Trabalho sem carteira assinada x 13º salário

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Galera, com o final do ano chegando, chegou também o tempo máximo para o Empregador pagar a segunda parcela do 13º salário que é exatamente o dia 20 de dezembro.

Como o trabalho sem carteira assinada, infelizmente, ainda é comum no Brasil surge a dúvida: “Quem trabalha sem carteira assinada tem direito ao 13º salário?”.

Essa é uma pergunta muito fácil de ser respondida, pois como já afirmados em outra postagem, quem trabalha sem carteira assinada NÃO perde direitos (clique para ler).

A obrigação de assinar a carteira do funcionário (se preenchidos todos os requisitos da relação de emprego) é do empregador e ele tem o prazo de 48 horas, a partir da admissão, para efetuar o devido registro.

Porém, caso o empregador insista em não assinar a carteira do seu empregado, ele não fica livre de pagar TODOS os direitos trabalhistas ao seu funcionário, inclusive o 13º salário, conhecido também como gratificação natalina.

Dessa maneira, podemos concluir, de forma simples e objetiva, que mesmo quem trabalha sem a carteira assinada TEM SIM DIREITO AO 13º SALÁRIO.

Exija seus direitos!

Para saber outras repostas sobre o 13º salário, clique aqui.

 

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2


Antonia/Araçoiaba da Serra
em 12/01/2015

Ola!
No dia 09/01/2015 pedi demissão, onde trabalhava de domestica uma vez na semana!
Trabalhava sem registro, e sem outro qualquer benefício.
Trabalho nesta casa desde 2003!
E gostaria de saber se tenho direito a receber algo ou não?!

Fico no aguardo
Muito obrigada

carina rosa paraty
em 20/12/2014

tarbalho a um mes e meio tenho direito ao 13 salario?

Maria Rodrigues
em 17/12/2014

Ola…Nao trabalho com carteira assinada, e vou pegar ferias, o valor das ferias é o msm de outro trabalhador? ( ferias + 1/3) tenho mais de 12 meses trab. recebo o minimo.
obg

Célia Rio de janeiro
em 10/12/2014

Eu quero saber se tenho direito a receber o decimo por 4 meses q trabalhei sem carteira assinada…mais nesse período eu estava recebendo auxílio deseprego…

E depois foi assinada …mais mim pagaram só por 2 meses…e os 4 meses nada…

valdiana
em 09/12/2014

Não trabalho de carteira assinada e a patroa disse que iria me da todos os meus direitos já recebi o salário do mês mais nada de décimo o que eu faço?

Ellayne Cristina Fortaleza
em 02/12/2014

Olá.
Comecei a trabalhar numa empresa 1 mês e 18 dias meio período e 1 ano e 2 meses tempo integral. Dezembro de 2013 ele me pagou o 13° proporcional. Esse ano 2014 ele vai me pagar o 13° normal. Mais não tenho carteira assinada. Janeiro de 2015 ele vai assinar a minha carteira. Ele não descontou nada do meu salário até porque não tinha carteira assinada. Quero saber quais direito eu tenho. E se o FGTS por mais que ele não tenho descontado do meu salário se eu tenho direito.

Daniely
em 26/11/2014

Trabalho desde mês 7-14 numa empresa sem registrar, ela soltou uma nota que empregados contratados também terão direito ao 13º salário. Sem jeito de perguntar a gerente gostaria de saber se então eu e as demais sem registrar temos direito?

cinthia guaratuba parana
em 24/11/2014

tenho direito ou 13º salario de 3 meses sem registro???? e dos 2 meses registrado

michele/nilopolis
em 21/11/2014

oi o meu esposo trabalha numa clinica de home care a 4 meses,porem sem carteira assinada ele tem direito a decimo terceiro/

Naiara, Salvador
em 21/11/2014

Bom dia,

Trabalho a 10 meses em uma empresa de transporte e quando entrei na empresa o meu patrão conversou comigo e disse que assinaria a minha carteira em 48 horas, combinou comigo que pagaria o almoço e o transporte e extra…
Resumindo: Minha carteira não foi assinada, ele não paga o transporte, não vou receber 13°, nunca pagou extra, almoço e na mesma hora volto a trabalhar ou seja não tenho hora de descanso.

Rafael Praxedes
em 11/11/2014

Rosimeri,

Se for carteira assinada, tem direito sim.

Rosimeri Oliveira são leopoldo
em 11/11/2014

Olá eu trabalho 2 dias da semana numa clínica das 8 da manhã as16 horas sem carteira assinada eu queria saber se tenho direito no 13 salário estou 4 meses.aguardo resposta.

SAO PAULO
em 01/11/2014

oii , eu tenho o MEI e gostaria de saber se tenho direito ao 13°?

Michele franco da rocha
em 25/10/2014

Trabalhei numa residencia como cuidadora sendo total de 5 meses sendo um mêsde registro tenho direito a ddécimo terceiro e férias proporcional aos meses trabalhados

Fernando Souza
em 04/09/2014

Bom dia,

Trabalho na empresa ja faz 11 meses sem registro em carteira e gostaria de saber se tenho direito ao 13º salario.
Obs: Todos os meses eu recebo o salario e assino um documento comprovando o pagamento e nele contem uma linha dizendo que recebi o valor e que os encargos são por minha conta pois sou prestador de serviço.

denilza Manaus
em 03/09/2014

tenho 8 meses de trabalho e ela não assinou a minha carteira de trabalho quanto eu vou receber

aracaju /sergipe
em 01/09/2014

trabalhei do dia 10/03/2014 a 17/06/2014, com o salario de 1300,00 reais .fui mandado embora sem justa causa .nao recebir nada quais são meus direitos

Jacqueline-Belo Horizonte
em 22/08/2014

Gostaria de saber o seguinte,voltei a trabalhar numa empresa novamente e fizemos um acordo de adaptação de 30 dias,bem completei 4 meses sem carteira assinada,mais eles não me descontam nada,quero saber se tem direito a um acerto interno,antes de assinar ,minha carteira,e como tb fica meu decimo terceiro.

Regiane - Delmiro Gouveia/AL
em 19/08/2014

Eu recebia gratificação por fora do contra-cheque, agora há 04 meses estou recebendo em contra-cheque, só que não está no contrato de trabalho que assinei há dez anos. Minha dúvida é a seguinte: no meu recibo de férias e no 13º salário tenho direito à gratificação? Desde já, agradeço a atenção e fico no aguardo de sua resposta. Muito obrigada.

Guarulhos
em 15/08/2014

bom dia < gostaria de saber , trabalhei três meses de experiência tenho direito ne alguma coisa?

Mariani Assolini, Monte Azul Paulista
em 13/08/2014

trabalhei 6 meses em uma pizzaria. de sexta e sabado como garçonete recebia 50,00 reais pelo dia. esses dois dias me da a direito de alguma coisa?

Garanhuns PE
em 28/07/2014

Olaa boa noite meu nome e Cristiano eu queria sabe eu Trabalho em um Óptica a 9 anos, eu não sou registrado queria saber se tenho algum direto se possível queria os calculos obg pela atenção …

daniela,pilao arcado-BA
em 27/07/2014

Trabalhei 8 anos lecionando sem carteira registrada,sem direito algum. O que devo fazer?

são paulo
em 19/07/2014

oi gente, eu trabalhei 15 dias, em um restaurante. e estou saindo pq encontrei outro trabalho melhor,
ñ assinei carteira, mas foi combinado de ser pago 40 reais por dia de trabalho.
eu gostaria de saber se fora do pagamento eu tenho direito a 13, ou algum outro benefiçio.
desde já muito obrigado

elaine , iuna es
em 18/07/2014

Olá, trabalho como empregada doméstica e com carteira assinada ha 2 anos e 8 meses em uma casa, só que agora vou me casa e vou sair do trabalho, gostaria de saber quais são os meus direitos trabalhista?

Alex Contagem Minas Gerais
em 30/06/2014

Boa Tarde,
estou com uma duvida trabalho em uma Boate a dois anos, entrei de garço trabalhando de segunda a segunda e recebendo 80$ por dia mais recebo somente tudo no final do mes, agora a mais de 8 meses trabalho de Dj Residente recebo 100$ por dia e a casa abre quarta a domingo e feriados sendo que tem dias que tem progamaçao ai nao abre, do mesmo jeito recebo todos os meus dias trabalhados no final do mes…. gostaria de saber o que eu tenho direito a receber se eu for mandado embora?

Andrea Lohayne
em 06/06/2014

Bom dia! Tem 3 meses que trabalho e sem registro em carteira, pois eles disseram que perdeu meus documentos, sou menor tenho 16 anos, se eu pedir demissão tenho direito a alguma coisa?

Carlos Alberto - São Paulo
em 06/06/2014

Bom dia .

Trabalho numa Empresa há 5 meses aproximadamente . Há 2 meses nos disseram que deveríamos abrir uma conta no Banco Itaú , ficaram cientes que particularmente tenho uma dívida alta e antiga (10 anos) com a instituição e que preferiria abrir conta salário , pois sei que caso receba valores na conta (normal) eles irão aleatoriamente descontar parte da dívida e como já tive conta salário pela mesma instituição e nunca tive problemas , para mim seria a melhor opção.
Entretanto os representantes do Banco (gerentes) quando foram até a Empresa recolher nossos documentos , disseram que nossas contas não seriam salário e sim contas normais , mesmo eu e outros alegando-lhes que tínhamos restrições cadastrais .
Existe uma conta corrente muito antiga de onde tais débitos são oriundos , inativa , mas aberta .
Quando a agência contratada pela Empresa tentou abrir minha conta , não conseguiram porque , segundo informações do Banco , eu não poderia ter 2 contas correntes abertas , não quiseram e não querem abrir conta salário . Nesse impasse , estou 7 dias sem receber meu salário , estou trabalhando e não falto , mesmo com as greves de transportes que atingem São Paulo e outras regiões .
Como proceder ? Eles possuem outras alternativas para me pagar , porém esse caso está sendo “tratado” por uma funcionária do RH que se indispôs comigo quando uma vez lhe disse sobre legislação , e que eu havia lido que tenho opção de optar pela conta salário , á partir daí foi só descaso , até hoje .
Por favor , me oriente , me ajude !
Att,
Carlos.

são luis- ma
em 05/06/2014

tenho 5 anos de empresa. sou operadora de caixa e minha chefa me mudou de cargo para trabalha no cadastro de mercadoria e no estoque. Mas na minha carteira de trabalho ela assinou como auxiliar administrativo .isso é correto? sendo que quando estava no cargo de operadora de caixa eu ganha mas e agora com esse novo cargo o salario meu diminuiu. Quais são os meus direito. E esses 5 anos de empresa vou perder?

marcio são paulo
em 05/06/2014

trabalho há dois anos e meio em uma academia como professor… não sou registrado , e fizeram eu assinar um termo antes de eu começar a trabalhar q não colocaria eles no pau quando saísse…. tem algum valor essa declaração minha? vou ser mandado embora , posso entrar com uma ação ?

Mateus Mariano ( Guarulhos)
em 15/05/2014

Olá, o meu casa é o seguinte, trabalhei 4 meses sem registro em carteira, o patrao me demitiu , quais são meus direitos ?
Pois ele não quer me pagar
Obg desde já

marcos luis gonzaga
em 13/05/2014

trabalhei 1 mes e 10 dias sem carteira assinada e fui demitido , gostaria de saber qaunto tenho para receber?

nicole, são paulo
em 12/05/2014

Olá, queria saber quais são os direitos de quem trabalha a 2 anos sem registrar???

Vanda Cachoeira de macacu rj
em 06/05/2014

Trabalhei 5 meses de domestica sem assina carteira ai do serviço tenho algum direito

Elrik lino
em 05/05/2014

Boa noite!
Trabalho em uma imobiliária como corretor de imóveis desde 02-02-2010. Gostaria de saber se tenho algum direito de salário, férias, 13°, fgts. Só recebo o que vendo, se não vender não recebo, as vezes eles recebem da construtora e não repassaa minha parte e ficam demorando pra pagar. Coloco por conta própria minha gasolina, alimentação, roupas, etc.
Enfim, não recebo nada além das minhas comissões.
Sou obrigado a participar de várias reuniões semanais, a cumprir escalas de plantões, enviar relatórios, tudo que um funcionário comum faz.
Já ouvi relatos de corretores que ganharam, gostaria de saber se tenho direotos.

Ceres
em 29/04/2014

trabalhei 02 anos numa empresa sem carteira assinada, fui mandada embora nunca recebi ferias e 13 salario, quais sao meus direitos? e com e feito o calculo ? salario 1.000,00

Michele/Porto Alegre
em 10/04/2014

Bom dia,
Trabalho em uma empresa a 6 meses sem carteira assinada mas pretendo sair meu chefe pode assinar desda data que comecei no dia 01/11/2013 para que eu nao perca o Seguro Desemprego?
Tem como ele assinar retroativo da data que comecei?

Desde ja agradeco.

tatiane alves
em 10/04/2014

Ola,
Entrei como jovem aprendiz em uma empresa e me solicitatam ir ate agencia de emprego para fazer contrato. porem esta agencia fechou e a empresa informou que iria verificar o ocorrido..estou trabalhando a 1 mes e 18 dias e ainda nao recebi salario, somente me pagam o valor da passagem para ir e voltar..
Informaram que nao podem me pagar por que nao tenho contrato e agora depois de quase 1 mes e meio me mandaram pra outra agencia para fazer o contrato e tenho 1 dia para resolver ou caso contrario nao precisarei mais ir trabalhar, sendo que nao tenho culpa se agencia fechou?
Gostarria de saber que se procurar advogado tenho direitos a ganhar pela empresa?

canto do buriti pi
em 07/04/2014

Trabalho a 3 anos numa loja a qual meu patrao se recusa a me pagar o salário mínimo e o 13. Alem disso trabalho nos feriados. O que faço para resolver esse problema?

cristina sousa
em 03/04/2014

oi eu comecei a trabalhar em uma loja dia 26/05/2011 á 01/04/2014 guanho 500,00 não tenho carteira assinada nunca tive ferias recebi meu decimo no valor de 500,00 duas veses entro na loja as 08:00 e fecho as 18:00 de segunda a sexta e no sabado de 08:00 á 13:00 quero saber o total dos meus direitos no caso já q n tenho carteira assinada e que não guanho o salario correto que seria 745,00 comercial

BRUNA BAHIA
em 28/03/2014

OLA BOA TARDE

TRabalho a 1 ano e 1 mes em uma empresa sem casteira assinada ganhado um salario minimo, e meu patrao pensa em me despedir =/. se em me demitir hoje. rECEBO QUANTO POR TEMPO DE TRABALHO E FERIAS VENCIDA QUE NÃO TIREI NEM RECIBI.

AJUDA U CALCULAR E EU ENTRA EM ACORDO COM ELE E NÃO SAIR PERDENDO

Jeferson Guarapuava parana
em 27/03/2014

Trabalhei por 3 anos no perido de duas horas por dia de motoboy , entregando almoco. porem , sempre me diziam q nao poderiam assinar a carteira por q eu era tercerizado . pagavam por dia 30 reais e um almoco.. detalhe q a moto era minha e todos os custos eram meus . quais meus direitos ja que trabalhei 3 anos interruptos sem receber adc. nenhum , apenas o valor diario que iniciou em 20 reais e por ultimo estava 30 reais .aguardo reposta aqui e no imail se possivel . obrigado.

Lontras
em 21/03/2014

Eu trabalho a 1 mes fichado e pedi os 30 mais diseram q eu n poderia pedir os 30 pq foi renovado para mais dois mes a minha esperiencia oq devo faser???

Crystiane - Londrina
em 20/03/2014

Boa tarde. A minha duvida é a seguinte
Eu não sou registrada nao era descontado nada e pedi demissão minha patroa concordou e disse que não precisaria mais ir.
Entrei dia 01/12/2013 e sai dia 20/03/2014 trabalhava 3 horas por dia no valor de 600,00
O que tenho direito?

Inacio Fortaleza
em 19/03/2014

ola, trabalhei 2 anos, 7 meses e 2 dias em uma empresa, sem carteira assinada, 13 salário e férias, ganhando 950,00 durante 5 horas de trabalho, minha categoria requer 6 horas de trabalho com piso de 1215,00. Porém o “acordo” foi de 5 horas com valor de 900 que foi para 950 com 1 ano e 5 meses depois. Pedi para legalizar ou saia, agora saí. QUAL DIREITO TENHO?

Diego Chapeco SC
em 13/03/2014

Tenho que pagar INSS para um funcionário.. qual a porcentagem.. tenho um amigo que trabalha como pedreiro.. pegou um ajudante e paga 1 salário mínimo.. qual a % de INSS que tem que pagar

Fico no aguardo

edgar Peres Da Silva de Tramandaí
em 10/03/2014

Eu fiz dois anos de empresa tenho direito a quanto tempo de férias????? Por favor.

Silvia Regis - Natal, RN
em 10/03/2014

Boa noite… Estou com uma dúvida.
Meu esposo trabalha a 13 anos em uma empresa de crediario porta a porta. Não tem carteira assinada, nunca teve férias, nem recebeu 13º salário muito menos direito a insalubridade, pois para ele trabalha se deslocava de uma cidade para outra de moto, com sol, chuva, e em estradas perigosas… acontecendo ainda dele ter sido assaltado 3 três e sofrido dois acidentes que deixou sequelas. Agora ele está se afastando por vontade própria. Qual deve ser o valor ao seu patrão paga a ele. Último salário: R$1.580,00

olinda
em 04/03/2014

tomo conta de 1 menina faz 12 anos nunca assinaram minha carteira nem 1 salario minimo ganho . quanto ganharia se botase na justica pra pagar todos os meu direitos?

JAELSON BRITO - MAMANGUAPE-PB
em 28/02/2014

Boa noite!
Gostaria que pudesse me esclarecer algo: Trabalhei cerca de 1 ano e 8 meses numa empresa, além de não receber nada também não recebi a papelada para dar entrada no FGTS nem no seguro desemprego. Meu FGTS está em apenas 170,00 reais. Comecei a trabalhar novamente de carteira assinada. Posso receber esse valor do FGTS quando?

Alessandra ferreira Rio de janeiro/taquara jpa
em 17/02/2014

Bom dia!
Eu trabalho numa empresa registrada desdo meus 14 anos ele nunca assino minha cartera hoje estou com 18 ano e nada já estou lá há 4 anos trabalho com casa de festa lá tem muito menores de idade e ele manda fala se algum cliente do evento pergunta a idade ele manda fala que tem 18 entrei la na época que o salario era 40,00 e hj está 80,00 em 4 anos ele só almento 40,00 a mais pra trabalha de 8;hs da manha até as 19;hs da noite e tem mais coisa por ai queria um advogado pra me ajuda nessa e queria saber por onde eu começo me ajudem por favor responde pelo meu email obrigada!!!

Janaína Nicolau, Riacho Fundo I, DF
em 13/02/2014

Trabalhei por 7 meses em um estabelecimento comercial e o meu patrão não me pagou nem um dos meses e muito menos assinou minha carteira. Como devo proceder ao caso?

Rafael Praxedes
em 05/02/2014

Para calcular acerto trabalhista, acesse nossa calculadora, clicando aqui.

são luis MA
em 05/02/2014

eu trabalho a 9 meses como domestica sem carteira assinada e a minha patroa não mi pagou nem o décimo sera se eu sair eu tenho direito a quanto???

Cristina/Guarulhos
em 15/01/2014

Olá, trabalhei 22 dias numa empresa, enrolada, sem registro, e ñ recebi os dias trabalhados….posso utilizar a justiça neste caso?

Andre Luis / Palmas-TO
em 19/12/2013

comecei a trabalhar em março deste ano so meio periodo de 13:30hr as 17:30 recebendo 500r$, nas ferias da escola o patrao pediu para mim ficar periodo integral no escritorio combinando que iria me pagar um salario minimo neste mes 678r$ e por fim do mes nao me pagou o combinado pagou so o salario normal mesmo eu tendo trabalhado das 8:30 as 12:30 e retornando as 13:30 as 17:30… agora em dezembro pedi demicao tenho algum direito ao 13° salario??
desde ja grato!

piracicaba
em 18/12/2013

eu trabalho na lanchonete faz algum tempo , mas queria saber se o que eu ganho está certo ?
eu ganho 850,00 , mas eu faço tudo , limpo o salão todo ,corto tudo que ela precisa para fazer lanches , atendo telefone , atendo caixa , embalo os lanches , sirvo mesa e abasteço todos os freezer …

Camila/pacajus-ce
em 13/12/2013

Trabalhei 8meses em uma escola particular sem carteira assinada,tenho direito o decimo terceiro salario?

Ana, São Paulo
em 12/12/2013

Boa tarde Dr Rafael

Apesar de ter quase certeza na resposta, gostaria de saber pelo fato de não ser registrada a segunda parcela existe algum desconto?

Obrigada, Ana

rio de janeiro
em 11/12/2013

bom dia gostaria de saber que direitos meu irmao tem trabalha em uma firma a 13 anos de 4a5mes no ano sem carteira assinada

Fabiana - Rio Real-BA
em 10/12/2013

Bom dia, comecei a trabalhar dia 04/01/2013.Trabalhei até mês de Julho de 2013 sem carteira assinada.Assinei em agosto de 2013.Tenho direito de receber o 13º desses 7 meses sem registro, ou só devo receber os meses registrados.Me ajude por favor?

edivania guarujá sao paulo
em 09/12/2013

eu queria saber quanto
eu vou receber dos meus tempos de trabalho pois comecei a trabalha no dia 02 de abril e ate agora meu patrao nao pidiu minha carteira de trablho e nem mim pagou decimo meu trabalho foi acertado pra mim fzer apenas 6 hohas mais ele quer que eu entre 9 horas da manha e saia 18 horas no caso eu faco uma hora a mais pra ele mais nao recebo e meu salario e apenas700

Gustavo Bonito-PE
em 09/12/2013

Trabalhei 3 meses, sem carteira fichada. e fui demitido sem justa causa, queria saber, quais são meus direitos?

Fernando Mlaker
em 07/12/2013

Trabalho a 8 anos sem Registro para uma mesma empresa, quais direitos eu tenho por este tempo de trabalho não registrado , nunca recebi Férias nem 13 salário .
Quais documentos eu preciso para entrar com ação contra esta empresa e receber os meus direitos .

Att .
Fernando

caxias MA
em 06/12/2013

tenho 4 anos que trabalho numa empresa,sem assinar minha carteira,quero saber se tenho direito a ferias e 13° salario,qual os meus direto se eu saise hoje.

caxias MA
em 06/12/2013

tenho 4(quadro)anos trabalhando quero saber se tenho direito ao 13° salario e ferias

Edilho-Moreilandia-PE
em 05/12/2013

Trabalho como Técnico de redes em um provedor de internet a 4 anos, tive minha carteira assina 2 anos depois e não tive ferias, a empresa me demitiu no periodo das minhas ferias e me recontratou, mas ainda não foi assinado minha carteira, gostaria de saber quais os direitos que eu tenho.

Luiz Fernando/Cachoeiro de itapemirim
em 14/11/2013

Ola,o meu caso é o seguinte,eu presto serviços comunitários ,sendo esses durante um dia de cada semana,costumo ir sempre na segunda-feira,minha carteira foi assinada no dia 1 de outubro,o meu patrão sabe que eu presto serviço comunitário,pois foi determinado pela justiça,inclusive mostrei a ele os papéis. Porém neste mês em que minha carteira foi assinada,eu não trouxe a declaração de cada dia que eu fui ao trabalho comunitario,e com isso ele me cobrou no pagamento as minhas faltas e ainda remunerado de fim de semana!!! AGORA EU GOSTARIA DE SABER,O QUE ELE FEZ É CERTO?? OU EU TENHO DIREITOS SOBRE ISTO??? POR FAVOR,PODEM ME AJUDAR????

Sergio
em 13/11/2013

Olá,

Trabalho em uma empresa desde 10/08/2012 e no dia 31/10/2013 pedi demissão. No entanto, só me registrei no dia 01/07/2013 por motivos pessoais como perca de alguns documentos. Tenho direito de alguma coisa sobre o tempo sem registro?Tenho direito ao FGTS do tempo sem registro? E mesmo que me registraram no mês “07” posso exigir registro retroativo desde o mês “08” mesmo agora que vou sair?

Grato!

Rafael Praxedes
em 06/11/2013

Prezada Jessica,

Você tem direito sim ao 13º salário.

Quer fazer cálculos trabalhistas? Acesse agora a nossa CALCULADORA TRABALHISTA online grátis, clicando aqui.

Escreva aqui