Quarta de cinzas é feriado?


**Novidade!! Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.**

Acabou o carnaval, mas as dúvidas em relação a questão feriado x obrigação de trabalhar continuam. Por isso, resolvemos escrever esse post para esclarecer as seguintes questões?

  • A quarta feira de cinzas conta como feriado para fins de pagamento em dobro para o empregado que trabalha?
  • O empregado é obrigado a trabalhar na quarta feira de cinzas?
  • A empresa pode abrir antes do meio dia na quarta de cinzas?

Como se sabe, sequer os dias de carnaval (sábado a terça) são considerados feriados nacionais, isto é, depende de cada cidade criar uma lei para decretar se há feriado ou não durante o carnaval.

Se nem o carnaval é feriado, muito menos a quarta feira de cinzas.

Apesar de já existir uma cultura que as empresas e comércio só reabram as portas após o meio dia da quarta feira de cinzas, isso não é uma obrigação do empresário.

Portanto, a quarta feira de cinzas não é considerado feriado para nenhum efeito, a menos que exista uma lei municipal de uma cidade que considere a data feriado.

O empregado, dessa maneira, é sim obrigado a trabalhar na quarta feira de cinzas e caso venha a faltar deve justificar, sob pena das consequências legais.

A empresa escolhe se quer ou não abrir na quarta de cinzas, ficando a seu critério definir o horário.

Compartilhe:

One comment

  • Arieli Gomes Costa

    Olá, trabalho no crediário de um hiper mercado, que presta serviços para o Itaú, porém sou registrada em carteira como atendente de loja. Ganho o salário mais comissão pelos serviços prestados. Isso está correto?