Quantas faltas injustificadas geram uma justa causa?

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Você sabe o que é uma Falta Injustificada??

Falta injustificada é aquela na qual o empregado deixa de comparecer ao trabalho e não justifica a ausência ao seu Empregador, por meio de atestados, declarações, certidões ou outros documentos.

Quando o empregado falta ao emprego e não leva um documento formal justificando a falta, estamos diante de uma falta injustificada.

Uma falta injustificada pode gerar desconto de um dia no salário do Empregado.

Antes de entrar no assunto principal, devemos responder uma dúvida que é muito comum nesse quesito:

Meu parente (filho, marido, avó, mãe, pai, etc) está doente e eu tive que faltar o trabalho, posso ter meu salário descontado?

Infelizmente, a empresa não é obrigada por lei a justificar essa falta, porém na conversa tudo pode se resolver.

Mas, voltando ao tema, quantas faltas injustificadas podem gerar uma justa causa?

Essa é uma dúvida constante em nosso Blog e podemos responder que não há um número EXATO de faltas injustificadas para ser dada uma justa causa para o funcionário.

Isso dependerá do caso concreto e do bom senso das partes envolvidas.

FALTASINJUSTIFICADAS

Há empresas que na primeira falta injustificada já dão advertência ao seu empregado, na segunda dão uma suspensão e na terceira já querem demitir por justa causa. Calma lá, também não é assim que as coisas funcionam.

A Empresa não pode querer “apressar” as coisas na vontade de dar uma justa causa em um empregado. As advertências e suspensões devem ser dadas de acordo com o tempo. Não basta sair dando advertência e suspendendo a todo momento.

No nosso entendimento, para que um empregado seja demitido por justa causa em virtude de faltas injustificadas, é necessário que a atitude venha se dando há VÁRIOS MESES em uma demonstração de falta de comprometimento do empregado.

Após vários meses com faltas injustificadas e após algumas advertência e/ou suspensões, entendemos que o empregado pode, sim, ser demitido por justa causa.

Mas ai fica a pergunta: A empresa é obrigada a aturar esse empregado visivelmente “descompromissado” por vários meses então?

Não. Basta demitir o funcionário sem justa causa, pois no Brasil não há qualquer vedação à demissão sem fundamentação.

Apesar dos encargos maiores com a rescisão, a Empresa estará lapidando sua equipe de forma que sobrem apenas profissionais comprometidos com suas funções;

Até a próxima.

 

 

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2


dulcineia / joinville
em 16/01/2015

olá meu marido quer ir pra rua da empresa onde ele trabalha, dai ele falta 1 ou 2 dias e pega atestado de uns 2 dias e depois ele vai trabalhar para ver se eles demitem ele e nada , isso pode gerar rua sem direito?

MARCOS GUEDES
em 06/01/2015

Preciso faltar ao trabalho ,por não ter com quem deixar meu filho, mas levo uma justificativa por escrito. Se isso ocorrer por 5 dias , por exemplo, no mês. Essas faltas são justificadas. Posso levar uma justa causa, advertência ou suspensão?

alex
em 30/12/2014

Minha esposa já Está a quase um mês trabalhando na empresa mas Ela só está tirando do bolso dela pra trabalhar na empresa de limpeza mas eles não deram a ela as passagens devida eles podem dar justa causa a Ela minha esposa sim ou nao

Emerson
em 29/12/2014

Tenho 12 faltas em um ano, posso tomar justa causa

Elizabeth ( Barueri)
em 20/12/2014

Tive muito problemas com a empresa por causa de horário, ja perdi um bolsa integral em uma faculdade poque me tiraram do meu horário. A seis meses conversei com minha chefe que no ajo de 2015 eu teria que voltar para o meu horário que fui contratada pq na faculdade que fazendo só terá curso a noite ( para o meu curso) e terei que voltar para manhã, eles n concordaram então eu pedi que me mandassem embora, eles disseram que me mandariam em setembro, depois em novembro e agora em dezembro. Minha supervisora pediu para que minha líder me desse advertências alegando que meu desempenho é baixo pq só assim ela poderia me mandar embora, ela me deu 3 mas eu n assinei nenhuma, e na ultima reunião que fizemos tive uma discussão com as pessoas do meu trabalho e minha supervisora disse que pode ficar me dando um monte de advertência pra me mandar embora por justa causa se ela quiser. Gostaria de saber se essas advertencias podem me dar justa causa e o que eu posso fazer para que me dêem os meus direitos que me prometeram ja que eu só tenho me prejudicado nessa empresa. N sei o que fazer, estou ate entrando em depressão por causa dessa empresa.

Carolina, São Paulo- SP
em 16/12/2014

Trabalho em uma creche conveniada com a Prefeitura de São Paulo em regime CLT, tenho 9 meses de empresa e me programei para fazer uma viagem em Janeiro de 2015, porém a instituição onde trabalho nos trouxe uma portaria alegando que a creche irá ter atendimento em Janeiro para 38 crianças, sendo que temos um quadro de 21 funcionárias, onde 16 irão tirar férias devido a ter mais de um ano de registro, e iremos ficar somente em 5 professoras para realizar o atendimento dessas crianças. A minha viagem está marcada para o dia 26 de Dezembro de 2014 com retorno no dia 16 de Janeiro de 2015. Gostaria de saber como devo proceder diante dessa situação e como posso recorrer dessa decisão, sendo que não tive conhecimento dessa portaria antes de agendar a minha viagem, pois a mesma saiu em Novembro e marquei a viagem em Setembro de 2014.

Grata pela atenção,

Carolina

Rodolfo são Paulo
em 14/12/2014

Ola boa tarde trabalho no empresa eu quero sair da firma mais eles não que manda embora ai quando eu falto eles me da um advertência por falta só pra me ta justa causa ele pode faze isso comigo

luan nascimento gamas
em 11/12/2014

Faltei 20 dias sem nenhum tipo de atetado ja posso toma uma justa causa?

ola trabalhei em uma empresa por mais de 2 anos e dia 8 de dezembro fui demetido por justa causa eles alegaram ecesso de falta durantes os 2 anos e pouco porem estava vendo algumas regras sobre demissao por justa causa e vi que se o funcionario tiver faltado e ter pego advertencia e suspençao a empresa pode sim demiti – lo mas a empresa nao mim demitiu apos eu ter cumprindo a advertencia e a suspencao so depois de dois meses q eu faltei que foi um dia antes da demisao que ela veio mim demiti
e correto esse tipo de demisao nesse caso meu

Lena - Rio de Janeiro
em 03/12/2014

Olá Paulo , vê se vc pode me ajudar por favor …
Recentemente tive uma filha e ela tem 4 meses , se eu pedir demissão eles podem aceitar ?
Eu faltei dois dias e avisei a minha gerente (trabalho em uma pequena loja e lá tem mais 4 vendedoras, não faco falta) que não tinha com quem deixar a minha filha e ela me disse que ia me mandar embora por justa causa isso é possível ?

Ana Karla - Recife/PE
em 18/11/2014

Boa noite! Trabalho em uma empresa de Call Center e a uns 6 meses praticamente fui chamada para o setor de retenção, porém entrei em discórdia com o supervisor e no dia seguinte ele me voltou para o nível 1 . Devido a esse fato tenho recorrentes faltas injustificada, até o momento são 7° falta injustificada, 3 seguidas com comparecimento ao trabalho no 4° dia, depois mais 3 faltas e até o momento mais uma. Caracterizando 7 faltas injustificadas. Pode ocorrer uma demissão por justa causa?

Rafael Praxedes
em 11/11/2014

Renato,

O funcionário não tem direito de escolher os dias de férias.

Rafael Praxedes
em 11/11/2014

Paulo,

Agora você pode perguntar para um Advogado da sua cidade: -> http://www.doutortrabalhista.com.br

Meu nome é Paulo e moro em João Pessoa
em 11/11/2014

Eu faltei por 2 semanas no trabalho, tenho atestado de 3 dias mas não levei para a empresa, estava fazendo exames, mas os dias que eu estava fazendo exames eles não deram atestado medico, estava sem condições para trabalhar pois estava tendo febre todo o dia e estava tomando medicamentos, a empresa falou que eu tinha abandonado o emprego mesmo estando doente sem condições de trabalho, quero saber se isso é certo me respondão por favor o mas rápido possível obrigado.

renato costa de barueri -sp
em 10/11/2014

Ola.gostaria de saber e o seguinte.faltei 6 dias na empresa isso e motivo pra justa causa e se o funcionario tem o direito de escolher o dia das ferias.?

Daniel/Sao paulo
em 02/11/2014

Boa noite . Ja tomei 3 advertencia por faltaas , e ja faltei mais um dia . Gostaria de saber ci eu ja posso tomar uma justa causa ?

Lidiane/Salvador
em 24/10/2014

Boa tarde!
Eu fui demitida no dia 10/09 por JUSTA CAUSA, sendo por motivo de falta injustificada( uma no dia 30/08 tomei uma suspensão de 3 dias, dps faltei novamente no dia 9/09) me foi dada a demissão por justa causa. A minha duvida é, eu posso recorrer? Minha homologação foi hj(24/10) e eu gostaria de saber se eu tenho direito a verba, porque na minha recisão estava escrito que eu não teria direito a receber nada, tipo 0,00$

Agradeço pela atenção e parabéns pelo blog

anderson rio de janeiro
em 14/10/2014

Eu levei uma advertência por falta um tres dia durante três meses, eu posso leva uma justa causa, ee um dia desse faltei para leva aminha mãe no hospital. ?

Lais Silva- Salvador Bahia
em 10/10/2014

estou gravida de cinco meses e faltei o trabalho por 09 dias como falta injustificada posso levar uma justa causa por isso???

veronica.mariana.MG
em 08/10/2014

Boa noite,gostaria de saber se posso ser demitida por justa causa!Sendo que estive com meu filho internado 10 dias no hospital r peguei o atestado.
assinei 2 advertencia.uma por sair sem permição e outra por ter rasgado comanda.
Meu patrão nao quis me liberar para audiência do meu filho q se encontrava em outra cidade…
Peguei o comprovante de comparecimento
Mas mesmo assim disse que iria me da uma justa causa…ele ta correto?obrigada

Desde ja agradeço…

rio claro sp
em 04/10/2014

Bom dia! Por motivos de desmotivação deixei de ir ao trabalho por 2 dias . estou e já fiz diversas reclamações ao meus superiores e RH da empresa por motivos que me levavam a desistir desse trabalho. Motivos esses. Que seguem : VC não é nada aqui muito menose faz falta vindo de líder. Seguindo dias a dia ouvindo de colegas outras isultações em público por pessoas ali no meu local de trabalho vai tomar café sua morta de fome isso são coisas que se ouvem saio as 5:00 entro as 5:40 saio as 17:00 sigo escala trab. 2 domingo folgo 1. Co/ 2 h.de almoço me ajude estou sem voltade de nada.obrigada

Niteroi
em 02/10/2014

estava lendo sua matéria sobre justa causa , o meu chefe ameaça a todos os funcionários com isso, porem, a maioria (inclusive eu) não é registrada ou com contrato de trabalho, minha pergunta é: -a justa causa pode ser acionada quando o(s) funcionário está de maneira ilegal (sem registro na carteira ou contrato)

Agradeço a orientação

andré

MILANE RJ
em 26/09/2014

gostaria de saber se empresa pode dá uma suspensão para uma funcionário em uma falta não justificativa?

Pedro Brasilia
em 25/09/2014

Discordo de você e da lei, quando você fala que a situação tem que se arrastar por VARIOS MESES. Que tem que decorrer de 03 advertencias e 3 suspensões. Quanto levaremos de prejuizo por ter um funcionario agindo dessa maneira na empresa? Nos empregadores somos obrigados a aguentar um comportamento de faltas durante tanto tempo para nos resguardarmos na justa causa ?? O funcionário não é maturo o suficiente para pedir as contas e dizer que está insatisfeito com a empresa? A lei favorece os empregados dando direito a 3 atestados por mês para um empregado. Uma pessoa que fica doente com essa frequencia tem que se internar e procurar a origem das doencas. Por que ele fica doente com tanta frequencia ? Temos mesmo que aguentar um funcionario VARIOS MESES como voce diz , nos dando dor de cabeça ? O que são vários ? Quanto de dinheiro seu varios representa ?, ou melhor , o vários da LEI ?

Goiânia
em 18/09/2014

Olá, eu gostaria de saber se eles podem me dar uma advertência mesmo eu ter faltado meio periodo sem justificar?

kassiana
em 15/09/2014

olá, tive 4 faltas injustificadas, levei 2 advertencias, 1 suspensao e aí justa causa. isso foi correto?

carina
em 04/09/2014

Eu fui demitida por justa causa por falta injustificada fazia seis meses que pedi pra empresa me demitira e sempre alegavam que não estavam demitindo ninguém,mas to mês saia alguem levei uma advertência por falta injustificada,nas segunda já tomei suspensao depois eu levei uma declaração que eles se recusaram aceitar porque não era do horário de trabalho dai levei outra suspensão quando eu falteo e não levei o atestado no outro dia eles se recusaram aceitar que ei levasse 48horas depois e me deram justa caisa.eles odeiram tert feito isso o que eu posso fazer?

edvany de sao vicente
em 01/09/2014

trabalho a sete meses em uma empresa e as vese falto por poblema de coluna e sempre levo atestado,,so que surgiu um poblema eu nunca tiro xerox ,agora em agosto fui ao banco pra receber e nao tinha um real..fui no serviço e perguntei o porq ai a encarregada me disse que eu havia fechado por falta ,,mas eu disse a ela que havia dado o atestado de 14 dias nas maos dela e ela temou comigo que nao,,chorei muito porq jamais faltaria 30 dias sem levar uma justificaçao,,gostaria de saber se tem alguma soluçao pra receber o meu pagamento ,,brigadae aguardo resposta.

Adriane Curitiba
em 27/08/2014

Olá, boa tarde!

Estou em uma empresa há 7 meses e tive 3 faltas injustificadas posso ser demitida por justa causa? Não assinei nenhuma advertencia somente fui advertida verbalmente…

Desde já agradeço

ana capelinha mg
em 23/08/2014

trabalho em uma empresa apenas nos finais de semana em um restaurante a 10 meses de carteira assinada e ja tive 3 advertencia por faltas sem justificativa,e agora no dia 10/08 pedi demissao com cumprimento do aviso previo,porem faltei 3 dias seguidos e ainda nao levei minha declaracao de demisao, e tou indo agora nesse final de semana retornar ao trabalho ou seja faltei um fds, meu patrao podera me fazer pagar a multa do aviso por eu ter faltado esses tres dias?pode me dar justa causa? agradeco desde ja!

Santa Maria
em 20/08/2014

Tenho uma funcionária em casa cadastrada em sua carteira como cuidadora de isdoso, porém faz 4 dias que não aparece e nem da noticias, como posso penaliza-la, pois mesmo que apresente um atestado é comun ficar em of assim. Como devo proceder.

tatiane sao paulo
em 14/08/2014

levei meu filho de 7 meses ao medico e peguei declaracao de horas e nao fuitrabalhar para cuidar dele e uma falta injustificada posso levar adivertencia

Douglas campo grande ms
em 11/08/2014

Eu nunca tive nenhuma advertência, tive duas faltas e me deram uma suspensão de três dias , eu queria saber se ta correto isso se empresa pode fazer isso.

Rosario do sul
em 11/08/2014

Boa tarde Gostaria de saber o funcionário com CAT tem estabilidade certo? e se o funcionário ficar colocando atestado de 15 em 15 dias atestando doenças diferentes, vem trabalha o 16 não trás atestado pode ser demitido por justa causa, na verdade o funcionário não tem doença, so não quer trabalhar a empresa tem que aturar esse tipo de atitude?

Antes de começar a trabalhar na empresa em que estou ainda cobinei com a minha chefe que não trabalharia de forma alguma nos periodos noturno nos dias de terça ,quinta e domingo nunca tive falta e nem advertencia e sempre tentei chegar no horario na empresa estando disponivel nos de mais dias assinei contrato com a empresa e ja estou la a 1 ano e 9 meses porém agora por falta de funcionarios ela afirmou junto ao RH que teria de trabalhar no domingo a noite e eu disse que não iria de forma alguma porém eles alegaram que eu assinei um contrato e que iria mi fazer assinar uma advertencia ja que não queria ir iria colocar na escala e junto com a advêrtencia iria me dar 3 dias de gancho( que seria não iria trabalhar e descontariam do meu sálario mensal!)isso é correto?

Carol São Paulo
em 31/07/2014

Olá,

Trabalho em uma empresa á um ano. Já sei que eles vão me mandar embora e hoje era pra eu ter voltado das ferias e sei que na segunda feira eu vou ser mandada embora. A minha pergunta é o seguinte: Posso faltar amanhã e sabado e só ir na segunda pra resolver as coisas? Tem algum problema com essas faltas, ex: ser mandada embora por justa causa?

Obrigada

boa tarde vinte dias sem receber vale transporte faltei por d dinheiro vinte dias tirei do meu bolso faltei um dia , eles podem descontar o dia cabe processo contra empresa o q faço

jaboatão dos guararapes
em 26/07/2014

apos quantos dias a empresa pode me dar uma suspensão por falta injustificada,faltei dia 07/07/2014 ate agora minha supervisora não me deu nem advertencia ,nem suspensão ,ela ainda pode me dar|

jeane
em 12/07/2014

ola. estou gravida e falto muito. e não trago atestado medico. Posso ser demitida por justa causa?

franciele - florianopolis
em 03/07/2014

Oi faltei um dia recebi uma Advertencia fiquei gravida e tive que faltar 2 dias por nao ter com quem deixar minha filha eles podem me dar justa causa

Daniel Guarulhos
em 03/07/2014

Bom dia Dr Rafael…faltei em uma sexta feira eu não justifiquei,meu patrão me ameaçou de dar uma suspenção,é justo ou sera apenas descontado o dia e o feriado,já fazem quatro que fui avisado mas continuo trabalhando

Dayane São PAulo
em 23/06/2014

Por favor quantos atestados de acompanhante posso ter sendo operadora de telemarketing?
Obrigada

isabelly rondonopolis
em 11/06/2014

oi boa tarde eu queria tirar uma duvida a empresa me deu uma justa causa por ter faltado, so que os dois dia que eu faltei foi por causa da minha filha que adoeceu so que avisei a empresa e eles me faram que ta bom so que ela nao melhorou falttei mais um dia so que avisei de boa. no quarto dia de falta o gerente da empresa foi ate minha casa ver como eu estava so ai entao quem tava mau era eu e minha filha tanbm nesse dia falei com o gerente que eu ia no medico consultar e pegar um atestado e peguei de uns 10 dias no quinto dia a empresa me mandou uma carta falando para comparecer a empresa que por ter falta injustificada e abandono de emprego eu posso entrar em processo na empresa

Barbara sao goncalo
em 10/06/2014

Ola,meu marido ao sair.de ferias foi avidado que so teria 18 dias pois tinha 16 faltas ,sendo q falta mesmo ele so tem 5 as 16 que se referem e de atrazo acumulado ja descontado o que fazer ja q isso nao se pode fazer pois atrazo e uma coisa falta e outra obg desde ja

Alex,Poa
em 03/06/2014

olá estou faltando o trabalho em seguida,praticamente 3 dias na semana,pois estou com sintomas de depressao,nao tenho mais vontade de fazer nada,pois perdi meus pais recentemente,mais nao comento nada no meu serviço e falto e nao coloco atestado,há possibilidade de sair por justa causa?

sao paulo
em 26/05/2014

ola gostaria de saber o seguinte , tenho duas suspensoes so que agora estou de aviso prévio , faltei no dia seguinte sem levar comprovante apos ter assinado o aviso previo eles tem direito de me manda embora por justa causa?

Andre - Campinas-SP
em 23/05/2014

Como fica essa situação! O funcionário ficou afastado durante quase 1 ano pois machucou o joelho jogando bola, ao retornar ao trabalho o mesmo mostra desinteresse total e falta mais do que vem ao trabalho, exemplo vem 1 vez por semana, só que o mesmo tem estabilidade por 6 meses, o mesmo esta forçando uma demissão para que a empresa pague multa e o seis meses de estabilidade que ele tem, como proceder nessa situação? Obrigado

Vanessa-BH
em 15/05/2014

Olá, sou funcionária da Prefeitura de Belo Horizonte, meu cargo é de professora,mas estou em laudo provisória por causa da voz. Estava afastada com licença sem vencimento,mas tive que retornar, no entanto pedi uma outra licença que seria para acompanhar conjuge e eles não me deram, mesmo meu marido trabalhando numa cidade do interior no TJMG e eu levando todos os documentos exigidos,simplesmente negaram.Não posso exonerar pois pode ser que enviem meu marido para a capital mineira e então eu ficaria sem emprego lá, e o custo de vida em Bh é muito alto.Então estou faltosa e de vez enquando apresento atestados, não deixo completar um mês, nem 15 dias de faltas injustificadas pq sei que dá direito à exoneração.No entanto agora estou grávida de 6 meses e com alguns problemas de saúde, será que terei direito à licença maternidade? Aguardo resposta, obrigada pela atenção, Vanessa.

Maria, Maracanaú
em 29/04/2014

A justa causa por faltas injustificadas são 30 dias corridos? Ou eu não conto com finais de semana e feriados? Eu trabalho no horário comercial.

Reginaldo Carvalho Ipuiúna - MG
em 10/04/2014

Olá!bom dia..
estou empregado atualmente em uma empresa,que insiste em me deixar em casa,e pagar somente a quantia estabelecida no acordo da carteira de trabalho,que corresponde a menos da metade do acordo salarial,no qual fui contratado,sem justificativa(não querem me informar o por que disso)..não querem me mandar embora,trancando assim minha carteira de trabalho..nesse caso eu posso procurar outro emprego??quais problemas isso pode acarretar??não sei mais o que faço,não posso sobreviver com essa miséria que estão me pagando..

paulo limeira
em 01/04/2014

levei justa causa por falta nao derao nei uma advertancia pra mim o que que fasso

Aline São Paulo
em 22/03/2014

Fui convocada em um cargo efetivo faz 2 meses. porém tenho 20 faltas injustificadas. Se eu der um atestado médico, corta a contagem para 30 dias pra das abandono de cargo?

Rafael pires Pereira são paulo
em 18/03/2014

Boa tarde gostaria de saber , entreguei um atestado a empresa eles não aceitaram e ainda me deram advertência justificando que faltei sem justificativa isto está coreto ?

Fortaleza
em 15/03/2014

Trabalho em um Hotel a 1 ano e 3 messes, fui destratado pelo o meu patrão, faltei ao emprego no dia seguinte, ele disse que eu ia mim adiverti e ia cobrar 3 dias por uma falta isso esta certo? Eu não quero mais trabalhar nesse emprego. Eu já comuniquei a ele, ele disse que eu assine uma carta e disse que eu tinha que pagar o aviso em espece, isto é legal?

Olá, eu gostaria de saber o seguinte:
Tenho 3 anos de serviço na empresa, sendo que 1 ano eu estive no Aux. Doença, e quando voltei me disseram que eu não poderia ser demitido durante um ano, porém isso não impediria a ampresa de demirtir por justa causa.
Após essa conversa, toda as minha faltas decorrentes (2 duas, uma em Jan. e outra em Fev.) foram acarretadas em Advertência por escrito, sendo que todas as minhas faltas foram avisadas aos meus superiores com no mínimo 24 horas de antecedência.
Se eu obtiver mais 1 advertência posso receber JUSTA CAUSA?

Leandro, Rio de Janeiro
em 06/03/2014

Boa tarde, faltei no sábado de carnaval,01/03/2014, e a empresa não deixou eu trabalhar no dia 03 e no dia 05,ainda me deram suspensão de 4 dias apos essas datas , só podendo retornar ao trabalho dia 11/03/2014, a minha escala e de 12×36

jonatan, Caxias do sul Rs
em 04/03/2014

Ola!!
fui demitido por justa causa por faltar algumas vezes sem justificativa,so que faltava por que o chefe nao queria me demitir.
e comecou com uma advertencia,apos isso faltei 2 dias ele me deu 1 dia de suspencao ai depois faltei 1 dia ele me deu 2 e na 3 vez eu faltei 1 dia ele me deu 3 dias de suspencao!! Esta certo isso ??
apos acabar meus 3 dias de suspencao voltei a trabalhar
logo me chama no RH e me demite por justa causa
se voce puder me ajudar em algo que possa fazer me mande um email por favor.! Agradeco ! Abraco.

Curitiba
em 03/03/2014

Ola, faltei 15 dias sem atestado e perdoaram, não levei suspensão nem nada. Problemas pessoais…

Quase 2 meses depois faltei mais 10 dias. (Achei que eu tinha superado, mas não)

QUerem me dar JUSTA CAUSA. Eles tem esse direito?

Antes tentaram me influenciar a pedir as conta, mas recusei. Como devo proceder… Obg desde jah.

Luna, São Luis
em 02/03/2014

Na empresa onde eu trabalho um dos meus chefes adotou umas posturas abusivas, na minha opinião, por exemplo:
a pessoa que faltar, mesmo justificando a falta, tem que assinar um documento se responsabilizando por tudo que acontecer no setor em que trabalha durante sua ausência.
A outra situação é um determinado setor da empresa vem apresentando problemas no se refere a resultados positivos. porém a empresa esta impondo somente a este grupo que assine um termo de ciência sobre os problemas ocorridos e que se empenhe mais para que os referidos problemas não voltem mais acontecer.
O problema sobre este ultimo documento é que os outros setores da empresa começaram a fazer comentários que as pessoas deste setor que apresenta problema são incompetentes.
Esta última situação pose ser considerada vexatória?
O documento sobre as faltas é abusivo?

leticia jacarei-SP
em 01/03/2014

ola, eu trabalho em uma empresa ha 4 anos, na minha carteira esta como operadora de supermercado, mas faço outra funçao como fiscal, ia passar para tesouraria, mas colocaram outra em meu lugar, ou seja deram minha promoçao para outra pessoa, e no entanto vive com olhares de deboche para mim, alem disso ficam com fofocas etc, coisas que empresas todas tem, o que quero saber se por eu ter na minha carteira registro de operadora de supermercado e fazer funçao de fiscal isso e considerado como desvio de funçao, e por eles ter colocado outra pessoa em meu lugar, e eu demostrei que nao tinha gostado to que ouve, eles trocaram meu horario para tarde, sabendo que tenho uma filha e que a cuidadora so pode ver ela de manha, ou seja me forçando a pedir conta, isso e contra lei, quais os meus direitos sobre isso…deste ja meus agradecimentos.

feira de santana
em 27/02/2014

Diego..

Eu trabalho um domingo sim e outro não , no domingo que eu trabalho eu folgo na quarta feira seguinte, caso eu trabalhe de segunda há sábado e falte todos os domingos eles tem o direito de me demitir por justa causa ???

feira de santana
em 27/02/2014

Olá, Eu trabalho um domingo sim e outro não , no domingo que eu trabalho eu folgo na quarta feira seguinte, caso eu trabalhe de segunda há sábado e falte todos os domingos eles tem o direito de me demitir por justa causa ???

são paulo
em 25/02/2014

Boa tarde,
meu marido foi mandado embora por justa causa, ele teve 7 faltas sem justificativa no período de 3 meses e ele teve outras faltas durante esse mesmo período porém essas outras foram justificadas com atestado médico.
Só lembrando que ele nunca levou nenhuma advertência nem suspenção.

Esta justa causa foi valida?
A empresa está certa?

Naiara - São José do Rio Preto
em 23/02/2014

Estou em uma empresa do ramo gráfico desde 2011, registrada, nunca faltei, e nunca pedi na pra eles.

Na segunda-feira do Carnaval, terei que me ausentar, ja avisei meu gerente, mas ele não me deu uma resposta concreta. Não terei como ir mesmo, vou viajar, ja estava planejado há um bom tempo e está tudo pago
Semana que vem tentarei conversar com ele de novo.

Se eu faltar, posso ser mandada embora por justa causa?

Rafael Praxedes
em 22/02/2014

Alex,

Devido a quantidade de faltas injustificadas, você pode sim ser demitido por justa causa.

alex americana
em 21/02/2014

Eu tenho 29 faltas e uma levei so um atestado eu to com problemas cardíacos posso levar justa causa

Naiara Marques
em 21/02/2014

Nunca faltei no meu serviço, nunca pedi nada pra eles.

Porém tenho uma viagem pra fazer,ja tinha planejado bem antes, e está tudo pago, conversei com o encarregado e ele disse que ia ver, mas está fazendo doce.

Eu ja paguei e só preciso da segunda ( do carnaval), na quarta estou de volta normal pra trabalhar, ele ja sabe, tentarei conversar com ele de novo, na sexta da semana do carnaval, mas não irei na segunda.

Nunca faltei, é a primeira vez que vou sair da minha cidade.

Acha que eles me mandaram embora por justa causa?

Rafael Praxedes
em 12/02/2014

Pedro,

Na minha visão, isso não pode dar justa causa.

Pedro - Florianópolis
em 12/02/2014

Bom dia,

Gostaria de saber se a empresa pode dar justa causa se eu faltar os últimos 20 dias do aviso prévio. Quem pediu demissão fui eu.
Nunca recebi qualquer tipo de advertência ou punição, pois nos dois anos aqui, nunca cometi nenhum tipo de falta.

São Paulo
em 05/02/2014

Tenho faltado bastante na empresa e não tenho justificado minhas faltas e também numca levei advertência posso ser mandado embora por justa causa

Escreva aqui