Quanto tempo demora um processo trabalhista?


Novidade!!

Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.

Uma coisa é certa: NINGUÉM gosta de ir para a justiça. Nem o Trabalhador, nem o Empregador. Mas, há casos em que a conversa não resolve e então as partes se vêem dentro de um processo trabalhista.

Quando uma pessoa precisa acionar a justiça para que seus direitos sejam satisfeitos de forma integral, começam a existir sentimentos de ansiedade em relação ao processo trabalhista, pois, muitas vezes, a pessoa está contando com aquele dinheiro para suas próprias necessidades pessoais como alimentação, vestuário, lazer e etc.

Daí, constantemente recebemos a seguinte pergunta: Quanto tempo demora um processo trabalhista? Meu processo trabalhista está perto de acabar?

A primeira coisa que posso responder é que: ninguém jamais poderá dizer ao certo quanto tempo durará um processo trabalhista, pois há vários desdobramentos possíveis em uma reclamação trabalhista.

O que podemos afirmar aqui são as etapas de um processo trabalhista e uma média (aproximada) de sua duração.

Quando o advogado protocola a Reclamação Trabalhista, ela será distribuída para uma das varas do trabalho do fórum no qual foi protocolada.

Nesse momento, já fica marcada uma primeira audiência que pode ser de 1 a 5 meses, aproximadamente, após a entrada da ação no fórum. Note que esse tempo pode ser diferente em cada canto do Brasil. Estamos pegando como exemplo a cidade de Fortaleza.

Havendo acordo na primeira audiência, o processo trabalhista já chega ao fim quando a empresa efetua o pagamento do acordo na sua totalidade.

Portanto, em caso de acordo, podemos dizer que um processo trabalhista dura, no máximo, 8 meses.

Caso não haja acordo e a audiência não seja remarcada para a instrução do processo, as partes deverão aguardar o juiz jugar o processo, o que pode demorar até 1 ano.

Depois que o juiz julga o processo, se nenhuma parte recorrer da decisão, começará a fase de liquidação e execução que poderá também se estender por um longo período, principalmente se a empresa não tiver bens em seu nome.

 

Enfim, não há como dizer ao certo o tempo de duração de um processo trabalhista, pois cada caso é um caso, porém podemos notar que o acordo sempre é o melhor caminho para que o processo trabalhista dure o menor tempo possível.

Até a próxima!!

Compartilhe:

Ainda tem alguma dúvida? Faça sua pergunta:


15 comments

  • Eu gostaria de saber por que ? eu não conseguo receber os meus 10 mil que foi jugado e sentenciado pela juíza e que a empresa pagar e que ela não pagou e recorreu desde 12/11/12 e esta estacionada da justiça trabalhista desde então com os seguintes dizeres : JUNTADA DE PETIÇÃO -COM CONTRA RAZÕES desde 23/02/15 pó se tratar de uma empresa de ônibus e que tem recurso para pagar isso ou mais e não faz propositalmente creio eu ? o numero do meu processo aos quem quiserem me responder claramente e em linguagem direta é ( 0001668-89.2012.5.01.0015) O NUMERO DO PROCESSO .E MUITO OBRIGADO !

  • Foi mt boa as informações contidas! esclareceram as duvidas.
    Estou em um processo ,fui demitido no dia 03 de março, sendo que sofri um acidente dentro do restaurante a onde trabalhava , no dia 13 de janeiro. e vou ter que fazer uma cirurgia de ligamentos rompidos joelho!
    ja entreguei todas as documentações ao advogado e estou aguardando
    mas o mais difícil e não poder contar com o que já era certo de salario para cumprir suas obrigações( contas que as vezes não estão em seu nome mas compromissos com parente etc>)

    e isso!

    Mark

  • ROSANA DA SILVAGOMES

    quanto tempo demora uma sentença judiacial em caso de grávida

  • silvio augusto atanazio

    quero saber se meu processo ja tar perto de acabar vai fazer 1 ano em agosto 2015

  • Jefferson da silva

    Olá o meu processo o juiz processo e o empregador recorreu! Eu não entendo muito isso mas já fais 1 ano quanto tempo será q vo fica esperando ???

  • francinete

    Pedi demissão da empresa q tinha 5anos dê casa.em fevereiro e até agora não fizeram minha homologação..e não me pagaram nada aindaa….como faço o caso ta na justiça ….mais pôr outro caso horas extras…

  • fabricia polla

    Ganhei a minha causa; porém o processo está indexado.houve um pedido da caixa em 2012 do meu fgts. Só que até hoje fabricia eu não recebi nada. Ainda para piorar quando eu ligo para meu advogado ele parece não gostar. Parece achar que estou querendo saber demais. É direito e interesse meu. Assinei uma procuração, não assinei Um contrato, embora o nome do conjunto de advogados seja renomado eu me preocupo. Saibam que aí do homem que confia em outro homem. Estou no meu direito e vou sempre lutar por ele. Agradeço a Deus por sempre cuidar de mim e de MinhA família. Só Deus para cuidar das nossas causas.

  • Thais de Jesus Oliveira

    Olá gostaria de saber quanto tempo demora um processo de grávida. Pois fui mandada embora grávida e foi marcado pra Janeiro. Será q na primeira audiência ja consiga alguma coisa

  • Olá, eu tive de processar a empresa na qual eu trabalhava, pelo fato de discriminação e assédio moral, porém, a empresa ser muito “folcatrua”, digamos, ela além de forçar- me junto a dezenas de funcionários a pedirem demissão, para não pagarem os direitos dos funcionários que trabalhavam há anos, recorreriam os processos … Quanto tempo um processo que está em julgo desde Janeiro de 2015, demoraria, se a empresa recorrer ? Isso acarreta em anos de espera ?

  • Andreia pereira.

    Olà sou leiga nesses assuntos ,bom meu esposo trabalhou caque 3 anos em uma empresa ficou afastado por quaz6 meses qndo voltou foi mandado embora ,com 10 dias pagaram o tempo de casa e pediram pra ela aguarda a homologaçao .sö q a msm nunca aconteceu sempre ligando pra msm e eles pedindo pra aguarda.faltando um dia pra os 3 meses q è o tempo q a empresa tem pra fazer a homologaçao disseram q ñ tinha direito.nem ao fundo nem do ao seguro,acho q armaram pra ele pq ñ qiz devolver os 40% do fgts,oq devo fazer nesse caso quais os direitos?

  • alberto Rodrigo pereira da silva

    Ola, fui demitido em outubro de 2015 e a empresa so queria pagar a multa recisoria em dez vezes parcelado e eu aceitei mas o sindicato disse que nao ia omologar dessa forma mesmo eu aceitando edisse que o jeito era abrir um processo e assim q abrisse o processo o juiz ia dar o alvará para sacar o fundo de garantia e o seguro desemprego e já faz três meses e não saiu nada e maracaram a primeira audiência para fevereiro de 2017 . eu gostaria de saber. se o sindicato estar serto e se não oq eu posso fazer?

  • gostaria de saber quantos tempo demora para sair o meu processo, enviado e digitalizado ao tst.

  • Sheila Meireles Mesquita

    Meu processo deu revelia e está em fase de liquidação desde o dia 17/7 e até agora não saiu nada
    Quanto tempo demora ainda para que eu possa receber esse dinheiro

  • como tudo no brasil e roubalheira com leis que nao funcionam para os menos favorecidos direito dos trabalhadores e um nome que causa risos , ainda vivemos escravisados pelo sistema podre onde de advogados a juizes sao ladroes favorecendo apenas ricos

  • quando vai pra brasilia quanto tempo leva sabe dizer

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *