Uma coisa é certa: NINGUÉM gosta de ir para a justiça. Nem o Trabalhador, nem o Empregador. Mas, há casos em que a conversa não resolve e então as partes se vêem dentro de um processo trabalhista.
Quando uma pessoa precisa acionar a justiça para que seus direitos sejam satisfeitos de forma integral, começam a existir sentimentos de ansiedade em relação ao processo trabalhista, pois, muitas vezes, a pessoa está contando com aquele dinheiro para suas próprias necessidades pessoais como alimentação, vestuário, lazer e etc.
Daí, constantemente recebemos a seguinte pergunta: Quanto tempo demora um processo trabalhista? Meu processo trabalhista está perto de acabar?
A primeira coisa que posso responder é que: ninguém jamais poderá dizer ao certo quanto tempo durará um processo trabalhista, pois há vários desdobramentos possíveis em uma reclamação trabalhista.
O que podemos afirmar aqui são as etapas de um processo trabalhista e uma média (aproximada) de sua duração.
Quando o advogado protocola a Reclamação Trabalhista, ela será distribuída para uma das varas do trabalho do fórum no qual foi protocolada.
Nesse momento, já fica marcada uma primeira audiência que pode ser de 1 a 5 meses, aproximadamente, após a entrada da ação no fórum. Note que esse tempo pode ser diferente em cada canto do Brasil. Estamos pegando como exemplo a cidade de Fortaleza.
Havendo acordo na primeira audiência, o processo trabalhista já chega ao fim quando a empresa efetua o pagamento do acordo na sua totalidade.
Portanto, em caso de acordo, podemos dizer que um processo trabalhista dura, no máximo, 8 meses.
Caso não haja acordo e a audiência não seja remarcada para a instrução do processo, as partes deverão aguardar o juiz jugar o processo, o que pode demorar até 1 ano.
Depois que o juiz julga o processo, se nenhuma parte recorrer da decisão, começará a fase de liquidação e execução que poderá também se estender por um longo período, principalmente se a empresa não tiver bens em seu nome.
Enfim, não há como dizer ao certo o tempo de duração de um processo trabalhista, pois cada caso é um caso, porém podemos notar que o acordo sempre é o melhor caminho para que o processo trabalhista dure o menor tempo possível.
Fale com um de nossos advogados trabalhistas parceiros: