Como fica o tempo de trabalho sem registro?

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Em um dos posts mais lidos aqui do nosso blog, já explicamos todos os motivos pelos quais todos empregado tem direito a ter sua carteira assinada e o trabalho sem carteira assinada não faz, de forma alguma, o trabalhador perder qualquer direito. Veja esse post clicando aqui.

No entanto, o que acontece de forma até cotidiana no Brasil é que o Empregador não registra o empregado logo no começo da relação de emprego e vem a registrar efetivamente somente alguns meses depois;

Isso acontece porque o empregador quer se livrar de vários encargos financeiros que um registro de um empregado acarretam.

Como se sabe, de acordo com a LEI, o Empregador é obrigado a assinar a carteira do novo empregado em um prazo máximo de ate 48 HORAS após a admissão.

temposemregistro

Olha só como a lei é rigorosa: O prazo para a assinatura da carteira de todo empregado recém-contratado é contado em HORAS demonstrando realmente que se trata de um ato que deve ser realizado com extrema urgência.

Daí vem a pergunta: “Trabalhei um tempo sem carteira assinada e depois de alguns meses meu patrão me registrou. Como fica o tempo em que trabalhei sem registro?”

Essa dúvida é bastante comum aqui em nosso blog e temos o maior prazer em responder:

Como já dissemos, a assinatura da carteira é uma OBRIGAÇÃO do empregador e não deve ser feita apenas quando o patrão sente vontade.

Dessa maneira, caso o Empregador tenha assinado a carteira de um empregado só após algum tempo depois da admissão, o empregado não perde os direitos do tempo que trabalhou sem carteira.

Pelo contrário, tem direito a todos os direitos relativos ao período sem carteira,  devendo esse tempo contar para a concessão de férias, pagamento de 13º salário e, inclusive para os depósitos do FGTS que devem ser realizados de forma retroativa.

Falando nisso, você pode calcular FGTS aqui no nosso blog. clicando aqui.

E como fazer para o Empregador reconhecer esse tempo de trabalho?

Aqui está o problema, pois normalmente o empregador só irá reconhecer esse tempo após o empregado conseguir um advogado e pleitear esses direitos na justiça. Porém, fique claro que é DIREITO do empregado ter sua carteira assinada desde quando entrou no trabalho.

As vantagens de ter a carteira assinada são muitas, tais como: Depósitos de FGTS todo mês, Segurado do INSS para casos de doença, morte, aposentadoria, etc, Direito ao Seguro Desemprego e muitas outras coisas.

Dessa maneira, concluímos novamente que o empregado tem direito a ter sua carteira assinada e direito a todas as verbas trabalhistas do tempo em que trabalhou “avulso”.

Até a próxima.

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2 3 5


Vilson
em 27/03/2015

Bom dia,
Trabalhei em uma lavanderia em 1992 até 1995, sem registro na carteira.
Recebia os pagamentos em mãos.
Tem como eu usar este tempo de serviço para me aposentar?
Como posso requerer este tempo para provar ao INSS?
Desde já agradeço a atenção dispensada.
At. Vilson Araujo

Hagatha - São paulo
em 27/03/2015

olá,
trabalhei sem registro de 18/09/14 a 01/01/15 mas fui registrada em 02/02/15 com a data de 02/01/15. isso é correto?
gostaria de saber também, como fica meu tempo sem registro tendo sido pago o meu 13º ; e quantos dias tenho para receber após o registro?

Obrigada.

janauba
em 23/03/2015

tenho 5 mês de tratabalho e não tenho carteira asinada eu quero sair eu tenho direito de alguma coisa

maria wallferraz
em 16/01/2015

trabalho a 17 meses em uma loja, não tenho carteira assinada,só me pagam 500 por mês tenho algum direito?

Vilson- Caçador/SC
em 10/01/2015

Boa tarde. Trabalhei desde Novembro de 1.979 á Janeiro de 1.982 sem ser registrado, sendo meu registro em CTPS efetuado de Janeiro/82 á Novembro/85 nesta empresa. Saindo deste emprego, ingressei em outra empresa onde estou até hoje, ou seja, possuo 31 anos e 10 meses de contribuição. Pergunto se posso requerer minha aposentadoria hoje incluindo estes 03 anos que trabalhei sem registro? Como posso proceder e à quem devo recorrer? Apenas lembrando que no 1º emprego meu patrão já é falecido e a empresa mudou de dono. Obrigado.

Fernando Porto Alegre RS
em 08/01/2015

Trabalho a 5 meses sem registro em carteira, quero sair do trabalho e tenho salário de 1200,00.
Quanto tenho a receber por tempo de trabalho, começo attrabalhar as 07h30 da manhã e só saio 18h00 ou mais tarde ainda.

maria izabel floriano
em 07/01/2015

tem prazo para pedir na justiça os anos trabalhados sem carteira assinada, pois falei com um advogado ele disse que o meu prazo já expirou, que foi em 2008, ele disse que apos cinco anos não da prara fazer nada, isso é verdade?

Rayra.
em 03/01/2015

Olá

Gostaria de saber como fica meu caso. Trabalho na gerência de uma sorveteria a 8 meses, e minha carteira será assinada somente agora. Irei receber indenização?

lidiane rio de janeiro
em 17/12/2014

trabalhei durante 8 anos e 9 meses em uma empresa so que minha carteira so foi assinada depois de 7 meses. Gostaria de saber se o calculo deste 7 meses sem carteira e feito em cima do meu salario atual ou do antigo ?

Rosi
em 16/12/2014

olá comecei a trabalhar em uma empresa e minha carteira só foi assinada 1 mes depois , comecei a trabalhar 25 de setembro e foi assinada 28 de outubro com contrato de 90 dias direto, agora quero sair meu contrato segundo o registro vence 25 de janeiro mas eu gostaria de sair 27 de dezembro que na verdade é quando faz 90 dias sou obrigada a pagar quebra de contrato sendo que eles é que assinaram minha carteira com atraso?

Magali - Valinhos
em 16/12/2014

Gostaria de saber como recolher guias atualizadas para pagamento do inss e fgts ref meses em atrasos sem registro em carteira ref meses 04/05/06/07/08/09/10/11 de 2014 e atualizar a minha carteira desde mês 04 de 2014.

Rio de Janeiro
em 15/12/2014

Caro Rafael, não se esqueça que há casos e casos, tem muito funcionário que age por conveniência e esqueçe seus deveres como empregado; além disso acorda com empregador uma coisa e depois por falta de cárater contrata advogado, os advogados trabalhistas deveriam acabar com uma máfia que existe (não deve ser seu caso) de entrar na Justiça do Trabalho sem saber a versão do Empregador, por exemplo o que é muito comum e já existe jurisprudência, contrato temporário de trabalho e logo após admissão, esse tempo de contrato de trabalho não vale, pois o empregado é contratado para um rpestação de serviço temporária sem vínculo trabalhista, inclusive sem chamdo por agendamento, ou seja não trabalha as 44 horas semanais, entre outras variáveis, que depois o empregado pega um “bom” advogado e acha que tem direito, se tiver tudo assinado e o contrato e testemunhas aqui no RJ estão perdendo os casos e ainda tem que caso que tiveram que pagar as custas e ressarcir a empresa!! Só um aviso! portanto cuidado quando se orienta saiba de todos os detlahes!

Bruno, Floresta Azul
em 13/12/2014

olá, trabalhei um ano sem carteira assinada recebia 724,00 sem descontos e nesse período não tive férias nem 13º . Tenho direito a depósitos do FGTS, 13º salário e férias, mesmo tendo recebido 724,00 sem descontos do INSS?

Obs: Durante o ano que trabalhei na empresa não possuia carteira de trabalho, porém quando tirei, ela só foi assinada três meses depois, ou seja, ao total foi um ano e três meses sem carteira assinada e quando entrei como novo a empresa não acertou nada comigo desse tempo sem carteira, por favor explicite tudo que tenho direito desse tempo.
obg, abraço.

Gysa- fortaleça ce
em 12/12/2014

bom. dia, trabalho a um ano e so conseguir. tirar minha carteira de trabalho agora, meu patrao pode. assina-la com data retroativa?

barretos sp
em 06/12/2014

trabalho em uma pastelaria, tenho 16 anos e não sou registrado em dezembro vai fazer 4 meses que trabalho lá. Gostaria de saber se eu tenho algum direito no fim na fim do ano. Obg

David - Bauru
em 29/11/2014

Tenho feito algumas perguntas para vários advogados e cada um me diz uma coisa. Gostaria de tirar algumas dúvidas, se possível. Trabalhei por 7 anos em uma empresa, era Assistente Administrativo, encarregado de postos de combustíveis dentro da empresa, mas não fazia somente serviços burocráticos, abastecia veículos leves e pesados, pesagem em balança eletrônica, aferias os tanques (reservatórios), descarregava combustíveis vindos das cias de petróleo (comprados), aferia bombas, etc..etc..etc.. Requerí meu PPP na empresa, me enviaram mas consta somente o cargo….Assistente Administrativo, não consta as atividades que eu desempenhava, liguei na empresa para que fosse corrigido isso e não querem mudar o PPP, simplesmente me deixam falando sozinho. Tenho testemunha que comprova o que eu disse. Faltam 5 anos para eu me aposentar. O que faço, posso requerer esse tempo como especial, o que faria com que eu ganhasse mais uns 3 anos mais ou menos (7 * 1,4= 2,8)? E quanto ao PPP, somente com a testemunha é válido?? Enfim, o que faço, já que a empresa não altera o PPP? Agradeço todas as informações que puderem me enviar. Obrigado. Fico no aguardo.

David - Bauru
em 29/11/2014

OLá. Em 2000 trabalhei em uma empresa por 9 meses, mas só assinaram a carteira no último mes, após isso pedí a conta e fui para outra empresa. Faltam 5 anos para eu me aposentar, posso requerer esse tempo? Como faço isso? Tenho direito a algum valor para ser recebido? Enfim, agradeço todas as informações que puderem me enviar. Fico no aguardo, o mais breve possível.

Lucia Belém
em 28/11/2014

Um empregado foi contratado para inicio imediato e não assinaram sua CTPS. Completados 3 meses 2 dias ele foi mandado embora sob promessa de que teria seu tempo indenizado. è justo que o empregado cobre o FGTS não depositado no periodo, a multa rescisória mesmo que a assinatura fique como mera liberalidade? Ele pode exigir tais indenizações? E quanto ao prazo de pagamento a empresa alega que tem um mês, pq indenizará o aviso, acho que isso não procede.Queria esclarecimentos e legislação pertinente se possível. Grata

Angela Rocha - Goiânia
em 26/11/2014

se a empregada domestica trabalhar só onze dias do mes de dezembro tenho que contar este mes para o decimo terceiro?

Jéssica
em 15/11/2014

Olá, tenho um duvida trabalhei 11 meses, quando sai meu padrão disse que ia assinar minha carteira redroativo, isso já vai fazer dois meses, ele nem se quer pagou minha recisão, gostaria de saber se ele tem um prazo para me pagar?

Alderlina silva da silva Belém-pará
em 11/11/2014

Boa noite
trabalho em uma panificadora comecei dia 09 de dezembro de 2013 ,mas fui registrada dia 03 de março, dia 23 de novembro acaba o meu aviso previo gostaria de saber qual sera a minha recisão
Obrigada!

são jose dos campos
em 30/10/2014

Trabalhei três meses, meu patrão não registrava e me mando embora,dis ele que não foi por esse motivo ,mas tenho serteza que foi….Peguei 10 dias d atestado 5 meu pq peguei conjuntivite e 5 pq minha filha ficou doente…..gostaria d sabe se tenho direito d alguma coisa,fora o pagamento

arapiraca alagoas
em 28/10/2014

oi boa tarde ,eu gostaria de saber meu esposo estar trabalhando em uma empresa e já faz 6 meses e o patrão dele não assinou a carteira mas ele quer fichar agora , ele pode fichar a carteira dele apartir do tempo q ele começou na empresa?

MArcos de Andrade
em 04/10/2014

Trabalho há 30 anos em uma empresa com carteira assinada, porém, anteriormente trabalhei 02 anos sem carteira assinada em outra empresa, Agora, prestes a me aposentar necessito desse tempo de serviço para encurtar o tempo de espera da aposentaria. Administrativamente, basta a antiga empresa assinar retroativamente a CTPS, sem recolher os encargos já que prescreveram? Dessa forma o INSS aceita como tempo trabalhado?

Viviane - Belo Horizonte
em 27/09/2014

Como faço pra saber qual é a data do meu primeiro emprego, pois não tenho mais minha carteira de trabalho. E desejaria com isso saber se já posso aposentar.

Lis Brasília DF
em 21/09/2014

Boa noite. Comecei a trabalhar numa empresa no dia 13/01/2014 mas fui registrada apenas no dia 1º/08/2014. Não quero continuar a trabalhar lá pq não estou tendo as comissões prometidas, carrego caixas pesadas, o que não compete a mim, meu vale transporte não dá para os três onibus que pego para ir e mais dois para voltar, entre outras questões. Quero ter direito ao seguro desemprego, pois, até conseguir outro, preciso de garantias. Como proceder? Obrigada!

bianca sao paulo
em 19/09/2014

Trabalho numa empresa ha seis meses e agora eles me registraram, posso solicitar o acerto agora ou somente quando eu me desligar da empresa?

Lu Cascavel PR
em 12/09/2014

Olá estou trabalhando há 4 meses sem carteira assinada e agora minha patroa decidiu assinar minha carteira, e uma amiga me levantou uma questão segundo essa amiga eu teria direito a um acerto referente a esse tempo trabalhado, antes de assinar a carteira eu gostaria de saber se realmente a minha empregador é obrigada a fazer esse acerto antes de assinar minha carteira?

felipe, colombo pr
em 04/09/2014

olã minha mãe trabalhou como empregada em uma casa por 9 anos e está registrada a 1 ano, ela tem direito a receber esses nove anos??

recife
em 03/09/2014

eu trabalho em uma determinada empresa faz 4 anos e a patroa nao assinou a minha carteira queria sabe si eu tenho o mesmo direito de uma pessoa fichada,si eu chega a pede demissão tenho algum direito?

recife
em 03/09/2014

faz 4 anos que eu trabalho em uma determinada empresa e a minha patroa nao fichou minha carteira tenho si eu chega e pede demissão tem direito a alguma coisa como eu faço?

MARCOS ELIAS PEREIRA
em 02/09/2014

Bom dia.
Minha esposa trabalhou em 2004 e 2005 numa empresa individual, que foi aberta apenas na junta comercial, foi anotado na carteira, mas nao foi feito nenhum recolhimento….minha esposa pediu demissão e agora no pedido de aposentadoria não consta recolhimentos…o patrao parou de trabalhar e a empresa esta inativa…..o que tem que ser feito para regularizar?
Obrigado

claudinei manhuaçu mg
em 29/08/2014

trabalhei um ano fechado sem registro em carteira e não quiseram me registrar e sai quanto tenho direito a receber meu salário era 2000,00 mes?

Joaquim - São Paulo
em 28/08/2014

Trabalhei de 97 a 2008 sem registro no caso 11 anos, e fui registrado em 2008 e estou até agora lá, ainda não sai da empresa, tenho algum direito desse periodo de 97 a 2008, só recebi salario, não recebi 13 nem férias, eles só tem vales assinados de salarios desse periodo.
PS: tenho 1 carta com firma reconhecida da contadora da empresa do ano de 2.010 declarando que trabalho desde 97 na empresa e ganho $$ tal valor por mes.

Franciele Bragança para.
em 28/08/2014

Trabalho à 10 meses sem carteira assinada.
Quando comecei a trabalhar, meu patrao prometeu assinar minha carteira o que ele nao cumpriu, agora ele me ameaça dizendo que nao tenho como provar o tempo que trabalho aqui, sendo que eu tenho documentos, fotos e ate audio que eu gravei de uma conversa com ele. Na qual ele diz que nem adianta eu dizer que tenho direitos, que ele tem filho advogdo e eu q nso quis que ele assinasse. E aida dosse que quando vier o ministerio do trabalho é pra mim dizer qie esta tido certo.

Wellington São Paulo
em 27/08/2014

Olá, adorei o blog e foi muito esclarecedor para mim.
Porém estou com uma dúvida, minha noiva foi resgistrada quase dois meses após ter começado a trabalhar, e também foi mandada embora antes de completar seis meses de acordo com a data de registro, eis a questão: ela ainda consegue reaver esse tempo que trabalhou sem registro para conseguir ter direito ao seguro desemprego?
Ela trabalha como professora de escola particular, e nas leis trabalhistas dela tem uma cláusula que diz, que o empregador tem obrigação de registrar o professor mesmo estando em período de planejamento, e tempo trabalhado sem registro deve ser pago em dobro.

Josenildo José
em 26/08/2014

Olá, trabalhei por oito meses em uma empresa, fui demitido e eles não assinaram minha carteira, e agora falaram que não tem mas como assinar mas minha carteira, isso é verdade, o que devo fazer para que eles assinem, obrigado um abraço

sobral
em 26/08/2014

eu trabalho ha a3 anos sem meu padrão assinar minha carteira agora quero sai eu tenho algum direito sobre esses 3anos

Juliana ,São paulo
em 21/08/2014

Boa tarde Dr. Rafael, trabalho á 9 meses em um escritório de advocacia trabalhista (bem irônico), até agora venho sendo enrolada pelos meus chefes com muitas desculpas para não me registrarem. Quando entrei ele combinou comigo que aguardaríamos 3 meses de experiencia ,e apos isso ele assinaria minha carteira e reajustaria meu salario conforme o ajuste do salario minimo.. recebo 750,00 sem descontos e mais condução.. como entrei em novembro ele pagou meu decimo terceiro proporcional 2/12 avos.
A questão é, estou cansada dessa enrolação e da falta de valorização , se eu pedir demissão eu tenho direito a alguma coisa? Ele podem assinar minha carteira retroativamente, mesmo sem os descontos que eles não fazem no meu salario ?

Grata pela atenção

Vandilson (são Bernardo do campo)
em 18/08/2014

Olá… Eu queria saber quanto eu vou receber trabalho 3 anos sem carteirara assinada meu salário e $900,00reais.esperando resposta…grato!!!!!

debora camaçari
em 14/08/2014

Boa tarde , minha mãe e domestica e trabalhar a mais de 5 anos na casa de familia , atualmente com a lei , a sua patroa assinou sua carteira . so que ela assinou com a data atual , e ela pagava a minha ma~e o salario integral , minha mãe não tinha nit ate o momento . gostaria de saber se minha mãe tem direito ao tempo que ela trabalhou , mesmo não tendo recolhido fgts ?

sao paulo
em 12/08/2014

oi eu trabalhei 2 anos e 4 meses sem registro , so foi feito acordo com as ferias e 13* como que fica tempo de trabalho?

John Rio de Janeiro
em 11/08/2014

Ola , eu trabalho de moto boy de um farmacia ja estou 6 meses la sem carteira assinada e vo me desliga de la oque eu tenho direito ?

Curionópolis
em 11/08/2014

Eu to trabalhando sem carteira assinada desde agosto do ano passado, Tenho algum direito?
Só recebo 600,00 por mês e sou menor de idade, quais os meus direitos e como faço pra receber?
Eu meu amigo estamos aqui em dúvida completo 18 em outubro…

simone - umuarama
em 05/08/2014

Olá… eu gostaria de saber como é somado o tempo sem registro ? Trabalhei 9 meses sem registro e ja faz 5 meses que me registraram na carteira se eu foce sair do meu trabalho agora teria direito a quanto desse periudo sem registro.
De 05/07 a 06/12 recebi 680,00$( e o 13°salario’ 170,00$) sem registro,
De 08/01 a 07/02 recebi 724,00$ sem registro,
De 10/04 a 10/07 recebi 915,00$ em estou de carteira registrada.

regina
em 02/08/2014

Trabalhei muito tempo como era de costume na mina epoca não fui registrada nunca rs e agora?Pra aposentar por idade posso contar com esse tempo como fazem com agricultores?Seria justo não é?

Débora Fortaleza
em 02/08/2014

Olá, trabalho a 2 anos e meio avulso de 31/01/2012 ate hoje, caso eu queria pedir demissão tenho direitos? gostaria de saber quanto eu receberia… meu misero salario é de 480,00. Me ajudaria mto me informando o valor, quero sair ainda esse mês.

Michael
em 30/07/2014

Boa tarde!

Entrei na empresa e vai fazer 1 ano agora no mes de Agosto. Hoje fui me dar conta que quando entrei não foi feito o exame admissional. Isso poderá me prejudicar?

Flávia,Tres Lagoas
em 29/07/2014

Trabalhei 4 dias sem carteira assinada .E pedi demissao ,tenho direito de ganhar por esses dias que eu trabalhei??
Desde já mt obg.

welton de maceió
em 25/07/2014

trabalhei 2 anos de carteira assinada em uma empresa de moveis planejados ganhando um salario minimo em que tenho direito ?

carol recife
em 22/07/2014

oi quero trabalhar na internet pelo computar pq aqui não tem nada pra fazer ai eu queria mim ocupar pra fazer alguma coisa que eu ganhace tempo gostaria que alguem mim ajudase eu não trabalho pq ainda não com seguir mim ajuda por favor…..

Itapaje
em 19/07/2014

Trabalho em uma loja 7meses recebo $640 e trabalho 10 horas de seg a sex e aos sabados 7da manha as 7 d noite ele prometeu assinar minha carteira com 3 meses e nao assinou e nem fala mais no assunto ,agora estou gravida e quando preciso sair para ir ao medico tenho q pagar alguem para ficar no meu lugar, fico revoltada com isso pois saio so por algumas horas e uma ou duas vezes por mes no maximo, ja avisei que em dezembro vou pedir minhas contas pois me bebe vai nascer e vou ficar cuidando dele. quero saber se tenho algum direito ao sair do meu emprego?

lorena sp
em 18/07/2014

trabalho numa impressa a 19 meses e o dono da impressa vendeu a impressa pro seu filho e se recusa a pagar os meus direitos ; oque devo fazer mas seu filho esta fazendo o favor de pro seu pai de pagar o meu fgts. o que fazer???

ana claudia
em 17/07/2014

Olá, boa tarde…estou trabalhando em uma Padaria desde 01/03/2014 e hoje 17/07/2014, gostaria de saber, o quanto mais ou menos eu receberia se eu pedisse para sair…seria interessante eu esperar para fazer 6 meses..ou posso fazer um acordo para receber parcelas do seguro desemprego..

vanessa adradina
em 17/07/2014

Trabalhei 2 meses sem carteira assinada e minha patroa me mandou embora eu tenho direito de receber algo ? Obg desde ja

Daniele Bravo Vilas Boas
em 15/07/2014

Boa Noite,

Minha mãe trabalhou por 12 anos sem registro, foi mandada embora e entrou na justiça, o Ex patrão dela a registrou desde o período que ela foi admitida em 2001, ela tem direito de receber ao Pis? Se sim, o que ela deve fazer, aonde deve ir?

adriano barros
em 15/07/2014

ola trabalhei 1 ano sem carteira assinada foi demitido e não recebi nada sou um profissional gasista e gostaria de aprender como contabilizar minhas contas

Rafael Curitiba
em 14/07/2014

Eu trabalhei por 1 mes e meio sem registro e pedi a conta. Com salario base de 700 reais tenho algo pra receber de acerto ou algo assim ?

Fernando cidade Mesquita
em 13/07/2014

trabalho a 7 meses na empresa sem ct assinada meu patrão vai acerta agora pra assinar minha ct, quanto q eu tenho pra receber como calcular, meu salário é 1,400,00 obrigado

Bárbara Votorantim
em 12/07/2014

olá trabalhei 7 anos sem registro, fui registrada e o contratante disse que o que passou passou como passo pra receber o registro na carteira?

daniel, rio de janeiro
em 11/07/2014

eu perdi a carteira de um funcionário que demiti, minha empresa é pequena só tem dois funcionários, o que eu posso fazer?
já comuniquei a ele e tentei a melhor forma, disse que ajudaria a tirar uma segunda via e que daria uma compensação financeira pelo tempo que ele iria perder, mas ele insiste que se eu não achar ele ira entrar na justiça contra mim, se ele entrar, será q ele ganha? e ganharia muito?

tatiana carmo de minas
em 10/07/2014

trabalhei
dois meses de carteira sem assinar quais sao os meus direitos sbre isso

Daniele (São Paulo)
em 02/07/2014

Olá, assim que entrei na empresa me falaram que a carteira seria assinada dentre uma semana, eles pegaram minha carteira e ja vai fazer 3 meses e não devolveram e nem assinaram? eu tenho algum direito?

joni/ / curitiba
em 01/07/2014

fui convocado e encaminhado para uma vaga, não gostei porque estava totalmente fora do meu perfil, pedi para sair no mesmo dia.
mas ainda não tinham registrado a minha carteira de trabalho, agora que desisti da vaga, querem registra-la. isto esta correto,,,? preciso assinar a recisao?

Edielly Arruda, Juazeiro do Norte
em 01/07/2014

Boa tarde,

Trabalho em uma empresa, e passei 06 meses trabalhando sem registro, há 04 meses tive minha carteira assinada, porem não foi assinada com período retroativo. Só recebo pelos meses trabalhados quando for demitida?

Carlos Guaíba
em 30/06/2014

Eu nunca assinei minha carteira, e hoje, ainda trabalho sem carteira assinada, caso eu seja demitido ou peça as contas da empresa e queira tentar eu outra empresa no mesmo ramo que eu atuava, a empresa atual tem como me fornecer uma comprovação do cargo exercido para que eu possa colocar como experiência no meu currículo e procurar em outra empresa? Assim facilitaria a minha nova contratação!

Arraias
em 30/06/2014

Trabalhei no ano de 91 a 93 em uma empresa de Combustivel aqui da cidade, na época era menor de idade, e fui contratado pela empresa, sem carteira assinada.
Gostaria de tirar uma dúvida quanto à prescrição, ja se passaram mais de 22 anos q saí da empresa, e gostaria sim se tivesse como resgatar, esses dois anos que ora desempenhei minhas funçoes naquela empresa.
Tenho apenas testemunhas da época que trabahei.

marcus Rio de janeiro
em 30/06/2014

trabalhei 11 anos sem carteira assinada e nunca tirei ferias.
como faço para calcular minha rescisão. salario hoje R$1.400.

Roberta
em 30/06/2014

Sou médica e Comecei a trabalhar em uma empresa em março de 2014. Fui informada que ficaria um mês como RPA e depois a carteira seria assinada. No entanto somente em abril fui chamada para fazer os exames admissionais e início de maio para

Moises - Guarulhos/sp
em 27/06/2014

Gostaria de saber qual direito tenho.
eu comesei a trabalha em uma empresa ganhando 1.500,00 reais e depois de 6 meses meu patrão veio com um historia que ia registra todo mundo e que ia baixar o salario para 905,00. e agora como fica meu direitos? ele tem que acerta tudo?
ja faz 2 meses que ele falou isso tou ganhando 905,00 agora mais ainda tou sem resgistro e nem recebi direito nenhum ainda.

Escreva aqui