Quantas faltas injustificadas geram uma justa causa?


Novidade!!

Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.

Você sabe o que é uma Falta Injustificada??

Falta injustificada é aquela na qual o empregado deixa de comparecer ao trabalho e não justifica a ausência ao seu Empregador, por meio de atestados, declarações, certidões ou outros documentos.

Quando o empregado falta ao emprego e não leva um documento formal justificando a falta, estamos diante de uma falta injustificada.

Uma falta injustificada pode gerar desconto de um dia no salário do Empregado.

Antes de entrar no assunto principal, devemos responder uma dúvida que é muito comum nesse quesito:

Meu parente (filho, marido, avó, mãe, pai, etc) está doente e eu tive que faltar o trabalho, posso ter meu salário descontado?

Infelizmente, a empresa não é obrigada por lei a justificar essa falta, porém na conversa tudo pode se resolver.

Mas, voltando ao tema, quantas faltas injustificadas podem gerar uma justa causa?

Essa é uma dúvida constante em nosso Blog e podemos responder que não há um número EXATO de faltas injustificadas para ser dada uma justa causa para o funcionário.

Isso dependerá do caso concreto e do bom senso das partes envolvidas.

FALTASINJUSTIFICADAS

Há empresas que na primeira falta injustificada já dão advertência ao seu empregado, na segunda dão uma suspensão e na terceira já querem demitir por justa causa. Calma lá, também não é assim que as coisas funcionam.

A Empresa não pode querer “apressar” as coisas na vontade de dar uma justa causa em um empregado. As advertências e suspensões devem ser dadas de acordo com o tempo. Não basta sair dando advertência e suspendendo a todo momento.

No nosso entendimento, para que um empregado seja demitido por justa causa em virtude de faltas injustificadas, é necessário que a atitude venha se dando há VÁRIOS MESES em uma demonstração de falta de comprometimento do empregado.

Após vários meses com faltas injustificadas e após algumas advertência e/ou suspensões, entendemos que o empregado pode, sim, ser demitido por justa causa.

Mas ai fica a pergunta: A empresa é obrigada a aturar esse empregado visivelmente “descompromissado” por vários meses então?

Não. Basta demitir o funcionário sem justa causa, pois no Brasil não há qualquer vedação à demissão sem fundamentação.

Apesar dos encargos maiores com a rescisão, a Empresa estará lapidando sua equipe de forma que sobrem apenas profissionais comprometidos com suas funções;

Até a próxima.


Compartilhe:

Ainda tem alguma dúvida? Faça sua pergunta:


20 comments

  • Shirlene Gonçalves

    E quando a funcionaria esta gestante e não tem o comprometimento com o trabalho, com varias faltas dentro do mesmo mês, seguindo a regra de adverti verbalmente e por escrito dando a suspensão caso continue com a pratica de faltas indevidas se aplica a Justa Causa?

  • cleyton sousa

    Se a empresa nao paga o funcionário a comissão em folha ele pode entrar com um processo contra ela?

  • Olá, fui demitido por justa causa por uma falta, entretanto não havia se passado os três meses de experiencia , melhor não se passou o primeiro mês. Menha chefe disse que devido a falta seria mandando embora , na carta não vinha especificado o por que da demissão. Recebi mal o meu salário e mais nada, o que deve fazer?

  • Josiane De Oliveira jesuino

    Bom eu estou gestante e há 4 dias não estou indo trabalhar não tenho vontade de ir trabalhar lá e não fui no médico pegar nenhum tipo de atestado só queria não trabalhar mais lá mas fico com. medo de me mandarem embora por justa e queria saber se da pra eu estando gestante pedir as contas

  • Eu estou trabalhando a 1 ano e 2 meses tenho várias faltas não uma atrás da outra mas varias na mesma semana não justificada nunca levei nenhuma advertência ou suspensão por isso, posso ser demitida por justa causa por essas tantas faltas não justificadas ??

  • Emanuel alves

    Olá eu quero sair de uma firma mas eles não querem me mandar embora é querem que eu peça conta.. porém faltei 1semana eles podem me mandar embora por justa causa?

  • Muito bom tirou minhas dúvidas .

  • Eu acabei de voltar de licença maternidade e meu filho ñ esta bem esta doente e faltei uns três dias meu patrão pode me mandar embora por justa causa

  • estou gravida. e faltei uma semana eles podem mandar por justa causa. meu G.O ainda não me deu a licença estou de 33 semanas e não aguento mais ir

  • venancio pereira neves

    Ola eu operei e fiquei de licença dursnte 1 mes, e voltei a trabahar à quase 1 mes, mais só que tive um problema na minha recuperaçao e por conta de fazer esforço e subir e descer escadas no meu serviço, e nao estou indo trsbalhar a 14 dias eles podem me mandar embora por justa causa ?
    Fui ao medico e ele me disse que nao posso fazer esforço e que tenho q ficar de rwpouso, mais nao me deu atestado…

  • Sou da cipa tenho uma estabilidade um ano de cipa eo outro pela empresa não me dão folga para resolver assuntos quantas faltas posso ter em um mês sem levar justa causa

  • Tive 4 faltas na experiência posso levar justa causa?

  • Bom dia fui entregar o atestado no meu trabalho eles falaram q n ia receber prq já dei 15 atestado do meu filho durante o ano eles pode quere me manda por justa causa

  • Bom dia!

    Senhores, qual a lei que permite o empregador advertir, suspender e sucessivamente dar uma justa causa pelo numero de faltas?

  • Fui mandado embora por justa causa depois de 3 anos de empresa atuando em outra função é derepente a empresa me mudou de novo de me jogando pra base da empresa ficou longe nunca tinha faltando na empresa nesse três anos aí faltei 21 dias sem justificar e me mandaram embora isto está correto no primeiro mês ao logo de 3 anos q falto ele já me mandam embora por justa causa

  • Jorleano Rodrigues

    Bom eu tenho 1 ano e 5 meses
    No meu trabalho a minha supervisora
    Que me manda embora por justa causa
    Por causa de faltas ela pode faser isso
    O que eu faço?

  • viagei para o nordeste com minha irma de 16 anos e ela acabou ficando doente dias antes deu retorna para o trabalho ai acabei faltando 10 dias mais ja tinha avisado ao zelador sobre a situacao ai quando voltei me mandaram ir no RH eu posso ser mandada por justa causa?

  • Poxa Gostei Da Explicação obrigado

  • Marcielle Almeida

    Olá , faltei 7dias consecutivos por motivo de não ter com quem deixar minha filha ! Sei que isso não é problema da empresa , mas isso pode gerar uma justa causa ?

  • Olá gostaria de saber se na minha empresa eles poderiam fazer algum tipo de acordo ou até mesmo me mandarem embora ..pois estive grávida fiquei de licença logo depois trabalhei um dia entrei de férias. ..sendo que eles dizem que pagam uma multa voltei a trtrabalhar por uma semana como não tem ninguém pra poder ficar com a minha filha estou tendo que falta será que assim ele vão me mandar embora por justa causa. ..obs: a minha bb já completou os 6meses se era esse tempo que poderia espera para poder fazer qualquer tipo de acordo ou até mesmo mandarem embora numa boa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *