Quantas advertências ocasionam uma justa causa?


**Novidade!! Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.**

Quando um empregado recebe sua primeira advertência no trabalho, logo começa a se perguntar: “Quantas advertências são necessárias para uma justa causa?”.

Realmente, percebemos que é uma dúvida bastante comum entre os trabalhadores a relação entre quantidade de advertências e demissão por justa causa.

Na realidade, é preciso explicar que o empregador não está obrigado a cumprir a escala advertência/suspensão antes de dar uma justa causa em um empregado.

Se o empregado comete uma das faltas graves trazidas no artigo 482 da CLT, o empregador já está autorizado a demitir o funcionário por justa causa de imediato.

Dessa maneira, o pensamento de que o empregador precisa dar várias advertências e/ou suspensões para o empregado antes de efetuar a demissão por justa causa é completamente equivocado.

No entanto, alguns empregadores, por mera liberalidade, adotam um regime de certa “hierarquia” entre as sanções disciplinares, de modo que seguem a equação abaixo:

3 advertências + 2 suspensões = JUSTA CAUSA.

Novamente frisamos que o empregador NÃO está obrigado a seguir a equação acima, porém é o que tem se visto muito na prática, inclusive atendendo ao princípio da razoabilidade.

quantas advertências geram uma justa causa?

quantas advertências geram uma justa causa?

Desse modo, não há como afirmar aqui de maneira objetiva quantas advertências ocasionam uma justa causa, pois irá depender de cada caso concreto.

A nossa dica é: Se você está recebendo advertências e possui consciência que está realmente cometendo faltas em relação ao seu empregador (chegando atrasado, trabalhando com preguiça, faltando injustificadamente, etc.) tome muito cuidado, pois você poderá acabar sendo demitido por justa causa sim.

No entanto, se você está notando que as advertências são uma forma do seu empregador lhe perseguir, ou obrigar você a pedir demissão (obrigar a pedir as contas), colha o máximo de provas possíveis (testemunhas, gravações etc.) dessa perseguição para, se for o caso, tentar reverter uma futura demissão por justa causa injusta.

Esperamos ter tirado algumas dúvidas entre advertências e justa causa no trabalho.


Compartilhe:

32 comments

  • Marcos Antonio Lima Cass

    Olá, a empresa que eu trabalho veio com um papo de que cada falta é uma advertência, e 3 advertências implicam em Justa Causa, por exemplo se eu falto pra fazer um curso, uma prova enfim, um compromisso super importante, eles não aceitam isso como justificativa, se não for por atestado medico(e eu não vou pegar atestado pra fazer um curso, ou uma prova do vestibular, por exemplo) aí vem minha dúvida, a empresa está certa? Posso recorrer dessa Justa Causa?(desde que eu tenha provas que realmente faltei devido a um compromisso importante)? Desde já agradeço, um forte abraço e um bom final de semana.

  • paulo roberto cabral

    Ola bom dia ,faltei sem justificativa.e me fizeram assinar uma advertencia ,isso foi correto ?se assinar mais uma da suspensao?

  • sou motoboy Eu sinto que meu empregador ta me perseguindo ,coloquei ele na justiça pq ele paga prêmios e taxas de entrega para incentivar a disputa e rapidez nas entregas ,de uns tempos pra cá começou a dar advertência dizendo que estou desviando rota e demorando nas entrega o outro motoboy o mesmo tempo na maioria das vezes até mais e não advertido, gravei ate o patrão pedindo para que eu pedisse demissão, to meio aéreo sem saber o que fazer..

  • elenice luz souza

    Eu estou gestante ja tenho 3 suspensão eu posso receber justA causa?

  • Estou querendo sair da empresa e eles estão querendo me dar justa causa mas nao quero perde meus direitos e preciso que eles me mande embora mas estao querendo me força a trabalhar o que eu faço?

  • Olá, gostaria de tirar umas dúvidas: meu chefe me deu três advertência e não teve testemunhas ele mesmo assino, pode isso?
    Me deu suspensão …Não me deu nada para assinar?
    Grato Hislan

  • hoje levei a minha segunda suspensão posso ser mandada embora por justa causa?

  • To sendo perseguindo por meu chefe oq faço

  • A minha primeira pergunta eu trabalho na padaria como vigia mais ele me exigirão o meu curso de vigilante eu gostaria de saber ser eles tem me paga como vigilante outra dúvida e que em dia eles me derao duas adivertencia no mesmo dia isso pode e outra coisa eles manda coloca o lixo para fora e nao pega insalubridade

  • Cynthia Ferreira

    Meu trabalho adota o sistema de duas advertências /uma suspensão sendo três suspensões justa causa sendo que estou cumprindo a segunda suspensão mais advertência que está na minha ficha na foi apresentada a mim nem fui comunicada que estava sendo advertida isso pode caracterizar perseguição ou assédio moral???

  • Luiz Henrique

    Olá eu recebi uma suspensão no meu emprego a primeira na verdade…e eu tenho medo de ser demitido por justa causa imediatamente após a suspensão isso pode ocorrer?

  • Na minha empresa tem uns tipos de cabine que é anti termica e eu sou diabetico, nao posso tomar friagem
    então nas primeiras hrs. de serviço não tem movimento. e eles me deram advertencia por estar me refugiando do frio dentro do meu veiculo

  • Oi. Faltei dois dias e justifiquei, só que mesmo assim recebi uma advertência é certo isso? Só que fiz a bobeira de assinar, isso pode me prejudicar?

  • Com um mês de carteira assinada minha funciona descobriu está grávida. Logo após essa descoberta ela começou a não querer trabalhar direito com preguiça, aliciando os fregueses para não comprar na minha loja, dizendo aos clientes que não tinha os produtos que estavam procurando.esse comportamento gerou 2 advertência e uma suspensão gostaria de saber ele já pode receber justa causa? Obrigada

  • Uma duvida se por exemplo eu levei 3 advertências e a empresa quiser me dar uma justa causa tem que ser de imediato ou eles podem aplicar sei depois de uns 3 meses usando como desculpa as minhas 3 advertências

  • Juliana Costa

    Boa noite!

    No dia de hoje levei três advertências, uma porque faltei sem justificativas nos dia 03, 15 e 18 de setembro, outra porque faltei dia 30 de setembro e última por ter faltado dia 01 de outubro.
    Gostaria de saber se isso esta correto e quantas advertências geram Justa Causa?

  • Boa tarde, estou com uma duvida, a empresa q eu trabalho estava falando em me dar justa causa pelo fato que eu já tenho duas advertências.
    mas essa terceira advertência seria de uma atividade extra q eu faço para eles e eles me pagam por fora como bônus. eles podem fazer isso ?? ou nao tem nada haver uma tarefa com a outra .
    o que devo fazer ??

  • Eu recebi uma suspesao. Mesmo leva uma advertcia isso e certo e ainda eu justifiquei pq nao ti.ha vindo….

  • viviane Godinho

    Boa noite já tenho 2 advertências no meu trabalho por falta sem justificativa
    Entrei na loja em dezembro minha carteira foi assinada em abril daí já começou minha falta de ânimo de trabalhar na empresa
    Lá trabalhamos com 10% quinzenal
    Tive uma falta numa terça feira quando foi o dia de pagar os 10% o valor foi 300
    Sendo q pela minha falta da terça feira peguei só 150
    Ou seja perdi a metade dos meus 10% por um dia de falta
    Ainda por cima fui descontado no pagamento
    Acho certo sim me descontar no pagamento o dia q eu faltei
    E descontar tbm aquele dia q ñ fui tirar dos meus 10%
    Uma falta no dia de semana perdemos a quinzena dos 10% final de semana perdemos a quinzena toda
    Ñ acho justo q eles mecham na gorjeta q os clientes deixam pra gente
    Por ñ AC isso estou sofrendo represarias dos gerentes da loja
    Eles estão me provocando até eu pedi demissão
    Ñ consigo trabalhar mais lá
    Um desânimo total
    Faltei todo final de semana estou quase entrando em depressão por isso
    Eles me mandam embora é Nen fazem acordo cmg
    Mas ñ estou conseguindo mais trabalhar lá
    Oque devo fazer?

  • Olá, já levei três advertências e uma suspensão devido a atrasos, porém este processo começou após eu pedir ao meu chefe que me mande embora, após inúmeras promessas não cumpridas me desmotivei muito, agora a empresa está em processo de liquidação, como fica a minha situação??Estas ocorrências ainda podem resultar em um demissão por justa causa??

  • Maria francisca

    Eu gostaria de saber sir sua patroa manda vc faz um serviço ir vc fala pra ela qui aquele serviço é pra homem ela pode aplicar uma advertência

  • estou grávida Já tomei as 3 advertência por conta de falta pois ne sentia muito mal mesmo não fui ao medico pois não tinha ninguém para me levar porque estava muito mal msm ai faltei outras vezes por conta de não estar bem nessas faltas ja levei 2 suspensões mais não entendi o texto acima se 3 advertência +duas suspensão = justa causa porque não me deram ainda?

  • A empresa pode aplicar três advertência s e três suspensão e depois dar a justa causa?

  • rafael marques

    Oi ..uma pergunta…a empresa pode nao dar ao funcionario o direito de poder pagar o atraso minimo que for…2 ou 5 minutos exemplo saindo mais tarde esses 5 minutos para assim poder fazer as 8:20?

  • Crispiniano Borges Costa

    Oi bom dia eu ja tomei trais advertência uma suspensão isso da justa casa

  • Oiii o meu caso é que eu tenho 6 suspensão por falta mais a empresa diz q era injustificada mais maioria das vezes eu estava de atestado como acompanhamento da minha filha que na época tinha dois anos mais mesmo assim ele disseram que eu faltei sem justificativa agora tão querendo me dar justa causa o que eu faço

  • se receber as 2 suspensões ja é demitida sem receber nada

  • Discuti com outra funcionária, e logo em seguida pedi para minha encarregada para me liberar para ir pra casa, pois estava muito estressada e para evitar mais confusões e logo depois minha encarregada me deu uma advertência por abandono das minhas funções e por ter discutido com outra funcionária. Corro risco de ser demitida por justa causa?

  • Ana Paula Oliveira

    Tenho duas suspensão e três advertência por causa de faltas
    Seria caso de justa causa

  • tomei duas tres advertência duas suspenção por conta de falta e nao tomei justa causa e vou tomar outra amanha eu posso tomar justa causa?

  • Eu gostaria de saber si eu tomei chuva e minha roupa estava molhada porque os dois liforme tava molhado fui pedir outro pro encaregado ele mim seu duas advertência isso pode na lei do trabalhado

  • Eu sou carpinteiro ,o meu empregador pode mandar eu fazer outra função q não seja a minha ,tipo cavar buraco carregar poste de concreto,fazer limpeza ,ajudante de pedreiro?