com ele um contrato. Nesse contrato pode constar uma cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão, ou seja, uma cláusula que assegura o direito de qualquer das partes de rescindir o contrato antecipadamente. Nesse caso, há o dever de aviso prévio por ambas as partes.

Direitos do empregado no Contrato de Experiência

Dra. Giovanna Santiago explica os direitos do trabalhador no período de experiência, inclusive em caso de demissão durante o período.

Caso não haja qualquer cláusula nesse sentido, a matéria é disciplinada pela CLT, em seus artigos 479 e 480 e não haverá aviso prévio. O empregador que rescindir o contrato de experiência antecipadamente, deverá pagar ao empregado uma indenização equivalente à metade daquilo a que teria direito até o término normal do contrato.

Nesse caso, o empregado fará jus também a todas as verbas rescisórias a que teria direito se o contrato fosse por prazo indeterminado (relativo ao período efetivamente trabalhado), além da chamada indenização da metade:

- Férias Proporcionais + 1/3

- 13º salário proporcional

- saldo de salário

- saque do FGTS + multa de 40%

- seguro desemprego (somente em casos bastante específicos)

- indenização da metade dos dias que ainda faltarem para o término do contrato.

Se a demissão ocorrer por justa causa, o empregado fará jus apenas ao saldo de salário.

O empregado que rescindir o contrato antes do seu termo, igualmente deverá pagar uma indenização equivalente ao prejuízo causado ao empregador e terá direito a receber apenas o saldo de salário, 13º salário proporcional e férias proporcionais mais 1/3, sem direito a saque do FGTS, multa de 40% ou seguro desemprego.

Já se o contrato chegar ao fim sem que uma das partes queira dar continuidade, o empregado receberá o saldo de salário, férias e 13º proporcionais, bem como poderá sacar seu FGTS. No entanto, não fará jus à multa de 40%, seguro desemprego ou mesmo a qualquer indenização.

Mesmo que seja o empregado a parte não interessada na continuidade do contrato, este não deverá também qualquer indenização ao empregador, uma vez que o prazo chegou ao fim naturalmente.

*Artigo escrito por:

Giovanna Santiago

Advogada – OAB/CE 24.463

Sócia Proprietária do Escritório Santiago & Praxedes Advogados

giovannasantiagoadv@gmail.com

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2


Paloma (Limeira)
em 16/12/2014

Olá, estou trabalhando num empresa, dia 06 de janeiro completa 3 meses . Se eu pedir a conta uns dias antes, no caso hoje. O que vou receber e o que vai descontar?
Já tenho outro emprego, começo em janeiro.

Rafael Praxedes
em 10/12/2014

Fernando,

Não é necessário.

Encontre advogados trabalhistas: Doutor Trabalhista

Fernando Souza
em 10/12/2014

Estamos com um jovem aprendiz para terminar o contrato de dois anos e queremos contratá-lo com período indeterminado, mas estou com duvida se faço um contrato com experiencia de 90 dias ou não e necessário!???

Raythson stanlliay Marques de Lacerda cidade Belém do São Francisco Pernambuco Brasil
em 03/12/2014

Meu período de experiencia foi do dia 02/07/2014 término 02/09/2014 experiência sem carreira assinada prazo encerrado continuei mais um mês 02/10/2014 fora experiência sem carteira assinada por conta de reformas no mercado não teve como levar documentos para a contador. Mês seguinte 11/2014 no final do mesmo levei meus documentos pra preencher a carteira já que fui efetivado pelo eempregador . A contadora disse que no dia do meu pagamento eu tinha direito a 13 terceiro proporcional e férias proporcional mais o salário do mesno trabalhado que ia completar esse direito e o acerto de conta referente aos meses prestado . Mas a empregadora se recusou a pagar esse acerto proporcional aos meses prestados somente me pagando o salário . O que devo fazer ? Sou da cidade de Belém e no comércio onde trabalho to dos os funciona seja embalador entregador quem teabalha nos frios todos tem a carteira assinada como serviços gerais . E eu disse a contadora que a minha será assinada como repositor de mercadoria . Fiz certo ? Eu também gostaria de outra informação meu empregador me lança para resolver a parte financeira trabalho externo e eu gostaria de saber se eu receberia uma porcentagem por fora junto ao meu salário . Seria bom mandar uma fiscalização para Belém do São Francisco . As coisas não funcionam na lei aqui não .
Eu espero uma respoSta no meu email obrigado e boa noite

Yasmim rj
em 03/12/2014

Olá, boa tarde.
Sou uma vendedora de loja de shopping comissionada. E meu contrato acaba dia 07 de janeiro e já pedi a demissão devido a faculdade. Eu gostaria de sair 6 dias antes do contrato acabar. O que vai acontecer? O que terei de pagar a empresa?

Elivaldo
em 04/11/2014

Olá, Trabalhei 9 anos de carteira assinada em uma empresa de ônibus e ela acabou perdendo algumas linhas. os funcionários dessas linhas foram demitidos e encaminhados para a outra empresa que assumiu as linhas. A nova empresa assinou minha carteira no período de experiência mas só trabalhei 5 dias e pedi para sair. Gostaria de saber se posso receber o seguro desemprego dos 9 anos em que trabalhei na antiga empresa e se o fato da atual empresa ter assinado minha carteira no período de experiência se isso influência?

renata sp
em 16/10/2014

estou no 14° Dia de experiencia. meu carteira ja assinada. e um salario de um mil e oitenta e sete. e gostaria de saber. se eu pedir demissao. irei receber alguma coisa e qual valor. e se eles me mandarem enbora. receberei quantos. minha carteira vai sujar?

Tiago
em 02/10/2014

Boa tarde
Gostaria de uma informação
Meu contrato de trabalho terminou nos 90 dias nao renovado, mas a empresa me mandou 5 dias antes do dia que vence o contrato de experiencia pode?
E também tenho direito ao vale-alimentação
Fui registrado no dia 0172014 e assinei o término do contrato de experiencia antecipado no dia 25102014.

No aguardo ..
Por favor URGENTE..

Agradeço sua ajuda

Larissa Oliveira Rio de janeiro
em 01/10/2014

Olá , Fui contratada por uma empresa como vendedora com o periodo de experiência de 30 dias , sendo que fui mandada embora sem justa causa antes desses 30 dias acabarem ,queria saber oque eu tenho direito de receber …

Boa noite!

Bleno Oliveira, Aguanil - MG
em 26/09/2014

Assinei carteira com 1 salário, mas tenho 16 anos e estou terminando os estudos, por isso trabalho meio período. Quanto meu empregador deve me pagar? (Recebia R$ 427,20 antes de assinar a carteira e gostaria de saber se haverá alguma alteração para mais ou para menos no meu salário)

Grato, abraços!

Araruama
em 23/09/2014

Trabalhei 1 mês e 15 dias em um mercado, fui demitida antes do contrato de experiência acabar, quais são os meus direitos?

tiago rj
em 23/09/2014

trabalhei na empresa durante 30 dias, pedi pra sair antes de meu período de experiencia abacar,
tenho direito a receber os 30 dias trabalhado?

Sapezal MT
em 17/09/2014

Oi boa tarde…
Olha vou explicar minha situação,estou trabalhando em uma empresa de operadora de caixa e estou de experiencia ainda e estou com um problema de saúde de hipertensão e não estou conseguindo trabalhar todo dia vou para hospital passando mal e eu queria saber se eles podem me dispensar por estar levando atestado medico??

Sheila Belém
em 08/09/2014

Boa noite, gostaria de saber como o empregador deve proceder nos atos do contrato por experiência. Já sei que o mesmo não pode exceder 90 dias, mas tenho várias dúvidas, como: 1) Quando assinei o contrato, e também na minha Carteira o contrato era de 60 dias de experiência; mas no ato da assinatura já me deram pra assinar o termo de prorrogação por mais 30 dias, isso é correto? 2) Caso esteja correto, o empregador não teria que me avisar que ainda estava de experiência? Com quantos dias de antecedência seria este aviso?

Allan França
em 06/09/2014

Bom Dia o meu caso é o Seguinte, entrei na empresa dia 27/02 / 14 e a empresa só me registrou dia 01/06/14 covrei a empresa a me pagar os 3 meses que ficaram pra tras, e eles só me acertaram as férias proporcional aos 3 meses. O que falta eles me pagarem?

Edinalva Silva. são paulo-sp
em 04/09/2014

Trabalhei por 90 dias consecutivos, ou seja, só o período da experiência. Mesmo assim o meu chefe tem que dar baixa na carteira?

Flavia, hortolandia-sp
em 02/09/2014

Boa tarde
Fiz a experiencia de 45 dias numa empresa de telemarketing, porem o 45 dia caiu num domingo. Como o Rh da empresa abria de segunda a sexta, na sexta-feira avisei minha supervisora que queria fazer os 45 dias exatos para não pagar multa, então me me orientou a não assinar na sexta pois ia dar menos de 45 dias, e disse tambem para eu ir a empresa na segunda-feira apenas pra escrever a carta de demissão que não ia contar o dia trabalhado. Foi assim como ela orientou que eu fiz porem a empresa contou a segunda como dia trabalhado e que eu tinha feito 46 dias, em suma não ganhei nada.
Tenho direito a algo nesse caso?

Davi
em 25/08/2014

ola! boa noite, trabalhei 40 dias com contrato de experiencia na carteira, ano passado, gostaria de saber se tenho direito a receber pis este ano.
desde ja agradeço a atenção.

EDSON , Caxias do Sul
em 21/08/2014

Boa tarde, após 1 ano e 3 meses eu pedi as contas para trabalhar em outra empresa, sai dia 02/05/2014. nessa nova empresa entrei 05/05/2014 e meu periodo de experiencia era 90 dias, ou seja até 03/08/2014, no entanto fui desligado com 89 dias, se fosse 90 dias caíria no sábado, e a empresa deu documento como encerramento de contrato ao qual não daria direito. Eu tenho direito a receber o seguro desemprego + multa 40%?

danubia são vicente
em 15/08/2014

Pedi demissao na experiencia, posso dar continuidade ao seguro desemprego?

Jefferson Silveira Regis - Santos-SP
em 09/08/2014

Fui demetido no fim da experiencia e 90 dias.
Tenho direito a 3 meses de ferias e 3 meses de 13º?

Thayna Campos
em 24/07/2014

Oi, comecei a trabalhar no dia 02/05/2014 de carteira assinada e fui mandada embora dia 19/07/2014. Fiquei no período de experiencia por 45 dias. A empresa tem que me pagar o aviso ou não?
Obrigada.

Terezinha
em 22/07/2014

Eu tinha direito ao seguro desemprego, porém não dei entrada.
Comecei a trabalhar em outra empresa, rescindiram o contrato de experiência porém não forneceram as guias do seguro desemprego.
Não posso mais usar as guias do primeiro trabalho citado porque já passou do prazo de 120 dias.
A empresa em que saí no período de experiência deve fornecer as guias para eu poder dar entrada?
Obrigada.

Denner/Santo Andre
em 22/07/2014

Ola,amigos trabalhei em uma Empresa que me registrou sem anotar na minha carteira o tempo de experiência, só esta anotado a data de entrada na dia 14/04/2014 e de saída 10/07/2014,(so descobri isso hoje 22/04/2014 pois me enviaram minha carteira por sedex) a firma fez vários erros e demitiu alguns empregados,eu comecei a trabalhar nela no mês de fevereiro e so tenho -e mails que comprovam isso,mesmo assim so recebi 02(dois) salários,queria saber o que eu tenho direito pois nem aviso de dispensa e nada me mandaram.se algum advogado se interessar eu contrato.abraços.

thiago tanhaÇu bahia
em 20/07/2014

trabalhei 2 meses de carteira assinada e fui demitido mas ja faz 1 ano e nao deram baixa na minha carteira quais meus direitos?

Stefani- Barretos
em 14/07/2014

Ola.
Eu cumpri os 45 dias de experiencia e pedi demissão, quais os meus direitos…? Tenho banco de horas eles tem que me pagar essas horas?

thais rio de janeiro
em 11/07/2014

boa tarde gostaria de tirar um duvida,se eu trabalhei no ano 2013 como contrato de esperiencia eu recebo pis nesse ano de 2014,ou somente quando e efetivada ?

michelle rocha guarulhos
em 08/07/2014

ola trabalhei 45 dias que direitos eu tenho para recebe ….

Nayara - Niterói
em 24/06/2014

Oi, boa tarde. Eu comecei a trabalhar numa empresa, por contrato de experiência, por 3 meses.. Cumpri os 3 meses e a empresa não quis mais ficar comigo. Já me pagaram o que eu tinha direito, porém ontem completou 1 mês que fui demitida e até agora a empresa não deu baixa em minha carteira. E toda vez que eu ligo pra saber o dia que eu posso ir levar minha carteira, eles mandam eu aguardar a ligação deles, mas isso não acontece. Com isso estou com medo de arrumar um emprego que assine a carteira e eu não conseguir ser admitida. Quais são os meus direitos para com a empresa ? O que tenho que fazer? A quem devo procurar ? Esse foi o meu primeiro emprego e eu estou completamente por fora disso. Espero ansiosamente a sua resposta, obg.

Rafael Praxedes
em 24/06/2014

Natane,

Eles são obrigados a pagar o PISO MÍNIMO DA CATEGORIA em qualquer parte do contrato, seja período de experiência ou não.

Natane Rio de Janeiro
em 24/06/2014

Estou em período de experiência em uma loja, mas ainda não assinei nenhum tipo de contrato. É loja de shopping, eles oferecem 650 reais nos primeiro 3 meses de experiência e só depois oferecem o valor de 895reias. Sendo que o salário mínimo é 724 reais e o piso da categoria de vendedor é 832reais. Ele podem pagar esse valor ou são obrigados a pagar o salário mínimo ou o piso da categoria?
Obg ☺️

Nayara - Niterói
em 19/06/2014

Oi, bom dia. Eu comecei a trabalhar numa empresa, por contrato de experiência, por 3 meses.. Cumpri os 3 meses e a empresa não quis mais ficar comigo. Já me pagaram o que eu tinha direito, porém ontem completou 1 mês que fui demitida e até agora a empresa não deu baixa em minha carteira. E toda vez que eu ligo pra saber o dia que eu posso ir levar minha carteira, eles mandam eu aguardar a ligação deles, mas isso não acontece. Com isso estou com medo de arrumar um emprego que assine a carteira e eu não conseguir ser admitida. Quais são os meus direitos para com a empresa ? O que tenho que fazer? A quem devo procurar ? Esse foi o meu primeiro emprego e eu estou completamente por fora disso. Espero ansiosamente a sua resposta, obg.

Fátima - Mossoró
em 13/06/2014

Oi, boa tarde, estava no período de experiência de 45 dias em uma empresa, porém, pedi demissão no 17º dia. Devo pagar idenização a empresa?? quanto??
Desde já agradeço.

dayani,joinville
em 10/06/2014

Bom dia Rafael me esclareça por favor estou com muitas duvidas, trabalhei treze meses em uma empresa e fui demitida dia 20/03,porem no dia 21/03 ja fui registrada em outra e a empresa vai me demitir no ultimo dia da experiencia(90 dias).Como nao dei entrada no seguro desemprego da empresa anterior,posso dar entrada com a mesma guia ja que ainda nao completou 120 dias.Ou esta nova empresa me fornece a guia do seguro e devo dar entrada com esta que estou a tres meses?ou nao tenho direito ao seguro?

fabiane / Recife
em 04/06/2014

Meu contrato só acabaria dia 10/06 e fui dispensada antes no dia 30/05, sem justa causa, ao que tenho direito fora que marcaram de me pagar dia 09/06 (PELAS MINHAS CONTAS SÃO 11 DIAS) Eles tem que pagar multa por 1 dia de atraso e qual seria? Por favor me ajudem.

Julio, Rj
em 04/06/2014

Trabalho numa farmácia como caixa, eles deixam a todo momento que estou em período de treinamento de 90dias só que eles n me dão uma base de treinamento me deixa la me virando com outros caixas mais antigos mas o problema e o meu caixa qnd fui fecha-lo deu uma falta de 35 eles querem me cobrar eu estando em experiência eu tenho responsabilidade de pagar essa falta? Eu n tenho direitos não? Mt obg pela resposta

Rafael Praxedes
em 29/05/2014

Adriana,

Nesse caso, não foi uma demissão, mas sim o término do contrato de experiência normal.

Você deve receber saldo de salários, férias proporcionais + 1/3, 13º salário e sacar seu FGTS sem direito a multa de 40%.

adriana
em 29/05/2014

trabalhei na experiencia por 90 dias, e quando completou os 90 dias, fui demitida.Quais são os meus diretos, o que devo receber do empregador?

gi sao jose do rio preto
em 27/05/2014

meu contrato de experiencia terminou a 1 dia o que eu tenho direito a receber caso peça demissão…
estou sendo moralmente assediada e nao quero mais ficar na empresa

simone,Piracicaba
em 14/05/2014

Oi,meu peiodo de experiência terminou no dia 13/05/2014,os 90 dias,a empresa me dispensou no dia 14/05,ou seja,no outro dia.como fica essa situação?querem colocar na recisão a data do ultimo dia do contrato (dia 13),o que eu faço?quais meus direitos?

Rio de Janeiro
em 09/05/2014

O companheiro de trabalho acabou o contrato de experiencia de 90 dias, nosso salario é de R$1.518,65,
o mesmo foi dispensado, quanto ele recebe.

ariosto
em 30/04/2014

oque faço fiquei e uma firma mais de 2 meses fichado.ai a firma,foi parada porcausa de uma morte no serviço,ai bagunçou tudo,mais estava recebendo certinho..fui embora para o nordeste,e dexei minha carteita e nunca foi dado baixa e a cateira ficou com elis..oque eu faço.??

katia campo grande
em 28/04/2014

fui demitida com 40 dias sendo q o periodo de experiencia e de 45, qual o valor a receber, sendo que trabalhei 25 dias , salarioa receber foi de 685,00 …ja q 30 dias era 822,00, o que mais ja q a empresa me liberou 5 dias antes

Camilla Barros - Rio de Janeiro
em 22/04/2014

Ola, Boa tarde
Tem mais ou menos uma semana que fui dispensada por nao passar na experiencia e ate agora nao assinei meu termo de rescisao e acabei de descobrir que o meu fundo de garantia nao foi deposita e eu fiquei la tres meses e so dei baixa na minha carteira isso esta certo?

Gysele - Natal
em 08/04/2014

Bom dia,
Na empresa que estava trabalhando me fizeram o contrato de Experiência de 45 + 45. Trabalhei os 3 meses de experiência, porém pedi as contas na empresa 1 semana antes de finalizar o contrato de experiência, ou seja informei que iria cumprir os 3 meses do contrato de experiência, mas que não iria seguir após os 3 meses. Sendo assim, a empresa fez a rescisão, só que contador da empresa colocou causa do afastamento: Rescisão do Contrato de Experiência por iniciativa do Empregado, sendo assim não tenho direito ao saque no FGTS. Só que eu não entendo o porque não deixam eu sacar o FGTS, se eu cumpri o contrato de Experiência dos 3 meses, tanto que o meu último dia foi o informado no contrato de experiência (entrei 2/01/14 e sai 1/4/14) ou seja cumpri os 3 meses.
Tenho direito ao saque do FGTS?

Claudia Guarulhos
em 28/03/2014

Boa Tarde, A empresa me dispensou após o término de experiência porém não me deram o direito de sacar meu fgts e ainda por cima não deram baixa na caixa hoje dia 28/03/2014 tirei meu extrato analitico e consta que ainda trabalho na empresa pois a mesma nao colocou a data fim eu sai de lá no mes de setembro de 2012 o que devo fazer?

Luiz Carlos.Recife
em 19/03/2014

Minha empresa atrasou o deposito do meu FGTS bem no mês do termino de três meses de experiência,mas ainda não me comunicou se vou ser dispensado ou não e já fazem 8 dias que já passou o tempo de experiencia isso significa que vou ser demitido?

larissa martins morro da fumaça
em 17/03/2014

Meu contrato de experiencia é de 45 dia com o termino prorrogado por mais 45 dia estou trabalhando a 45 dia por motivos pessoais gostaria de pedir demissao, se eu sai antes de acabar os 90 dias pagarei alguma multa?

daiana santo andre
em 14/03/2014

Bom Dia!

Gostaria de saber trabalhei 5 anos na empresa me mandaram embora em novembro 2013 porem verificaram que eu tinha um atestado e passava de 15 dias entrei pelo inss. me contrataram novamente, ja tinha recebido a rescisão, e fiquei esses meses pela caixa voltei do inss e em janeiro me mandaram embora
hoje dia 14/03 ainda não marcaram a homologação. porém estou em casa sem nenhuma renda e ja fiquei internada 2 vezes tendo despesas com remedio. a empresa pode me dar a cheve para retirada do fgts?

Felipe - Jaragua do súl
em 14/03/2014

olá, fiz um contrato com uma empresa de 45 dias, só que nao passei da experiência, e não me contrataram efetivamente, que direitos eu tenho na rescisão e qual o prazo máximo para eles acertarem, por que já vai fazer 1 mes e não deram baixa ainda na minha carteira?

Obrigado!!!

kenia São pailo
em 13/03/2014

Boa tarde, eu estava em experiencia por 3 meses,entrei dia 04-02-2014 e fui dispensada dia 11-03-2014, meu salario era de r$1.500, gostaria de saber o que eu tenho de direito, obrigada

Luane Lopes Brasilia DF
em 10/03/2014

Boa tarde! Trabalho no RH de uma fábrica de salgados, e tive uma colaboradora que pediu desligamento em função de estar entrando em outra empresa. A colaboradora ainda estava em período de experiência. Neste caso a lei obriga o empregador a aceitar declaração de outra empresa a fim de não descontar o restante do período de experiência?

Cristina - Farroupilha
em 10/03/2014

Trabalhei por cinco meses em 2013 sem carteira assinada. Fui registrada em janeiro, termina o contrato de experiência dia 02/04/2014.
Se pedir demissão o que vou receber. Se sair depois do dia 02, preciso da aviso?
E como ficam os cálculos dos meses sem registro Posso reivindicar o valor do FGTS, sem entrar em juízo?

Obrigada!

Solivia Pinheiro, Teresina-Pi
em 09/03/2014

Olá! Trabalhei em duas empresas cumprindo contrato de experiencia de 90 dias cada. Infelizmente não fui efetivada. O intervalo de ambas foi de 05 meses. Anteriormente a elas trabalhei em uma empresa por 1 ano fui demitida e recebi o beneficio do seguro desemprego as 05 parcelas isso em Maio/2013. Fui desligada dessa ultima empresa cumprindo meu contrato de experiencia dia 02/03/2014 gostaria de saber se posso “juntar” esses dois períodos de experiencia (90+90) totalizando 06 meses para receber pelo menos três parcelas desse beneficio.

Aguardo resposta!

Juliana Oliveira - Fortaleza-ce
em 02/03/2014

Gostaria de saber se é certo ser descontado o INSS e o Sindicato de um trabalhador em fase de experiência?

diego - Manaus
em 28/02/2014

boa tarde, uma empresa assinou minha carteira por experiencia, sem eu ter direito de receber minha recisão e aviso previo… ela pode fazer isso?

Doidao66
em 20/02/2014

Estou em experiencia e tenho de pagar as horas do carnaval (segunda feira). Isso é permitido?

Parauapebas
em 13/02/2014

Estou trabalhando em uma empresa mas estou muuuito insatisfeita…quero pedir demissão, mas agora que tenho 20 dias do prazo da experiência! O que fazer vou sujar minha carteira? Vou pagar alguma multa? Me esclareça por favor! Obrigado.

Caroline
em 11/02/2014

Olá gostaria de saber calculo de direitos a receber durante período de 2 anos, feito um acordo com o empregador. O que poderia receber? Se nesse período recebi férias e 13º normalmente? Seria apenas o FGTS+ Multa de 40% ? Obrigada! E qual a base para cálculo? O último salario ou o da época? Obrigada!

Bruna
em 11/02/2014

Olá, quais direitos se tem quando você trabalha durante quase 05 meses sem registro, iniciei em 18/09/2013 e só serei registrada em Março/2014. Sei que existe o contrato de experiência, porém esse período ultrapassa o prazo máximo de 90 dias de contrato. Quais os direitos a receber deste periodo sem registro, feito por um acordo? Obrigada!

juvenil campinas
em 10/02/2014

Fui demitido com dois mese e 12 dias de trabalho.
Eu devo cumprir aviso prévio?
( obs: sem carreira assinada)
E quais são os meus direitos ?

Marcia - Joinville
em 09/02/2014

Por gentileza sou professora e trabalhei em um jardim do dia 20/01/2014 a 31/01/2014, pedi demissão, pois a empresa não cumpriu com o combinado. Me pediram para ir acertar as contas no dia 07/02/2014, chegando lá disseram q eu não tenho nada pra receber, pois tenho q pagar uma multa por rescindir o contrato, pois ja estava registrada, isso é certo, eu não fui avisada e só vi o contrato no dia da rescisão. Meu salario era o piso de professor q é de 5,81 por hora no período integral.

Rafael Praxedes
em 04/02/2014

Prezada,

Se o empregador lhe aceitar de volta, pode sim sem problemas.

são paulo
em 03/02/2014

gostrari de saber se posso ser contratada pela empresa que sai trabalhei 1 mês nesta empresa e no calor da emoção pedi as contas tem 16 dias que derão baixa na minha carteira me arrependi e gostaria muito de voltar sera possível

Giovann campinas
em 05/01/2014

Olá trabalhei em contrato de experiência de 45 dias do dia 1/11/2013 até 15/12/2013, o contrato está na minha carteira de trabalho, mais o empregador nao deu baixa ele precisa fazer isso?

Rafael Praxedes
em 29/12/2013

Prezada Patrícia,

Nesse caso, seu contrato foi transformado em um contrato por tempo indeterminado, ou seja, você tem direito a TODAS as verbas de uma demissão sem justa causa, quais sejam: aviso prévio, saldo de salário, férias proporcionais + 1/3, 13º salário proporcional e Levantamento do FGTS + multa de 40%.

PATRICIA , PELOTAS RS
em 28/12/2013

tenho uma duvida por favor me ajude, eu fui contratada numa empresa por 30 dias mais trabalhei 40 dias e não assinei outro contrato e fui demitida, como fica a minha situação, quais são meus direitos?

Kellen, Lavras
em 19/12/2013

Ola, meu contrato de experiencia acabou a 2 dias e não qri mais ficar na empresa… tenho que pagar o aviso pra empresa??

Obrigada…

GLAUBER CASTRO// BAURU SP
em 22/11/2013

BOM DIA, FUI “CONTRATADO DIA 21/10 COMEÇAMOS UM TREINAMENTO, NO DIA 01/11 NOS PAGARAM INFORMALMENTE POR 10 DIAS, E QUESTIONEI SOBRE MEU REGISTRO DISSERAM QUE DIA 01/11/2013 SERIA FEITO, COMECEI A TRABALHAR FORA DE BAURU, NA PRIMEIRA SEMANA TD BEM ANTECIPARAM UMA AJUDA DE CUSTO, AGORA NA SEGUNDA FEIRA, NÃO ADIANTARAM NADA QUERIAM QUE EU FOSSE P/ CAMPO SEM DINHEIRO ALGUM, FIQUE ESPERANDO DISSE QUE NÃO IRIA, ME MANDARAM EMBORA DIA 20/11/2013, SEM MOTIVO ALGUM, NÃO SEI QUAL MEUS DIREITOS E NÃO ME FALAM SE FOI OU NÃO REGISTRADO PELO ESCRITORIO AQUI DE BAURU. ENVIEI UM EMAIL P/ SP E ME RETORNARAM SEMANA PASSADA QUE ESTAVA SIM REGISTRADO. COMO PROCEDER ??
AGUARDO CONTATO.

att

GLAUBER

Valdina
em 19/11/2013

Estou a 1 mês na empresa, e me demitiram na experiência, sei que só tenho 1 mês de FGTS, gostaria de saber se terei o direito de saca-lo.

Escreva aqui