Quanto tempo demora um processo trabalhista?


Novidade! Agora você tirar sua dúvida diretamente com um Advogado Online, clicando aqui ou fazer cálculos trabalhistas grátis, clicando aqui.

Uma coisa é certa: NINGUÉM gosta de ir para a justiça. Nem o Trabalhador, nem o Empregador. Mas, há casos em que a conversa não resolve e então as partes se vêem dentro de um processo trabalhista.

Quando uma pessoa precisa acionar a justiça para que seus direitos sejam satisfeitos de forma integral, começam a existir sentimentos de ansiedade em relação ao processo trabalhista, pois, muitas vezes, a pessoa está contando com aquele dinheiro para suas próprias necessidades pessoais como alimentação, vestuário, lazer e etc.

Daí, constantemente recebemos a seguinte pergunta: Quanto tempo demora um processo trabalhista? Meu processo trabalhista está perto de acabar?

A primeira coisa que posso responder é que: ninguém jamais poderá dizer ao certo quanto tempo durará um processo trabalhista, pois há vários desdobramentos possíveis em uma reclamação trabalhista.

O que podemos afirmar aqui são as etapas de um processo trabalhista e uma média (aproximada) de sua duração.

Quando o advogado protocola a Reclamação Trabalhista, ela será distribuída para uma das varas do trabalho do fórum no qual foi protocolada.

Nesse momento, já fica marcada uma primeira audiência que pode ser de 1 a 5 meses, aproximadamente, após a entrada da ação no fórum. Note que esse tempo pode ser diferente em cada canto do Brasil. Estamos pegando como exemplo a cidade de Fortaleza.

Havendo acordo na primeira audiência, o processo trabalhista já chega ao fim quando a empresa efetua o pagamento do acordo na sua totalidade.

Portanto, em caso de acordo, podemos dizer que um processo trabalhista dura, no máximo, 8 meses.

Caso não haja acordo e a audiência não seja remarcada para a instrução do processo, as partes deverão aguardar o juiz jugar o processo, o que pode demorar até 1 ano.

Depois que o juiz julga o processo, se nenhuma parte recorrer da decisão, começará a fase de liquidação e execução que poderá também se estender por um longo período, principalmente se a empresa não tiver bens em seu nome.

 

Enfim, não há como dizer ao certo o tempo de duração de um processo trabalhista, pois cada caso é um caso, porém podemos notar que o acordo sempre é o melhor caminho para que o processo trabalhista dure o menor tempo possível.

Até a próxima!!

Compartilhe:
Ainda tem alguma dúvida? Pergunte gratuitamente a um Advogado Online:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *