Quantas faltas injustificadas geram uma justa causa?


Novidade! Agora você tirar sua dúvida diretamente com um Advogado Online, clicando aqui ou fazer cálculos trabalhistas grátis, clicando aqui.

Você sabe o que é uma Falta Injustificada??

Falta injustificada é aquela na qual o empregado deixa de comparecer ao trabalho e não justifica a ausência ao seu Empregador, por meio de atestados, declarações, certidões ou outros documentos.

Quando o empregado falta ao emprego e não leva um documento formal justificando a falta, estamos diante de uma falta injustificada.

Uma falta injustificada pode gerar desconto de um dia no salário do Empregado.

Antes de entrar no assunto principal, devemos responder uma dúvida que é muito comum nesse quesito:

Meu parente (filho, marido, avó, mãe, pai, etc) está doente e eu tive que faltar o trabalho, posso ter meu salário descontado?

Infelizmente, a empresa não é obrigada por lei a justificar essa falta, porém na conversa tudo pode se resolver.

Mas, voltando ao tema, quantas faltas injustificadas podem gerar uma justa causa?

Essa é uma dúvida constante em nosso Blog e podemos responder que não há um número EXATO de faltas injustificadas para ser dada uma justa causa para o funcionário.

Isso dependerá do caso concreto e do bom senso das partes envolvidas.

FALTASINJUSTIFICADAS

Há empresas que na primeira falta injustificada já dão advertência ao seu empregado, na segunda dão uma suspensão e na terceira já querem demitir por justa causa. Calma lá, também não é assim que as coisas funcionam.

A Empresa não pode querer “apressar” as coisas na vontade de dar uma justa causa em um empregado. As advertências e suspensões devem ser dadas de acordo com o tempo. Não basta sair dando advertência e suspendendo a todo momento.

No nosso entendimento, para que um empregado seja demitido por justa causa em virtude de faltas injustificadas, é necessário que a atitude venha se dando há VÁRIOS MESES em uma demonstração de falta de comprometimento do empregado.

Após vários meses com faltas injustificadas e após algumas advertência e/ou suspensões, entendemos que o empregado pode, sim, ser demitido por justa causa.

Mas ai fica a pergunta: A empresa é obrigada a aturar esse empregado visivelmente “descompromissado” por vários meses então?

Não. Basta demitir o funcionário sem justa causa, pois no Brasil não há qualquer vedação à demissão sem fundamentação.

Apesar dos encargos maiores com a rescisão, a Empresa estará lapidando sua equipe de forma que sobrem apenas profissionais comprometidos com suas funções;

Até a próxima.

 

 

Compartilhe:
Ainda tem alguma dúvida? Pergunte gratuitamente a um Advogado Online:

2 comments

  • Muito bom tirou minhas dúvidas .

  • estou gravida. e faltei uma semana eles podem mandar por justa causa. meu G.O ainda não me deu a licença estou de 33 semanas e não aguento mais ir

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *