Qual o prazo para pagar rescisão?

NOVIDADE: Agora você pode calcular sua rescisão trabalhista online: Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.

Essa é realmente uma dúvida MUITO comum entre os trabalhadores em geral.

Qual o prazo o empregador tem para pagar a rescisão, liberar a chave do FGTS e as guias de seguro desemprego?

Bem, vamos falar das 4 situações mais comuns no dia a dia de forma clara e objetiva, veja só:

EMPREGADO DEMITIDO COM AVISO PRÉVIO INDENIZADO (aviso prévio indenizado é aquele o qual o empregado cumpre em casa): Prazo de 10 dias corridos contados do dia do afastamento da empresa.

EMPREGADO DEMITIDO COM AVISO PRÉVIO TRABALHADO: Nesse caso, a empresa deve efetuar todos os pagamentos e liberação de guias no primeiro dia útil após o término do aviso prévio.

Nos casos em que o empregado decide folgar os últimos 7 dias no aviso trabalhado, o prazo para pagamento das verbas segue sendo o primeiro dia útil após o dia que terminaria o aviso.

EMPREGADO QUE PEDE DEMISSÃO E É LIBERADO DO AVISO PRÉVIO: Nesse caso, o empregador tem um prazo de 10 dias corridos para efetuar os pagamentos.

EMPREGADO QUE PEDE DEMISSÃO E CUMPRE O AVISO PRÉVIO: Quando o empregado pede demissão e cumpre o aviso prévio trabalhando, segue a regra do pagamento das verbas no primeiro dia útil após o cumprimento do aviso prévio trabalhado.

Cabe ressaltar que dentro desses prazos, o empregador deve PAGAR AS VERBAS, LIBERAR A CHAVE DO FGTS (quando houver) E GUIAS DO SEGURO-DESEMPREGO (quando houver).

Isto significa que esses prazos não são só para pagamento. O empregador deve cumprir todas as formalidades no prazo.

Prazo para pagamento das verbas trabalhistas

Prazo para pagamento das verbas trabalhistas

Mas aí vem a situação mais comum: O empregador não cumpriu o prazo e atrasou o pagamento da rescisão. O que fazer?

Bem, primeiramente, em caso de atraso no pagamento o empregador deve pagar uma multa equivalente a um salário que o empregado recebia. Essa multa vai para o bolso do empregado.

No entanto, nenhum ou quase nenhum empregador vai pagar essa multa de forma administrativa. A multa existe, mas para que seja efetivamente paga, 99% das vezes o empregado tem que procurar a justiça.

Passada a questão da multa, o que fazer se o empregador não pagou no prazo ou pagou mas não liberou o FGTS ou pagou, liberou o FGTS mas não liberou as guias dos seguro-desemprego?

Bem, nesse caso, você deve seguir os seguintes passos:

1- Tentar resolver de forma amigável, conversando com o setor pessoal da empresa, alegando que você está ciente dos seus direitos;

2- Não conseguindo resolver de forma amigável, procure uma Delegacia do Trabalho em sua cidade e faça uma denúncia formal contra a empresa

3- Simultaneamente ao passo 2, vá até o seu sindicato ou procure um advogado para requerer seus direitos perante a justiça.

Seguindo esses passos, temos certeza de que o seu direito será preservado.

Até a próxima!

Ainda está com dúvida e tem uma pergunta para fazer? Consulte um Advogado online GRÁTIS:

Advogado Online tira suas dúvidas

Compartilhe esse artigo

Se você gostou desse artigo, ajude a deixar tudo mundo sabendo. Compartilhe-o nas suas redes favoritas, clicando abaixo:

Comentários

Páginas: 1 2 3 4


Fui demitido a a 13 dias já, e nao assinei o aviso prévio ainda, a multa por dez dia de atraso do pagamento só conta a partir de assinar o aviso ?

Luiz Claudio
em 07/01/2015

Ola, boa tarde a minha esposa foi demitida no dia 07/11/2014 no dia 17 depositaram o valor referente a rescisão dela, mais ate hoje não fizeram a rescisão ela não recebeu os documentos da dispensa para entrar com a liberação do FGTS e nem tampouco o seguro desemprego a empresa alega que o sindicato não tem data para agendamento da rescisão o que ela deve fazer já se passaram 60 dias

carapicuiba
em 04/01/2015

Ola trabalhei em uma empresa durante tres anos e des de novembro nao tenho pagamento fui mandada embora no dia quinze de desembro eles tinham que me pagar a rescisao até dia 24. E até agora nada o que faço nao tive pagamento nem rescisao mais tenho uma duvida eles tem que me pagar a multa rescisoria ou nao tenho direito

João pessoa
em 03/01/2015

Recebi um aviso prévio no dia 14/11/2014 o aviso acabou dia 14/12/2015 já fiz o enxame devocional antes do aviso acabar me pagaram em novembro a primeira parcela do décimo. Até hoje dia 03/01/2015 não me ligaram e nem me pagaram a segunda parcela do décimo e muito menos minha recisao. Trabalhei um ano na empresa já liguei pra lá umas oito vezes sempre me dissem q o responsável não está de uma saidinha liga amanhã. Pq devo fazer? Tô com medo de ter perdido o Seguro desemprego??

vagner de oliveira flores santo antonio das missoes
em 29/12/2014

dia 14 deram baixa na minha carteira termino de contrato soh que ate agora nao recebi a recisao , qantos dias eles tem para me pagar e quais sao meus direitos

curitiba
em 28/12/2014

Ola, quero tirar duvida!!
Fui mandada embora dia 18/12/2014
Eles passaram que tem 10 dias corridos pra pagar a recisao so que na minha carteira q eles deram
Baixa eles colocaram com se Eu tivesse sido mandada embora dia 17/12/2014, ate ai tudo bem so que Eu contei
Os dias pra mim receber e 10 dias corrido deu numa sexta ou sabado ate agora nao recebi nada, e ja estamos no domingo pessoal do rh me prometeu q ia cair dinheiro em 10 dias corrido ate agora nada, sto precisando urgente e eles nem ai me ajude por favor tenho filho ainda, Oque Eu faco esto querendo ir no ministerio do trabalho…..

tarcisio salvador
em 23/12/2014

ola! trabalhei em uma empresa 5 meses de ferrista fui dispensando nao assinei rescisão, nao recebi aviso previo, isso ocorreu dia 01/12/2014. Nao me pagaram meu salario e nem a rescisão o que devo fazer?

Victor - RJ
em 20/12/2014

No meu caso, fará 12 meses e nada da minha rescisão sair.

Charles Silva - Barueri SP
em 16/12/2014

Olá meu aviso prévio terminou no dia 14/12/2014 ,gostaria de saber qual a data que eles tem que me pagar os direitos,pois até agora nao me falaram nada.
Minha data de admissão é 10/03/2011 e estou com férias vencidas.

josiane cristina mogi das cruzes
em 03/12/2014

fui demitida do emprego que trabalhei 8 anos e 6 meses.
gostaria de saber o prazo para liberar a chave para sacar o fundo de garantia e dar entrada no seguro desemprego?

graciele sorocaba
em 01/12/2014

Meu marido foi demitido e consta na recissão extinção normal de contrato por prazo determinado isso foi no dia 22/11 ate agora nao liberaram a chave do fgts nem o saque

erika
em 20/11/2014

ola pedi demissao da empresa depois de cumpri licenca maternidade.qual direito tenho como empregado e ja faz 10 dias a empresa nao depositou meu decimo, o que devo fazer nesta situacao.sou obrigado a fazer a recisao ate mesmo sem fazer o exame medico o kue eu devo fazer posso ta processando a empresa .obrigado.

presidente dutra-ma
em 13/11/2014

trabalhei 2meses e fui demitido.queria saber quanto tempo leva pra empresa fazer minha rescissão.

Junior - Maringa
em 26/10/2014

A data da meu aviso – afastamento foi 14.10 e tem 10 dias corridos para executar o pagamento. Porém o dia correto seria dia 23 ou 24 para efetuar o pagamento?
Recebi dia 24, nesse caso há o direito da multa?

obrigado

Luana - Novo Hamburgo RS
em 24/10/2014

Olá, fui demitida dia 21 de outubro por que eu estou me tratando de um problema de saúde e meu chefe resolveu me demitir pq nao precisa mais do meu serviço e acha que nao da pra mim ir ao medico e trabalhar ao mesmo tempo. Bom ele me demitiu por telefone disse pra mim não ir mais trabalhar e que me ligaria pra avisar quando eu poderia ir buscar o dinheiro eu fiquei um mes trabalhando frio e um mes com carteira assinada (ele sujou minha carteira) minha dúvida é o valor que tenho para receber meu salário é de 900,00 reais e eles sao muito falcatruas para pagar gostam de lograr os outros, seria possivel me dizer mais ou menos o valor que eu provavelmente vou receber ??

Aline Curitiba
em 15/10/2014

Olá,

Solicitei o desligamento da empresa agora, dia 13/10, e a data marcada para a homologação será dia 04/11. O pagamento será feito no Sindicato… Nesse caso a empresa também deverá pagar por passar dos 10 dias do pedido de demissão, ou por ser no sindicato não existe essa multa?

Obrigada,

Aline

Noelia, São Paulo.
em 08/10/2014

Olá.

Fui demitida sem justa causa, porém não vou poder cumprir aviso prévio.
O empregador deverá pagar a rescisão com quanto tempo?

Flavia Goiânia
em 06/10/2014

Eu pedi demissão ja entreguei a carteira o exame medico e ja deu o Prazo de 10 dias. O que faço?

Karla,
em 25/09/2014

Boa tarde, trabalhei numa empresa por 5 meses, e fui desligada dia 15-09, foi paga minhas verbas rescisórias, mas o FGTS a empresa disse que só iria liberar uma quantia, pois os outros 3 últimos meses estavam em atraso e iria demorar de 10 a 20 dias para ser acertado. Eu tenho direito a multa por atraso??
Obrigada

Lu
em 18/09/2014

Boa noite!
Fiquei afastada por 4 meses por motivo de doença.Nesse período venceu minha segunda férias.Qual o período que a empresa tem para me pagar?Eles tem que me pagar dobrado ?

anapolis
em 13/09/2014

eu trabalhei um ano sem carteira assinada e recebi um salario minimo de acerto.
mas passou dois anos e tres meses eu poss recorer ainda/

victor nunes/ maringa- pr
em 05/09/2014

A multa que o empregador paga ao empregado é o salário liquido do holerite? sem os descontos ou o bruto?

Ariane
em 29/08/2014

A empresa não tem dinheiro para pagar os meus direitos , e agora ??

EDVALDO
em 28/08/2014

Fui demitido dia 8/7 e não fi serão a homologação ainda que posso fazer

Cleber , RJ
em 21/08/2014

Olá , fui demitido dia 02/08/2014 até hoje ainda não recebi a recisão , gostaria de saber se tem um período certo, e até quando eles podem me pagar, qual o prazo máximo para o pagamento ?

Grato.

Everton Phelipe, Valença-RJ.
em 20/08/2014

Fui demitido, recebi multa e fgts, mas meus 40% ficaram para tras, tem tempo p/ o pagamento ou já tenho direito a multa? E o q faço?

Guarulhos
em 17/08/2014

Olá boa noite,
Trabalhei em uma empresa com termino de contrato, pelo periodo de 14/03/2014 a 11/05/2014 a empresa não deu baixa na minha carteira e não pagou minha rescisão, gostaria de saber se tenho direito a multa …….

edimar Governador Valadares MG
em 14/08/2014

trabalhei 7 meses em uma empresa e pedi demisão por não estar de acordo com o modo de trabalho deles porem a empresa demorou mais de 10 dias para fazer o acerto e não quer me pagar a multa o que devo fazer

recife
em 08/08/2014

Meu nome e silvania trabalhei de serviços gerais na yellow gastropub fui demitida dia 01/08/2014 meu patrão queria que eu pedice demissão pois como não pedi passou a me persegui no trabalho,devido aos produtos químicos de limpeza e não ter proteção como máscara,fui ficando doente e comecei a passar mal,então tudo começou a se complicar para mim ele vendo que eu seria um problema no futuro começou a perseguição inclusive ganhava as passagens mais so tinha ônibus pra ir pois para voltar não tinha pois dependia dos ônibus casa amarela,tacaruna que é o microônibus e o beberibe derby e não tem o bacurau então resolvi ir trabalhar de bicicleta quando fui atropelada dai tudo começou fiquei com secuelas. Me deu uma carta de demissão com a data errada quando questionei se negou de responder então peguei a carta e fui na justiça do trabalho para que la me orientacem ,então me orientaram que entracem em contato com o mesmo e lhe falace do erro cometido entoa me deu a desculpa que naquele dia no caso na segunda feira dia 04/08/2014 que não poderia me receber pois estava sobrecarregado e na terça-feira iria pra uma reunião e perguntei na quarta e o mesmo me respondeu que eu o liga e pois não saberia se poderia me receber mesmo assim levei e entreguei minha carteira de trabalho ao colega que continua a trabalhar na yellow.hoje já e 08/08/2014 e o mesmo não se pronunciou quando consegui falar com ele me respondeu que quem iria tratar comigo seria sua advogada.estou devendo desde o dia 27/07/2014 nosso pagamento seria dia 30 o que se estendia ate o dia 05,ele me demitiu e não me pagou nem meu salário.não sei o que fazer.

Teresopolis
em 28/07/2014

Sei que rescisões com mais de 1 ano devem ser feitas no sindicato. Pergunto: Tenho 11 meses trabalhados, se eu cumprir os 30 dias de aviso prévio (demissão por parte do empregador sem justa causa) a rescisão deve ser feita na empresa ou no sindicato?

Rafael Praxedes
em 24/07/2014

Wanderley,

Nesse caso, há sim uma multa no valor de 1 salário que deve ser paga a você.

Exija seus direitos.

wanderley limeira sp
em 24/07/2014

fui demitido em janeiro 2014 recebi uma parte do fgts sem os 40%, ficou faltando 3 meses de deposito, estamos em julho, gostaria de saber se ha mais multa desses 7 meses fora os 40%.

grato

rio de janeiro
em 16/07/2014

Olha nosso direito

Beatriz Osasco
em 16/07/2014

Bom dia.

tinha um ano e sete messes em uma empresa pedi demissão dia 20/06 e ainda não recebi nada isso está certo?

bruna
em 12/07/2014

boa tarde….trabalhei em uma loja durante 8 meses pedi conta no dia 13 de junho e cumpri o aviso ate o dia 30 de junho…quanto dias eu tenho para receber a recisao/

Andelson /Aracaju
em 11/07/2014

Tem 5 mês que sai da empresa e não recebi meu FGTS, e com isso acabei perdendo meu seguro pois minha monologação não foi feita oque devo fazer.

Cristiano,Amparo, sp
em 10/07/2014

Já faz dez dias que eu assinei o aviso prévio indenizado e ainda não recebi nada e nem minha carteira eles devolverão o que eu faço.

laise, itabuna
em 08/07/2014

olá, pedi demissão no dia 30/06/2014, só que eu já tinha recebido o vale transporte , auxilio alimentação e o salário, e não cumpre aviso prévio e já tirei minhas férias , fiz um 1 ano 8 meses , no entanto minha carteira marca isso, mais o meu contra xeque marca que eu tenho apenas 1ano e 7meses, se for calcular quanto eu devo receber? o meu salário era 740 e ainda não recebi a rescisão, ele tem quanto tempo pra depositar na minha conta

Roberta, São Paulo
em 01/07/2014

Fui dispensada sem justa causa no dia 07-04-2014, recebi o meu aviso prévio indenizado dentro do prazo de 10 dias. Porém, a empresa ainda não marcou a homologação, quase 3 meses depois da minha saída, a empresa alega que tem o prazo de 120 dias para marcar e realizar a minha homologação.
Gostaria de saber se esta informação procede, pois pesquisando na internet, encontrei a informação no site da caixa econômica federal de que o prazo de 120 dias é para dar entrada no seguro desemprego.

Samary - Salvador
em 01/07/2014

Trabalhei durante 1 ano e 6 meses em uma empresa (24/11/12 a 03/06/14).
Nunca tirei férias, recebia um salário mínimo.
Pedi demissão no dia 03/06, no mês anterior (maio) não trabalhei nenhum dia e não cumpri o aviso prévio.
No papel da demissão diz que a empresa depositária os valores rescisórios em até 10 dias, mas até agora nada foi depositado em minha conta.
Não vou ter direito a nada?

Hildebrando dos Santos - Vitoria - ES
em 30/06/2014

Bom dia
No aviso prévio trabalhado também tem os dias adicionais em relação aos anos de trabalho????

Isabelle São Paulo
em 26/06/2014

Trabalhei em uma empresa durante dois meses, fui demitida no período de experiencia porém a empresa não me pagou o salario do meu segundo mês e nem minha rescisão como proceder ?

Pois já tentei conversar e o dono da empresa tem a cara de pau de dizer que está negativo e não como pagar .

vanessa gomes
em 24/06/2014

Olá! Eu trabalhei durante 11 meses em uma empresa e devo cumprir 1 mes de aviso previo. Nesse caso o meu acerto deve ser homologado no sondicato?

Andressa Miura - Colombo
em 20/06/2014

Boa noite . fui dispensada da empresa dia 30/05 e estava ainda no meu contrato de experiência. . . Ainda não fizeram meu acerto, falaram que conseguiriam pagar dia 20 hj mas nao caiu e agora falaram qieque sósó em julho por conta da empresa estar ‘falindo’ . Devo ir ao ministério de trabalho ? Quais documento documentos preciso levar ?
Fui contratada dia 16/04. com prorrogação de 45 dias na experiência .

Salvador
em 20/06/2014

Olá, meu nome é LEANDRO. gostaria imensamente que mim tirassem um duvida.
Entrei em uma empresa no dia 11/02/2014 e pedir demissão no dia 04/06/2014 sem cumprir o aviso prévio. (não puder cumprir o aviso prévio pois no dia 02/06/2014 já havia assinado a carteira com outra empresa, em uma vaga de jovem aprendiz). As empresas cobram o valor de um salário por conta do não aviso prévio (Não é lei, mas , cobram) Porém, fiquei sabendo que como comprovadamente conseguir um novo emprego, a empresa deverá remunerar o empregador pelo período de 30 dias ?

Ricardo Alvorada
em 20/06/2014

Olá, trabalhei em um empresa por um ano e cinco meses, fui demitido sem justa causa e ja faz um mes que terminei de pagar o aviso, e eles ainda não me liberaram o fgts nem o seguro, me deram o dinheiro da recisão mas não foi homologada no sindicato…
Ja tentei de forma amigavel….
O que fazer?

caio cascavel-pr
em 19/06/2014

Ola gostaria de uma ajuda, tire ferias recente porem no caso a empresa marcou o inicio das minhas ferias para um domingo, isto pode me prejudicar de alguma forma ou so a empresa. E tambem estou querendo pedir as contas e so vou ter direito a ferias proporcional e de decimo também né.

caio cascavel-pr
em 19/06/2014

Ola gostaria de uma ajuda, tire ferias recente porem no caso a empresa marcou o inicio das minhas ferias para um domingo, isto pode me prejudicar de alguma forma ou so

Samary - Salvador
em 18/06/2014

Trabalhei durante 1 ano e 6 meses em uma empresa (24/11/12 a 03/06/14).
Nunca tirei férias, recebia um salário mínimo.
Pedi demissão no dia 03/06, no mês anterior (maio) não trabalhei nenhum dia e não cumpri o aviso prévio.
No papel da demissão diz que a empresa depositária os valores rescisórios em até 10 dias, mas até agora nada foi depositado em minha conta. Minha homologação será somente dia 30.
Não tenho direito a receber nada? Nem um centavo?

Rafael Praxedes
em 18/06/2014

Bruno,

Nesse caso, a empresa não poderia fazer esse tipo de acordo.

Procure um advogado com urgência.

sao paulo
em 17/06/2014

a enpresa atrasou minnha recisao e queria fazer um acordo do quail pagariam a recisaoo apoos oo seguro desennprego eu nao aceitei e agora oque devo fazer

belo horizonte
em 17/06/2014

fiquei sete meses e meio…tenho que ir ao sindicato porque?

Fabiana - RJ
em 11/06/2014

Olá, eu sai da empresa no dia 02/06/14, com aviso indenizado por parte da mesma.
Sei que tenho que receber minha rescisão em 10 dias corridos… mas gostaria de saber se começa a contagem a partir do dia em que sai 02/06 e tenho que receber até hoje 11/06 ou se conta a partir do dia seguinte 03/06 para me pagarem até 12/06??
Fico no aguardo da resposta e gradeço pela ajuda.

Gabriela Malagutti, São Paulo
em 10/06/2014

Olá, boa noite!!

Eu fui demitida sem justa causa e com aviso indenizado em 30/05.
Recebi a rescisão em 05/06 porém, a empresa ainda não me chamou para assinar os papéis e entender o que foi pago. Conversei com a empresa e o RH me informou que me chamara somente próximo ao dia 15/06 para assinar os papéis e pegar minha carteira de trabalho. Estou com outras propostas e não posso aceitar porque ainda não estou demitida de fato. A empresa pode segurar por tanto tempo a assinatura da rescisão? O que posso fazer diante desta situação?

Obrigada,
Att.,

fabricio blumenau
em 10/06/2014

Oi boa tarde

Trabalhei 7 dias e nao recebi vale alimentação e nem vale transporte ai nao fui mais trabalhar e eles me ligaram 4 dias depois para fazer a recisão quantos dias eles tem para me pagarem?

Leandro Rocha
em 10/06/2014

Bom dia,
Pedi conta e cumpri o aviso que terminou no sábado.
quando que tem de depositar meu dinheiro?
Eu li que tem de ser no primeiro dia útil que seia na segunda.
Se isto tiver certo eles iram pagar multa?
Quem determina essa multa é o sindicato na homologação?

Grato.

Gabriela Malagutti - São Paulo
em 09/06/2014

olá, boa tarde!

Tenho uma dúvida referente à assinatura dos papéis rescisórios. Fui demitida sem justa causa, com aviso prévio indenizado no dia 30/05, recebi o valor da rescisão em 05/06 porém até o momento não realizei os exames demissionais nem fui convocada pela empresa para assinar os papeis e entender o que foi pago. Entrei em contato com o rh e me informaram que somente próximo ao dia 15 serei chamada para assinar a documentação e deixar minha carteira de trabalho. A empresa pode atrasar tanto assim para a assinatura dos docs?

Rafael Praxedes
em 08/06/2014

Patricia,

O prazo está correto sim.

Patrícia rio de Janeiro
em 07/06/2014

Trabalhei um mês e pedi demissão, a dona falou que eu tenho que espera dez dias pra recebe, isso esta certo?

lucineia rc dos santos
em 05/06/2014

ola no caso quando se pede recisao indireta qual eo tempo que a empresa tem para fazer a recição ? a empresa comcidera como um pedido de demisao ou e como justa causa?

Ederson Mota / Belém
em 01/06/2014

Olá, entrei em acordo com a empresa deixei meus 40% e quero ter a base de quanto irei receber, e o prazo para a liberação do FGTS e guias para entrada no seguro desemprego.
data de admissão: 24/06/2010
data da demissão: 14/06/2014
Valor do último salário: 1.285,21

patrocínio
em 30/05/2014

trabalho dsd fevereiro numa empresa fazendo entrega com minha moto. me pagavam por horas trabalhadas somavam 4hs por dia so q nao tinha livro de ponto. prometeram aumento de salário e nao aumentaram, minha carteira so foi assinada dia 2 de maio . assinei td na quarta porem nao me pagaram, e p contador so somou os dias q a carteira ficou assinada, o q eu faço

patrocínio
em 30/05/2014

trabalho dsd fevereiro numa empresa fazendo entrega com minha moto. me pagavam por horas trabalhadas somavam 4hs por dia so q nao tinha livro de ponto. prometeram aumento de salário e nao aumentaram, minha carteira so foi assinada dia 2 de maio . assinei td na quarta porem nao me pagaram, e p contador so somou os dias q a carteira ficou assinada, o q eu faço?

Rafael Praxedes
em 29/05/2014

Nesse caso, o mais sensato é que você procure um Advogado para elaborar seus cálculos e apresentar ao empregador.

Caso não consiga receber amigavelmente, entre na justiça.

Curitiba
em 29/05/2014

trabalhei 4 anos em uma empresa, e agora meu patrao nao me paga, ele nao pagava o fgts dos funcionarios e agora eu to com medo de ele nao me dar o acerto, o que eu posso fazer?

Campo grande
em 26/05/2014

olá trabalhei 10 meses em uma empresa por questões familiares pedi as conta e assinei o aviso isso foi em 15/08/2013 porem não voltei mais na empresa para fazer acerto e dar baixa na minha carteira , no caso se eu voltar la depois de 9 meses consigo fazer acerto e para dar baixa na minha carteira ?

Leandra
em 24/05/2014

Olá boa noite, gostaria que me esclarecesse uma duvida estou precisando sair da empresa que trabalho mas queria que me mandasse embora . só que eles só querem fazer um acordo! A minha pergunta é : quanto eu teria que devolver para a empresa? 40% ou 50%? Pois eles estão exigindo 50% . trabalho a 3 anos e meio nessa empresa entao estou em duvida o que fazer. Obrigada

paulo santos
em 24/05/2014

trabalho em uma empresa (editora) rj a 22 anos, quando a PL (distribuição de lucros) foi conquistada pelo sindicato, sempre recebia a distribuição, a cinco anos a empresa deixou de pagar a PL, estou sendo dispensado sem justa causa e a empresa não quer pagar os cinco anos retroativo,
o sindicato só homologar pagando a PL, mas a
empresa pode homologar no ministério do trabalho.
Serei obrigado aceitar e depois colocar na justiça? ou exigir que seja no sindicato? Uma vez tudo acertado, por causa dessa situação a empresa pode me prejudicar e não querer me dar mais os meus direito ou você acha que eu deveria aceitar e colocar na justiça? É causa ganha?

sandra virginia - recife
em 18/05/2014

Boa noite, vi que o tempo de pagar uma rescisão é de 10 dias, mas são 10 corridos ou 10 dias uteis .aguardo a resposta. Obrigada

Ailton Barão de Cocais
em 13/05/2014

Gostaria de saber se minha empresa tem que pagar multa, pois o afastamento aconteceu dia 9/05/2014 com aviso indenizado, mas a homologação ocorrerá apenas dia 4 de Junho.
Obs: Já tenho mais de um ano

Escreva aqui