Quantas faltas injustificadas geram uma justa causa?

NOVIDADE: Agora você pode calcular seus direitos trabalhistas online. Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Você sabe o que é uma Falta Injustificada??

Falta injustificada é aquela na qual o empregado deixa de comparecer ao trabalho e não justifica a ausência ao seu Empregador, por meio de atestados, declarações, certidões ou outros documentos.

Quando o empregado falta ao emprego e não leva um documento formal justificando a falta, estamos diante de uma falta injustificada.

Uma falta injustificada pode gerar desconto de um dia no salário do Empregado.

Antes de entrar no assunto principal, devemos responder uma dúvida que é muito comum nesse quesito:

Meu parente (filho, marido, avó, mãe, pai, etc) está doente e eu tive que faltar o trabalho, posso ter meu salário descontado?

Infelizmente, a empresa não é obrigada por lei a justificar essa falta, porém na conversa tudo pode se resolver.

Mas, voltando ao tema, quantas faltas injustificadas podem gerar uma justa causa?

Essa é uma dúvida constante em nosso Blog e podemos responder que não há um número EXATO de faltas injustificadas para ser dada uma justa causa para o funcionário.

Isso dependerá do caso concreto e do bom senso das partes envolvidas.

Há empresas que na primeira falta injustificada já dão advertência ao seu empregado, na segunda dão uma suspensão e na terceira já querem demitir por justa causa. Calma lá, também não é assim que as coisas funcionam.

A Empresa não pode querer “apressar” as coisas na vontade de dar uma justa causa em um empregado. As advertências e suspensões devem ser dadas de acordo com o tempo. Não basta sair dando advertência e suspendendo a todo momento.

No nosso entendimento, para que um empregado seja demitido por justa causa em virtude de faltas injustificadas, é necessário que a atitude venha se dando há VÁRIOS MESES em uma demonstração de falta de comprometimento do empregado.

Após vários meses com faltas injustificadas e após algumas advertência e/ou suspensões, entendemos que o empregado pode, sim, ser demitido por justa causa.

Mas ai fica a pergunta: A empresa é obrigada a aturar esse empregado visivelmente “descompromissado” por vários meses então?

Não. Basta demitir o funcionário sem justa causa, pois no Brasil não há qualquer vedação à demissão sem fundamentação.

Apesar dos encargos maiores com a rescisão, a Empresa estará lapidando sua equipe de forma que sobrem apenas profissionais comprometidos com suas funções;

Até a próxima.

 

 

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas:


Rafael Praxedes
em 22/02/2014

Alex,

Devido a quantidade de faltas injustificadas, você pode sim ser demitido por justa causa.

alex americana
em 21/02/2014

Eu tenho 29 faltas e uma levei so um atestado eu to com problemas cardíacos posso levar justa causa

Rafael Praxedes
em 12/02/2014

Pedro,

Na minha visão, isso não pode dar justa causa.

Pedro - Florianópolis
em 12/02/2014

Bom dia,

Gostaria de saber se a empresa pode dar justa causa se eu faltar os últimos 20 dias do aviso prévio. Quem pediu demissão fui eu.
Nunca recebi qualquer tipo de advertência ou punição, pois nos dois anos aqui, nunca cometi nenhum tipo de falta.

salvador
em 21/01/2014

Ola. Trabalhei em uma empresa durante 1ano e 4 meses,fui demitida com justa causa por ter faltado pela 3 vez sem justificativa. Tive suspensão de 1 dia na primeira falta, suspensão de 3 dias na segunda falta e naterceira fui demitida com justa causa. Essa demissão foi correta ?

André - São Paulo
em 11/12/2013

Entao, eu trabalho numa loja de calçados, mas hoje estou passando muito mal, vomitos e afins. Estou indo para o hospital, caso eu pegue um atestado não ha problemas certo? Pois me preocupo demais com essa historia de faltar no trabalho.

marcelo carlos schiavi
em 09/12/2013

a empresa que trabalho manda faltas sem eu te las o que fazer

Rafael Praxedes
em 21/11/2013

Prezada Karla,

Justa causa jamais.

Porém uma demissão sem justa causa nesse caso não seria uma opção absurda para a empresa, infelizmente.

NOVIDADE: Calcule seus direitos na nossa CALCULADORA TRABALHISTA. Clique aqui.

Belo horizonte
em 21/11/2013

Boa noite meu pai esta doente e vou visita-lo fou faltar por 5 dias pois ele mora em outro estado,não tenho nunca tomei nenhuma advertência e quero saber se a empresa pode me amndar embora por justa causa???
obrigado

Sandro/São Paulo
em 14/11/2013

Um funcionário que falta em sua escala de plantão, sequer se dá o trabalho de ligar para seu superior informando-o o motivo da falta, no dia seguinte alega apenas que não estava se sentindo bem, mas não traz nenhum comprovante de um médico ou afins é ser no mínimo irresponsável e como tal, deve sim ser advertido independente se foi a primeira vez ou não.
Isto mostra apenas que a empresa não será leniente ao colaborador faltoso.

ana claudia -sao paulo
em 09/11/2013

fui demita por justa causa por 4 faltas injustificadas ´, duas advertencias e 1 suspensão decorrente as faltas, tenho chances de reverter esse caso.

Rafael Praxedes
em 30/10/2013

Prezada Natasha,

Nesse caso, deve ser levado um ATESTADO MÉDICO para abonar a falta.

NOVIDADE: Agora você pode calcular seus direitos trabalhistas online. Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

fortaleza
em 29/10/2013

Gostaria de saber se levando uma declaração medica pode ser descontado um dia de trabalho obrigada.

Rafael Praxedes
em 20/10/2013

Prezada Amanda,

A empresa anterior não pode apontar nenhum fato desabonador do empregado.

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

amanda, sao paulo
em 20/10/2013

Quem e mandado por justa causa vc consegue arruma outro emprego.e se a outra empresa que vc faz entrevista liga na empresa anterior que vc trabahou e foi por justay causa

laudeci de extrema mg
em 18/10/2013

ola gostaria de saber algumas coisa fui mandada embora por justa causa meu chefe gritou comigo por que eu estava comversando ai repondi pra ele que eu comverasava mesmo mas eu dava as metas da firma dai me deu uma justa causa sem direito a nada eu tinha 6mese la oke devo faze tenho algum direito

A empresa onde trabalho, não está efetuando a recarga do VT como deveria. Ou seja, carregar o valor completo do mês e ainda pior estão pagando em 2 vezes, pagam 11 dias e depois mais 11 dias. Só que este mês já estamos a dois dias tirando dinheiro do nosso bolso para custear as despesas com o transporte, mais a grande maioria dos empregados devido a esse motivo, não estão comparecendo ao trabalho. A empresa poderá descontar da folha de pagamento esses dias que o funcionário faltou por não ter dinheiro para bancar sua própria condução? e se mesmo assim descontar como devo proceder?

MARIA DE LOURDES PRAIA GRANDE
em 10/10/2013

BOM DIA MEU NOME É MARIA DE LORDES , QUANDO ENTREI NO MEU TRABALHA FAZIA UM CURSO E MEU PATRÃO ESTAVA SIENTE DISSO .AGORA ELE VAI ME MANDAR EMBORA NOVE MESES DEPOIS E QUER ME DESCONTAR ESSES DIAS .ISSO É LEGALMENTE CORRETO ?

Rafael Praxedes
em 07/10/2013

Prezada Carliete,

Se você não levou atestado, essas faltas podem ser descontadas sim.

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

carliete petrolina
em 06/10/2013

estou gravida de 7 meses, sentindo dores nas perna por isso faltei 4 dias ao trabalho sem justa causa, pode ser descontado mesmo tendo colocado atestado outras veses pelo mesmo motivvo?

MARCELA NUNES MACAÉ-RJ
em 05/10/2013

BOA TARDE! TRABALHO NO COMERCIO FALTEI NA QUINTA-FEIRA 03/10/2013 ELES PODEM DESCONTAR DOIS DIAS POR EU Ñ DAR ATESTADO E JÁ DESCONTOU NO PAGAMENTO QUE RECIBI HOJE 05/10/2013 REFERENTE O MÊS PASSADO?

jaciara vila nova
em 04/10/2013

ola, sou funcionaria publica educadora social meu salario foi descontado 8% mais isso nao foi desconto de impostos foi de falta e eles fizeram isso sendo que o trabalho ainda nao tinha se iniciado nem nada .eu quero saber se pode isso porque porque muito injusto …

Edson, giaonia
em 22/09/2013

Levei uma advertencia por, desidia e insurbodinacao.
Sendo q eu teria q subir uma ladeira com uma certa carga a uma distancia de 100 mts. Comecei as 11hrs e paramos as12 hrs para almoco e retornamos as13hrs. Meu encarrego disse assim: vc tem ate as 13:30 para terminar tudo. As 13:40 ele foi ate e eu ainda nao tinha terminado, ainda estava transporta as cargas ele entao pedio pra eu assinar a advertencia mas nao assinei pois nao achei justo expliquei pra ele q alem de ser uma subida eu tava só e nao tinha como eu trabalhar tao rapido num curto espaco de tempo. A pergunta é ele tem esse direito ? Mesmo sendo obvio q nao teria como eu terminar ?

-carlos salvador
em 20/09/2013

Ola Dr. Rafael.

eu trabalhor a 1 ano e 7 meses ne uma empresa.
tou descontenti com o meu trabalho.
ja pedir para mim botar no corte, mas eles estao procurando um jeito de mim dar justa causa.
eu faltei 1 dia e trabalhei no outro e depois faltei mas uma vezes ai eles vinherao e mim derao um advertencia, que eu assinei.
ai eu trabalhei o resto da semana sem falta.
quando chegou a outra semana eu faltei de novo os mesmo dias.
ai eu fui trabalhar cheguei a trabalhar no inicio da manha, foi quando minha chefe mim chamou, mim botou numa sala e eu fiquei lar a tarde toda so saindo para almoçar, e no final da tarde mim derao uma suspençao de um dia.
o quer que eu faço para nao tomar justa causa, e sobre a conduta deles, esta coreta?

REGINA
em 19/09/2013

VOLTEI DO PERIODO DE LICENÇA MATERNIDADE,MAS PEDI A EMPRESA QUE ME LIBERASSE MAIS CEDO 2 VEZES E FALTEI EM UM SABADO,MAS AVISEI.POR NAO TER COM QUEM DEIXA MINHAS CRIANÇAS POSSO RECEBER ADVERTENCIA POR ISSO? POREM NÃO TENHO NENHUMA DOCUMENTO PRA PROVAR QUE ME LIBERARAM A EMPRESA PODE ME OBRIGAR A ASSINAR ADVERTENCIA?

Cintia (florianópolis)
em 16/09/2013

Minha babá vem faltando todos os meses, desde que engravidou, no início da gravidez vinha 15 dias por mês. Depois começou a faltar mais do que vir. No dia 05 de agosto apareceu com atestado e não conseguiu o auxílio doença por que agendou tardiamente a pericia. Após o término do período concedido pelo atestado, compareceu 1 dia, faltou 10, compareceu mais 1 dia, faltou mais 10. Tenho advertencias assinadas de todas as faltas injustificadas mas fico com receito de demití-la por justa causa pois já me contou inúmeras mentiras e tenho medo que faça algum mal às minhas filhas. O que faço? Ela não quer trabalhar e não a quero mais, perdi a confiança. Com certeza vai entrar na justiça! Mando cartas com AR pedindo que retorne ao trabalho e não as recebe, deu endereço sem número da casa. O que faço?

Gilderley Moura Ribeiro - Mãe D'água
em 15/09/2013

Um servidor municipal concursado falta todas as segundas-feira sem justificativas. Isso pode gerar uma justa causa?

Aline, SBC-SP
em 09/09/2013

Olá, boa tarde! O meu caso é bem parecido com alguns aqui enviados. Estou grávida de 4 meses e faltei sem justificar 7 dias ao todo (desde a gravidez). Tenho faltado tbm com atestado. E no quinto dia útil, a empresa não depositou o meu salário. Gostaria de saber se isso está correto??? A empresa pode demitir por justa causa??

Rosângela, Indaiatuba
em 30/08/2013

Boa tarde to fazendo tratamento de depressão e o remédio que estou tomando nos primeiros dias deu muito e efeito eu fiquei dopada e tive que falta no trabalho e a subgerente sabia que eu estava ruim e agora quer que eu assine uma advertência , quero saber se eu assino ou não

mogi das cruzes
em 29/08/2013

trabalho em call center quando entrei fiz o exame medico que nao encontrou nem um problema porem apos 5 meses de trabalho comecei a ter pressao alta severa apos começarem a me pressionar para vender produtos quando me contrataram disseram que eu trabalharia no sac nao em vendas comeceia tomar redmedios diureticos e fazer tratamento precisei fatar por 3 dias pois tive de fazer exames em outra cidade eles estão ameaçando me mandar embora po justa causa e alem disso me proibem de ir ao banheiro em horario de trabalho isso e correto o que faço?

maria celina porto alegre rs
em 28/08/2013

ola, meu marido faleceu a 10 anos,mas nao contribuia,na epoca meu filho tinha 2 anos e eu estava sem trabalha,teria algum direito… obrigado.

Rafael Praxedes
em 19/08/2013

Prezada Debora,

Faltas excessivas sem atestado médico podem vir a dar justa causa sim. Cuidado!

Rafael Praxedes, Advogado – OAB/CE Nº 26.700 – (85) 3454-1115
Fortaleza, Ceará

debora sp
em 19/08/2013

estou gravida de 5 meses e tenho faltado muito sem levar atestados a empresa pode me mandar embora por justa causa.

Weine
em 15/08/2013

olá, precisei faltar por motivos da faculdade, e tenho minhas justificativas, da ultima vez, precisei ir a defensoria publica e então trouxe uma declaração assinada pela a advogada, porem minha gerente não aceitou explicações, mandou eu assinar uma advertencia, e não me deixou trabalhar o resto do dia… mesmo eu estando com declaração em mãos, é correto o q a gerente fez?

Monalisa são paulo
em 03/08/2013

Oi! faltei 1 vez sem justificativa , me dero uma suspensão de 3 dias…… agora a segunda vez que falto na empresa sem atestado novamente me deram uma suspensão de 3 dias quando foi no dia de eu voltar eu faltei mas três dias por não esta me sentindo bem psicologicamente devido a suspensão…ele alega que a suspensão é por falta e por atraso .. só que esta me punindo por atraso já ocorrido passado … e me disse que a próxima é justa causa .isso pode dar como justa causa?faltar apenas duas vezes ?me ajude por favor eles naum mandam em bora estão querendo me mandar por justa causa de qualquer jeito

alice rio grande
em 01/08/2013

eu estou no meu primeiro emprego,faz duas semana que estou trabalhando,e quando entrei me falaram resumo do que ia fazer,trabalho numa empresa de fertilizantes trabalhando na area de serviços gerais,nao gosto das condiçoes ao qua trabalho e queria mudar de emprego mais nao sei o que fazer,pois meu contrato é de 45 dias e eu arresem estou na segunda semana e 3 dias.mais queria mudar de emprego pois surgiram empregos mais favoraveis e ai se eu romper o contrato o que aconteçera?e se eu começar falta sem justificativa?o que posso fazer? nao aguento trabalhar onde estou…

FELIPE MACAÉ
em 04/07/2013

OLA AMIGO EU GOSTARIA QUE VOCÊ ME TIRASSE UMA DUVIDA , UM EXEMPLO NO CASO SE EU FALTASSE UMA SEMANA SIM E OUTRA SEMANA NÃO TODOS OS MESES . ATÉ ELE ME MANDAR EMBORA MAIS NA VERDADE EU QUERO ISSO .. É ELE PODEM ME MANDAR EMBORA demissão por justa causa OU DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA ???

grato att..

Kelly Campinas
em 02/07/2013

Estou em contrato de experiencia e precisei faltar pois meu marido estava muito mal de saude e não achei correto deixa-lo sozinho em casa. Assumi a falta e expliquei o ocorrido, contudo meu gerente queria me obrigar a assinar uma advertencia. Eu não assinei por nao achar certo, afinal de contas foi minha primeira falta na empresa. Ele assinou a advertencia por mim, isto é certo?

Rafael Praxedes
em 27/06/2013

Prezada Karol,

Não é caso de justa causa não, porém você deve ter cuidado com faltas excessivas no trabalho.

Karol
em 26/06/2013

Tive uma falta injustificada e levei de cara uma suspensão, caso eu tenha outra falta injustificada no período de 1 semana é o caso de justa causa?

francisco - ji parana ro
em 21/06/2013

ha cinco anos trabalho na enpresa de motorista fico ha disposisão 12 horas da escola enque trabalho teve vezes que ja dormi dentro do onibos nunca recebi horas extra pago meu amoco 50 reais por més ea gasolina para ir trabalha 30 reais por sema não dar mais estou pagando para trabalhar

Rogerio /São Sebastião
em 21/06/2013

Boa tarde

Sou funcionario de uma empresa a 4 anos e meu salario é o mesmo desde que eu entrei na empresa , minha duvida é a seguinte : o dissidio da categoria ( acordo coletivo ) não teria que ser aplicado sobre meu salario todo mes de maio ? se positivo , quando eu for demitido ou pedir demissão eu recebo os atrasados ?

Agradeço desde ja a atenção

Rogerio

São Sebastião
em 21/06/2013

Boa tarde

Sou funcionario de uma empresa a 4 anos e meu salario é o mesmo desde que eu entrei na empresa , minha duvida é a seguinte : o dissidio da categoria ( acordo coletivo ) não teria que ser aplicado sobre meu salario todo mes de maio ? se positivo , quando eu for demitido ou pedir demissão eu recebo os atrazados ?

Agradeço desde ja a atenção

Rogerio

Plinio
em 19/06/2013

Olá,

Tenho um total de mais de 30 faltas injustificadas, porém a minha empresa ainda não me dispensou, e pagou esse período como se eu tivesse trabalhado. Minha intenção agora é apresentar meu pedido de demissão, e a pergunta é: a empresa tem o dever de aceitar meu pedido de dispensa e obrigar que eu devolva o salario “pago indevidamente”? Obrigado

Rafael Praxedes
em 05/06/2013

Prezada Barbara,

Se a demissão foi por justa causa, é um absurdo e você pode reverter essa demissão na justiça do trabalho.

No entanto, se a demissão foi sem justa causa, a empresa está no direito dela de demitir quem ela quiser.

Barbara
em 31/05/2013

Olá, fui demitida por faltar 6 vezes ao trabalho. Não forão faltas consecutivas e nesses 7 meses que estava na empresa me machuquei no periodo de trabalho ( dentro da empresa). Quais são meus direitos?

Rafael Praxedes
em 26/05/2013

Prezada Laila,

Na minha visão, a empresa não pode fazer isso se as faltas foram por falta de vale transporte.

laila jf
em 24/05/2013

a empresa pode juntar faltas de antes das ferias com depois das ferias para poder dar justa causa?
mesmo se as faltas forem por falta de vale transporte?

Rafael Praxedes
em 18/05/2013

Prezado Fabiano,

Esse período só conta para depósitos de FGTS e outros efeitos se for auxilio doença por acidente de trabalho.

Em caso de auxílio doença COMUM, a empresa não é obrigada a continuar depositando o FGTS.

Fabiano L. B. Campelo-Recife-PE
em 18/05/2013

Durante o período de benefício(auxílio doença),a empresa é obrigada a continuar depositando o FGTS?
Esse período conta,como trabalhado, para as férias?

Rafael Praxedes
em 07/04/2013

Prezado Carlos Reis,

A empresa não pode lhe demitir por justa causa nesse caso.

Rafael Praxedes
em 11/03/2013

Prezado Vaniquisan,

Não. Não existe esse jeito.

vaniquisan
em 10/03/2013

quero sair da empresa onde trabalho a cinco anos;porem não querem me dispensar então vou pedir a demissão.tem algum jeito de me mandarem embora,sem que eu peça a demissão.

carlos reis- cidade de resende rj
em 08/03/2013

começei a trabalhar nesta firma pasei mal em vitoria fiquei internado duas semana la me deram alta e mandaram faser tradamento de mau çirculaçao na minha çidade estou em tradamento eles podem me mandar enbora por justa causa

Rafael Praxedes
em 19/02/2013

Prezada Joana,

Tem estabilidade sim. Procure um advogado rapidamente.

joana ribas da silva sarmento porto alegre-rs
em 19/02/2013

Olá gostei muito do seu site, é muito explicativo. Eu estou numa situação agora, parecida com a de muitas.
Eu estou gravida, e estava trabalhando,mas fui demitida no meu contrato de trabalho por motivos de falta( que começaram apartir de quando eu descobri que estava gravida com alguns atestados até entao) me pagaram tudo direitinho, descontaram minhas faltas tudo, mas a questao é nao foi uma demissao de justa causa e estou gravida e desempregada eu tenho o direito de estabilidade?

Praxedes Perguntas
em 16/02/2013

Olá Dione,

Essa é uma resposta automática.

Infelizmente a quantidade de perguntas diárias foi excedida e não podemos lhe dar um retorno sobre a sua dúvida.

Você pode tentar novamente em outro momento ou navegar em nosso blog, pois certamente temos a resposta para você em um de nossos posts.

Desculpe-nos o transtorno.

Você sabia que agora pode calcular seu FGTS aqui em nosso blog? Para calcular quanto você deve ter de FGTS, basta acessar
nossa calculadora: Calcule o seu FGTS.

Praxedes Perguntas
em 16/02/2013

Olá Daniela,

Essa é uma resposta automática.

Infelizmente a quantidade de perguntas diárias foi excedida e não podemos lhe dar um retorno sobre a sua dúvida.

Você pode tentar novamente em outro momento ou navegar em nosso blog, pois certamente temos a resposta para você em um de nossos posts.

Desculpe-nos o transtorno.

Você sabia que agora pode calcular seu FGTS aqui em nosso blog? Para calcular quanto você deve ter de FGTS, basta acessar
nossa calculadora: Calcule o seu FGTS.

Sao joao batista
em 12/02/2013

ola , e que a empresa que eu trabalho a 4 anos comessarao com essa de ameaçar os funcionarios que se faltar 3 vezes ganha 3 advertençia e vai por justa causa , nao e assim que funçiona ne? trabalho a 4 anos nessa empresa e no ano passado so faltei 2 dias e esse ano faltei 1 eja vinherao com esse negoçio me mandarao pra salinha mas eu nao fui. oque eu devo fazer se isso voltar a se repetir? fico esperando a resposta obrigado.

Daniele Porfirio - São Paulo
em 04/02/2013

Ola Bom dia Dr. Rafael!

Estou gravida de 3 meses, e descobri a 2 meses, neste período , venho passando mal constantemente, trabalho a 10 meses como operadora de Telemarketing, e neste período de gravidez faltei algumas vezes com atestado e outras sem atestado , já me deram 2 advertências pelas faltas injustificadas, na terceira eles podem me mandar embora? Quantas faltas injustificadas preciso ter para ser uma justa causa?
Faltei 1° por 1 dia sem atestado e me deram a 1° advertência, na segunda vez faltei 4 dias sem atestado e me deram a 2° advertência, e esta semana faltei 2 dias sem atestado o que eles podem fazer nestes casos? Meu chefe me disse se eu apenas levar uma declaração de horas ele justifica minha falta, houve vezes que levei a declaração quando ia ao medico e outras levei o atestado, mas fico preocupada das vezes que não levei nem atestado e nem declaração.
O que eles podem fazer nestes caso e o que não podem?
Obrigada pela atenção e aguardo sua resposta.

Praxedes Perguntas
em 26/01/2013

Olá Walmer,

Essa é uma resposta automática.

Infelizmente a quantidade de perguntas diárias foi excedida e não podemos lhe dar um retorno sobre a sua dúvida.

Você pode tentar novamente em outro momento ou navegar em nosso blog, pois certamente temos a resposta para você em um de nossos posts.

Desculpe-nos o transtorno.

Você sabia que agora pode calcular seu FGTS aqui em nosso blog? Para calcular quanto você deve ter de FGTS, basta acessar
nossa calculadora: Calcule o seu FGTS.

Walmer
em 26/01/2013

Olá Rafael, parabéns pela página!!!
Estou com uma grande dúvda..
Eu fui admitido no dia 12/04/2011 e até ,hoje, dia 26 /01/2013 não tirei nenhuma das minhas férias.A primeira venceu no dia 12/04/2012, já a próxima vai vencer no dia 12/04/2013, sendo que até o presente momento, também não recebi aviso de férias. A empresa, na qual eu trabalho veio como um história de que o setor onde eu trabalho vai acabar e que eles querem fazer “acordo” comigo. No dia 24 ,25 de janeiro fiquei doente, ainda estou,entreguei um atestado para os referidos dias. Acontece que hoje dia 26 de janeiro, ainda estou doente, inflamação na garganta, por isso não irei trabalhar. Gostaria de saber se os atestados tiram o tempo de contagem para a concessão das Férias? Acredito que eu não sou obrigado assinar aviso prévio retroativo e nem entrar de férias sem ser avisado com antecedência de no minímo 30 dias correto??? Se eu for cumprir o aviso prévio, será também contado o prazo para o aviso de férias correto?. Sendo assim, há possibildade de vencer o segundo período de férias correto? A empresa pode alegar que eu não a comuniquei sobre o vencimento das Férias?? E a última pergunta, qual o prazo que a empresa tem agora para fazer um acordo ou dar aviso de férias para mim, sem ter que pagar a multa em dobro?
Agradeço desde já pela atenção e por me ajudar.
Abraço e sucesso!!!

Rafael Praxedes
em 24/01/2013

Prezada Auxiliadora,

NÃO. Você tem direito a muito mais verbas!

Sugiro que procure um advogado com urgencia, pois você só tem 2 anos para entrar na justiça.

Auxiliadora
em 24/01/2013

ola! Trabalhei 4 anos sem carteira assinada num lanche peguntei do patrao se ele medava minha conta com os meus direitos!mas na chegou na hora ele so me pagou meio decimo e minhas ferias e 200 reais do que ele me devia do ano retrasado!!disse que so tinha direito nisso! Era esses meus direitos por todo esse tempo?

Escreva aqui