Quantas faltas injustificadas geram uma justa causa?


**Novidade!! Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.**

Você sabe o que é uma Falta Injustificada??

Falta injustificada é aquela na qual o empregado deixa de comparecer ao trabalho e não justifica a ausência ao seu Empregador, por meio de atestados, declarações, certidões ou outros documentos.

Quando o empregado falta ao emprego e não leva um documento formal justificando a falta, estamos diante de uma falta injustificada.

Uma falta injustificada pode gerar desconto de um dia no salário do Empregado.

Antes de entrar no assunto principal, devemos responder uma dúvida que é muito comum nesse quesito:

Meu parente (filho, marido, avó, mãe, pai, etc) está doente e eu tive que faltar o trabalho, posso ter meu salário descontado?

Infelizmente, a empresa não é obrigada por lei a justificar essa falta, porém na conversa tudo pode se resolver.

Mas, voltando ao tema, quantas faltas injustificadas podem gerar uma justa causa?

Essa é uma dúvida constante em nosso Blog e podemos responder que não há um número EXATO de faltas injustificadas para ser dada uma justa causa para o funcionário.

Isso dependerá do caso concreto e do bom senso das partes envolvidas.

FALTASINJUSTIFICADAS

Há empresas que na primeira falta injustificada já dão advertência ao seu empregado, na segunda dão uma suspensão e na terceira já querem demitir por justa causa. Calma lá, também não é assim que as coisas funcionam.

A Empresa não pode querer “apressar” as coisas na vontade de dar uma justa causa em um empregado. As advertências e suspensões devem ser dadas de acordo com o tempo. Não basta sair dando advertência e suspendendo a todo momento.

No nosso entendimento, para que um empregado seja demitido por justa causa em virtude de faltas injustificadas, é necessário que a atitude venha se dando há VÁRIOS MESES em uma demonstração de falta de comprometimento do empregado.

Após vários meses com faltas injustificadas e após algumas advertência e/ou suspensões, entendemos que o empregado pode, sim, ser demitido por justa causa.

Mas ai fica a pergunta: A empresa é obrigada a aturar esse empregado visivelmente “descompromissado” por vários meses então?

Não. Basta demitir o funcionário sem justa causa, pois no Brasil não há qualquer vedação à demissão sem fundamentação.

Apesar dos encargos maiores com a rescisão, a Empresa estará lapidando sua equipe de forma que sobrem apenas profissionais comprometidos com suas funções;

Até a próxima.


Compartilhe:

29 comments

  • Ana Carolina

    Eu trabalho na empresa a quase 3 anos e to querendo sair , mais ninguém quer me mandar embora. Se eu ficar faltando eles podem me dá justa causa ?

  • O meu caso é igual a da Ana Carolina, quero ser mandando embora e tenho 2 anos de empresa, to pensando em faltar uns 5 dias ,

  • lucielia Honorio da Silva

    Bom meu nome é lucielia trabalhava em uma empresa já fazia 2 anos daí minha mãe faleceu e eles não me liberaram para ir vela pois eu sou de Alagoas, com tudo isso fiquei com depressão o médico me deu um atestado de 1 dia. No outro dia fui trabalhar mais não conseguir ficar lá pois Tava passando por um momento muito difícil cheguei na empresa e fui embora e só voltei na segunda para entregar meus atestados eu tenho um de 5 dias depois mais um de 45 dias do psiquiatra mais um de 60 dias afastada pelo médico da empresa pois ele me inabita ou trabalho depois de todas essas provas eles declararam q eu tinha falsificado um atestado e ainda me denunciaram pois não fiz isso. Fui depor e o juiz arquivou essa denúncia pois então depois de tudo isso me mandaram embora por justa causa nunca lei uma advertência ou suspensão por falta e até hj faço tratamento psiquiátrico minha causa estar nas mãos de Deus e dos promotores em Belo Horizonte será que com tantas provas ainda posso levar justa causa? Fico aguardando…

  • Já tenho três faltas eles podem me largar por junta causa

  • ERIKA DAYANE DE OLIVEIRA

    Nao quero pedir demissao mas minha licença acabou e nao tenho com quem deixar minha bebe.oq fazer?

  • Alessandra

    Quantas faltas injustificadas eu presizo ter pra que a fima me de justa causa porque estou com problemas de pressão alta ai vou no posto e eles me dão declaração e a firma não aceita então eu fauto sem justificar

  • Boa Noite, Bom aconteceu comigo alguns dias faltei trabalho e fui advertido porem houve um dia em que fiquei doente e nao comparecir ao trabalho,quando retornei,passei mal dentro da empresa e fui levado as pressas para a emergencia local,nesse meio tempo nao tive como entregar o atestado do dia anterior quando retornei apos o dia em que passei mal fui entregar o ambos atestado porem o mais antigo o rh nao aceitou e dias depois me demitiram por justa causa pois o dia em que fiquei doente ficou com falta injustificada. e agora o que posso fazer? quem procurar?

  • Francilene alves de sousa

    Eu trabalho 2 anos e 3 mes
    No mc donads, quero sai mas nao quero pedi conta.
    O que eu fasso para eles me manda embora…

  • Simone Marinho Ribeiro de Sá

    Bom dia,
    Sou responsável na orientação em aplicar advertências e justa causa aos coordenadores e gestores e minha dúvida é a seguinte: estou com uma colaboradora com quadro de faltas constantes sem comunicação prévia desde janeiro de 2016. Foram aplicadas advertências verbais, escritas e suspensão. no mês de fevereiro de 2017 a mesma voltou a ter o mesmo comportamento e de acordo com o art. 482 neste caso podemos demiti-la por justa causa ou seguir o passo a passo novamente?
    Agradeço e fico no aguardo de uma orientação