Quantas advertências ocasionam uma justa causa?


Novidade! Agora você tirar sua dúvida diretamente com um Advogado Online, clicando aqui ou fazer cálculos trabalhistas grátis, clicando aqui.

Quando um empregado recebe sua primeira advertência no trabalho, logo começa a se perguntar: “Quantas advertências são necessárias para uma justa causa?”.

Realmente, percebemos que é uma dúvida bastante comum entre os trabalhadores a relação entre quantidade de advertências e demissão por justa causa.

Na realidade, é preciso explicar que o empregador não está obrigado a cumprir a escala advertência/suspensão antes de dar uma justa causa em um empregado.

Se o empregado comete uma das faltas graves trazidas no artigo 482 da CLT, o empregador já está autorizado a demitir o funcionário por justa causa de imediato.

Dessa maneira, o pensamento de que o empregador precisa dar várias advertências e/ou suspensões para o empregado antes de efetuar a demissão por justa causa é completamente equivocado.

No entanto, alguns empregadores, por mera liberalidade, adotam um regime de certa “hierarquia” entre as sanções disciplinares, de modo que seguem a equação abaixo:

3 advertências + 2 suspensões = JUSTA CAUSA.

Novamente frisamos que o empregador NÃO está obrigado a seguir a equação acima, porém é o que tem se visto muito na prática, inclusive atendendo ao princípio da razoabilidade.

Quantas advertências são necessárias para uma justa causa?

Quantas advertências são necessárias para uma justa causa?

Desse modo, não há como afirmar aqui de maneira objetiva quantas advertências ocasionam uma justa causa, pois irá depender de cada caso concreto.

A nossa dica é: Se você está recebendo advertências e possui consciência que está realmente cometendo faltas em relação ao seu empregador (chegando atrasado, trabalhando com preguiça, faltando injustificadamente, etc.) tome muito cuidado, pois você poderá acabar sendo demitido por justa causa sim.

No entanto, se você está notando que as advertências são uma forma do seu empregador lhe perseguir, ou obrigar você a pedir demissão (obrigar a pedir as contas), colha o máximo de provas possíveis (testemunhas, gravações etc.) dessa perseguição para, se for o caso, tentar reverter uma futura demissão por justa causa injusta.

Esperamos ter tirado algumas dúvidas entre advertências e justa causa no trabalho.

Compartilhe:
Ainda tem alguma dúvida? Pergunte gratuitamente a um Advogado Online:

14 comments

  • Marcos Antonio Lima Cass

    Olá, a empresa que eu trabalho veio com um papo de que cada falta é uma advertência, e 3 advertências implicam em Justa Causa, por exemplo se eu falto pra fazer um curso, uma prova enfim, um compromisso super importante, eles não aceitam isso como justificativa, se não for por atestado medico(e eu não vou pegar atestado pra fazer um curso, ou uma prova do vestibular, por exemplo) aí vem minha dúvida, a empresa está certa? Posso recorrer dessa Justa Causa?(desde que eu tenha provas que realmente faltei devido a um compromisso importante)? Desde já agradeço, um forte abraço e um bom final de semana.

  • paulo roberto cabral

    Ola bom dia ,faltei sem justificativa.e me fizeram assinar uma advertencia ,isso foi correto ?se assinar mais uma da suspensao?

  • sou motoboy Eu sinto que meu empregador ta me perseguindo ,coloquei ele na justiça pq ele paga prêmios e taxas de entrega para incentivar a disputa e rapidez nas entregas ,de uns tempos pra cá começou a dar advertência dizendo que estou desviando rota e demorando nas entrega o outro motoboy o mesmo tempo na maioria das vezes até mais e não advertido, gravei ate o patrão pedindo para que eu pedisse demissão, to meio aéreo sem saber o que fazer..

  • elenice luz souza

    Eu estou gestante ja tenho 3 suspensão eu posso receber justA causa?

  • Estou querendo sair da empresa e eles estão querendo me dar justa causa mas nao quero perde meus direitos e preciso que eles me mande embora mas estao querendo me força a trabalhar o que eu faço?

  • Olá, gostaria de tirar umas dúvidas: meu chefe me deu três advertência e não teve testemunhas ele mesmo assino, pode isso?
    Me deu suspensão …Não me deu nada para assinar?
    Grato Hislan

  • hoje levei a minha segunda suspensão posso ser mandada embora por justa causa?

  • To sendo perseguindo por meu chefe oq faço

  • A minha primeira pergunta eu trabalho na padaria como vigia mais ele me exigirão o meu curso de vigilante eu gostaria de saber ser eles tem me paga como vigilante outra dúvida e que em dia eles me derao duas adivertencia no mesmo dia isso pode e outra coisa eles manda coloca o lixo para fora e nao pega insalubridade

  • Cynthia Ferreira

    Meu trabalho adota o sistema de duas advertências /uma suspensão sendo três suspensões justa causa sendo que estou cumprindo a segunda suspensão mais advertência que está na minha ficha na foi apresentada a mim nem fui comunicada que estava sendo advertida isso pode caracterizar perseguição ou assédio moral???

  • Luiz Henrique

    Olá eu recebi uma suspensão no meu emprego a primeira na verdade…e eu tenho medo de ser demitido por justa causa imediatamente após a suspensão isso pode ocorrer?

  • Na minha empresa tem uns tipos de cabine que é anti termica e eu sou diabetico, nao posso tomar friagem
    então nas primeiras hrs. de serviço não tem movimento. e eles me deram advertencia por estar me refugiando do frio dentro do meu veiculo

  • Oi. Faltei dois dias e justifiquei, só que mesmo assim recebi uma advertência é certo isso? Só que fiz a bobeira de assinar, isso pode me prejudicar?

  • Com um mês de carteira assinada minha funciona descobriu está grávida. Logo após essa descoberta ela começou a não querer trabalhar direito com preguiça, aliciando os fregueses para não comprar na minha loja, dizendo aos clientes que não tinha os produtos que estavam procurando.esse comportamento gerou 2 advertência e uma suspensão gostaria de saber ele já pode receber justa causa? Obrigada

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *