Atualizado em 07/08/2022
Mais uma dúvida bastante recorrente entre os empregados é sobre o momento certo para o recebimento do pagamento relativo as férias.
A CLT deixa bastante claro em seu artigo 145 que o empregador deve fazer o pagamento das férias do empregado até, NO MÁXIMO, 2 dias antes do início do período de descanso.
Dessa forma, o empregador tem até 2 dias antes do início das férias do empregado para efetuar o pagamento integral das férias (Férias +1/3).
Mas o que acontece se o empregador não cumprir esse prazo? Há alguma punição ou fica por isso mesmo?
Atualmente, o principal tribunal do trabalho do país (TST) tem entendido que, caso o empregador não efetue o pagamento das férias do empregado no prazo correto, deverá pagar DOBRADO.
É isso mesmo. Ainda que o empregado tenha tirado as suas férias na época correta, o pagamento das férias fora do prazo enseja pagamento EM DOBRO por parte do empregador.
No entanto, os empregadores não fazem esse pagamento de forma espontânea, obrigando o empregado a procurar a justiça caso deseje fazer valer essa regra.
Infelizmente, o STF declarou inconstitucional a súmula 450 do TST que previa o pagamento em dobro das férias, caso a empresa fizesse o pagamento fora do prazo.
Por isso, na prática, não existe mais nenhuma punição para o empregador que atrasa o pagamento das férias do empregado.
Em resumo, a lei manda pagar as férias no máximo 2 dias antes do seu início, porém não atribui nenhuma punição ao empregador caso isso não aconteça.
Não saia daqui sem uma orientação profissional!
Fale com um de nossos advogados trabalhistas parceiros: