Qual o prazo para receber o pagamento das férias?


**Novidade!! Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.**

Mais uma dúvida bastante recorrente entre os empregados é sobre o momento certo para o recebimento do pagamento relativo as férias.

A CLT deixa bastante claro em seu artigo 145 que o empregador deve fazer o pagamento das férias do empregado até, NO MÁXIMO, 2 dias antes do início do período de descanso.

Dessa forma, o empregador tem até 2 dias antes do início das férias do empregado para efetuar o pagamento integral das férias (Férias +1/3).

Mas o que acontece se o empregador não cumprir esse prazo? Há alguma punição ou fica por isso mesmo?

Atualmente, o principal tribunal do trabalho do país (TST) tem entendido que, caso o empregador não efetue o pagamento das férias do empregado no prazo correto, deverá pagar DOBRADO.

É isso mesmo. Ainda que o empregado tenha tirado as suas férias na época correta, o pagamento das férias fora do prazo enseja pagamento EM DOBRO por parte do empregador.

No entanto, os empregadores não fazem esse pagamento de forma espontânea, obrigando o empregado a procurar a justiça caso deseje fazer valer essa regra.

Compartilhe:

2 comments

  • olá meu chefe pediu para assinar um papel descontando 3 dias deste último feriado prolongado isto é permitido devo assinar?

  • Pedro henrique

    Trabalho na empresa ha 2 anos e tenho minhas ferias deste ano vencidas e o meu patrão disse que tem 1 ano para me pagar as ferias deste ano. Está certo isso ?