Quem trabalha EXTERNO tem direito a hora extra?

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Primeiramente devemos elucidar quem é “empregado externo” para lei. Por “empregado externo” entende-se aquele que exerce suas atividades FORA DA EMPRESA, de modo que seja incompatível com sua função uma fixação e fiscalização exata do horário de trabalho.

Pois bem, de acordo com o artigo 62, I da CLT, os empregados externos NÃO POSSUEM direito ao recebimento de horas extras, pois como não há qualquer controle sobre a jornada de trabalho, não há que se falar em trabalho extraordinário.

Dessa forma, em regra, os empregados que trabalham de forma externa (vendedores externos, representantes, carreteiros, dentre outros) estão excluídos do recebimento de horas extras.

OBS: No entanto, como quase tudo no Direito, há uma exceção a essa regra: Se o Empregador exerce qualquer tipo de fiscalização sobre a jornada de trabalho do empregado externo como: registro de ponto, se apresentar na empresa na entrada e na saída, dentre outros, automaticamente esse empregado passa a fazer parte do regime de horas extras, devendo receber as horas extras trabalhadas acrescidas de, no mínimo, 50% sobre a hora normal.

Fique atento!

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas:


Sidney - Curitiba-Pr
em 19/01/2015

Gostaria de saber se tenho direito há alguma indenização por trabalhar com vendas externas ( viajando ) por 02 anos e meio.

MARTHA TRINDADE NOVA IGUAÇU
em 01/08/2014

tenho um processo trabalhista desde 1998, agora desceu de brasilia para cálculos e minha advogada me informou que o valor da liquidação do laudo e de 38.000,00, sendo que todas minhas amigas com o mesmo salario e mesmo cargo , receberma no mínimo 60.000,00, isso há anos atrás, meu próprio marido recebeu 3 anos atrás 85.000,00, no mesmo cargo e perido que trabalhei e no mesmo BANCO, o que posso fazer, posso ter acesso á esse calculo e não aceitar esse calculo, como proceder, minha advogada não me atende e só me responde por imail

são jose dos campos sp
em 06/07/2014

trabalho em uma empresa a 2 anos e 6 meses,trabalho por produção,meu salario de carteira e 1300 sou pintor
mais so que este salario e faxada,eu ganho oque eu produzir,se eu fizer um bom salario otimo,aora se eu fizer menos que eu ganho na carteira,eu nao recebo o pis salarial da minha profissão,isso e legal gostaria de saber,obrigado wilson

Telma - São Luís, MA
em 16/11/2013

Bom dia!! Gostaria de obter informações sobre horas extras, trabalhei por 1 mês e 17 dias em uma pousada, como camareira, trabalhei dois domingos sem hora extra e o chefe alegou que eu teria folga durante a semana( sei que esse procedimento está errado) , também os funcionário ultrapassam as 44 horas semanais trabalhadas, são 48 semanais, sem nem um esclarecimento, sem ressarcimento por por estas horas a mais. Grata pela atenção.

guaruja
em 09/11/2013

existe na lei um limite exato de horas extras?

NATAL
em 27/06/2013

TENHO 2 ANOS E 6 MES MAIS 1 HORA E 30 MINUTO POR DIA E UMA FERIAS VENCIDA QUANTO DEVO GANHA DE TEMPO DETRABALHO NA EMPRESA.

Escreva aqui