Quem sofre acidente de trabalho tem estabilidade?


**Novidade!! Agora você pode tirar sua dúvida perguntando diretamente a um Advogado Online, clicando aqui.**

O acidente é considerado “de trabalho” não é somente quando o empregado se acidenta no momento em que está exercendo suas funções. Caso o empregado sofra um sinistro ao se deslocar para o trabalho (tanto faz na ida ou na volta) também estaremos diante de um acidente de trabalho.

Mas todo acidente de trabalho gera estabilidade pro empregado?

NÃO.

Para o empregado que sofreu o acidente de trabalho possuir estabilidade, é necessário o cumprimento de 2 requisitos, a saber:

– Afastamento do trabalho por mais de 15 dias;

– Recebimento do auxílio doença ACIDENTÁRIO;

Caso o empregado preencha os dois requisitos elencados acima, possuirá estabilidade no emprego durante um período de 12 meses a contar da volta as suas atividades normais.

Durante o período de estabilidade, o empregado não poderá ser demitido sem justa causa. No entanto, caso cometa alguma falta grave, poderá a vir a ser demitido por justa causa sem problemas.

Esperamos ter tirado suas dúvidas.

Compartilhe:

8 comments

  • ola sou empregada domestica fui demitida por injusta causa recebia 280 por semana trabalhei um ano e cinco mes fui demitida dia 19 de junho de 2015 o que tenho para receber?

  • Sofri um acidente de trabalho no meu horário de almoço estava indo almoçar em casa,a empresa não me da alimentação nem vale transporte p almoçar em casa,sendo assim e considerado acidente de trabalho?

  • Bom dia!! No meu caso foi o seguinte,sofrir um acidente dentro da fábrica, esmagamento do terceiro dedo distal, apenas na primeira falange,e levei 28 dias de atestado, foi feito a abertura da cat e tudo mas, com isso eu queria saber se isso me dar estabilidade, foi o que meus colegas falaram, Muito grato.

  • Sofri um acidente de trabalho a 15 dias não abri cat e agora vou ficar afastado por cerca de 90 dias. Tem como abrir cat agora, vou afastar pelo inss posso falar que foi acidente mesmo sem cat?

  • luana barbarossa

    oi sofri acidente de trabalho enquanto estava gestante imendei o acidente de trabalho com a licença maternidade e ferias junto retornei e fui mandada embora quanto tempo ainda tenho de estabilidade?

  • EMANUEL GOMES DA SILVA

    Olá,estava no Exércicio da função em cima de um telhado quando de repente ocorreu um acidente,então uma telha caiu sobre um bem material do cliente,pois agora a empresa que descontar o valor do bem do meu salario.Gostaria de saber se a mesma tem esse direito ou qual o procedimento a ser feito.

  • Tive um acidente de trabalho que mim deixou 19 dias de atestado , meu médico mim liberou para trabalhar depois dos 19 dias , já agendei a perícia, mas ela só será realizada no trigésimo dia após meu retorno ao trabalho , os 15 dias iniciais são de responsabilidade da empresa , e os outros 4 dias dar direito ao recebimento do auxílio acidente parcial comprovando-se na perícia o a nexo , causa , motivo e as consequências , posso ser demitido antes da perícia ? No caso do recebimento do auxilio , terei estabilidade ?
    Até o momento a empresa não mim entregou o cat , posso pedir para o meu sindicato emiti-lo mesmo fora do prazo , antes da perícia ?

  • Trabalho em dois lugares com carteira assinada( 2 empresas diferentes). Tive acidente de trabalho em uma delas, quero saber se quando ganhar alta no inss terei estabilidade nas duas empresas.